Que se passa com a equipa Junior?

Formaratletas

Alguns reparos:

1- É obvio que no ano passado o plantel lutava contra adversidades que este ano não existem (a já mais que falada questão dos sub18). De qualquer forma, o planeamento de uma equipa de juniores para os actuais moldes de competição deve passar por um desenvolvimento em crescendo. Experimentar, testar..inventar até, tudo agora para na fase final existir um conhecimento mt profundo da equipa e das diversas opções que existem e são viáveis.

2- Gostar ou não gostar do trabalho do Mister João Alves é sempre discutível. Estou certo que cada adepto terá a sua opinião e não é isso que está em causa.
O que me desagrada é que existe um consenso quanto à valia desta equipa, fomos brindados com 10 vitórias seguidas, uma vitória contra o rival da 2a circular e num momento menos bom, chovem críticas.
Vamos fazer aqui um paralelismo: O FC Porto em séniores arrancou várias vitórias seguidas, de repente cede 2 empates. Deixaram de ser bons por isso? Os adeptos criticaram jogadores e treinadores por isso?
Entendem onde quero chegar?
As equipas passam sempre por fases menos boas, nestas idades as oscilações de rendimento são maiores, como tal CALMA.

3- Quanto á possivel menor qualidade dos juniores do Sporting.
Quanto a mim não passa apenas por uma questão de qualidade, passa também por quem orienta a equipa. Até á partida de Luis Martins o Sporting estava a conseguir desempenhos mt fortes, desempenhos esses que não tiveram o seguimento com o actual treinador leonino.
Um outro aspecto prende-se com uma aposta mais forte em atletas vindos de realidades diferentes. Não é fácil pegar neste tipo de atletas e integra-los. Leva tempo. Como tal, a perda de pontos também deriva deste tempo que é preciso conseguir um grupo coeso e identificado com o tipo de futebol que se pretende.
O que se passa no Sporting passa-se no Benfica. Os atletas contratados só irão render quando devidamente integrados. Se a cobrança for imediata e pouco racional dificilmente estes atletas irão acrescentar alguma coisa. Não vamos criar pressão excessiva. A exigência deve ser feita na fase final, onde a competição é realmente a doer.

4- Por ultimo. Alguem referiu que a vinda de jogadores estrangeiros deve servir como tónico e como incremente de competitividade aos atletas nacionais. Não poderia estar mais de acordo.
A partir dos 15,16 anos é muito difícil conseguir no mercado interno reforços capazes de fazer a diferença nos diferentes escalões de formação. Como tal, o mercado exterior serve exactamente para colmatar lacunas e incrementar qualidade..para a competitividade ser maior obrigando dessa forma os jogadores a jogar sempre nos limites.
Um atleta que se desmotive com este tipo de competitividade é um atleta com falta de "força" para aguentar aquilo que será a verdadeira competição: a transição para o futebol profissional e a busca por uma oportunidade.
Se baixa os braços pq é contratado um atleta oriundo do estrangeiro, mt sinceramente não é atleta para um clube grande.

Conclusão: Compreendo a frustração pelos resultados menos positivos recentes, compreendo que alguns adeptos gostem ou não gostem dos métodos do actual técnico, mas não vamos é começar a criticar a equipa, os atletas, o clube, só por 2,3 resultados maus.

mellamotom

têm de aprender a perder e a empatar tambem... é claro que reaprender a ganhar é o mais importante  O0

Passaro51

Citação de: coristaslb em 11 de Dezembro de 2007, 17:43

No Futebol actual não basta bons jogadores, bons treinadores, boas tácticas etc etc é preciso Organização e Planeamento.
Um abraço
Ora ai está identificado o actual problema dos Juniores.
[/quote]

Amigo Corista e faltou-me acrescentar LIDERANÇA.

Com a alteração da estrutura nesra época, espartilhando várias areas que deveriam ter um unico comando  " Area de Formação". Lembro que a area de formação ERA composta pelas equipas, pelo dep. clinico, dep. psicologia, prospecção, optimização. Agora o que se ve todas estas areas espartilhadas sem uma linha de orientação comum e unica e sem liderança. Já vieram mais jogadores juniores e juvenis fazer provas ao Seixal desde junho ate agora que durante duas epocas anteriores. Calculam o mal que isso faz em toda a gente? Não seria melhor ver esses jogadores onde eles efectivamente jogam??? Será que vamos aguentar a pressão dos empresários os quais todos acreditam que são capazes de vender um jogador so SLB. Pelas minhas contas ja estiveram no Seixal só para os Juniores 28 jogadores estrangeiros.
A optimização foi incluida nos trabalhos dos seniores e a area de formação o que ficou? O Dep. Clinico  e mais concretamente os seus tecnicos foram na maioria para os seniores o que ficou? o Dep. Psicologia para onde foi tambem?? para os seniores. Afinal a area de formação tinha gente de qualidade. Mas não se esqueçam só foi posssivel dar inicio à diferença pois havia uma estratégia, uma politica, uma liderança.
Um abraço

danhel

Citação de: Passaro51 em 12 de Dezembro de 2007, 23:01

No Futebol actual não basta bons jogadores, bons treinadores, boas tácticas etc etc é preciso Organização e Planeamento.
Um abraço

Com a alteração da estrutura nesra época, espartilhando várias areas que deveriam ter um unico comando  " Area de Formação". Lembro que a area de formação ERA composta pelas equipas, pelo dep. clinico, dep. psicologia, prospecção, optimização. Agora o que se ve todas estas areas espartilhadas sem uma linha de orientação comum e unica e sem liderança. Já vieram mais jogadores juniores e juvenis fazer provas ao Seixal desde junho ate agora que durante duas epocas anteriores. Calculam o mal que isso faz em toda a gente? Não seria melhor ver esses jogadores onde eles efectivamente jogam??? Será que vamos aguentar a pressão dos empresários os quais todos acreditam que são capazes de vender um jogador so SLB. Pelas minhas contas ja estiveram no Seixal só para os Juniores 28 jogadores estrangeiros.
A optimização foi incluida nos trabalhos dos seniores e a area de formação o que ficou? O Dep. Clinico  e mais concretamente os seus tecnicos foram na maioria para os seniores o que ficou? o Dep. Psicologia para onde foi tambem?? para os seniores. Afinal a area de formação tinha gente de qualidade. Mas não se esqueçam só foi posssivel dar inicio à diferença pois havia uma estratégia, uma politica, uma liderança.
Um abraço
[/quote]

Houve qualquer coisa que correu mal. O texto acima do amigo Passaro51  devia estar em citação.  E é em relação a esse texto que faço o seguinte comentário:

Este post do amigo Pássaro 51 vem mexer com tudo o que foi dito até agora. Refere aspectos que passando despercebidos ao comum dos adeptos, vão muito para além da bola que entra ou não entra, ou da exibição menos conseguida, pois são de importância fundamental  em todo o processo de formação. Partindo do princípio de que o amigo Pássaro 51, até pela convicção com que afirma o que afirma, está por dentro dos meandros da formação e todos os factos correspondem à realidade, há factores externos à pura competição que estarão com certeza a influir negativamente no desempenho dos escalões de formação. Assim sendo há que responsabilizar quem toma ou tomou decisões nesse âmbito e que permite que tal caos se mantenha.

EagleHeart25

Os problemas a que o Passaro51 se refere estão todos, sem excepção, relacionados com o afastamento progressivo do Sr. Carraça. Começaram a tirar-lhe pelouros e responsabilidades para os atribuir a outras pessoas e os efeitos são bastante negativos. É notória uma viragem na nossa política de formação.
O Sr. Carraça fez questão de, nos últimos anos, colocar sempre profissionais qualificados e adeptos da filosofia de treino na qual se baseia o futebol moderno à frente das nossas equipas. A política posta em prática nas últimas épocas visava o desenvolvimento dos atletas, a prospecção criteriosa nos mercados interno e externo, a organização de toda a burocracia associada às camadas jovens, etc, etc, etc. Estes aspectos que eram os pilares da "Gestão Carraça" estão, um por um, a ser deitados a baixo e eu acho que os efeitos já se começaram a notar, sobretudo nos juniores (os outros escalões, por enquanto, têm escapado a esta mudança radical).
Esta época estamos a dar muitos passos atrás em termos de formação e, se for uma mudança para continuar, vamos afastar-nos cada vez mais da melhores práticas.
Eu sou da opinião que, sobretudo em futebol de formação, a mudança da lideração/coordenação não deve implicar uma mudança de política, pois esta deve ser uma aposta de longo prazo. Qual a razão de alterar radicalmente a política, quando esta estava a começar a dar frutos??

