Rui Coelho

TeamRocket37


TeamRocket37

#16
https://www.record.pt/modalidades/atletismo/detalhe/diretora-do-benfica-e-a-ausencia-de-rui-coelho-nos-europeus-para-satisfacao-de-alguns-egos

Diretora do Benfica e a ausência de Rui Coelho nos Europeus: «Para satisfação de alguns egos...»

Ana Oliveira criticou postura da Federação e do Treinador Nacional de marcha


As ausências de Sandra Silva e Rui Coelho na convocatória da Seleção Nacional para os Europeus de Atletismo estão a dar que falar e, depois da tomada de posição pública de ambos os marchadores, agora foi a vez de Ana Oliveira, coordenadora do atletismo do Benfica, também comentar o assunto. No caso, Ana Oliveira refere-se apenas a Rui Coelho, marchador do clube da Luz que recentemente esteve no Mundial de Eugene, considerando que a sua ausência na convocatória para Munique é "extremamente injusta e inexplicável".

Na sua publicação, Ana Oliveira diz ter contactado a Federação "quando soube que alguns atletas iam 'ser corridos da convocatória' para o Europeu" e que nessa conversa lhe foi comunicado que tal decisão se devia à "má prestação no Mundial" do atleta - foi 39.º nos 35 quilómetros -, mas também à sua má forma física atual, que terá sido partilhada pelo Treinador Nacional do sector ao Diretor Técnico Nacional (DTN).

"Mensagem que interpretei daquilo que me disseram: não devias ter ido ao Mundial porque mais valia teres sido 'o primeiro dos últimos' (os que não conseguiram ir) que o 'último dos primeiros' (os que conseguiram apuramento e participar no mundial). Também fiquei com a ideia que mais valia teres desistido na prova no Mundial que lutado e chegado ao fim. Para a próxima já sabes... Se vês que não vais posicionado para ganhar medalha ou ficar no meio da tabela... Desiste!", escreveu, dirigindo-se diretamente ao seu atleta.

Ana Oliveira coloca ainda em causa os critérios de avaliação do Treinador Nacional (TN) da Marcha, que considera "muito específicos e próprios", pois "parece que ninguém concorda com ele ou os conhece mas ele é que tem razão". "Tal como tu, também gostava de conhecer esses critérios, porque ao que parece conseguiu convencer toda a DTN que tu estás mesmo mal fisicamente!", acrescenta.

A diretora do Benfica continua o tom de ataque. "Por outro lado, também acho que a FPA nos devia informar de algo mais profundo e estranho que se deve estar a passar porque, pelos vistos, o TN de marcha já tem a certeza que no dia 16 de Agosto de 2022 A TUA participação no Europeu iria ser uma desgraça e, de acordo com a decisão, em nada iria honrar a camisola de Portugal", escreveu.

"Lamento imenso, Rui. É muito injusto! Lamento também e muito que os teus colegas solidários, outros treinadores solidários convosco e nós enquanto clube, indignados e juntos pela razão, nada tivéssemos conseguido fazer para inverter esta decisão! Para satisfação de alguns egos, reconheço que o 'Poder' de quem decidiu é sem dúvida muito maior que a vontade e o parecer de todos nós ! #siga #viva o atletismo em [Portugal].

TeamRocket37

Carta do Rui Coelho para Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo








TeamRocket37

Rui Coelho - Atleta

Caros adeptos e apoiantes,
SOFRER PARA HONRAR A CAMISOLA CUSTOU-ME A IDA AO CAMPEONATO DA EUROPA, NÃO SOFRAS, DESISTE!

Após a indignação, chegou a resposta da Federação Portuguesa de Atletismo com as explicações que a entidade considera ter a da e que, por respeito a todos os apoios e mensagens de incentivo, partilho para vos inteirar da situação:

"Bom dia, caro Rui Coelho. Apesar de não ter sido possível falarmos antes de colocar o seu post no Facebook, como deve calcular, existirão razões para não termos optado por o convocar para o Campeonato da Europa que se realizará em Munique. Como sabe compete à Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) definir quais os atletas e oficiais (treinadores e outros) que entram em qualquer Seleção Nacional (SN). Esta é uma prerrogativa unicamente da FPA. No que respeita à seleção de atletas esta é feita analisando o cumprimento de diferentes critérios de seleção, as caraterísticas da competição, o estado de forma e prestação desportiva recente, etc. De igual forma se escolhem os oficiais acompanhantes, entre os quais os treinadores, analisando casuisticamente qual o contributo importante que cada treinador aportará para a SN. Neste caso, a Direção Técnica Nacional optou por propor um conjunto de atletas que não o considerava e a Direção da FPA, ratificou essa decisão. Tal, deve-se à análise da sua prestação nos Campeonatos do Mundo de Oregon onde teve uma prestação desportiva que nos parece insuficiente para este tipo de competição, nomeadamente classificando-se em 39º e penúltimo com a marca de 2:44:55 (SB de facto já que infelizmente desistiu em Omã) a cerca de 9' do seu PB e a pouco mais de 21' do vencedor. Refira-se ainda que o TN Carlos Carmino já terá informado telefonicamente, no passado dia 2/8, o seu treinador João Gomes, das razões que levaram a não ser convocado. No entanto é importante referir que tal não significa que a FPA não acredita em si e no trabalho do seu treinador, sabendo que certamente outras oportunidades virão, nas quais estando melhor voltará a ser convocado. Esperando termos contribuído para esclarecer V. Exas. Gratos pela atenção dispensada."


Após isto, solicitei novamente a reunião técnica para esclarecimentos, que mais uma vez, à ultima, foi cancelada. Pelos vistos, honrar a camisola de Portugal é desistir em vez de dar o nosso melhor. Assim, e após as minhas declarações na noite de ontem, cumpre-me esclarecer:

No passado dia 24/07/2022, competi no Campeonato do Mundo, na disciplina de marcha atlética, distância de 35km. Nessa competição, 10% dos atletas abandonaram a corrida, outros tantos ficaram pelo caminho devido ao excesso de faltas, e portanto  desqualificado da competição. Arrisquei como tinha de arriscar para estar presente por marca direta no Campeonato da Europa, no entanto, não consegui alcançar esse objetivo, porque nem sempre as coisas correm como queremos em todas as provas e o desporto é assim mesmo. Decidi manter-me na corrida, não só pelo meu companheiro de seleção ter desistido e dessa forma não terem sido duas desistências para a comitiva Portuguesa, mas também e sobretudo porque passei quatro meses a treinar sem interrupção e exclusivamente para esta competição. Três desses meses passei-os a pernoitar na Torre, em altitude, sozinho, sem recurso a internet e com pouca rede telefónica. Comprometi a minha presença junto da minha família, dos meus amigos, da minha casa, esgotei as minhas férias, tudo com um objetivo de alcançar a presença nestas competições e finalmente atingir o estatuto de alta competição. Sofri bastante com as condições a que me propus, pelo ritmo elevado que me impus desde início, coloquei muitas vezes o meu papel de atleta à frente do papel de filho, irmão, namorado e amigo, o que me levanta logo as minhas primeiras questões: teria eu sido selecionado caso tivesse feito 10 minutos na frente da competição e ter desistido logo após algum atleta me passar?

Posto isto, cabe-me apenas partilhar a minha resposta à Federação (em anexo) e esclarecer que me sinto em plena condição física, não tendo nenhuma lesão ao momento, não sentido um decréscimo na prestação dos meus treinos nem tão pouco ter sido visto por nenhum médico da Federação que possa alegar tecnicamente tal indicador. Partilho a minha resposta não com o intuito de ocultar o que quer que seja em termos concretos mas por respeito à identificação dos meus colegas. Saliento que esta é uma luta minha e com a Federação. Em momento algum coloco em causa o merecimento da qualificação deles e a quem desejo a maior das sortes. Apenas salientar que, a Federação Portuguesa de Atletismo referencia como única indicação de manifesta condição física o Campeonato do Mundo de Atletismo, na prova de 35km, sem analisar toda a restante época e muito menos os meus tempos comparativamente a outros atletas convocados (e merecedores e tal convocação). Prova esse onde ocupei a 39.º classificação (de 50 atletas que iniciaram a competição), atingindo a melhor marca do ano, sendo igualmente de salientar ter sido o melhor português no campeonato do mundo. Ora, desde logo será de fácil compreensão a razão pela qual, destes atletas apurados pelo ranking, apenas eu fui alvo de "avaliação" no Campeonato do Mundo. É que dos atletas em questão, fui o único a marcar presença, sendo apenas eu e o atleta João Vieira os únicos portugueses com requisitos cumpridos e provas dadas a competir num campeonato do Mundo. Indiquei junto da federação vários pontos comparativos, que saliento oculto a publicação por respeito a todos os colegas completamente alheios a esta situação, mas de onde é clara que a minha "má" marca no Campeonato do Mundo, ainda assim, é superior à melhor marca de atletas convocados.

