Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Endless

Citação de: PsychoFan em 11 de Fevereiro de 2015, 16:12
Já foi mais q explicado o lance, e continuas a teimar. O Eliseu demora a perceber o lance. Talisca como o André disse devia ter saído na contenção tb a Carrillo tal a proximidade, não Eliseu. Este depois devia ter-se dirigido para a linha defensiva.

E mais uma vez. O Talisca não tava com Cedric, tava a fazer contenção ao portador da bola. O Benfica como já disse defende zona pura, e neste método de defender, não se anda aos pares, não se segue adversários. Portanto essa culpa q tás a atirar ao Talisca, não faz o mínimo de sentido. Compreendeste agora?

A realidade é que Talisca está a fazer pressão sobre o portador da bola (Cedric) junto à nossa bandeirola de canto, fechando-lhe "a linha", e quando este devolve para trás e se desmarca, devia ter acompanhado o movimento interior do Cedric, já que Eliseu se posicionou entre o portador da bola (Carrilo, parece-me) e o outro jogador (que nem sei que é).

O que ele faz foi posicionar-se junto a Eliseu e criou um espaço vazio...O movimento até seria o certo, se Eliseu já lá não estivesse e ai sim se compreendia o deixar ir Cedric. Aliás para mim o movimento que promove o "erro", é Talisca ultrapassar Eliseu e cair sobre Cedric, quando devia, se estavam a defender à zona, no momento que Talisca se desloca para o lugar de Eliseu, Eliseu se desloca para onde está Cedric, quando este recebe a bola do lançamento (antes da desmarcação) e fazer pressão sobre ele. Das duas uma ou não estavam a defender zona e Talisca se esqueceu de Cedric e recuperou a sua posição "a tempo" ou falhou a comunicação na defesa zona, e Talisca ultrapassa Eliseu.

nfgl

Endless, o Cedric vai para lá da linha de defesa.
O jogador tem de ser colocado fora de jogo.

Não faz sentido acompanhar um jogador para lá da linha defensiva.

Endless

Citação de: nfgl em 11 de Fevereiro de 2015, 17:20

Quem manda na linha de fora de jogo são os centrais, podemos discutir se foram lentos (ou não) a subir, embora não faça muito sentido, na minha opinião) subirem mais, quando os lagartos até estavam a criar, de forma controlada, uma jogada de ataque no último 1/3 do terreno junto a nossa bandeirola de canto.

Mesmo, aceitando que se os centrais subissem para colocar Cedric em fora de jogo, Talisca devia ter acompanhado o movimento, como já tinha previamente explicado. Como é óbvio não necessitaria de "estar em cima", nem colocar-se à sua frente, bastaria acompanhar o movimento nas suas costas de forma a não por Cedric "em jogo".

Certo é que em momento algum, seja zona seja hxh ou mista Talisca pode fazer aquilo que faz e dai Jesus, bem, ter puxado as orelhas ao seu menino.

Toronto_SLB

Uma coisa que me faz confusao, e' a constante sobrevalorizaracao do meio-campo dos lagartos.  Aparentemente nao temos ou tinhamos meio campo para competir com eles.   :estrelas:

ChamaImensaSLB

Citação de: Toronto_SLB em 11 de Fevereiro de 2015, 17:33
Uma coisa que me faz confusao, e' a constante sobrevalorizaracao do meio-campo dos lagartos.  Aparentemente nao temos ou tinhamos meio campo para competir com eles.   :estrelas:

Penso que o que dizem, eu incluido, o 11 que apresentamos em alvalade não pode competir no meio campo com os lagartos, jogando o jogo pelo jogo.

um meio campo do tipo: samaris, cristante e pizzi ou samaris pizzi e talisca em vez de lima, com gaitan a jogar ai sim davamos de goleada.
Samaris e almeida não chegam obviamente, dado que não havia quem ligasse o jogo ao ataque

nfgl

Citação de: Endless em 11 de Fevereiro de 2015, 17:26

Quem manda na linha de fora de jogo são os centrais, podemos discutir se foram lentos (ou não) a subir, embora não faça muito sentido, na minha opinião) subirem mais, quando os lagartos até estavam a criar, de forma controlada, uma jogada de ataque no último 1/3 do terreno junto a nossa bandeirola de canto.

Mesmo, aceitando que se os centrais subissem para colocar Cedric em fora de jogo, Talisca devia ter acompanhado o movimento, como já tinha previamente explicado. Como é óbvio não necessitaria de "estar em cima", nem colocar-se à sua frente, bastaria acompanhar o movimento nas suas costas de forma a não por Cedric "em jogo".

Certo é que em momento algum, seja zona seja hxh ou mista Talisca pode fazer aquilo que faz e dai Jesus, bem, ter puxado as orelhas ao seu menino.

Não.

Quem manda na linha é o lado da bola.
Não são os centrais.

Mais, quanto mais perto da baliza estás, mais próxima é a contenção.

Se a bola desce, a linha tem de subir para apertar mais e para garantir que mais espaço nas costas está morto.

