Gestão Desportiva - TODA A VERDADE!

Bleach

realmente temos um plantel melhor...mas se depois de 30 e tal aquisições não o fosse ui.. :)

Starblade

Trazem-se 30 e tal e esperam-se que 1 em cada 3 pegue. Chama-se a isto "boa gestão". E como os passes e os salários dos futebolistas até são uma ninharia, se eles não servirem no problemo .

Bleach

acho que se as pessoas analisarem de boa fé chegam a estas 2 conclusões

- temos um plantel melhor
- mas temos comprado jogadores em demasia

Royal_Flush

Citação de: Bleach em 15 de Janeiro de 2007, 18:25
realmente temos um plantel melhor...mas se depois de 30 e tal aquisições não o fosse ui.. :)

Pois, os meios para atingir os fins não foram excelentes, mas atingimos esses fins (neste domínio de contratações), pois temos um plantel equilibrado e unanimente considerado dos melhores desde há 11 anos.

Falta agora atingir o próximo, que é ser campeões.

Kobille

Citação de: Rui Costa em 15 de Janeiro de 2007, 18:03
Não gosto de uma coisa na analise. Foi elabora época a época, como se não houvesse ligação entre elas... ou como se fosse feito em clubes diferentes. Por exemplo, as transferencias da "primeira" época poderiam ter sido feitos no Estoril, as da "segunda" no Nacional e as da "terceira" no Nacional. Pegando de maneira separada dá a sensação de até ser satisfatorio...

Mas quanto a mim, um plantel tem de ser construido na continuidade, tem de haver ligação entre as épocas de forma a melhorar a qualidade do plantel, não de realizar "bons" negocios. O unico ponto comum que encontro nessas pré-temporadas é que os negocios foram negocios de ocasião. Apesar de termos um onze forte e algumas boas soluções, não noto evolução na construção do plantel. A equipa base continua a mesma de à anos, os que chegam agora e que entram na equipa é porque a alternativa é/era pessima ou porque não ha mais ninguem.

Outra coisa, são os valores envolvidos nas contratações. Estamos em dificuldades financeiras, não se percebe como se liberta dinheiro para contratar o Marcel e ao mesmo tempo tentar (e conseguir) o emprestimo do Miccoli, era um ou o outro. O dinheiro guardava-se em reserva para se prevenir para o reforço do plantel em janeiro por exemplo.

Agora deixo duas situações. De todas as contratações falhadas, os montantes envolvidos foram elevados. Juntando esses valores podemos chegar facilemente a 10 milhões de euros. 10 milhões pagos a menos inutilemente, era um ano a menos em que teriamos de vender um jogador.
Outra situação, contratamos um jogador que acaba por ser emprestado. Uma semana depois estamos a negociar para a contratação de um jogador (vamos pegar no caso do Katsouranis), o clube do jogador em questão pede-nos 500 mil euros mais ou não ha negocio... nos infelizmente já não dispomos desse dinheiro porque queriamos fazer "um evistimento de futuro". Pois bem corremos o risco de não contratar o jogador porque decidimos avançar para a contratação de um jogador que não é mais valia...
Não te esqueças que de época para época o treinador era diferente, logo mudam algumas coisas como tácticas ou preferência sobre x ou y.

O Marcel era um valor seguro, que acabou por não o ser. Não te esqueças que o Miccoli ganha imenso e a Juventos paga uma boa percentagem do salário dele. Se o Miccoli vier a título definitivo, terá que baixar o salário, caso contrário, não vejo esta direcção a permitir um salário tão alto.

Houve contratações falhadas, houve contratações acertadas e houve contratações inesperadas. Como há em todos os clubes. Não existe direcção que tenha feito só contratações acertadas...

Citação de: Starblade em 15 de Janeiro de 2007, 18:15
Citação de: Kobille em 15 de Janeiro de 2007, 17:16

(Marcel) - Vinha com 9 golos no campeonato, era o segundo melhor marcador e a opinião dos adeptos e associados era consensual. Seria uma boa contratação.

Interessante. Agora a opinião dos adeptos já é valida? Primeiro dizem que nós, os adeptos, não sabemos nada de gestão desportiva e é melhor estarmos calados (especialmente quem critíca o óbvio...). Agora a nossa opinião já é consensual e portanto válida? Então em que é que ficamos? Se calhar é melhor dispensarmos o Veiga e olheiros e ficarmos com as opiniões dos adeptos. Sempre sai mais barato.

Esse Marcel jogava na ACADÉMICA e veio por 3.5 MILHÕES DE EUROS. 3.5 MILHÕES DE EUROS. Tanto quanto o Fonseca que jogava num dos melhores clubes mexicanos, internacional A e esteve no Mundial. Isto é boa gestão ?? Agora que nem tem lugar nem no Braga quanto valerá?

Até parece que só eu devo ter memória do que se passou desde sempre no Benfica, onde muitos dos grandes jogadores lá do mija na escada chegavam ao Benfica e depois nunca rendiam nada. Por isso toca a comprar caro gajos que podem eventualmente, hipoteticamente, possivelmente servir para o clube. Estamos bem de finanças...

Opinião dos adeptos válida? Eu simplesmente disse que os adeptos tinham uma opinião positiva sobre o jogador e considerariam a contratação, como sendo uma boa contratação.

Foi o Luis Filipe Vieira que te disse esse valor? Ou foi por ter lido ou ouvido por aí? Tu vias os jogos da Académica e sabias o que o jogador valia?

Bleach

Citação de: rekas em 15 de Janeiro de 2007, 18:30
Citação de: Bleach em 15 de Janeiro de 2007, 18:25

Pois, os meios para atingir os fins não foram excelentes, mas atingimos esses fins (neste domínio de contratações), pois temos um plantel equilibrado e unanimente considerado dos melhores desde há 11 anos.

Falta agora atingir o próximo, que é ser campeões.

pois amigo rekas...temos um plantel melhor , mas ficamos mais pobres monetáriamente..com o que gastamos nos salários e aquisições dos fracassos...
e dinheiro já ha pouco...por isso não se pode esbanjar assim.

Mestre

Bem, isto de andar afastado uns dias sempre dá para ver coisas novas no regresso.

Bom post, tens aí algumas falhas como a saida do Andre Luis e do Yannick, jogadores que entraram para serem alternativas no plantel e que nunca vieram para ser titulares, mas a análise está muito boa.

Off-topic: gostei da assinatura, Bleach, onde é que eu já vi essa frase?  ;)

S-Line

fdx..............o que quero e ganhar hoje....e depois....e depois....e depois....haja é vontade dos artistas......o resto....era o primo simao falams e falams e pagams muito tostao...sem stress era pla PT...

Starblade

Esta tmb é das boas...

5 - Uma estrela no México. Marcou três golos em jogos oficiais.

E o que se passou após ter marcado 3 golos em jogos oficiais (portanto mais útil que o Morcela que custou o mesmo) ? Meteram-no a andar !! Mais outro exemplo de boa gestão. Andou 5 meses a ambientar-se, quando finalmente estava no ponto para ser lançado o que fazem? Recambiam-no de volta.

Podia dar mais exemplos mas acho que nem vale a pena.

skiD

para mim as 3 epocas foram satisfatorias nem mais nem menos que isso, houve falhas e acertos em todas, nada que ja nao estivessemos todos à espera.

ps: o nelson é no minimo tao bom como o porco/javardo/miguel/ingrato

Kobille

Bleach e Starblade, gostei da imagens, bom sentido de humor  8)

Li neste tópico que não viam grandes diferenças no plantel, pois eu quero mostrar o contrário:

2003/2004
guarda redes: José Moreira ; Bossio ; Hugo Pereira (ex-Benfica B)

laterais direitos: Miguel ; Armando

defesas centrais: Argel ; Hélder ; Ricardo Rocha

laterais esquerdos: Cristiano ; Tiago Gomes (ex-junior)

médios centro: Petit ; Fernando Aguiar (ex-União Leiria) ; Andersson ; Ednilson ; Tiago

médios ofensivos: Zahovic ; Roger

extremos: Geovanni ; Alex (ex-Moreirense) ; Carlitos ; Simão Sabrosa

avançados: Pedro Mantorras ; Nuno Gomes ; Tomo Sokota ; Miki Féher

2006/2007
1 Moreira Guarda-Redes
12 Quim Guarda-Redes
31 Moretto Guarda-Redes
2 Pedro Correia Defesa Lateral Direito
22 Nélson Defesa Lateral Direito
3 Anderson Defesa Central
4 Luisão Defesa Central
33 Ricardo Rocha Defesa Central
5 Léo Defesa Lateral Esquerdo
11 Miguelito Defesa Lateral Esquerdo
6 Petit Médio Defensivo
8 Katsouranis Médio Defensivo
16 Beto Médio Defensivo
28 João Coimbra Médio Defensivo
7 Marco Ferreira Médio Ala Direito
18 Manú Médio Ala Direito
10 Rui Costa Médio Ofensivo
25 Nuno Assis Médio Ofensivo
26 Karagounis Médio Ofensivo
15 Paulo Jorge Médio Ala Esquerdo
19 Karyaka Médio Ala Esquero
20 Simão
9 Mantorras Avançado 7 0
Nuno Gomes
Miccoli Avançado

