Ideias para a Formação

certezas

Citação de: Fut_jovem em 06 de Junho de 2007, 19:37
Nunca se sabe com certeza qual será a evolução de um jogador as vezes basta uma simples mudança biologica como a chegada a curva de crescimento altera tudo. Quanto as escolhas dos jogadores acho que podia ser melhorada a formação dos observadores pois acho que alguns não têm a clara noção do nivel que as equipas de formação têm e envio relatorios com avaliações muito boas de jogadores que não têm qualquer hipotese de integrar essas mesmas equipas.
O problema dos observadores não se põe porque mesmo que os observadores enviem relatorios com "exageros" e eu próprio no inicio já mandei alguns exegerados, depois o jogador tem que ser observado por um prospector que vai dar o seu veredicto

Kampz

Citação de: Fut_jovem em 06 de Junho de 2007, 15:06
Sei que como existe um manual nas escolas de formação elaborado por diversas pessoas como o Prof. Fonte Santa e o Prof. Paulo Lourenço algo do género esta a ser elaborado para as equipas de formação.
Não sei se nesse manual se irá definir o modelo de jogo que se quer para essas mesmas equipas, mas já é algo positivo a preocupação de tentar que todas as equipas de formação trabalhem de forma semelhante.

O Fonte Santa foi meu treinador...  :2funny:

Questão pertinente a que foi aqui colocada. Esse debate "modelo de jogo vs. sistema de jogo" acaba por não se reflectir verdadeiramente neste tema. Obviamente as equipas do Benfica vão sempre procurar jogar em ataque continuado, com posse de bola, fazendo um pressing alto. A questão aqui é somente implementar, ou não, um sistema base uniforme para todas as equipas da formação.

Acho que, acima de tudo, é importante desenvolver ao máximo os jovens em termos de sentido táctico e compreensão do jogo. Eu diria que 80% da qualidade de um jogador se define pela sua compreensão do jogo, pelas suas movimentações, pela sua leitura do jogo, pela capacidade para efectuar bem as coberturas, etc. Os outros 20% são talento. Neste sentido é prioritário o desenvolvimento do sentido táctico dos jovens que fará com que, futuramente, possam aproveitar melhor o seu talento. Este conhecimento do jogo levará à capacidade dos jogadores de se adaptarem a vários sistemas de jogo.

Numa óptica de continuidade do trabalho, de integração nos séniores, a formação, sobretudo nos últimos anos, deverá apresentar o sistema da equipa principal. Desta forma os jogadores já estariam rotinados num sistema de jogo e têm uma maior facilidade em se adaptar à equipa sénior. Por outro lado, uma pré-definição do sistema táctico faz com que os planteis não sejam explorados a 100% visto não ser possível utilizar o "melhor 11" ou ter que adaptar jogadores com características e posição base que não se adequam à táctica. Como os séniores jogam em 442 losango, universalizar essa táctica prejudica seriamente os nossos extremos por exemplo.

Concluindo, penso que nos júniores o sistema táctico utilizado deve ser o mesmo que nos séniores de forma a proporcionar rotinas de jogo que possibilitem uma mais fácil integração na equipa principal. Mas até lá não sei até que ponto seria benéfico limitar os jogadores a um sistema táctico único e suas limitações prejudicando o seu crescimento.

De frisar também que para que esta política de sistema uniforme funcionasse seria essencial que a equipa sénior mantivesse, independentemente do seu treinador, esse sistema como sistema principal. Se tal não sucedesse, acabaria por se ter que mudar de novo de sistema em toda a formação prejudicando o trabalho até então realizado. Tambem por isto concordo apenas com o mesmo sistema para séniores e júniores (em último caso juvenis também).

PS-Desculpem o discurso, mas não é um tema de duas linhas.

Elpimba

Citação de: Kampz em 06 de Junho de 2007, 21:43
Citação de: Fut_jovem em 06 de Junho de 2007, 15:06
Sei que como existe um manual nas escolas de formação elaborado por diversas pessoas como o Prof. Fonte Santa e o Prof. Paulo Lourenço algo do género esta a ser elaborado para as equipas de formação.
Não sei se nesse manual se irá definir o modelo de jogo que se quer para essas mesmas equipas, mas já é algo positivo a preocupação de tentar que todas as equipas de formação trabalhem de forma semelhante.

