Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Far(away)

Citação de: Çula em 22 de Janeiro de 2015, 23:47
Citação de: Far(away) em 22 de Janeiro de 2015, 23:42
Citação de: Çula em 22 de Janeiro de 2015, 23:41
O Mozer dizia ao Vata para ele não se preocupar, que de cada vez que o angolano levava paulada lá na frente, ele cobrava o dobro lá atrás nos avançados dos adversários.

Grupos fortes fazem-se de personalidades fortes, não há outra hipótese.

Aliás o Vata marcou com a mão contra o Marselha na Luz só para gozar com a cara do Mozer.

Coitado do Mozer, em 4 anos perdeu duas finais da TCE nos penalties e pelo meio ainda perdeu uma meia final com um golo com a mão.....

A história que ele conta do Papin antes entrar para o relvado da Luz é deliciosa.
Outros tempos.

GTtdi_SLB

Citação de: JackWhite em 22 de Janeiro de 2015, 23:40
A romantização que fazem do Bernardo Silva é absolutamente absurda. Tenho a certeza que não está a sofrer neste momento nem 1% da angústia daqueles que vêem nele uma espécie de salvador do Benfica e do benfiquismo.

O Bernardo Silva é mais um excelente jogador que infelizmente foi vendido. Não é uma figura mitológica indispensável à continuidade do Benfica nem é uma parte do Benfica que morreu.

Amigo, todos somos poucos nesta causa que é o Benfiquismo. É o Benfiquismo que se está a perder, não o Benfiquista.

nfgl

Citação de: Far(away) em 22 de Janeiro de 2015, 23:42
Citação de: Çula em 22 de Janeiro de 2015, 23:41
O Mozer dizia ao Vata para ele não se preocupar, que de cada vez que o angolano levava paulada lá na frente, ele cobrava o dobro lá atrás nos avançados dos adversários.

Grupos fortes fazem-se de personalidades fortes, não há outra hipótese.

Aliás o Vata marcou com a mão contra o Marselha na Luz só para gozar com a cara do Mozer.

O Vata não marcou com a mão.
O Vata marcou com a parte do corpo que tinha mais à mão.
Totalmente diferente.

Churchill

Citação de: Far(away) em 22 de Janeiro de 2015, 23:41
No que tu vês romantização eu vejo valores, exigência, cultura de clube.

O Benfica deixou de ser um clube e é agora uma empresa. E isso faz-me afastar do clube.

O senhor do teu avatar seria hoje vendido no fim da sua segunda época.

E teríamos os mesmos adeptos a aplaudirem o excelente negócio por um jovem que pouco jogou e que nunca se saberia o que daria.

GTtdi_SLB

O Benfica é hoje por hoje, uma barriga de aluguer.

nfgl

Citação de: paulomaia1972 em 22 de Janeiro de 2015, 23:42
A romantização que fazem do Bernardo Silva é absolutamente absurda. Tenho a certeza que não está a sofrer neste momento nem 1% da angústia daqueles que vêem nele uma espécie de salvador do Benfica e do benfiquismo.

O Bernardo Silva é mais um excelente jogador que infelizmente foi vendido. Não é uma figura mitológica indispensável à continuidade do Benfica nem é uma parte do Benfica que morreu.

O BS representa as novas gerações do Seixal, ele à cabeça de uns quantos talentos acima da média, Guedes, Sanches e JP.
Não tenhas dúvidas em breve estará na seleção A e fará uma grande carreira desportiva.

Não acho que o BS represente o que quer que seja.
Um miúdo de 20 anos representa-se a ele próprio e na maior parte das vezes mal.

Far(away)

Citação de: Churchill em 22 de Janeiro de 2015, 23:49
Citação de: Far(away) em 22 de Janeiro de 2015, 23:41
No que tu vês romantização eu vejo valores, exigência, cultura de clube.

O Benfica deixou de ser um clube e é agora uma empresa. E isso faz-me afastar do clube.

O senhor do teu avatar seria hoje vendido no fim da sua segunda época.

E teríamos os mesmos adeptos a aplaudirem o excelente negócio por um jovem que pouco jogou e que nunca se saberia o que daria.

E com isso deixa-se de criar novas referências juntos dos miudos.
Isso é importante, não é só os títulos, são os jogadores que cativam multidões.
Eu cresci a ver e a idolatrar o JVP e este como se sabe não é da formação. Mas tinha perfil de campeão.
Os miudos de hoje em dia podiam ter tido a chance de idolatrar o Bernardo ou o Gonçalo Guedes ou o Renato Sanches. Mas não vão ter. E esses também serão campeões. Mas não na Luz.

E com isto perde-se muito do que é ser Benfica e as pessoas nem notam.

nfgl

Lá está Far, cresceste a idolatrar o JVP.
O mesmo JVP que foi capaz de comer a mulher do melhor amigo no plantel.

Esta coisa das referências tem muito que se lhe diga.

Eu para mim referências foram o Bento e o Chalana. E mesmo o Bento só continuou a ser porque o biqueiro foi metido no mete-nojo, caso tivesse sido noutro jogador já via a questão com outros olhos.

A partir daí, são jogadores que por cá passaram.

Slb23

pica_foices

entrevista completa do amigo do JJ, Lucescu
http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2015/01/tecnico-do-shakhtar-critica-individualismo-dos-jogadores-brasileiros-4686040.html

destaco esta parte, porque me fez relembrar algumas entrevistas de contratações que chegam ao SLB e que depois "falham" por pensar que é só ser-se estrela e os treinadores é que são os viloes

Bernard disse que não aconselharia jovens a se transferirem para a Ucrânia.

Só ele. Douglas (Costa) é jovem. (Alex) Teixeira é jovem. São todos da mesma idade. Fred joga sempre. É perfeito. Os dois melhores da equipe são Fred e Teixeira. Não saem nunca. Querem jogar sempre. Estávamos perdendo para o Atlético, e eles pediram para permanecer em campo. Eles são jogadores de Seleção. Bernard tem que demonstrar em campo que é homem. Bernard só chora. Só veio tomar dinheiro. Sofro, mas creio que todos querem sofrer para ganhar 300 mil euros por mês.

É despreparo?

Há jogadores talentosos, mas que não são preparados para o futebol mundial. Ronaldinho foi para um PSG menor que o atual e parou no Barcelona. Romário e Ronaldo começaram no PSV (Holanda) e foram para o Barcelona. Outros têm que fazer nome. Lucas, Pato, Robinho... Por que não deram certo? Porque quando entraram nestes times, com 18 anos, 19 anos, os clubes já queriam resultados imediatos. Aí, eles chegam e partem. Trabalho com 13 brasileiros. Para mim, o que gera a dificuldade é a educação. Culpa dos agentes, que querem trocá-los de clube a cada ano, a fim de ganhar mais dinheiro. O jogador precisa saber que contrato assinado deve ser respeitado. Não quero que eles amem o Shakhtar. Eles têm que amar Inter, Grêmio, Atlético-MG... Mas quando chegarem aqui, quero o máximo. Já tive aqui Fernandinho (hoje no Manchester City) e Willian (no Chelsea). Tenho jogadores que em breve estarão nos grandes da Europa: Fred, Luiz Adriano, Alex Teixeira, Douglas Costas e Taison. Podem ter sucesso. Um em cada clube. Todos juntos fica mais complicado. Cada um tem que apoiar o outro, jogar para o time, sem individualismo.

O brasileiro é mais individualista do que coletivo?

Sim. Porque aqui se cresce jogando assim. A torcida aplaude um drible, não se importa com a organização tática. Não há juízo de valor, há juízo estético. Bernard declarou que eu não colocava os mais habilidosos para jogar? O talento precisa ser aliado à disciplina, ao coletivo.

Mesmo assim, o senhor pedirá mais jogadores brasileiros?

Vi dois ou três jogadores. Mas no momento, não. Vamos jogar com os que temos. O presidente (Rinat Akhmetov) ama os brasileiros. Lá é tudo perfeito, e ele paga em dia.

Com 13 brasileiros, ucranianos e um capitão croata no time é possível se entender?

Os brasileiros têm uma cultura deles. Em uma mesa para quatro pessoas, eles fazem de tudo para encaixar 10. É impossível fazê-los ficar com os outros. Isto eu entendi. Não posso forçá-los. São pessoas muito alegres, mas esta alegria se transforma em superficialidade, em relax. Eles ficaram surpresos quando eu proibi a batucada, as cantorias e os fones de ouvidos antes dos jogos. Não falo de todos. São fantásticos. Mas pensam que podem se preparar para um jogo dois minutos antes de entrar em campo. Precisam se concentrar mais, se preparar para os jogos. Pensam que pode resolver tudo na individualidade. E não é assim.