Ribas1

A que alterações na politica te referes?!

Bekambol

Citação de: EagleHeart25 em 13 de Dezembro de 2007, 09:48
Os problemas a que o Passaro51 se refere estão todos, sem excepção, relacionados com o afastamento progressivo do Sr. Carraça. Começaram a tirar-lhe pelouros e responsabilidades para os atribuir a outras pessoas e os efeitos são bastante negativos. É notória uma viragem na nossa política de formação.
O Sr. Carraça fez questão de, nos últimos anos, colocar sempre profissionais qualificados e adeptos da filosofia de treino na qual se baseia o futebol moderno à frente das nossas equipas. A política posta em prática nas últimas épocas visava o desenvolvimento dos atletas, a prospecção criteriosa nos mercados interno e externo, a organização de toda a burocracia associada às camadas jovens, etc, etc, etc. Estes aspectos que eram os pilares da "Gestão Carraça" estão, um por um, a ser deitados a baixo e eu acho que os efeitos já se começaram a notar, sobretudo nos juniores (os outros escalões, por enquanto, têm escapado a esta mudança radical).
Esta época estamos a dar muitos passos atrás em termos de formação e, se for uma mudança para continuar, vamos afastar-nos cada vez mais da melhores práticas.
Eu sou da opinião que, sobretudo em futebol de formação, a mudança da lideração/coordenação não deve implicar uma mudança de política, pois esta deve ser uma aposta de longo prazo. Qual a razão de alterar radicalmente a política, quando esta estava a começar a dar frutos??

Concordo contigo.

EagleHeart25

Citação de: Ribas1 em 13 de Dezembro de 2007, 11:20
A que alterações na politica te referes?!

Veja o post do user Passaro51, tem lá vários exemplos.

mellamotom

contra o barreirense é amanha as 15h no seixal certo? ver se vou, ja nao vou a um jogo dos putos ha mto tempo

danhel

Um abraço

Um abraço
[/quote]
Porque é que o seu post nunca me sai em  citação? Desculpe, mas desta vez tenho a certeza que fiz tudo bem.
Relendo o seu texto, analisando mais friamente o primeiro parágrafo e lendo aquilo que não quis ler na primeira leitura, fico com a ideia que a nossa formação está  a saque. Se os empresários trazem jogadores a granel para prestar provas é porque alguém dentro do Clube lhes abre as portas, provavelmente tentando ganhar algum também. Esse alguém tem um nome com certeza. Estamos a falar do prospector-mor?

Passaro51

Citação de: danhel em 14 de Dezembro de 2007, 15:19

Um abraço

Um abraço
Porque é que o seu post nunca me sai em  citação? Desculpe, mas desta vez tenho a certeza que fiz tudo bem.
Relendo o seu texto, analisando mais friamente o primeiro parágrafo e lendo aquilo que não quis ler na primeira leitura, fico com a ideia que a nossa formação está  a saque. Se os empresários trazem jogadores a granel para prestar provas é porque alguém dentro do Clube lhes abre as portas, provavelmente tentando ganhar algum também. Esse alguém tem um nome com certeza. Estamos a falar do prospector-mor?
[/quote]

