Que se passa com a equipa Junior?

danhel

Não creio que este tema mereça ser tópico, quando muito, uma pergunta. Como não encontrei o tópico mais apropriado para a colocar abri este mas consciente que poderá ser redireccionado para outro. A pergunta então é a seguinte: O que se passa com a equipa de juniores? Estamos quase a dobrar metade do campeonato e já esbanjou o avanço amealhado no primeiro terço. Amigo André, consegue explicar este descalabro? Se disséssemos que perdeu pontos com o os sapos, ou com o Estrela, que normalmente até tem uma equipa certinha, agora Marítimo, Oeiras, Estoril? O que é que se passa com os rapazes? Não pode ser só azar, ou culpas da arbitragem. Tem que haver outra explicação. Deficiente preparação física? Deficiente modelo tático? João Alves será o técnico mais indicado? É que ao nível de equipas seniores pouco provou. Ser Benfiquista por si só não permite ganhar campeonatos. É preciso mais. Atenção que estou só a dar palpites. O que me parece preocupante é que a perdermos gaz desta maneira não vamos à fase final. Gostava de o ouvir sobre a matéria amigo André.
Um abraço

Borges Coutinho

Parece-me que deve ser mais o habitual bipolarismo benfiquista: benfiquista que se preze critica a equipa mesmo quando ela só averba vitórias, para que quando a equipa sofra um deslize puder criticar mais acintosamente entre brados de fim do mundo.
Afinal de contas, caro danhel, o que é mais habitual no futebol: ganhar campeonatos sem perder quaisquer pontos, ou ganhá-los tendo perdido e empatado alguns jogos?

Freire

Perder campeonatos é que passou a ser um hábito. Exceptuando o futsal.

andre_04_SLB

Boa Noite.

Tenho tentado não fazer muitos comentários relativamente a este assunto pois entendo que ainda é cedo para se chamar "crise" como já foi apelidado. Estamos a falar de jovens, com uma vida muito para lá do futebol e que por vezes merecem mais tempo, mais espaço para errarem, pois a formação é essencialmente isso.

Quem acompanha as minhas opiniões, e também as crónicas, sabe que eu tenho dito, em todas as partidas, apesar dos fabulosos resultados, que ao nível exibicional a equipa ainda não tinha atingido o ponto esperado. Como costumo dizer, prefiro ver a equipa a ganhar por menos, a saber sofrer, pois às vezes também é necessário, mas a mostrar um conjunto de processos, não só ao nível técnico-táctico, que deixem os adeptos totalmente rendido. O que acontece, é que apesar da série de 10 vitórias, talvez exceptuando o jogo com o Sporting, que me pareceu na globalidade o jogo mais "perfeito", em igualdade com o jogo no Monte da Galega, os outros jogos viu-se um Benfica claramente mais forte, a ser levado por um meio-campo de imensa qualidade com os jogadores ofensivos a decidirem as partidas. A defesa pouco ou nada tinha a dizer, pois lances ofensivos dos adversários nem vê-los.

Só depois desta temporada poderei estar pronto para dar uma opinião com mais conhecimento de causa em relação a isto que vou dizer a seguir. Será melhor para uma equipa, construir um conjunto muito forte, em que o colectivo impere, e que vá dando para as excelentes exibições colectivas, em todos os processos de jogo; Ou é preferível uma equipa que se destaque pelas suas individualidades, pelo mercado exterior (futebol senior) que possa criar, pela evolução maior que certas peças poderão ter, e que a nível colectivo não existam tantas capacidades, mas que as individualidades possam resolver uma partida? No panorama do futebol profissional, claramente a primeira opção. No futebol de formação, a segunda poderá, ou não, sinceramente não posso dizê-lo já, ser preferível.

Não quero fazer paralelismos com o ano anterior pois desde que soube que a liderança técnica iria mudar, prometi, a mim mesmo, e tenho cumprido, que o passado era o passado, e o futuro era já no dia de amanhã. Até por questões de plantel, pois o deste ano é francamente mais forte e com melhores opções do que na temporada passada.

Depois da vitória com o Sporting, a equipa atingiu o topo. Até pelas emoções que aquele jogo sempre oferece, criou-se o sentimento de que tinha sido um jogo "perfeito". Foi. A equipa brindou o Sporting com 4 golos, foi mais inteligente, mais madura, mais capaz. Jogo seguinte: Estoril. Dia anterior, Ruben Lima, David Simão e André Carvalhas vão aos Seniores jogar na Madeira. Os dois últimos, acabariam por fazer os 90 minutos no dia seguinte. São duas peças fundamentais, é certo, o dono da baliza também mudou (Rogério António) mas não creio que aqui a equipa tenha estado no seu melhor. Foi talvez o pior jogo da época. Empatámos 1-1, com um golo de penalty já a terminar o encontro, onde a experiência e segurança de André Carvalhas evitaram a derrota. Neste jogo a equipa ressentiu-se. O empate seria normal, pois o campo é muito complicado e perfeitamente normal o Benfica lá perder pontos.