O Fonte Santa foi meu treinador...  :2funny:

Questão pertinente a que foi aqui colocada. Esse debate "modelo de jogo vs. sistema de jogo" acaba por não se reflectir verdadeiramente neste tema. Obviamente as equipas do Benfica vão sempre procurar jogar em ataque continuado, com posse de bola, fazendo um pressing alto. A questão aqui é somente implementar, ou não, um sistema base uniforme para todas as equipas da formação.

Acho que, acima de tudo, é importante desenvolver ao máximo os jovens em termos de sentido táctico e compreensão do jogo. Eu diria que 80% da qualidade de um jogador se define pela sua compreensão do jogo, pelas suas movimentações, pela sua leitura do jogo, pela capacidade para efectuar bem as coberturas, etc. Os outros 20% são talento. Neste sentido é prioritário o desenvolvimento do sentido táctico dos jovens que fará com que, futuramente, possam aproveitar melhor o seu talento. Este conhecimento do jogo levará à capacidade dos jogadores de se adaptarem a vários sistemas de jogo.

Numa óptica de continuidade do trabalho, de integração nos séniores, a formação, sobretudo nos últimos anos, deverá apresentar o sistema da equipa principal. Desta forma os jogadores já estariam rotinados num sistema de jogo e têm uma maior facilidade em se adaptar à equipa sénior. Por outro lado, uma pré-definição do sistema táctico faz com que os planteis não sejam explorados a 100% visto não ser possível utilizar o "melhor 11" ou ter que adaptar jogadores com características e posição base que não se adequam à táctica. Como os séniores jogam em 442 losango, universalizar essa táctica prejudica seriamente os nossos extremos por exemplo.

Concluindo, penso que nos júniores o sistema táctico utilizado deve ser o mesmo que nos séniores de forma a proporcionar rotinas de jogo que possibilitem uma mais fácil integração na equipa principal. Mas até lá não sei até que ponto seria benéfico limitar os jogadores a um sistema táctico único e suas limitações prejudicando o seu crescimento.
De frisar também que para que esta política de sistema uniforme funcionasse seria essencial que a equipa sénior mantivesse, independentemente do seu treinador, esse sistema como sistema principal. Se tal não sucedesse, acabaria por se ter que mudar de novo de sistema em toda a formação prejudicando o trabalho até então realizado. Tambem por isto concordo apenas com o mesmo sistema para séniores e júniores (em último caso juvenis também).

PS-Desculpem o discurso, mas não é um tema de duas linhas.

Concordo com quase tudo que disseste ou mesmo tudo... Pois tudo o que dissermos é descutível..e foi o que tentaste fazer. Ter uma opinião e ao mesmo tempo mostrar o outro lado.
A negrito estão as ideias que achei, entre outras , mais relevantes. Pois são duas frases a meu ver, que servem como exemplo, para a "não implementaçao total" de sistemas de jogo nas camadas jovens... Depende dos treinadores e dos jogadores que se têm, muitas das vezes. Mas fora isso, como o André disse e bem, o 4-4-2 e 4-3-3 tradicionais a meu ver são o normal e de melhor aprendizagem para qualquer miudo... e com melhor implementação/utilização futura. Mesmo isto vai variar de jogador para jogador, pois cada um vai assimilar de maneira diferente de outro (aqui entram os tais 20% de talento)...
Portanto sou a favor do treino individual entre aspas, ou seja, a extracção do máximo potencial dos jogadores... na posição que eles melhor se sentirem para esplanar todo o seu potencial.. pois é pra isso que servem as camadas jovens(Juvenis/Iniciados). Ou seja, jogar com o que se tem... a nível do plantel, e daí obter a melhor tactica ou modelo de jogo.
Por exemplo... nos Juniores ou nos Seniores o André Soares(Juvenil) iria jogar em que posição??
O 4-4-2 losango na minha opinião restringe em muito o plantel... é mais dificil de implementar... e mesmo implementado é diferente de equipa para equipa, consoante o jogadores que jogam como médios interiores( por exemplo)...
O probelma na minha opinião restringi-se apenas, na inteligencia e na aprendizagem dos jogadores, de fazer no minimo 2/3 posiçoes... Por exemplo o Andre Soares na minha opinião, so poderá jogar como extremo direito/esquerdo ou avançado movel (descaindo pelas alas, abrinndo jogo para outros jogadores aprecerem, ou ele proprio transportar a bola da ala para o centro, pro remate frontal... estilo Simao)... mas todos sabemos que ele rende muito mais, como extremo... como tal no meu modelo ou sistema de jogo, tinha que o pôr como extremo, e o resto é conversa...
Conclusão:
Como já disseram, a formação deveria apostar no trbalho individual... com o intuito de ensinamento técnico/tactico, obtendo o máximo de cada jogador, dando-lhe liberdade também de mostrar o seu talento. Tácticas a mais estragam jogadores...
O Gullit uma vez disse quando estava no Milan... que por vezes esquecia-se de jogar e de desfrutar o jogo, porque tinha demasiadas obrigações tácticas... E eu não quero que o André Soares(ou outro qualquer) venha um dia dizer isso...

