SL BENFICA em 4.º lugar na Supertaça Compal 2011

faneca_slb4ever

SUPERTAÇA COMPAL

1.ª jornada:

Jogo 1  Primeiro de Agosto 77-76 Recreativo do Libolo
Jogo 2  BENFICA 64-72 Porto

2.ª jornada:

Primeiro de Agosto 95-89 BENFICA 
Porto 74-83 Recreativo do Libolo

3.ª jornada:

Recreativo do Libolo 109-107 BENFICA 
Primeiro de Agosto 96-87 Porto       

Classificação:
   
Primeiro de Agosto    6pts         
Recreativo do Libolo  5pts
Porto                         4pts
BENFICA                    3pts

faneca_slb4ever

 À entrada deste último dia de competição existia uma única certeza relativamente às quatro equipas participantes - o Benfica já estava afastado da defesa do título conquistado na edição anterior. Mesmo sabendo-se a importância do jogo europeu da próxima terça-feira, o Benfica vendeu cara a derrota, após prolongamento, frente ao Libolo (107-109). Clara demonstração de profissionalismo e atitude competitiva, em que uma das equipas nada tinha a vencer e a outra dependia de uma vitória para continuar a aspirar à conquista do troféu.


Ao lesionado Ben Reed juntou-se o capitão Sérgio Ramos (lesão no dedo grande do pé), duas importantes baixas nos campeões nacionais, mas que não impediram os benfiquistas de discutir, e de que forma, o terceiro e último jogo da competição. O que só demonstra a qualidade do plantel dos encarnados e a confirmação, se é que era necessária, que o treinador Henrique Vieira pode contar com todos os jogadores que tem à sua disposição.

O encontro foi fantástico do ponto de vista ofensivo, muitos pontos, com as duas equipas a revelarem grande acerto no lançamento, o que só beneficiou o espectáculo, para gáudio de todos aqueles que se deslocaram ao Campo Pequeno.

Com Diogo Carreira (15 pontos e 6 assistências) a comandar muito bem a equipa, e os extremos António Tavares (22 pontos, 3 assistências e 3 roubos de bola) e Heshimu Evans (25 pontos, 6 ressaltos e 3 assistências) a brilhar, o primeiro no tiro exterior e o segundo no jogo interior e na luta das tabelas, o Benfica dominou praticamente durante os 40 minutos do tempo regulamentar.

Mérito da equipa do Libolo, que foi sempre capaz de correr atrás do prejuízo, nunca desistindo ou entrado em desespero mesmo quando os encarnados dispuseram de uma vantagem próxima dos 10 pontos. A vantagem de ter dois atletas no plantel com a qualidade de Olimpio Cipriano (30 pontos, 5 assistências e 4 ressaltos) e Reggie Moore (41 pontos e 6 ressaltos) fez toda a diferença no desenrolar do jogo, uma vez que individualmente iam suprimindo as dificuldades colectivas e os momentos menos bons da equipa.

O empate a 100 pontos no final do tempo regulamentar obrigava a que se jogassem 5 minutos extra para se encontrar o vencedor. Contrariamente ao que se tinha passado no tempo regulamentar, foi a equipa angolana a começar melhor (106-100) colocando o Benfica numa posição extremamente complicada.

O bom desempenho dos benfiquistas no ressalto ofensivo tornou possível aos comandados de Henrique Vieira conseguir a reviravolta no marcador, parcial de 7-0, quando faltavam poucos segundos para o termo do encontro (107-106).

Mas ainda faltava defender a última posse de bola do vencedor da Taça de Angola, que desta vez, contrariamente ao que aconteceu no final dos 40 minutos, contou com Olimpio Cipriano para decidir o jogo. O talento individual deste fabuloso atleta fez cair por terra o esforço encarnado, ao conseguir um triplo estupendo com Heshimu Evans na sua frente e tão boa conta do recado tinha vindo a dar.

O Benfica passa de vencedor a 4º classificado somando por derrotas os três jogos, embora tenha perdido dois deles após prolongamento bem como dois jogadores influentes no decorrer da prova. Inequívoca foi derrota sofrida no primeiro dia de prova frente ao FC Porto, facto que faz crescer ainda mais a curiosidade e expectativa na competição interna.

http://www.fpb.pt/fpb_portal/!fpb.go?s=3100538143&p=fpb.201020&t=fpb.200058&k_id_noticia=35075

faneca_slb4ever

 Festa angolana no final da II Edição da Supertaça Compal com a vitória do 1º de Agosto, que assim vingou a derrota sofrida, em Luanda, no ano passado frente ao SL Benfica. Ao vencer o FC Porto por 96-87, os campeões africanos somaram por vitórias os três encontros disputados nesta competição, tendo sido este último diante uma equipa azul e branca abnegada, trabalhadora e que ainda teve a infelicidade de perder no decorrer do jogo o extremo poste Miguel Miranda, mais uma das suas peças fundamentais.