Na equipa titular nota-se uma grande diferença e no plantel nem vale a pena comentar...

Starblade

Citação de: Kobille em 15 de Janeiro de 2007, 18:31

Opinião dos adeptos válida? Eu simplesmente disse que os adeptos tinham uma opinião positiva sobre o jogador e considerariam a contratação, como sendo uma boa contratação.

Foi o Luis Filipe Vieira que te disse esse valor? Ou foi por ter lido ou ouvido por aí? Tu vias os jogos da Académica e sabias o que o jogador valia?

1- As pessoas podem ter uma opinião positiva do que quiserem. Eu tmb tenho uma opinião positiva do chocolate da Nestlé mas jamais daria 35 Euros por 1Kg dele. Percebes as diferenças?

2- Não, foi o presidente da Académica. Por duas vezes. Uma quando o jogador saiu para o Benfica, outra há pouco tempo numa AG que eles fizeram. E volto a repetir jogadores que são bons lá na santa terrinha deles há para aí aos pontapés. Depois vingarem no Benfica é que fia mais fino. Portanto toca a ir buscarmos esses gajos todos e pagando bem caro por eles.

Bleach

acho que todos concordamos que temos um plantel melhor
e acho que todos concordamos que compramos jogadores em demasia..

não sei se é por não termos director desportivo , mas nesta paragem...
por incrivel que pareça não compramos ninguem , faz lembrar os tempos do camacho..
para vir alguem que seja bom , antes qualidade que quantidade.

Kobille

Citação de: Starblade em 15 de Janeiro de 2007, 18:35
Esta tmb é das boas...

5 - Uma estrela no México. Marcou três golos em jogos oficiais.

E o que se passou após ter marcado 3 golos em jogos oficiais (portanto mais útil que o Morcela que custou o mesmo) ? Meteram-no a andar !! Mais outro exemplo de boa gestão. Andou 5 meses a ambientar-se, quando finalmente estava no ponto para ser lançado o que fazem? Recambiam-no de volta.

Podia dar mais exemplos mas acho que nem vale a pena.
Pois... não concordo muito com esta decisão... mas vamos esperar para ver o que a direcção faz, não achas?

Citação de: Starblade em 15 de Janeiro de 2007, 18:41
Citação de: Kobille em 15 de Janeiro de 2007, 18:31

1- As pessoas podem ter uma opinião positiva do que quiserem. Eu tmb tenho uma opinião positiva do chocolate da Nestlé mas jamais daria 35 Euros por 1Kg dele. Percebes as diferenças?

2- Não, foi o presidente da Académica. Por duas vezes. Uma quando o jogador saiu para o Benfica, outra há pouco tempo numa AG que eles fizeram. E volto a repetir jogadores que são bons lá na santa terrinha deles há para aí aos pontapés. Depois vingarem no Benfica é que fia mais fino. Portanto toca a ir buscarmos esses gajos todos e pagando bem caro por eles.
Dá para juntar esses dois pontos num só... concordo com o teu ponto um, obviamente. O Marcel foi comprado por 3.5M€ segundo me dizes, não pelo que ele viria a fazer pelo Benfica, mas sim pelo que ele tinha vindo a valer na Académica, nas anteriores equipas e selecção brasileira. 9 golos em 13 jogos (na Académica) e grandes exibições. 3.5M€ na altura não sei se seria um valor descabido pelo que ele tinha vindo a fazer. Numa coisa temos que concordar, ele não deu aquilo que era esperado dele.

matavelhos

Citação de: Bleach em 15 de Janeiro de 2007, 18:29
acho que se as pessoas analisarem de boa fé chegam a estas 2 conclusões

- temos um plantel melhor
- mas temos comprado jogadores em demasia

mas isso são riscos que se correm quando se tenta contratar jogadores com um saco de rebuçados....