SL Benfica 3 - 1 Académico de Viseu FC

    Competição
    Fase
    Fase Regular
    Ronda
    7ª Jornada
    Data
    Sáb, 21 Setembro, 2024, 15:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    BTV

     

    BENFICA ACABA COM A INVENCIBILIDADE DO LÍDER


    Já não há equipas invictas na Série Sul da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Sub-19. A que restava – o Ac. Viseu, líder da prova – tombou na tarde deste sábado, 21 de setembro, no Benfica Campus, aos pés do Benfica, por 3-1, em encontro da 7.ª jornada.

     

    Numa partida antecedida de um minuto de silêncio em memória das vítimas dos incêndios que têm fustigado o país, os primeiros momentos foram uma espécie de declaração de intenções, com o Benfica a assumir as despesas de jogo, e os visitantes a não se mostrarem impressionados e a dizerem que eram os líderes da prova e também pretendiam os pontos em disputa.

     

    Pertenceu às águias a primeira sensação de golo no Campo n.º 1 do Benfica Campus. Correspondendo a um canto batido da esquerda, Jair Monteiro apareceu solto de marcação a cabecear no coração da área, mas à figura do guardião. Estavam decorridos 7' de jogo.

     

    Logo na resposta, o Ac. Viseu levou o perigo à baliza encarnada. Seria este o mote da primeira metade.

     

    Aos 12', momento de magia protagonizado por João Afonso. O n.º 11 encarnado iniciou o lance ainda no meio-campo desenvencilhando-se de dois viseenses em slalom e lançando Stevan Manuel na esquerda. Este depois cruzou rasteiro para a linha da pequena área, onde apareceu novamente João Afonso a receber com o pé direito e, com o mesmo pé, sempre sem deixar a bola tocar na relva, tira um defesa da frente e atira a contar. Três toques mágicos a entregar o 1-0!

     

    Os visitantes não se perturbaram e, aos 18', deixaram mais um aviso.

     

    O 2-0 esteve à vista pouco depois, aos 19', quando Jair Monteiro, lançado por Stevan Manuel, sentou o guarda-redes e tirou dois defesas do lance com o mesmo movimento, servindo Tiago Pinto à entrada da área, mas o remate saiu muito por cima.

     

    Mas seria o Ac. Viseu a fazer o segundo da partida. Atraso de Mauro Furtado (para o seu guarda-redes) intercetado por um viseense, que centra para a área. Diogo Rocha ainda corta em esforço, mas a bola sobra para Guilherme Loureiro no centro da área, que repõe a igualdade: 1-1 aos 29'. Tínhamos jogo.

     

    O Benfica tenta responder de imediato, Stevan Manuel por pouco que não chega primeiro a uma bola na área nortenha, e no contragolpe são os visitantes que ficam perto do golo por duas vezes.

     

    O empate ao fim da primeira parte aceitava-se, numa boa partida de futebol, bem disputada, com o Ac. Viseu a mostrar com clareza por que razão era o comandante da tabela, num trajeto que incluía uma vitória sobre o Sporting em Alcochete.

     

    Com três alterações promovidas por Luís Araújo ao intervalo, o Benfica entrou na segunda metade repetindo as intenções com que se tinha apresentado inicialmente, mas não foi acompanhado pelo Ac. Viseu, que retirou a sua candidatura aos três pontos.

     

    Uma dessas alterações, Eduardo Fernandes, mexeu enormemente com o jogo, sucedendo-se os lances por si protagonizados à medida que foi aquecendo os motores.

     

    Porém, o 2-1 chegou a expensas de outro protagonista. Aos 68', Jair Monteiro foi eficaz na pressão alta, roubou a bola a um defesa, entrou com ela na área conduzida pelo pé destro, evitou o defesa passando-a para o pé esquerdo, e com este desferiu o remate que beijou as redes do canto superior direito. Vantagem mais que merecida.

     

    E que podia ter sido ampliada aos 76'. Eduardo Fernandes, pela banda direita, cruzou para a área, onde estava Jair Monteiro a fazer o desvio... contra a barriga do guarda-redes... desperdiçando novamente na recarga.

     

    No minuto seguinte, mais uma boa ação de Eduardo Fernandes pela direita, centrando longo novamente para Jair, ao segundo poste, com este a atirar de cabeça à barra.


    Até que, aos 82', a incerteza no resultado foi banida com justiça. Incursão de Kevin Pinto pela direita, tabelando com Eduardo Fernandes na ponta final, fazendo o centro para Jair Monteiro, que, da marca de grande penalidade, penalizou o adversário com o 3-1 que haveria de constituir-se como resultado final.

     

    Com este desfecho, o Benfica, que tem uma partida em atraso, encurtou distâncias para o 1.º lugar, para o qual só de si depende.

     

    O próximo compromisso dos pupilos de Luís Araújo é um Sporting-Benfica, referente à 11.ª jornada desta 1.ª fase da Série Sul do Campeonato Nacional de Sub-19, agendado para as 15h00 de quarta-feira, 25 de setembro, no Estádio Aurélio Pereira.

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/09/21/futebol-formacao-juniores-jogo-benfica-academico-viseu-7-jornada-serie-sul-1-fase-campeonato

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Sábado, 21 Setembro 2024