David Plaza (Ciclismo)

joaonunes

Citação de: xungaria em 22 de Julho de 2013, 00:57
Citação de: NunoDuarte em 21 de Julho de 2013, 22:36

Bom tópico, abrir mais sobre esta modalidade  O0

Um dúvida: lembro-me de ver um cicilista nosso cair 3 vezes e ganhar a etapa, deve ter sido nesse ano e quase de certeza que era espanhol. Terá sido ele? Alguém se lembra deste episódio? Grazie.

Lembro-me ele numa queda ate deu uma cambalhota para la dos raides... cortou a meta ensanguentado mas não te consigo dizer o nome... foi uns 2 anos depois não foi o David Plaza

Foi no ano seguinte (já com equipamento vermelho e preto e sem o patrocínio da Winterthur ... até porque a equipa acabou em 2000). O ciclista que falam foi o Jose Garrido e foi de facto uma vitória espectacular.

Posteriormente chegou a disputar várias Vueltas e Giros como gregário na Quick Step. Depois de iniciar a carreira no Benfica voltou a Portugal para terminar a carreira na Maia.

JP.

Nessa onda, aqui o David Plaza ganhou a Volta graças a um formidável contra-relógio na última etapa que também foi acidentado e em que até teve um problema mecânico na bicicleta. Penso que algo na corrente.

Foi um contra-relógio memorável. Que saudades do Benfica na Volta...

Mestre30

Citação de: JP. em 22 de Julho de 2013, 01:42
Nessa onda, aqui o David Plaza ganhou a Volta graças a um formidável contra-relógio na última etapa que também foi acidentado e em que até teve um problema mecânico na bicicleta. Penso que algo na corrente.

Teve um furo. Que puta de festa fiz eu em casa quando percebi que ele tinha ganho......jasus!!! :dance: :dance: :dance: :dance:

fyure

Uma das primeiras alegrias que senti pelo Benfica foi dada pelo Plaza. Grande festa que se fez no café onde eu estava ! E nesse contra relógio penso que quem o venceu foi outro clicista do Benfica, o bem conhecido Melcior Mauri !

fyure

E diga-se, foi das últimas voltas a Portugal com um percurso decente e um número de etapas decente.

Red_Wings

Citação de: Mestre30 em 22 de Julho de 2013, 01:43
Citação de: JP. em 22 de Julho de 2013, 01:42

Teve um furo. Que puta de festa fiz eu em casa quando percebi que ele tinha ganho......jasus!!! :dance: :dance: :dance: :dance:
Exacto! Tal e qual como eu!! :D

Citação de: fyure em 22 de Julho de 2013, 02:08
E diga-se, foi das últimas voltas a Portugal com um percurso decente e um número de etapas decente.
Recorda-me, quantas etapas foram?
E subiram à Torre pelo lado da Covilhã (passando mesmo à minha porta)? :P É que já não me lembro bem desse pormenor...

Citação de: JM21 em 22 de Julho de 2013, 00:41
Citação de: GZOM3N em 21 de Julho de 2013, 22:54
Podem acrescentar no perfil dele.

Altura - 1,79m
Peso - 65kg

http://www.sports-reference.com/olympics/athletes/pl/david-plaza-1.html
Já acrescentei. Obrigado!  O0
Penso que seria pertinente acrescentar ao seu palmarés a vitória na Volta a Portugal desse ano também por equipas, que ajudou a conquistar. Isso também faz parte do palmarés de um ciclista.  O0

fyure

Penso que sim, que a subida foi pela Covilhã (o lado mais difícil portanto). E as etapas começavam mais ou menos no sítio onde tinham terminado no dia anterior, sendo que o percurso preencheu boa parte do território. Teve 14 etapas se não estou em erro, lembro-me que nesta altura eram duas semanas de prova. Devia ser sempre assim, mas a UCI não deixa. Além disso, hoje a volta a Portugal é deprimente porque não há uma organização base capaz de gerar frutos, estando dependente dos apoios dos municípios que queiram etapas... Por isso é que este ano, mais uma vez, vamos ter uma volta quase toda ela disputada no Norte e com etapas de gaita tirando as duas do costume...

Hoje na volta a Portugal se for preciso faz-se uma etapa de Viseu a Famalicão para no dia seguinte se estar a correr de Chaves a Fafe... Não tem lógica nenhuma. O percurso não tem qualquer tipo de continuidade...

fyure

Gostava de ver uns vídeos da Volta de 99. Por acaso ninguém tem nada disso gravado ?

Red_Wings

Citação de: fyure em 23 de Julho de 2013, 08:10
Penso que sim, que a subida foi pela Covilhã (o lado mais difícil portanto). E as etapas começavam mais ou menos no sítio onde tinham terminado no dia anterior, sendo que o percurso preencheu boa parte do território. Teve 14 etapas se não estou em erro, lembro-me que nesta altura eram duas semanas de prova. Devia ser sempre assim, mas a UCI não deixa. Além disso, hoje a volta a Portugal é deprimente porque não há uma organização base capaz de gerar frutos, estando dependente dos apoios dos municípios que queiram etapas... Por isso é que este ano, mais uma vez, vamos ter uma volta quase toda ela disputada no Norte e com etapas de gaita tirando as duas do costume...

Hoje na volta a Portugal se for preciso faz-se uma etapa de Viseu a Famalicão para no dia seguinte se estar a correr de Chaves a Fafe... Não tem lógica nenhuma. O percurso não tem qualquer tipo de continuidade...
Sim, é verdade!
E a própria emoção e o carinho que as gentes guardavam para a passagem dos corredores também se perdeu!
Como disse, a minha casa é mesmo na estrada por onde os ciclistas passam, já em plena subida para a Serra da Estrela, à saída da Covilhã, e ao longo da cidade (e obviamente na Serra) era sempre um amontoar de gente para receber os brindes, os cantis que os ciclistas deitavam fora e, claro, para os aplaudir! No ano passado passaram lá novamente (após um interregno de vários anos por diferendo com a autarquia) e, acreditem, era uma meia dúzia de pessoas na minha rua. Triste.
A crise que o ciclismo nacional atravessa, ao nível de falta de investimento por parte de patrocinadores, tornou a Volta a Portugal numa prova quase vulgar.
Estamos a falar talvez da prova que, a seguir ao futebol (ou mesmo lado a lado com este) mobilizava mais pessoas para a assistir!

NunoDuarte

Esclarecendo a tal história da queda:

Não foi o Plaza (sorry :p) mas sim o Jose Garrido, na 8ª etapa, chegada a Bragança penso eu no dia 31/07/2000.

Holmesreis

Alguém que acompanhe a fundo o ciclismo saberá se o Plaza continua ligado ao meio como diretor ou algo similar?

acemessiae

Citação de: Holmesreis em 08 de Novembro de 2014, 13:13
Alguém que acompanhe a fundo o ciclismo saberá se o Plaza continua ligado ao meio como diretor ou algo similar?

O Plaza foi contratado agora pela Lampre. Vai ser gregário do nosso Rui Costa no próximo ano.

acemessiae

Ou seja, respondendo à tua pergunta ainda anda na estrada enquanto ciclista  O0

cipri_slb

Esse é o Ruben Plaza...  :D

Este é o David Plaza e com muito mais história no Benfica

acemessiae

Oh, este é o DAVID e não o RUBEN.

Esquece o que eu disse...  :crazy2: