Pedro Pablo Pichardo, Campeão Olímpico/Campeão Mundial/Campeão Europeu


vermelhao_33

Se lhe foi atribuída nacionalidade é porque é legalmente possível e a partir daí é tão português como qualquer outro.

Agora não há nacionais de primeira nem de segunda, nem naturalizados de primeira ou segunda.

Que saiba honrar o País que o acolheu e que ele escolheu e que se farte de ganhar títulos por Portugal e bater recordes.

Ramdown

querem ver que só agora é que descobri que o Deco e o Pepe nasceram na Mouraria??

quando foi dessa altura não houve nada contra...será por ser o Futebol? ou será do clube?

Ramiro Lopes

Citação de: Dr.Lecter em 13 de Agosto de 2018, 16:20
O atleta chegou para representar o Benfica e entendia que, à luz da lei portuguesa, tinha condições para que lhe fosse concedida a naturalização com carácter de urgência, tendo até em conta a sua condição de quase apátrida, refugiado, exilado, o que lhe queiras chamar.
Não cheguei a perceber: por que motivo o Pichardo veio para Portugal?

Minerva

Citação de: Dr.Lecter em 13 de Agosto de 2018, 14:38
Citação de: Dudek em 13 de Agosto de 2018, 11:52
Citação de: Goldenangel em 13 de Agosto de 2018, 11:48
Citação de: Dudek em 13 de Agosto de 2018, 11:34
Citação de: rudra28 em 13 de Agosto de 2018, 11:28
Citação de: Dudek em 13 de Agosto de 2018, 11:26
Nesta história estou muito mais pela visão do Nelson Évora do que por qualquer outra. O atletismo no que toca a naturalizações é simplesmente patético.
O Nelson Évora também não é português.

É uma situação completamente distinta. O Nelson é português, não deixa de o ser por não ter nascido cá. Faz todo o sentido que compita por Portugal.

O Pichardo competir por Portugal está ao nível dos gajos que correm pela Turquia e Qatar, uma ridicularização do que significa competir por um país. Isso acontece nos clubes, nos países é uma aberração.

Sem querer entrar muito em discussões, até porque não acho que neste momento interessem muito.

O Nelson é Portugues porque? Ele não nasceu cá e os pais também não são Portugueses.

Qual é a lógica?

"Com 17 anos e ainda com nacionalidade Cabo-Verdiana saltou 16,15m no dia 10 de Junho de 2001 em Braga o que constitui ainda hoje o recorde continental de África de Triplo Salto do escalão de Juvenis. "
O Nelson veio viver para Portugal com 7 anos, e já passava sempre as férias cá antes disso. Começou a competir cá com 10 anos.

Para além da relação de Portugal com Cabo Verde, terra de um dos progenitores.

É português.

Errado.

Só há dois critérios para se ser português. Ou o "ius soli", ter nascido em território português, ou "ius sanguinis", que é o princípio base na lei da nacionalidade em Portugal e que tem a ver com a filiação. O Nélson não preenche qualquer desses critérios, visto ser filho de um cabo verdiano e uma marfinense.

Vir passar férias a Portugal é tão critério para o Nélson ser português como para qualquer inglês que venha todos os anos embebedar-se para o Algarve.

A ligação do Nélson a Portugal (e, arrisco dizer, a Cabo Verde) é tão forte que ele professa uma religião persa, o que diz alguma coisa da identidade cultural (ou, neste caso, da falta dela) com o nosso país.

O Nélson é tão português quanto o Pichardo, o Obikwelu, o Pepe, o Deco ou o Liedson.

Independentemente disso, o que está aqui em causa é uma questão de direitos dos cidadãos. A partir do momento em que o Estado Português concede a cidadania e a nacionalidade portuguesa ao Pichardo, ele passa a gozar de todos os direitos civis e políticos de qualquer outro cidadão português - com excepção do direito à Presidência da República.

Assim sendo, no cumprimento do respeito pelo estado de direito, cabe ao Estado Português, nomeadamente através dos organismos públicos - de que a F.P. Atletismo é exemplo - garantir que aos seus cidadãos é assegurado o gozo da plenitude dos seus direitos. Entre esses direitos está o de representar o país internacionalmente, pelo que se lamenta que só tardiamente a FPA tenha começado a envidar esforços nesse sentido.

Podemos discutir se o processo que leva à naturalização do Pichardo é ou não eticamente reprovável. Mas parece-me que isso fica completamente ultrapassado quando falamos de um atleta que aos 24 ou 25 anos já é dos melhores da história da modalidade, que já bateu o RN e que toda a gente percebe que tem dentro dele um possível salto para um mítico record mundial. Se isto não é interesse público, então não sei o que é.

Por outro lado, também cabe à FPA assegurar condições de treino e o pagamento dos valores que são devidos ao atleta por ser atleta de topo e, consequentemente, ter que ser integrado no projecto olímpico para Tóquio.

Festejei e festejo todas e cada uma das medalhas do Nélson, como festejei as do Obikwelu, mas um atleta, repito, filho de cabo verdiano e marfinense, não nascido em Portugal, que treina em Espanha e é treinado por um cubano tem absolutamente zero moral para falar de atletas importados.

Muito bom post.

TeamRocket37

#1130
Fernando Tavares

Querido amigo e compatriota Pedro Pichardo,

Apenas dizer-te que tenho orgulho na tua escolha de seres Português e Benfiquista. Como Português agradeço-te a escolha e como Benfiquista direi simplesmente que em Portugal era a única possível.

O Estado cumpriu a sua função. Por tua vontade naturalizou-te com base no cumprimento escrupuloso da lei, ou seja, alguém, quiçá dos poucos, que poderia exercer esse direito através de um requisito legal e de exceção: sempre e quando prestou ou tem capacidade para prestar serviços de relevo à Nação. Não tens culpa de preencher esse difícil requisito e o Benfica não tem culpa de ter sido célere e profissional a gerir o dossier da naturalização.

E é exatamente disso que se trata, da tua capacidade de excelência e natural para prestar, na tua disciplina e através do teu desempenho desportivo, serviços de relevo à Nação, que marcarão, estou certo, a história do desporto português e mundial.

Portugal cumpriu o seu desígnio europeu, ie a tradição histórica, humana e social de abrir as suas portas, independentemente da origem ou da raça, a quem, por boas razões, teve a coragem para seguir em frente e procurar novos rumos. Portugal cumpriu o seu desígnio anti racista e anti xenófobo. Infelizmente quem não percebe isso são os mesmos que no passado beneficiaram dos mesmos princípios legais.

Depois há aqueles, a minoria, que se juntam ao coro de protestos, os das gerações rascas e com pensamentos pequeninos, que teimam em pretender contrariar o rumo do registo e da tradição europeia.

Não há portugueses de primeira e de segunda. Apenas portugueses. E aqueles que em relação ao teu caso particular teimarem em segregar e discriminar aquilo que não pode ser segregado e discriminado, contarão com o meu combate político sem limites e intransigente.

Não tens culpa de, ao contrário de outros, teres aqui chegado com uma marca de topo. Isso não faz de ti mais mas também não faz de ti menos. Faz de ti como és. Dos poucos humanos que alguma vez ultrapassarão a marca dos 18 metros na tua disciplina. Não construíste esta histórica meta em Portugal. Veio contigo na bagagem. Mas isso não retira o teu direito de seres Português. Até porque a história não terminou. Tens um espaço de progressão e irás dar muitas alegrias ao Benfica e a Portugal. Segue o teu caminho e ignora os ignorantes.

Como diz o autor Fernando Pessoa: "Quem me dera que eu fosse o pó da estrada...
E que os pés dos pobres me estivessem pisando...
Antes isso que ser o que atravessa a vida...Olhando para trás de si e tendo pena..."

Um abraço para ti a para o teu pai e treinador, Jorge PIchardo, um senhor que eu aprendi a admirar pelo seu passado de vida e pelo trabalho que desenvolveu contigo praticamente desde o berço. A velha escola Cubana que deteta e trabalha o talento como ninguém. Estamos juntos.