Vou-me ficar por aqui... vou dizendo mais coisas consoante a conversa se desenvolver...

Elpimba

Aqui está um bom tópico... para se discutir o futuro da formação. Mas deem ideias construtivas e não ideias destrutivas...

BigSLB

Fazerem um torneio internacional pelo menos para o escalão de juniores, poderia ser em parceria com o sporting, com os campeões de países, como a Espanha, Itália, França, Alemanha, Holanda, Inglaterra, com os jogos na Luz e em alvalade à porta aberta.

Assim dava-se hipótese aos jovens de enfrentar equipas fortes de outros tipos de futebol.

Fut_jovem

Citação de: BigSLB em 11 de Junho de 2007, 13:40
Fazerem um torneio internacional pelo menos para o escalão de juniores, poderia ser em parceria com o sporting, com os campeões de países, como a Espanha, Itália, França, Alemanha, Holanda, Inglaterra, com os jogos na Luz e em alvalade à porta aberta.

Assim dava-se hipótese aos jovens de enfrentar equipas fortes de outros tipos de futebol.

Ora aqui está uma bela ideia! Porque nao fazer um torneio de grande nivel (tipo toulon mas de clubes) de maneira a promover o nome benfica e seria mais uma motivação para as nossas equipas de formação.

Vigilante

Levar os jovens a uma pedologista para ver a sua saúde através do pés que são a planta do corpo isso pode ser 1 começo.

Elpimba

O torneio era muito bem visto... tinham era que fazer algo em relação ao campeonato de Juniores, actualmemnte acho que acaba muito tarde. Não tou a ver em que altura poderiam pôr esse torneio na agenda (tlvz na altura da paragem para a 2ª fase, mas aí acho que têm as selecções). tinha qe ser bem estudado, mas é uma excelente ideia...
Quanto a pedologia... também não é má ideia... tal como, não sei o termo próprio, ver se o jovem ainda vai crescer/desenvolver através dos pulso... e outras coisas... desde que contribuam na fisiologia e saúde dos jovens estou de acordo... Plantas dos pés bom, agora palmas das mãos nas ciganas para prever o futuro é que não, lol( se é que me entendem)...

andre_04_SLB

Citação de: Elpimba em 12 de Junho de 2007, 14:58
tal como, não sei o termo próprio, ver se o jovem ainda vai crescer/desenvolver através dos pulso

Isso já é feito no Benfica. A entrevista com o Dep. de Optimização explica isso e outras coisas.

Elpimba

Citação de: andre_DV04_SLB em 12 de Junho de 2007, 14:59
Citação de: Elpimba em 12 de Junho de 2007, 14:58
tal como, não sei o termo próprio, ver se o jovem ainda vai crescer/desenvolver através dos pulso

Isso já é feito no Benfica. A entrevista com o Dep. de Optimização explica isso e outras coisas.

