Época 2013/2014 - Todos os escalões

Theroux

Citação de: Jack Bauer em 09 de Abril de 2014, 00:48
Ainda no outro dia falei com um andrade que me disse que a formação dos FDP era uma vergonha. Só compadrios e coisas inexplicáveis.


Depois de ler algumas coisas cheguei à conclusão que:

- Ele não percebe um boi daquilo.
- E eu tb nao percebo nada.

A formação para os adeptos do porto é uma piada de mau gosto. Não são os anti-porto a dizer isto, mas os próprios adeptos...

Cyb3rNeo

Citação de: Theroux em 09 de Abril de 2014, 01:01
Citação de: Jack Bauer em 09 de Abril de 2014, 00:48
Ainda no outro dia falei com um andrade que me disse que a formação dos FDP era uma vergonha. Só compadrios e coisas inexplicáveis.


Depois de ler algumas coisas cheguei à conclusão que:

- Ele não percebe um boi daquilo.
- E eu tb nao percebo nada.

A formação para os adeptos do porto é uma piada de mau gosto. Não são os anti-porto a dizer isto, mas os próprios adeptos...
Não foi o Antero que numa entrevista qualquer disse algo como: A formação não nos diz nada, ou não nos interessa a formação...? something like that.
Tenho quase a certeza que li algo acerca disso, o gajo a dizer que se estavam a marimbar para a formação.

andre_04_SLB

Citação de: manjob em 08 de Abril de 2014, 23:49
Citação de: Wizzy em 08 de Abril de 2014, 23:42
Não serve de nada gastar muito dinheiro para se ter os melhores jogadores em cada escalão, ganhar muitos titulos, ter muitos jogadores nas selecções, se depois a "gestão de carreira" dos miudos é pessimamente feita.

Não serve de nada ter miudos a jogar em escalões onde são reis do mundo, so prejudica os niveis de intensidade dos miudos, leva a sobranceria, manias e maus habitos em campo dos miudos. Para haver uma melhor evolução dos miudos estes precisam de jogar nos escalões que se adequam ao seu estado evolutivo, e, em muitos casos isso significa jogar no escalão acima, para terem mais dificuldades, para serem "desafiados", porque só assim podem crescer. Coisa que não se ve acontecer no Benfica, e parece-me que se deve ao facto de o Benfica querer estes miudos nos seus escalões para aumentar as chances de vitoria nos campeonatos, em vez de se preocupar com a real formação dos miudos.

Parece-me evidente que há uma maior preocupação com os resultados das equipas, que com o crescimento individual de cada jogador, e isso não pode, nem deve acontecer.

Se os nossos rivais, teem uma melhor filosofia no que a estes aspectos dizem respeito, deve-se sim criticar e chamar a atenção a estes detalhes porque é com as criticas sustentadas que se pode evoluir.

Concordo. Só que não é este o caso. Não vejo que a nossa filosofia seja pior que a dos rivais, antes pelo contrário.

Claro que é pior.

Os rivais não pensam apenas e só em números e títulos de forma a modelar as suas acções e políticas em ter equipas o mais forte possíveis para ganhar e não fazer crescer o individual.

Exemplos concretos é os Juniores do Porto na B.

É os miúdos que o Sporting abdica para os meter a rodar noutras equipas. É os empréstimos concertados e planeados para outro campeonato.

Temos de aprender com os outros também.

andre_04_SLB

Citação de: Manpaz1904 em 09 de Abril de 2014, 00:54
O Rafa e o André Silva tinham alguns jogos na B. Quando a fase de apuramento de campeão começou, que aconteceu com eles?
E o Podstawski? Da data da 1ª jornada até agora, quantos minutos fez na B? 50? 60? De facto, mais valia regressar aos juniores.

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

O Porto baixou o Rafa e o André Silva porque tem para esses lugares Quiñones e Gonçalo Paciência que quer valorizar e são jovens. Arranjou forma de ter ambos a competir com regularidade. Entende que o patamar do Rafa e do André foi crescer esporadicamente na B (8 titularidades e 2 respectivamente) e agora vão ganhar minutos.