Toronto_SLB

Citação de: ChamaImensaSLB em 11 de Fevereiro de 2015, 17:38

Penso que o que dizem, eu incluido, o 11 que apresentamos em alvalade não pode competir no meio campo com os lagartos, jogando o jogo pelo jogo.

um meio campo do tipo: samaris, cristante e pizzi ou samaris pizzi e talisca em vez de lima, com gaitan a jogar ai sim davamos de goleada.
Samaris e almeida não chegam obviamente, dado que não havia quem ligasse o jogo ao ataque
Pois, mas grande parte da discussao foi baseada no facto de termos que entrar assim para defender, senao com um outro meio-campo como dizes acima, iamos levar na pel...

Endless

Citação de: nfgl em 11 de Fevereiro de 2015, 17:42

Não.

Não são os centrais.

Se a bola desce, a linha tem de subir para apertar mais e para garantir que mais espaço nas costas está morto.

Quem manda na linha são os centrais, esteja a bola onde estiver.

nfgl

Se temos jogado como nos andrades provavelmente tinhamos ganho.
Mesmo tendo em conta que o trinco dos lagartos é muito melhor que o dos andrades.

Só que isso significava ter que sacrificar o Jonas.

nfgl

Citação de: Endless em 11 de Fevereiro de 2015, 17:49

Não.

Não são os centrais.

Nada disso.

O lado da bola.

A bola manda no jogo.

PsychoFan

Citação de: nfgl em 11 de Fevereiro de 2015, 17:51
Citação de: Endless em 11 de Fevereiro de 2015, 17:49

Não.

Não são os centrais.

Nada disso.

O lado da bola.

A bola manda no jogo.
Correcto.

Endless

Citação de: nfgl em 11 de Fevereiro de 2015, 17:51

Nada disso.

O lado da bola.

A bola manda no jogo.

Linha de fora de jogo?
Para mim sempre serão os centrais.

abar85

Citação de: PsychoFan em 11 de Fevereiro de 2015, 16:42
Citação de: abar85 em 11 de Fevereiro de 2015, 16:35
Citação de: PsychoFan em 11 de Fevereiro de 2015, 15:38
Citação de: abar85 em 11 de Fevereiro de 2015, 15:29
Citação de: PsychoFan em 11 de Fevereiro de 2015, 13:45
Citação de: abar85 em 11 de Fevereiro de 2015, 09:59
Para mim quem fica nas covas aí é o Talisca. O Talisca decide sair na pressão ao Cedric, o Eliseu preocupa-se com o Carrilho. Neste caso o Talisca tem que perceber que o Cedric vai ficar sozinho. Dificilmente o acompanharia mas tinha que tentar.
No Benfica não se acompanha jogadores. O Benfica defende zona pura.

Isso na teoria é muito bonito mas há N situações no jogo, e esta foi uma, em que por alguma falha ou erro de posicionamento tens que acompanhar o jogador, tens que o pressionar para a equipa se recolocar.
Estamos a falar de um lance em especifico não da matriz com que defendemos.
O Talisca erra em sair no cedric quando devia ser o LE, e o Talisca erra em deixar o jogador passar para terrenos interiores pois abdicou do lance mal o Cedric entregou ao Carrillo. Depois do erro tem que ir atrás dele.
Agora um colega falha e os outros vão abdicar de pressionar um jogador porque não está na sua zona! Não é assim.
Não digas disparates.

No Benfica não tem q se acompanhar jogadores jamais, existem coberturas. Naquele caso era Samaris.

NO inicio o Samaris está na cobertura aos dois jogadores que marcam na lateral. Depois quando a bola sai o Samaris não está a dar cobertura nenhuma, está ele na marcação ao que cai na sua zona e outro deveria ter-lhe dado a cobertura que não deu. Deveria ser o Eliseu mas tinha havido um erro anterior e depois disso deveria ser o Talisca, que se esqueceu que a jogada não tinha acabado depois do Cedric passar a bola ao Carrillo.

Isso não me parece que seja bem assim durante um jogo de futebol, mas quem sou eu para te contrariar com disparates.
Não, quem tava nessa cobertura era André Almeida. Quando a bola vai para Montero. O André Almeida faz a contenção a este. E quem faz cobertura a AA é Samaris. Simples.

"Isso não me parece que seja bem assim durante um jogo de futebol"

Proximo jogo do Benfica, fica atento a esse aspecto.  O0

Quem está junto ao Montero é o Almeida? Parecia o Samaris na imagem, é só trocar o nome.
Um dos dois da linha não pode permitir a entrada de um jogador sozinho ali e também tem que dar cobertura do lado oposto ao Samaris.
Bastava o Talisca não ter abdicado do lance mal o cedric entrega no Carrillo e bloqueava-o com o corpo ali.
Por muito que jogues à zona há sempre alturas do jogo em que tens que fazer um ligeiro acompanhamento do adversário, seja por uma falha ou outro motivo. Basta aparecerem dois jogadores numa zona. Ninguém está a contradizer a matriz defensiva que apontas estou simplesmente a falar deste lance onde existiu claramente mais que uma falha e o acompanhamento do movimento do Cedric era quanto a mim obrigatório. Não acho que se possa dizer "jamais" ou coisas do género.

abar85

Para mim não é assim, mas pelo que vi, para o treinador do Benfica sim.

abar85

O Cedric passa na frente do Talisca, antes da linha defensiva definida pelo Talisca nessa altura. É aí que o erro do Talisca existe.