Não esperava que no jogo seguinte a toada tivesse sido a mesma. O Oeiras deu tacticamente um recital de futebol. Alternou constantemente um 5-3-2 com um 3-5-2, outras vezes 4-4-2. Foi simplesmente brutal o que assisti naquele encontro. Os jogadores do Benfica deram o seu melhor mas naquele momento, até depois do golo no 1º minuto, o Oeiras veio para cima e mostrou que nem sempre o símbolo ao lado esquerdo do peito ganha os jogos. A equipa do Benfica lutou até ao fim mas já era tarde de mais. Seguiu-se uma goleada pouco convincente ao Louletano, por 4-1, e esta derrota na Madeira. Segundo o que soube, eles fazem o golo da vitória já nos minutos de desconto, quando o Benfica fez um bom jogo, a pressionar alto e no terreno do adversário - onde o Sporting também empatou.

Para ser sincero, fazendo as contas, 4 jogos, 2 derrotas, 1 empate e 1 vitória. Não são bons números mas é preferível acontecerem agora, do que em outras partidas. Acho que é necessário o Mister João Alves manter a estrutura tanto neste jogo com o Odivelas, como na partida frente ao Barreirense. Ambos não estão no topo da tabela, mas gostaria de ver a estrutura base da equipa, com poucas mexidas de um para outro encontro. É necessário criar rotinas, elas têm de aparecer, assim como as excelentes exibições, o quanto antes.

Os jogadores não se devem sentir pressionados. Têm de continuar a evoluir da forma como o têm feito até aqui, sem pressas, sem receios. Se o plantel vai ser reforçado, melhor, melhor para o Benfica. É claro que terão de existir reformulações, e eu defendo que poderá reduzir-se o número de atletas de 2º ano, pois a base da geração de 1989 está feita (André Carvalhas, André Magalhães, Ruben Lima, Miguel Rosa, Daniel Casaleiro, Rui Santos, Airton Oliveira e Orphée Demel). Com um ou outro jogador de 2º ano, possivelmente Abdulaye e Wagner o número ficará certíssimo. Depois é apostar na geração de 1990, com jogadores talentosos, como temos - e muitos - e criar essa base que terá de começar aqui nesta segunda fase. Acredito que este primeiro terço do campeonato surgiu para experiências, para se ultimarem opções e agora atacar em força. Apenas está a faltar, na minha opinião, mais oportunidades para atletas talentos e com qualidade para acrescentar valia a qualquer plantel do Benfica. Falo de Pedro Eugénio, Rui Ferreira e Carlos Correia.

O balanço até aqui tem sido positivo, apesar das exibições não terem correspondido, na maioria das vezes, aos resultados. Ninguém pode apontar falta de empenho a estes jogadores, pois mais do que eles ninguém quer ganhar e brilhar sempre que entram em campo.

Temos de lhes dar estabilidade, por vezes encarar jogos de jovens com outra mentalidade. Eles farão por corresponder às expectativas!

mellamotom

Borges Coutinho

Caro Freire,
Leia o texto do André para mais esclarecimentos.
Se houvesse por aí mais benfiquistas como ele e menos catastrofistas de trazer por casa, como V., nunca teríamos tido um Vale como presidente...

Saudações benfiquistas.

Griever

É isso, a culpa é dos adeptos.  ::)

(mas será que somos o zbording agora)

coelhodc

Acho que se está a fazer uma tempestade num copo de água. É normal uma equipa não ganhar os jogos todos e é normal passar por uma fase menos boa. Se assim fosse, teríamos que fazer sempre uma reflexão por cada jogo que alguma das equipas do Benfica perdesse. Só acho que deveríamos ter calma, porque se fazemos pressão numa equipa que lidera e de longe é a melhor, então o que se diz por aí em tópicos, de que o problema do Benfica são os adeptos, é mesmo verdade.

Formaratletas

Os adeptos encarnados devem sempre desejar as vitorias do  :slb2:
É natural, é a filosofia do clube.

No entanto se em outros tantos pontos falamos em formação, que é preciso formar, que é preciso apostar nisto e naquilo, etc,etc,etc.. também é preciso avaliar a prestação da equipa no âmbito de uma equipa de um escalão de formação e não como se estivessemos a avaliar o campeonato do futebol professional.

Eu defendo que hoje em dia nos juniores já se exigem resultados.
É um escalão que dá visibilidade á àrea de formação dos clubes, é um escalão cada vez mais mediatizado e é um escalão no qual os adeptos se não ganham passam a criticar tudo o que é feito no clube.

Contudo é um escalão com um molde competitivo diferente do futebol professional.
Primeiros temos uma fase regular onde até se podem ganhar os 30, 30 e tal jogos mas de que nada serve se na fase final a equipa não estiver ao mesmo nível.

Como tal é preciso experimentar, testar, rodar, arriscar, conhecer, aprofundar até atingir aquilo que a equipa técnica certamente pretende: um modelo de jogo bem implementado, jogadores a actuar á imagem daquilo que é trabalhado nos treinos, conhecimento profundo dos jogadores e as opções que eles garantem á equipa técnica, etc.
Tal não será possível se a equipa actuar sempre da mesma forma e sempre com os mesmos jogadores.
Como tal não sou contra algumas alterações e experiências que têm sido feitas. Tal situação deve-se verificar agora para la para Maia estarmos na melhor forma possível.

Por outro lado estamos a falar de adolescentes.
Miúdos que oscilam bastante de rendimento, que denotam uma maior variaçao em questões de motivação, etc.
Como tal até por aí também se compreende as oscilações pelas quais a equipa tem passado nos tempos mais recentes.
Talvez até o facto do campeonato estar a ser demasiadamente acessível para o Benfica tenha levado os atletas a "relaxar" em demasia" e a equipa técnica a experimentar mais.

Não há crise. Isso é patético de se dizer.
Há sim 2,3 resultados menos positivos (como por exemplo o rival da 2a circular já os teve), como as equipas do Norte os têm tido.
Não sejam demasiadamente exigentes. Somos bons mas nao somos invenciveis.
Quanto a mim o mal da nação Benfiquista é que na hora da vitória colocam logo as equipas nos píncaros e ao primeiro, segundo resultado negativo..chovem críticas muitas vezes infundadas.

Relembro que na época passada a equipa estava numa posição mais complicada e na fase final tivemos uma boa prestação, sobretudo se tivermos em conta que jogamos com uma equipa praticamente de sub18.

Vou continuar a acompanhar, a apoiar e a acreditar.
O talento está lá. Quem conhece os jogadores sabe disso. Estão a chegar mais reforços de qualidade. O trabalho está a ser desenvolvido com tranquilidade, por um treinador de renome e com adjuntos já com background nos juniores.
Estou tranquilo.

Força Juniores!

danhel

Citação de: andre_DV04_SLB em 10 de Dezembro de 2007, 20:39
Boa Noite.

Tenho tentado não fazer muitos comentários relativamente a este assunto pois entendo que ainda é cedo para se chamar "crise" como já foi apelidado. Estamos a falar de jovens, com uma vida muito para lá do futebol e que por vezes merecem mais tempo, mais espaço para errarem, pois a formação é essencialmente isso.

Quem acompanha as minhas opiniões, e também as crónicas, sabe que eu tenho dito, em todas as partidas, apesar dos fabulosos resultados, que ao nível exibicional a equipa ainda não tinha atingido o ponto esperado. Como costumo dizer, prefiro ver a equipa a ganhar por menos, a saber sofrer, pois às vezes também é necessário, mas a mostrar um conjunto de processos, não só ao nível técnico-táctico, que deixem os adeptos totalmente rendido. O que acontece, é que apesar da série de 10 vitórias, talvez exceptuando o jogo com o Sporting, que me pareceu na globalidade o jogo mais "perfeito", em igualdade com o jogo no Monte da Galega, os outros jogos viu-se um Benfica claramente mais forte, a ser levado por um meio-campo de imensa qualidade com os jogadores ofensivos a decidirem as partidas. A defesa pouco ou nada tinha a dizer, pois lances ofensivos dos adversários nem vê-los.

Só depois desta temporada poderei estar pronto para dar uma opinião com mais conhecimento de causa em relação a isto que vou dizer a seguir. Será melhor para uma equipa, construir um conjunto muito forte, em que o colectivo impere, e que vá dando para as excelentes exibições colectivas, em todos os processos de jogo; Ou é preferível uma equipa que se destaque pelas suas individualidades, pelo mercado exterior (futebol senior) que possa criar, pela evolução maior que certas peças poderão ter, e que a nível colectivo não existam tantas capacidades, mas que as individualidades possam resolver uma partida? No panorama do futebol profissional, claramente a primeira opção. No futebol de formação, a segunda poderá, ou não, sinceramente não posso dizê-lo já, ser preferível.