Outra coisa é o Tomás e o Ivo que não baixaram na fase final porque acham que estão a outro nível e fazem a diferença na B. O Tomás nos últimos 2 meses falhou 4 jogos. É já para fazer retrocesso e mandá-lo para baixo? O Ivo continua a titular e podia estar nos Juniores a partir tudo.

O Benfica faz o oposto. Cancelo 19 vezes titular, Cardoso 15, Varela 12, Helder Costa participou 12 jogos. O que faz na altura decisiva? Manda-os a todos para baixo para irem ser campeões de Juniores. Para jogar quem? O Mika? O Ascues? O Sidnei? O Carole? O Rosa? O Rosado? Para lhes dar 3 meses depois um pontapé? Porque não se manteve os miúdos?

andre_04_SLB

Citação de: Jack Bauer em 09 de Abril de 2014, 00:48
Ainda no outro dia falei com um andrade que me disse que a formação dos FDP era uma vergonha. Só compadrios e coisas inexplicáveis.


Depois de ler algumas coisas cheguei à conclusão que:

- Ele não percebe um boi daquilo.
- E eu tb nao percebo nada.

Epá... e eu a pensar que tinha sido no Benfica que o capitão dos Juniores ficou um tempo sem jogar por "compadrios e coisas inexplicáveis".

Wizzy

Eu não sei o que se passa nos outros clubes, nao os acompanho logo não sei, mas não faz sentido nenhum o Benfica em janeiro ir buscar um emprestado (rosado) para jogar numa posição onde tinha um jogador nos juniores mais do que capaz, como se tem visto, de fazer a posição, que é o Bernardo.

Optou-se por manter o Bernardo nos juniores, pois estes eram muito dependente deste, de forma a manter o nivel da equipa alto, em vez de se pendar na evolução de um talento como o Bernardo. Que a esta altura poderia ter tido mais 5 meses de 2ª liga, e quem sabe a esta altura ja poderia até ter sido emprestado a algum clube onde pudesse estar num nivel competitivo mais alto, e estar mais adiantado, desta forma, na sua evolução.

Preferiu-se o resultadismo, em vez da formação.

É apenas um caso, mas ha variadissimos jogadores que se nota que houve falhas graves na sua gestão. Cancelo partia tudo na 2ª, e em vez de passar a um nivel onde fosse mais dificil para ele, manteve-se na equipa B e acabou até por baixar esse nivel. E, enquanto se andar a preferir ter resultados em vez de formação, evolução dos jogadores, as probabilidades de termos jogadores de 1ª liga ou equipa A baixam consideravelmente.

Há muito por onde melhorar, muito na filosofia com que o clube encara a formação, e que o dinheiro investido ajuda a esconder. Resultados não é necessariamente sinónimo de boa formação.

Manpaz1904

E o Benfica, no ano passado, também não tinha outros jogadores para os lugares de Cancelo, Cardoso, etc? Não foi quando, por exemplo, o Lindelof, também ele com idade júnior, começou a ter minutos?
O Tomás está na B. A fazer o quê? 50 minutos em 2 meses? É isso o 'fazer a diferença'? Para isso mais valia jogar nos juniores.
O único júnior do porto que se manteve na B foi o Ivan.
No ano passado, o Guzzo foi para os juniores na 6ª jornada. O Cancelo na 8ª. O Cardoso na 5ª. O Varela na 7ª. O Hélder na 4ª.
O Rafa e o André caíram lá logo na 2ª. E, se calhar, só não jogaram a 1ª jornada porque estavam a contar com vitória fácil. E tinham menos jogos na B que os do Benfica.

andre_04_SLB

Vindo de ti, que até falas fazendo transparecer algum conhecimento, acho muito estranho o que escreveste.

Tinha outros jogadores mas o que é que isso tem a ver com o que estamos a falar? Vamos mandar os míudos todos para os Juniores porque a aposta vai ser no Mika? O Ascues? O Sidnei? O Carole? O Rosa? O Rosado? Sinceramente. Uma coisa é apostar no Quino que eles acreditam e tem ido aos A esporadicamente. No Paciência que tem muito talento e pode dar algo. Outra é em jogadores que sabem que vão dispensá-los 3 meses depois. É que nenhum desses havia esperança no que quer que seja.