Pergunto: Estará algum dos que me negou a ida ao Campeonato da Europa capaz de indicar que não estou em condições de lutar pela vitória no Campeonato da Europa? Quais os parâmetros de avaliação da condição física? Porque razão apenas foi o meu nome indicado como NÃO apto por parte da Direção Técnica Nacional?
Saliento que em momento algum abdiquei nem nunca abdicaria de honrar as cores de Portugal mas que se sentisse não estar em condição de o fazer, seria o primeiro a admiti-lo e a recusar a minha participação. Primeiro, porque nunca colocaria a minha saúde ou bem-estar em causa, e depois porque pauto a minha prestação de atleta sempre pelo meu melhor. Mas como todos sabem, o melhor não é fazer recordes pessoais em todas as provas e há que haver uma gestão de recursos e de expectativas mediante as circunstâncias. Não sei quais as questões por detrás, não sei se se trata de uma questão financeira pela minha condição de atleta semiprofissional e consequente aumento de despesas da Federação, não sei se é um jogo de interesses. Sei, com a humildade que considero que me caracteriza, que nem eu, nem o meu treinador nem o meu clube, nem a minha equipa técnica merecemos isto. Nem o atletismo merece isto, nem o desporto merece isto. Meus Senhores e Minhas Senhoras, o FATOR "C" TEM DE SER FATOR "CORRIDA"

Agradeço o apoio de todos, em especial ao Sport Lisboa e Benfica. É nestas situações que se vê o verdadeiro espírito de uma equipa e é com cada vez mais orgulho que honro o manto sagrado.

TeamRocket37

Eu como adepto do Benfica e do Atletismo, o que a Federação Portuguesa de Atletismo que fez foi uma VERGONHA.

Da minha parte tens o meu apoio, e penso de todos os Benfiquistas.

Força Rui Coelho!!!

baar99

Citação de: TeamRocket37 em 05 de Agosto de 2022, 11:19
Eu como adepto do Benfica e do Atletismo, o que a Federação Portuguesa de Atletismo que fez foi uma VERGONHA.

Da minha parte tens o meu apoio, e penso de todos os Benfiquistas.

Força Rui Coelho!!!


Se fosse atleta do Benfica nessa competição, usava uma braçadeira com RC no braço e não participava em nenhuma iniciativa da federação com a imprensa.

Se calhar está na altura de ser mais drástico com a FPA.

TeamRocket37

Rui Coelho um conselho de amigo, para próxima em vezes de lutares e sofreres para acabares a prova, e seres 39º do Mundo nos 35km Marcha, desistes e se calhar eras convocado para Europeu de Munique, tal como João Vieira fez.  O0

IPASLB

Só tem uma explicação, Um é do SLB e o outro dos verdes.

Monster

Isto é uma das maiores vergonhas do desporto nacional nos últimos anos.
O que de depreende é que não há critérios, vais ou não porque alguém decidiu! A pergunta que deviam fazer a quem manda nisto é, é melhor desistir ou ficar nos últimos dos que acabaram?
Ja agora espero que o Benfica faça as perguntas que precisam ser feitas e boicote esta federação ( mais uma ) nojenta!

marsupial

Um vergonha...Repito, uma vergonha...O nosso presidente devia tomar posição e não deixar para a Ana Oliveira a defesa dos nossos atletas, nesta como noutras questões não basta aparecer nos pavilhões, deve aparecer com a Ana e nem precisa de falar, basta estar presente e deixar a Ana defender os nossos, isso bastava para estes energúmenos nos respeitarem...   

TeamRocket37



A verde estão os atletas convocados pela Federação Portuguesa de Atletismo:

20km: João Vieira, Hélder Santos e Paulo Martins
35km: João Vieira


TeamRocket37

Então a FPA não levou o Rui Coelho aos 35km marcha.

Mas o João Vieira nem alinhou a partida para participar.

Isto é uma comédia...

baar99

Citação de: TeamRocket37 em 16 de Agosto de 2022, 10:06
Então a FPA não levou o Rui Coelho aos 35km marcha.

Mas o João Vieira nem alinhou a partida para participar.

Isto é uma comédia...

Óbvio. Já viste o que era o Rui Coelho fazer um grande resultado ????? Ia ofuscar o menino verde.

TeamRocket37

Rui Coelho - Atleta

Foi muito fácil decidirem que eu não estava em condições sem sequer algum dia me ter sido questionada a minha condição fisica.
Alegaram que estava em #macondicao, mas a verdade é que com a prova menos boa realizada no campeonato do mundo, conseguiria alcançar o lugar de semi-finalista.

Com o meu record pessoal seria top 8
Ao aproximar o record nacional estaria a lutar por medalhas.

E agora meus senhores... quem me irá dar as condições que eu eventualmente iria adquirir nesta competição????