Far(away)

Citação de: nfgl em 22 de Janeiro de 2015, 23:55

Eu para mim referências foram o Bento e o Chalana. E mesmo o Bento só continuou a ser porque o biqueiro foi metido no mete-nojo, caso tivesse sido noutro jogador já via a questão com outros olhos.

O que eles fazem fora do campo deixo para outros espaços.
Eu limito-me a notar a importância que é ter no plantel jogadores que sintam a camisola em campo. O Benfica aprende-se como Luisão e Maxi o comprovam. Mas também nasce connosco e em algumas raras excepções podem manifestar no campo o talento aliado ao Benfiquismo. E ter essa oportunidade e a desperdiçar ou abdicar dela em função de outras coisas... doi.

Se me dissessem que os 15 milhões do Bernardo vai entrar no clube por inteiro eu podia não concordar com a sua venda mas entenderia a perspectiva.

Mas não acredito que esse dinheiro venha para o clube por inteiro. E para mim também é essa a questão à volta deste tipo de negócios.

Çula

Citação de: GTtdi_SLB em 22 de Janeiro de 2015, 23:48

Amigo, todos somos poucos nesta causa que é o Benfiquismo. É o Benfiquismo que se está a perder, não o Benfiquista.

O benfiquismo está-se a perder?

Eu acho que o meu nunca esteve tão presente e tão vivo.

Eu tenho 35 anos ainda fresquinhos e até ao início da época passada eu tinha celebrado (desde que tenho memórias vivas) 5 campeonatos, 3 Taças de Portugal, 2 supertaças e 4 Taças da Liga.
Desde o início da época passada já celebrei 4 canecos e com perspectivas interessantes de voltar a celebrar alguma coisa este ano.
80% do pessoal deste fórum nunca viu um Benfica tão forte como este actual, isso nunca poderá ser sinónimo de "desbenfiquização". Isso aconteceu em certa medida naqueles anos inenarráveis, hoje não.

Falando por mim acho mesmo que nunca me senti tão inundado de benfiquismo como nestes ultimos tempos.

Cloughie

Isto é de Outubro. E é por isto que não podia ter sido vendido.
Fosse ele o Bernardo, o Manel, o D.Sebastião ou o crl.

"É que o Bernardo tem tudo para ser um Paneira. Um daqueles que só de vestir a camisola do Benfica se sente maior. E essa raça de jogadores que se confunde com a camisola tem uma grande virtude: torna o clube mais forte. Porque passa a haver alguém no balneário que lhes explica por que sofrem tanto os adeptos, que lhes explica por que é especial este ou aquele acontecimento, este ou aquele jogo. Porque esses jogadores comunicam melhor com os adeptos, fazem-nos sentir menos clientes, fazem-nos sentir mais próximos das camisolas. E esses clubes são melhores, são mais fortes, ganham mais do que os outros. É isso que eu quero para o Benfica. Porque eu sou do Benfica como o Bernardo Silva."

nfgl

Citação de: Far(away) em 23 de Janeiro de 2015, 00:00
Citação de: nfgl em 22 de Janeiro de 2015, 23:55

O que eles fazem fora do campo deixo para outros espaços.
Eu limito-me a notar a importância que é ter no plantel jogadores que sintam a camisola em campo. O Benfica aprende-se como Luisão e Maxi o comprovam. Mas também nasce connosco e em algumas raras excepções podem manifestar no campo o talento aliado ao Benfiquismo. E ter essa oportunidade e a desperdiçar ou abdicar dela em função de outras coisas... doi.

Se me dissessem que os 15 milhões do Bernardo vai entrar no clube por inteiro eu podia não concordar com a sua venda mas entenderia a perspectiva.

Mas não acredito que esse dinheiro venha para o clube por inteiro. E para mim também é essa a questão à volta deste tipo de negócios.

Então na prática era pouco relevante o facto do BS ir para as bancadas ver jogos do Benfica?

É que na realidade, no Benfica, os seus atletas são representantes do clube em todas as ocasiões e não só no campo. E daí se peça uma atitude à prova de bala.

Daí que por vezes dizemos que temos orgulho em que o Sr. Coluna ter sido uns dos representantes da luta pela independência de Moçambique.

O sentir a camisola não é só quando ela está vestida.