Juniores: Sporting 1-0 Benfica (Crónica, fotos e entrevista)

andre_04_SLB

Sporting 1 – Benfica 0

Sporting com sorte consegue a vitória

Campo nº1 Academia Puma (Alcochete)
Árbitro: Marco Pina (Lisboa)
Árbitros Assistentes: Paulo Moreira e Peixoto Rodrigues

SPORTING
Rui Patrício, João Gonçalves (72'), Daniel Carriço, Tiago Pedrosa, Tiago Pinto, João Martins, Marco Matias (75'), André Pires, Ricardo Nogueira, Adrien Silva e Alison Almeida (82').
Banco: Vasco Campos (72'), Sebastião Nogueira (75') e Yannick Pupo (82').
Treinador: José Lima

BENFICA
Daniel Casaleiro, André Magalhães, Nuno Ferreira, Miguel Victor, Romeu Ribeiro, Sami, Miguel Rosa (66'), Yu Dabao, André Carvalhas (85') e João Alberto (45').
Banco: Patafta (45'), Jeremic (66') e Carlitos (85').
Treinador: Bruno Lage 

Ao intervalo: 1-0
Golos: João Martins (37')
Acção disciplinar: Cartões amarelos para Nuno Ferreira (44'), Romeu Ribeiro (50') e Miguel Victor (86')
   
«Águias» e «leões» disputaram a primeira jornada da fase final do Nacional de Juniores. Ambas as equipas entraram de forma cautelosa no encontro, tendo o Benfica a primeira ocasião de golo da partida.

Na sequência de um falhanço da defesa «leonina», Sami, em excelente posição, não rematou à baliza, preferindo fazer a assistência para Dabao, que muito apertado, acabou por rematar ao lado.
O Benfica perdeu uma excelente oportunidade para se adiantar no marcador e os jogadores do Sporting lançaram-se mais afincadamente no ataque, depois de um excelente início de jogo do Benfica. Na sequência de excelente cruzamento de Tiago Pinto, Nogueira em excelente posição cabeceou ao lado.



O Sporting continuou mais perigoso e aos 36', Adrien falhou um remate à entrada da área, sobrando a bola para Marco Matias que isolado permitiu uma espectacular defesa a Daniel Casaleiro. Adivinhava-se o golo «leonino» que acabaria por acontecer no minuto seguinte.

Depois de uma falta à entrada da área, João Martins executou o respectivo livre de forma sublime, abrindo o marcador em Alcochete. Antes do intervalo, Miguel Rosa descobriu Ruben Lima que reclamou ter sido derrubado por um jogador do Sporting dentro da área. Ficou a dúvida.

Benfica com tudo para empatar

O Benfica entrou muito forte no segundo tempo e podia ter chegado de imediato ao golo da igualdade. Miguel Rosa isolou Sami que adiantou demasiado a bola perante a saída do guarda-redes do Sporting.

O Sporting beneficiou também de uma excelente ocasião para alargar a vantagem quando Marco Matias, no coração da área benfiquista, atirou ao lado. O Benfica "foi para cima" dos «leões» e beneficiou de excelentes ocasiões para chegar ao empate.

Aos 69', Sami de cabeça não respondeu da melhor forma a um livre exemplarmente apontado por Ruben Lima. Já a dez minutos do final do encontro, Jeremic isolou Nuno Ferreira que, com tudo para fazer o empate, não conseguiu desfeitear Rui Patrício.

O Sporting tentava responder de contra-ataque e foi numa dessas situações que Yannick Pupo, isolado, permitiu uma grande defesa a Casaleiro, perdendo o jogador «leonino» a última oportunidade de perigo do jogo.

O Sporting festejou a vitória, conseguindo os três pontos na primeira jornada. O Benfica fez uma segunda parte de grande qualidade, onde apenas pecou por pouco acerto na finalização.
Arbitragem com algumas falhas, principalmente a nível disciplinar, perdoando vários amarelos a jogadores do Sporting e não assinalando uma grande penalidade sobre Ruben Lima.

Apreciação individual:

Daniel Casaleiro fez uma excelente exibição, negando por duas vezes o golo a jogadores do Sporting que se encontravam isolados. Escorregou no momento do golo e não conseguiu suster o remate de João Martins, sendo, no entanto, bastante complicado chegar à bola. Grande exibição!

André Magalhães fez também um bom jogo, muito bom ao nível defensivo. O mesmo para Ruben Lima. Nuno Ferreira e Miguel Víctor estiveram impecáveis a nível defensivo, anulando por completo os jogadores de ataque do Sporting.

Romeu Ribeiro foi o melhor em campo. Grande exibição do médio do Benfica. A nível defensivo esteve fantástico, sendo muito importante na atitude que demonstrou ao conseguir realizar rapidamente as transições. João Alberto esteve mal, não conseguindo destruir, nem construir. Miguel Rosa fez um bom jogo, sobretudo a nível ofensivo onde fez passes preciosos. André Carvalhas fez também uma boa exibição, ajudando a equipa a ter a bola no meio-campo do Sporting.

Dabao e Sami estiveram perdulários na finalização. Kaz Patafta entrou muito bem, fazendo uma excelente segunda parte. Jeremic e Carlitos lutaram, mas hoje o Benfica não conseguiu vencer o Sporting.

De realçar a grande atitude dos jogadores encarnados que lutaram até ao fim por um resultado positivo. Os adeptos podem ter esperança nesta equipa e têm de comparecer em grande número, já no Sábado, frente ao Porto.