TeamRocket37

https://revistaatletismo.com/jorge-vieira-nao-compramos-nenhum-atleta-nem-o-fomos-buscar/?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

Seria bom que toda esta polémica acabasse e que Pichardo como português que é, possa desfrutar das melhores condições de treino para fazer aquilo que gosta. E que Nelson Évora continue a lutar pelas medalhas como o tem feito até agora e já prometeu fazer em Tóquio 2020. Há lugar para todos.

amerco

A melhor resposta do Pichardo à atitude racista do Évora é continuar-lhe a ganhar.
Ninguém criticou a nacionalização do Obikevelu, será porque era do Sportingado.
A critica do Évora surge porque já está na fase descendente e só ganha com adversários fracos.

Chico_odv

Citação de: Carlsberg87 em 14 de Agosto de 2018, 12:50
https://revistaatletismo.com/jorge-vieira-nao-compramos-nenhum-atleta-nem-o-fomos-buscar/?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

Seria bom que toda esta polémica acabasse e que Pichardo como português que é, possa desfrutar das melhores condições de treino para fazer aquilo que gosta. E que Nelson Évora continue a lutar pelas medalhas como o tem feito até agora e já prometeu fazer em Tóquio 2020. Há lugar para todos.

Também é só isso que queremos, lugar para todos!  O0

Meio_metro

Espero que ganhe muito pelo Benfica...

No resto é mais uma prova que o Atletismos tal como outras.modalidades é gerido por gajos que não sabem o que andam a fazer...

Um.dia destea temos.os recordes da europa todos em europeus comprados... o que é uma coisa linda...

Mas se o pessoal gosta tudo bem... eu acho que o recorde de Portugal pertencer a um cubano ou um nigeriano é ridículo...

E o Nelson não se nacionalizou para saltar por Portugal... por muito que não goste dele não tem comparação...

Vitor84

Para mim não há portugueses de primeira e portugueses de segunda. A partir do momento em que obtém a nacionalidade portuguesa tem que ter os mesmos direitos e deveres que qualquer português.
No entanto, sou de opinião que em competições de seleções não faz sentido ter atletas a transitar de uma seleção para outra. As regras são diferentes de modalidade para modalidade, dependendo das federações que as regem. E aí podem ser tomadas medidas que tornem as competições de seleções mais fiéis aquilo que se supõe ser uma competição de seleções.
Na minha humilde opinião acho que um atleta que já tenha competido por uma seleção não faz sentido atuar por outra. Ou pelo menos deveria ter que esperar uns 3 anos até poder representar outro país. Isto seriam regras implementadas diretamente pelas federações internacionais e que em nada retira aos atletas direitos enquanto cidadãos do país dos quais se nacionalizaram.

Cenotaph

O que é que há de tão sacrossanto no desporto que faz com que mudar de seleção seja assim tão absurdo quando a lei permite a qualquer pessoa mudar de nacionalidade?

Vitor84

Citação de: Cenotaph em 17 de Agosto de 2018, 01:24
O que é que há de tão sacrossanto no desporto que faz com que mudar de seleção seja assim tão absurdo quando a lei permite a qualquer pessoa mudar de nacionalidade?
Não tem nada de sacrossanto. Eu até nem ligo muito para selecções, mas em praticamente todos os desportos tens competições de selecções e competições de clubes ou individuais. Sendo que o que distingue uma das outras está em que nas de selecções em teoria só podes contar com os talentos desse país enquanto nos dos clubes podes contar com quem quiseres. Portanto se as federações que tutelam cada modalidade permitirem essas nacionalizações de uma forma fácil as selecções passam a funcionar como clubes e essas competições perdem a sua identidade.

Cenotaph

Se os governos estiverem dispostos a atropelar as leis da nacionalidade.

bellini

O Pichardo é tão português como o costa marfinense Nélson Évora. São os 2 naturalizados.