Em relação ao Tomás volto a dizer. Fevereiro e Março fez 6 jogos. E será que era o certo fazer o retrocesso? Que sinais deu ele que não está apto para esse nível? É que continua a jogar e a ser opção. Depois falas em Ivan. Qual Ivan? O Porto tem é o Ivo a jogar que podia estar nos Juniores a partir tudo.

Os Juniores do ano passado foram o decisivo para o título. E o exemplo Bernardo é o melhor de todos. Podia estar na B a competir mas era bom de mais para tirá-lo dos Juniores? Estavam muito dependentes? Então vamos buscar o Rosado para lhe roubar um pouco mais de espaço. Afinal vamos apostar nele...

Manpaz1904

#668
A mim não me interessa os jogos que fazem. Interessa-me os minutos. Falas em 6 jogos, eu falo em somente 115 minutos. Dá logo outra perspectiva. É em fazer 115 minutos em quase 2 meses que evolui alguma coisa? Não seria preferível jogar pelos juniores?
A conversa mudaria se ele fosse opção recorrente na B. Mas não é.
(claro que é Ivo, enganei-me.)


CitaçãoUma coisa é apostar no Quino que eles acreditam e tem ido aos A esporadicamente

Acreditam tanto nele que já tem 22 anos e esta época foi 0 vezes convocado para a A. E já vi jogar na esquerda, para além de Mangala, um adaptado como Ricardo. Aliás, contra o Trofense para a Taça, até jogou o Víctor Garcia, um gajo que é sénior de 1º ano e é defesa-direito. Sim, acreditam nele.
O que é que separa esse Quiño, de um Mika ou Rosado? Nada. Até a idade é a mesma. 'Titulares' com 22/23 anos.
Ou achas mesmo que têm alguma esperança nele? Não seria preferível, se fazem as coisas tão bem, apostar no Rafa, em vez de o mandarem para os juniores na fase de apuramento? E, na 1ª volta, com a lesão do Gonçalo, porque não apostaram no André Silva em vez de andarem a jogar com o Kléber? Ou ainda 'acreditam' no brasileiro?

Aquilo que o porto fez este ano com Rafa e André Silva (juniores a competir na B), fez o Benfica no ano passado em maior escala, tanto em termos de nº de jogadores como em nº de minutos. Até o rebaixamento para os juniores aconteceu nos 2 casos, com a diferença que no caso do Benfica foi há 4ª, 5ª, 6ª ou 7ª jornada da fase de apur. campeão, enquanto que o porto espetou-os logo na 2ª.
Não havendo perfeição em nenhum lado, eu cá prefiro as coisas à moda de cá. Até porque não temos um GR que entrou agora no 11, com 26 anos (há um GR lá, sénior de 1º ano, com 0 minutos). Um central com 37 (há um central lá, sénior de 1º ano, com 0 minutos) e um capitão com 25.

Basicamente, o que percebi, e acho que não fui o único (corrijam-me se estiver enganado) é que dizes que o porto é que faz bem as coisas passando a ideia que é assim, porque tem 1 gajo com idade júnior a actuar na B e não na fase de apuramento de campeão.

andre_04_SLB

Não.

O Porto faz bem porque na altura decisiva preferiu manter os Juniores mais fortes na B do que fazê-los regressar aos Juniores como o Benfica fez o ano passado.

Continuas a querer dizer que é só 1 quando o Tomás ainda não fez um jogo pelos Juniores. Deve ser complexo, mas é a tecla ao lado.

Já para não falar que este ano tiveram 5 (?) Juniores na B, e o Benfica este ano quantos foram mesmo? 0?

O ano passado é o ano 0 marcado pelas obrigações circunstanciais. Benfica e Porto apostaram em Juniores certo? Porto manteve a aposta. Benfica não. Política de formação?

Ah e tal o que se faria aos que são agora Seniores 1º ano. Aos que já jogaram o ano passado na B? Secalhar já estariam noutro nível como o Bernardo que anda a brincar com aquilo. Ou o Cancelo. Ou o Hélder. Ou o Varela. Já estariam noutro patamar se tivessem gerido melhor as suas carreiras.

Depois o André Silva ainda Junior andou a jogar vários jogos na B. Sinal de aposta. Regressando o Gonçalo, volta ao estado normal: André nos Juniores.

Depois a questão da idade é uma não-questão. Não fico escandalizado por jogar o Stefanovic quando secalhar eles não acreditam no míudo de 1º ano. Mas já fico quando vejo o Guzzo jogar na B sendo Junior 1º ano e Junior 2º anda nos Juniores. Retrocesso = evolução 0.

Eu não digo que o Porto é o melhor exemplo e o Benfica tem de os seguir. O que digo é que o Porto tem tomado algumas atitudes que devíamos olhar para elas e ponderar.

E o que digo também é que o Benfica é horrível a gerir os seus activos e deita por terra todo o bom trabalho que se possa fazer. Logo não está a trabalhar bem. E os exemplos são os já enunciados ao longo dos últimos dias.

andre_04_SLB

Citação de: Manpaz1904 em 09 de Abril de 2014, 02:23
A mim não me interessa os jogos que fazem. Interessa-me os minutos.

E deixei esta citação propositadamente para que seja perceptível que isto é não perceber patavina, nada, zero, do que é formação, o treino e a gestão do grupo, sobretudo jovens. É nunca ter lidado com um ser humano enquanto chefe de algum tipo de processo.

Um jogador Junior, que sobe, joga na B, a ter de retroceder, voltar ao contexto que já tinha ultrapassado, que já tinha dado todas as provas que era pouco para ele, é um rombo total na sua confiança, nos seus estímulos, na sua estabilidade. Por isso se passa o que se passa com o Cancelo, por exemplo.

PS: Isto não são jogos de computadores com gráficos e estatísticas. As coisas não são lineares. Pode-se evoluir mais e crescer mais a jogar 100 num contexto que 1000 noutro. E o exemplo disso é que os catanados jogam mais que os outros, têm mais sucesso, e evoluem menos.

Manpaz1904

Depois de ler esses 2 comentários mais que uma vez, ainda mais certezas tenho do que escrevi anteriormente.
Estamos conversados. E que o Benfica, neste assunto de juniores e B, nunca faça como o porto. É o meu desejo.

andre_04_SLB

Citação de: Manpaz1904 em 09 de Abril de 2014, 02:45
Depois de ler esses 2 comentários mais que uma vez, ainda mais certezas tenho do que escrevi anteriormente.
Estamos conversados. E que o Benfica, neste assunto de juniores e B, nunca faça como o porto. É o meu desejo.

Não quero que o Benfica faça como o Porto. Quero que o Benfica seja o melhor porque tem as melhores condições (recruta de cima abaixo ao contrário deles), é o que investe mais, tem outro nome, e tem tudo para ser superior aos outros. Agora não quero que o Benfica seja incompetente como tem sido e como continua a ser.

Isto não é pessoal e estou a dar a minha opinião apenas. Não consigo conceber que alguém diga que estamos a trabalhar muito bem e existam os exemplos inacreditáveis de mau trabalho que sucedem ano após ano. Só isso. E sei que concordas com isso.

Cumprimentos Manpaz.

carvalho0407

que o benfica deu um salto muito grande em termos de qualidade dos seus jovens jogadores esta à vista de todos, so não vê quem não quer, que se pode melhorar?, claro que se pode e deve, agora virem com os argumentos que o benfica trabalha mal e o porto esta a trabalhar bem, é tão surreal, que nem os adeptos do porto acreditam nisso.
so espero que o benfica nunca copie os exemplos do porto, longe, mas vem longe.

superbenficasempre

 o porto "é" o suprassumo da formação em Portugal......
não interessa ganhar, mas sim formar: foi o que vi, nos juvenis , no ultimo jogo da época passada, no campo emprestado/"alugado"...
o guarda redes deu esse exemplo...
e, podia referir mais exemplos dessa maravilhosa formação, que só interessa formar....


também podia lembrar a todos, que as escutas, do processo apito dourado, também diziam respeito a jogos da formação...