Não quero fazer paralelismos com o ano anterior pois desde que soube que a liderança técnica iria mudar, prometi, a mim mesmo, e tenho cumprido, que o passado era o passado, e o futuro era já no dia de amanhã. Até por questões de plantel, pois o deste ano é francamente mais forte e com melhores opções do que na temporada passada.

Depois da vitória com o Sporting, a equipa atingiu o topo. Até pelas emoções que aquele jogo sempre oferece, criou-se o sentimento de que tinha sido um jogo "perfeito". Foi. A equipa brindou o Sporting com 4 golos, foi mais inteligente, mais madura, mais capaz. Jogo seguinte: Estoril. Dia anterior, Ruben Lima, David Simão e André Carvalhas vão aos Seniores jogar na Madeira. Os dois últimos, acabariam por fazer os 90 minutos no dia seguinte. São duas peças fundamentais, é certo, o dono da baliza também mudou (Rogério António) mas não creio que aqui a equipa tenha estado no seu melhor. Foi talvez o pior jogo da época. Empatámos 1-1, com um golo de penalty já a terminar o encontro, onde a experiência e segurança de André Carvalhas evitaram a derrota. Neste jogo a equipa ressentiu-se. O empate seria normal, pois o campo é muito complicado e perfeitamente normal o Benfica lá perder pontos.

Não esperava que no jogo seguinte a toada tivesse sido a mesma. O Oeiras deu tacticamente um recital de futebol. Alternou constantemente um 5-3-2 com um 3-5-2, outras vezes 4-4-2. Foi simplesmente brutal o que assisti naquele encontro. Os jogadores do Benfica deram o seu melhor mas naquele momento, até depois do golo no 1º minuto, o Oeiras veio para cima e mostrou que nem sempre o símbolo ao lado esquerdo do peito ganha os jogos. A equipa do Benfica lutou até ao fim mas já era tarde de mais. Seguiu-se uma goleada pouco convincente ao Louletano, por 4-1, e esta derrota na Madeira. Segundo o que soube, eles fazem o golo da vitória já nos minutos de desconto, quando o Benfica fez um bom jogo, a pressionar alto e no terreno do adversário - onde o Sporting também empatou.

Para ser sincero, fazendo as contas, 4 jogos, 2 derrotas, 1 empate e 1 vitória. Não são bons números mas é preferível acontecerem agora, do que em outras partidas. Acho que é necessário o Mister João Alves manter a estrutura tanto neste jogo com o Odivelas, como na partida frente ao Barreirense. Ambos não estão no topo da tabela, mas gostaria de ver a estrutura base da equipa, com poucas mexidas de um para outro encontro. É necessário criar rotinas, elas têm de aparecer, assim como as excelentes exibições, o quanto antes.

Os jogadores não se devem sentir pressionados. Têm de continuar a evoluir da forma como o têm feito até aqui, sem pressas, sem receios. Se o plantel vai ser reforçado, melhor, melhor para o Benfica. É claro que terão de existir reformulações, e eu defendo que poderá reduzir-se o número de atletas de 2º ano, pois a base da geração de 1989 está feita (André Carvalhas, André Magalhães, Ruben Lima, Miguel Rosa, Daniel Casaleiro, Rui Santos, Airton Oliveira e Orphée Demel). Com um ou outro jogador de 2º ano, possivelmente Abdulaye e Wagner o número ficará certíssimo. Depois é apostar na geração de 1990, com jogadores talentosos, como temos - e muitos - e criar essa base que terá de começar aqui nesta segunda fase. Acredito que este primeiro terço do campeonato surgiu para experiências, para se ultimarem opções e agora atacar em força. Apenas está a faltar, na minha opinião, mais oportunidades para atletas talentos e com qualidade para acrescentar valia a qualquer plantel do Benfica. Falo de Pedro Eugénio, Rui Ferreira e Carlos Correia.

O balanço até aqui tem sido positivo, apesar das exibições não terem correspondido, na maioria das vezes, aos resultados. Ninguém pode apontar falta de empenho a estes jogadores, pois mais do que eles ninguém quer ganhar e brilhar sempre que entram em campo.

Temos de lhes dar estabilidade, por vezes encarar jogos de jovens com outra mentalidade. Eles farão por corresponder às expectativas!

Amigo André
Agradeço a sua análise, profunda, sustentada e, parece-me, já mentalmente estruturada, mesmo antes de lha ter solicitado. Entre o que o meu amigo diz e o que deixa por dizer é possível ler-se uma mensagem de esperança nesta equipa, quer para o resto da época, quer para o futuro mais longínquo. Isso é importante porque, atendendo à magnifica sinopse que fez desta quase primeira metade da 1ª fase, nos permite tomar consciência das vicissitudes por que a equipa passou e continuará a passar e, simultaneamente, vislumbrar a janela de confiança que poderá permitir retomar o rumo inicial. Tal como o meu amigo, também eu espero (todos nós esperamos suponho) que os próximos jogos indiciem já a retoma competitiva que todos desejamos.
Parabéns pela análise
Um abraço

danhel

Citação de: Borges Coutinho em 10 de Dezembro de 2007, 20:19
Parece-me que deve ser mais o habitual bipolarismo benfiquista: benfiquista que se preze critica a equipa mesmo quando ela só averba vitórias, para que quando a equipa sofra um deslize puder criticar mais acintosamente entre brados de fim do mundo.
Afinal de contas, caro danhel, o que é mais habitual no futebol: ganhar campeonatos sem perder quaisquer pontos, ou ganhá-los tendo perdido e empatado alguns jogos?

Amigo Borges Coutinho, há quem consiga escrever livros de centenas de páginas sem nada dizer de substancial e interessante. Não sei se é esse o objectivo do meu amigo, mas olhe que está no bom caminho: 65 palavras que, arduamente espremidas, nem um pingo sumo deitam. Vazias, vazias, vazias... Não percebeu a questão que coloquei?
Um abraço

Borges Coutinho

Caro Denhel, o problema foi ter percebido as suas palavras demasiado bem...

Aquele abraço.

PS: espero não o ter extenuado com o volume de caracteres desta vez.

soudelta

fases menos boas todas as equipas atravessam
temos dois jogos em casa pra ganhar e sair dakilo k alguns chamam crise
tomara eu k em todos os escaloes e modalidades em k o SLB  compete houvesse esta crise
era sinal k tavamos em primeiro em td :slb2:

Vigilante

Até a bem pouco tempo eram os maiores, e agora?Vamos mas é apoiar, posso não gostar do joão alves devido ao seu passado e às coisas que referiu contra o slb, mas isso não significa que não esteja a fazer um bom trabalho e que os jovens não tenham perdido o valor da noite para o dia.

Por isso Vamos apoiar e END OF QUESTION. :bandeiraslb2:

A MELHOR MANEIRA É TODOS JUNTOS NO PROX. JOGO GRITARMOS SLB PARA ELES SENTIREM O APOIO.

EagleHeart25

Este plantel é fortíssimo, tem inúmeros jogadores de qualidade indiscutível, com atributos mais do que suficientes para nos dar muitas alegrias. Tenho pena que a equipa ainda não tenha encontrado a estabilidade e que esteja descaracterizada com a vinda de "reforços" que não têm vindo a acrescentar nada de novo. Tenho ainda pena que não seja notória a evolução/ crescimento dos jogadores, nem em termos colectivos nem individuais, mas para isso ainda há tempo.
Espero que este tropeço tenha servido para fortalecer os laços entre os atletas,pois parece-me que esta é a grande limitação desta equipa: a ausência de espírito de grupo. Não creio que se trate de uma "crise", já que estes jogadores têm condições para dar a volta por cima. São a única equipa de juniores dos últimos anos que tem reunidas todas as condições para nos oferecer a taça do campeonato nacional e espero que esta fantástica "colheita" de 89/90 nos dê esta alegria.
Em relação ao João Alves, nunca escondi que não gosto da sua forma de trabalhar (considero-a totalmente desajustada daquilo que deve ser o futebol moderno) nem da sua postura junto dos jogadores e não consigo compreender muitas das suas opções. No entanto, considero que a sua presença nos juniores traz alguma visibilidade ao trabalho desenvolvido nas nossas camadas jovens e isto é algo que nos tem faltado.   
O que é importante é não nos esquecermos que esta equipa já nos deu muitas alegrias e que temos que continuar a apoia-la, sobretudo nos momentos mais negativos.

Já agora, esta afirmação do Formarateltas suscitou-me uma dúvida

Citação de: Formaratletas em 11 de Dezembro de 2007, 00:15
(...)
Relembro que na época passada a equipa estava numa posição mais complicada e na fase final tivemos uma boa prestação, sobretudo se tivermos em conta que jogamos com uma equipa praticamente de sub18.
(...)

André, se me puderes ajudar: no ano passado por esta altura, qual era a nossa pontuação? E qual a nossa posição na tabela classificativa?

Obrigado,
RMF