Flash-Interview com o técnico Bruno Lage:

"Acaba por ser um resultado injusto. Por tudo o que fizemos ao longo do jogo, penso que o mais justo seria um empate. Fizemos o que prometemos, jogar ao ataque, jogar para ganhar, pressionámos alto, não deixámos o Sporting organizar o seu jogo como gosta de fazer e aproveitámos várias vezes os momentos de transição, ao ter colocado vários jogadores isolados... Não conseguimos concretizar e o Sporting acaba por ter a felicidade num lance de bola parada e o resultado final é, na minha opinião, algo injusto."

A equipa mostrou uma grande atitude na segunda parte. Isso acaba por dar esperanças para o futuro...

"Exactamente. Nós iniciámos muito bem o jogo, os primeiros vinte minutos são nossos. Houve ali um desacerto na saída de pressão, estávamos a deixar a equipa do Sporting circular a bola. Acertámos ao intervalo, entrámos dispostos a ir à procura do golo porque não era o resultado que nós queríamos e daquilo que fizemos, poderíamos ter chegado ao empate e à vitória. Como treinador estou satisfeito pelo que os jogadores fizeram, não satisfeito com o resultado, mas satisfeito e orgulhoso pelo que os jogadores fizeram. Assim como qualquer sócio e adepto do Benfica também tem de estar, porque entrámos em campo com 8 juniores de primeiro ano, não é desculpa e não queremos apontar isso como desculpa, mas temos consciência tranquila do resultado que temos vindo a realizar e que o futuro está, com certeza, assegurado!"


Reportagem de André Sabino.


Rui Costa

O livre do João Martins não foi desviado por um defesa?

Falta-nos aquela coisinha...

andre_04_SLB

Citação de: Rui Costa em 01 de Maio de 2007, 20:49
O livre do João Martins não foi desviado por um defesa?

Falta-nos aquela coisinha...

Não reparei, penso que não.

marcio80

tb me pareceu á primeira vista mas depois voltei a ver e não toca em ninguem.

Rui Costa

Citação de: andre_DV04_SLB em 01 de Maio de 2007, 20:50
Citação de: Rui Costa em 01 de Maio de 2007, 20:49
O livre do João Martins não foi desviado por um defesa?

Falta-nos aquela coisinha...

Não reparei, penso que não.

No vídeo (no tópico dos juniores) dá-me a clara sensação que foi. Por duas razões: a bola aumenta a sua trajectória quando passa pela cabeça do jogador na extrema esquerda da barreira... e o som que faz nesse preciso momento, o mesmo que quando o João Martins remata.

pedroslb78

Pena que o resultado nos tenha sido desfavorável !!!

O  carácter e a atitude desta equipa merecia melhor sorte!!

Força Rapazes!!!

fuinha

Mais uma boa cronica!!!!
Pena o resultado............Mas vamos dar a volta certamente!!

MANOCAS37

sabado temos de novo um jogo bastante complicado, mas nós acreditamos nos nossos jovens

grande trabalho andré , Parabens


PS: o Sebastião Nogueira jogou alguma coisa, e que ele foi da minha turma até ao setimo ano

andre_04_SLB

Citação de: MANOCAS37 em 01 de Maio de 2007, 20:58
sabado temos de novo um jogo bastante complicado, mas nós acreditamos nos nossos jovens

grande trabalho andré , Parabens


PS: o Sebastião Nogueira jogou alguma coisa, e que ele foi da minha turma até ao setimo ano

Obrigado. O Sebastião Nogueira falhou uma excelente oportunidade de golo mas esteve mais dinâmico do que no jogo do Seixal. Parece-me um jogador sem grande futuro, ao nível dos Seniores do Sporting, mas pode ser interessante para outras andanças.

Cumprimentos

EagleHeart25

Parabéns, André. Excelente crónica.
Sabes por que razão saiu o André Carvalhas?? Fiquei curioso...esteve a fazer um bom jogo, criou desequilibrios importantes no meio-campo e depois saíu... não percebi se estava com algum problema ou se foi mera opção táctica...

Um abraço

andre_04_SLB

Citação de: EagleHeart25 em 01 de Maio de 2007, 21:23
Parabéns, André. Excelente crónica.
Sabes por que razão saiu o André Carvalhas?? Fiquei curioso...esteve a fazer um bom jogo, criou desequilibrios importantes no meio-campo e depois saíu... não percebi se estava com algum problema ou se foi mera opção táctica...

Um abraço

Obrigado. Penso que a razão da sua saída teve a ver, essencialmente, com o grande desgaste que tem tido ao longo da época. O Carvalhas fez um bom jogo, soube ter a bola no pé, criou desiquilibrios, mas era necessário um jogador que oferecesse outra velocidade ao jogo, entrando o Carlitos que estava fresco. Saiu a 5 minutos do fim...

Cumprimentos

EagleHeart25

Obrigado pelo esclarecimento. Fiquei bem mais descansado. Estava com medo que estivesse com algum problema físico.

foNNtes

boa crónica, apesar de já ter lido melhores, mas compreende-se, tavas desanimado dps deste resultado...

de facto foi pena, mas ainda iremos conseguir!

é incrível uma equipe q joga com 8 júniores de 1º ano debater-se de igual forma contra uma q joga com apenas 1, creio eu!


kingperera

Citação de: foNNtes em 01 de Maio de 2007, 21:45
boa crónica, apesar de já ter lido melhores, mas compreende-se, tavas desanimado dps deste resultado...

de facto foi pena, mas ainda iremos conseguir!

é incrível uma equipe q joga com 8 júniores de 1º ano debater-se de igual forma contra uma q joga com apenas 1, creio eu!



André o que achaste do João Gonçalves,o defesa direito, e do Alisson?

Será que o Tiago Pinto tem potencial para vir a ocupar uma posição que a selecção nacional precisa?

Um abraço!Boa crónica!