Eu sei que é... mencionei por isso mesmo... no seguimento da pedologia...

Vigilante

1º - fazer testes mesmo ao nivel do treino e de tempos a tempos testar os jovens ao nivel fisico para testar a sua evolução fisica e motora.

2º - acompanhamento psicologico
(muitos dos jovens podem estar fora da familia)

3º - verificar a saúde da boca dos atletas e alimentação dos mesmos

dipo

Citação de: certezas em 06 de Junho de 2007, 16:39
Modelo táctico do Ajax,
Acompanhamento individualizado de jogadores por posição,
Escolha de jovens jogadores que tenham caracteristicas bem fincadas e não como fazem agora que contratam putos que são mto bons mas sem grande potencial de evoluçao,
Treino de extremos do Sporting,
etc...
Exactamente, ainda agora o Koeman iplementou(ou quer implementar) um sistema semelhante no PSV, um treinador para cada posição, e nas camadas jovens acho que isso é importante

:slb2: :slb2: :slb2:

Vigilante

Citação de: dipo em 15 de Junho de 2007, 01:20
Citação de: certezas em 06 de Junho de 2007, 16:39
Modelo táctico do Ajax,
Acompanhamento individualizado de jogadores por posição,
Escolha de jovens jogadores que tenham caracteristicas bem fincadas e não como fazem agora que contratam putos que são mto bons mas sem grande potencial de evoluçao,
Treino de extremos do Sporting,
etc...
Exactamente, ainda agora o Koeman iplementou(ou quer implementar) um sistema semelhante no PSV, um treinador para cada posição, e nas camadas jovens acho que isso é importante

:slb2: :slb2: :slb2:

Apenas penso que assim poderemos vir a fazer frente ao futuro, é claro que não devemos só formar os jogadores, mas sim homens e pessoas com um nivel escolar superior e isso pelo que tenho lido o benfica está mesmo no bom caminho.
Penso é que para ser desenvolvido um optimo trabalho, os treinadores devem ser da "casa" e fazerem um trabalho continuo, e estou eu a vontade pois até já critiquei bastante o de juniores, mas defendo que a continuidade é o passo para a estabilidade.
Devemos seguir sim é verdade modelos como o do Ajax, mas o que é certo é que eles têem nas suas fileiras miudos que ingressam nas equipas seniores, mas em portugal infelizmente apenas o paulo bento está a adoptar essa medida porque também o $$$ não abunda.

foNNtes

e porque treinou aqueles putos nas camadas, sabe as qualidades que eles têm, se colocarem agora o Mr.Bruno Lage como técnico principal ele também é capaz de subir jovens, pois trabalhou com eles e tem confiança neles, para um treinador que está de fora compreendo que seja mais complicado, tem medo de falhar...a única maneira de não falhar é acompanhar de muito perto os miúdos, e isso P. Bento faz, mas Fernando Santos ou Jesualdo não, irás ver se algum jogador da equipe campeã de juniores do Porto irá ter lugar na equipe principal...eu penso que não

Vigilante

Citação de: foNNtes em 15 de Junho de 2007, 09:52
e porque treinou aqueles putos nas camadas, sabe as qualidades que eles têm, se colocarem agora o Mr.Bruno Lage como técnico principal ele também é capaz de subir jovens, pois trabalhou com eles e tem confiança neles, para um treinador que está de fora compreendo que seja mais complicado, tem medo de falhar...a única maneira de não falhar é acompanhar de muito perto os miúdos, e isso P. Bento faz, mas Fernando Santos ou Jesualdo não, irás ver se algum jogador da equipe campeã de juniores do Porto irá ter lugar na equipe principal...eu penso que não

Nisso estamos de acordo, mas como sabes os interesses dos empresarios em levarem os seus 10%.....
e depois andamos a contratar pessoal na argentina ;)
O paulo bento é obrigado porque o sporting não tem $$$, o que digo é assim o presidente deve insurgir-se e acima de tudo continuo a manter a ideia que é necessário rever a saúde dos atletas (temos imensos problemas de pubalgias) e como disse entre outras coisas profissionalizar os treinadores desde os escolas até aos juniores