Amigo quando fiz os reparos que vc cita não me veio à cabeça que alguem de dentro do Benfica e muito menos o Propector-mor ( que eu não sei quem é) possa estar a ganhar dinheiro com essa situação. Quero somente pensar que tem a ver com a desogarnização que cada vez esta mais patente no sector. Com a necessidade de mostrar serviço, quando esse mostrar serviço na prática leva à desorganização total e que provoca na estrutura várias inconveniências. Tem idei do que é ter cerca de 15 atletas a experiencia oriundos de varias localidades  mesmo paizes? todos a quererem conquistar um lugar ao sol no Benfica?
Mais coisas estão a acontecer falaremos noutro dia.
Um abraço

danhel

Citação de: Passaro51 em 15 de Dezembro de 2007, 14:35
Citação de: danhel em 14 de Dezembro de 2007, 15:19

Um abraço

Um abraço

Amigo quando fiz os reparos que vc cita não me veio à cabeça que alguem de dentro do Benfica e muito menos o Propector-mor ( que eu não sei quem é) possa estar a ganhar dinheiro com essa situação. Quero somente pensar que tem a ver com a desogarnização que cada vez esta mais patente no sector. Com a necessidade de mostrar serviço, quando esse mostrar serviço na prática leva à desorganização total e que provoca na estrutura várias inconveniências. Tem idei do que é ter cerca de 15 atletas a experiencia oriundos de varias localidades  mesmo paizes? todos a quererem conquistar um lugar ao sol no Benfica?
Mais coisas estão a acontecer falaremos noutro dia.

Um abraço
[/quote]

Realmente deve ser a bagunça total. A questão é que esse tipo de desorganização serve sempre determinados propósitos, normalmente pouco claros (ou melhor, bastante claros pois têm muitos cifrões associados). O meu amigo pode-lhe chamar "necessidade de mostrar serviço" mas mim cheira-me a mais qualquer coisa. Aliás, se do antecente tal não sucedia (com Carraça, suponho)  e passou a suceder, o amigo vai-me desculpar, mas foi porque alguém do interior do Benfica assim o permitiu ao abrir a porta a essas fornadas de atletas a desembarcarem todas as semanas. Só para mostrar serviço? mmmmmmm não me cheira. Sendo ou não, não está a dar bom resultado. A propósito do porspector-mor estou-me a referir ao Rui Águas.

EagleHeart25

Honestamente, não sei se será uma questão monetária. Estou mais com o Passaro51, também acho que é uma vontade imensa de mostrar trabalho e, sobretudo, de fazer com que se pense que "antes" estavam todos a dormir. E digo-lhe mais, remetendo para a questão que o levou a abrir este tópico, esta é uma ideia que tenho não só relativamente à contratação de jogadores jovens, mas também no que se refere à gestão da equipa de juniores. Tenho a nítida sensação que houve uma tentativa de encher a equipa com outros jogadores (muitas vezes de qualidade inferior), de descaracterizar a equipa, para fazer cair por terra o trabalho que já vinha feito de trás.

danhel

Citação de: EagleHeart25 em 17 de Dezembro de 2007, 10:04
Honestamente, não sei se será uma questão monetária. Estou mais com o Passaro51, também acho que é uma vontade imensa de mostrar trabalho e, sobretudo, de fazer com que se pense que "antes" estavam todos a dormir. E digo-lhe mais, remetendo para a questão que o levou a abrir este tópico, esta é uma ideia que tenho não só relativamente à contratação de jogadores jovens, mas também no que se refere à gestão da equipa de juniores. Tenho a nítida sensação que houve uma tentativa de encher a equipa com outros jogadores (muitas vezes de qualidade inferior), de descaracterizar a equipa, para fazer cair por terra o trabalho que já vinha feito de trás.

Certo amigo EagleHeart25, eu não estou a afirmar perentoriamente que existe um interesse monetário expresso. Estou apenas a relembrar que, nesse tipo de ambientes caracterizados pela desorganização e pelo caos, surge normalmente quem queira retirar proveito monetário dos mesmos. Em relação à gestão da equipa junior o amigo é bem capaz de ter razão. O problema é que caindo o trabalho que vem de trás, o novo edifício (partindo do princípio que é de igual qualidade, pelo menos) ou recomeça do 0 e corre os mesmos riscos ou assenta em pés de barro e cai a qualquer momento. Espero que o João Alves tenha consciência disso.
Um abraço.