Vitória justa dos comandados de Luís Magalhães, a quem bastava um triunfo para garantir a conquista desta edição, já que seria a única equipa invicta. Do lado contrário, e em virtude do resultado verificado no jogo anterior entre o Libolo e o Benfica, que terminou com a vitória dos angolanos, os dragões precisavam de vencer por 18 pontos de diferença para se tornarem vencedores da prova.

Começou bem o FC Porto, e não fosse um menos bom desempenho defensivo no quarto inicial, os portistas poderiam ter terminado o primeiro período de forma bem mais confortável, na frente do marcador (25-20).

O segundo período foi decisivo para o desfecho do encontro (31-12), com os campeões angolanos a dominarem por completo a marcha do marcador, pela forma como se impuseram na luta das tabelas e, principalmente, pela diferença de eficácia revelada pelas duas equipas no capítulo do lançamento. Os azuis e brancos executavam bem no ataque, criavam situações fáceis e sem oposição de lançamento, mas a bola, essa, é que teimava em não entrar (56-38).

No segundo tempo, a experiência dos campeões angolanos e africanos foi notória, com a dupla de postes formada por Felizardo Ambrósio (31 pontos e 12 ressaltos) e Kikas Gomes (22 pontos e 14 ressaltos) a assumirem a responsabilidade do jogo. Principalmente a meio do último período, quando os portistas, já sem Miguel Miranda, ameaçaram a liderança.

No final do jogo o 1º de Agosto fez a festa, que se tornaria ainda maior pelo facto de ver o jovem Felizardo Ambrósio ser distinguido como MVP do torneio, prémio efusivamente celebrado por toda a equipa.

Na equipa portuguesa destaque, uma vez mais, para o inconformismo de Greg Stempin (25 pontos e 6 ressaltos) e para a boa exibição do capitão Nuno Marçal (18 pontos, 5 ressaltos e 2 roubos de bola).

Um final apoteótico ao nível da organização deste torneio, que foi elogiado por todos os que nele participaram, pela forma profissional e incansável em que todos se desdobraram para que corresse na perfeição. Tal como se previa o equilíbrio entre os quatro participantes foi enorme, embora pareça um contra-senso já que as equipas angolanas venceram todos os confrontos frente às equipas portuguesas. Em nenhum dos jogos, excepção feita a alguns períodos, existiu um domínio absoluto de uma das equipas, beneficiando o espectáculo e todos aqueles que se deslocaram à magnífica arena do Campo Pequeno para assistir a basquetebol de grande qualidade.

Estão de parabéns a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Compal por terem tido a coragem de organizar em grande este evento de basquetebol, criando todas as condições para que os amantes da modalidade pudessem desfrutar com todo o conforto de grandes jogos.

http://www.fpb.pt/fpb_portal/!fpb.go?s=3100538143&p=fpb.201020&t=fpb.200058&k_id_noticia=35074

Ian


Red Eyes


Dandy

Citação de: Bessem Jday em 13 de Fevereiro de 2011, 22:31
Como hoje uma amiga minha dizia hoje era todo Libolo e 1ºAgosto...


   Até a arbitragem.



faneca_slb4ever



Universo Benfica

Não se podia exigir muito mais. Parabéns aos 1º de Agosto.

Crente

Citação de: Universo Benfica em 14 de Fevereiro de 2011, 12:21
Não se podia exigir muito mais. Parabéns aos 1º de Agosto.

Já eu quero bem mais do que 1º em Agosto... ;)

faneca_slb4ever

Será que os jogadores angolanos não querem vir para Portugal?

Dandy




   Tavares: 5 certeiros em 16 triplos tentados.


   Benfica: 12 em 28.



faneca_slb4ever

Defendemos muito mal nos jogos com Angolanos. Nossa condição fisica não deu para mais.

Ian

duvido que queiram...
o campeonato deve ser bem mais competitivo lá e os ordenados igual...

faneca nao conhecias o Simão do Libolo?

faneca_slb4ever

Citação de: Ian em 14 de Fevereiro de 2011, 17:34
duvido que queiram...
o campeonato deve ser bem mais competitivo lá e os ordenados igual...

faneca nao conhecias o Simão do Libolo?
Craque do CDP he he he