Pako Ayestaran (Preparador Físico)

Ludwig van


Paco Ayestaran, adjunto de créditos firmados
«Queremos realizar um trabalho que perdure»

No final de mais uma sessão de exames médicos e de trabalho físico, apresentou-se à comunicação social um dos adjuntos de Quique Flores, o ex-Valência e ex-Liverpool Paco Ayestaran. Muito mais que um preparador-físico, o credenciado técnico explicou a metodologia de trabalho que a nova equipa técnica está já a levar a cabo na Luz e no Seixal.

Desde logo, Paco notou que a aposta será na qualidade e não tanto na quantidade de trabalho, ao longo da pré-época: «Não apostaremos em muitas sessões de manhã e de tarde na pré-época, mas sim em treinos mais duradoiros e mais intensos», começou por explicar.

O espanhol explicou, de seguida, os parâmetros da sessão de trabalho levada hoje a cabo: «Quisemos conhecer melhor os desportistas que temos. Vê-los como indivíduos, saber que carências e virtudes têm. Aprofundámos o conhecimento acerca do estilo de trabalho que pode interessar a cada um, tendo em conta até as suas características. Analisámos também em que aspectos poderão estar mais susceptíveis a lesionar-se e testámos os parâmetros fisiológicos, como a velocidade e força, entre outros», referiu.

Salientando ser ainda «muito cedo» para avaliar a condição dos atletas, Paco destacou, ainda assim, «a ilusão existente no seio do grupo. É um aspecto que potencia todos os outros».

«O futebolista é um todo»

Paco confirmou que a pré-temporada decorrerá no Seixal, embora «possa passar por Óbidos». Por outro lado, e até porque, segundo aquele responsável, o Benfica realizará «mais jogos que o previsto, devido à presença no Torneio de Guimarães», o plano definido «não mudará muito» quer o Benfica jogue a Champions ou a UEFA. Relativamente à Liga Sagres, Ayestaran mostrou-se convicto, à imagem de Quique Flores, que «é bom começar contra os "grandes"». «Gosto de desafios e partimos com ambição para eles», acrescentou.

O técnico salientou, por outro lado, que «não é o cenário ideal» o facto de os jogadores chegarem aos poucos, mas lembrou que já está «habituado». «No Valência e no Liverpool tínhamos o mesmo problema devido aos compromissos internacionais dos jogadores.» De qualquer forma, o técnico salientou que o objectivo é só um: «Levar a equipa a estar sempre num bom momento de forma». E aproveitou mesmo para dar o seu ponto de vista acerca da preparação necessária: «Nunca me ouvirão falar de preparação física apenas. O futebolista é um todo. O meu objectivo não é alcançar os picos de forma, pois os três pontos do primeiro jogo são tão importantes como os do último. Queremos, sim, realizar um trabalho que perdure no tempo e que potencie o nível que julgo existir no plantel».

A importância de Diamantino e Chalana

Importantes também para o trabalho que se realizará ao longo da época são Chalana e Diamantino, segundo Paco. «Enquanto equipa técnica seremos eficazes. Em muitas ocasiões, quando forem realmente importantes no terreno, também ali trabalharão, mas há muito a fazer em volta da equipa. Funções que são fulcrais para que possamos ter sucesso. Por outro lado, serão muito importantes ao nível do conhecimento que têm da Liga Portuguesa», destacou.

Por fim, negando os rumores que davam conta de um suposto interesse do Manchester United nos seus serviços, Paco garantiu estar feliz na Luz: «Já comentei com amigos, familiares e colegas que encontrei um clube, umas infra-estruturas e umas condições maiores do que esperava. Aqui há gente com ambição e um projecto forte, do qual quero fazer parte».

Texto: Ricardo Soares
Fonte: slbenfica.pt

franciscoafonso

Nem Drogba tiraria a Pako o título de "contratação da época".

Tacuara#7

Não sei se é adequado chamr-lhe treinador-adjunto.
Isso é o Escriba.
Mas também não é correcto chamar-lhe preparador físico.
O que eu sei é que é muito importante tê-lo no Benfica e espero que não saia para o United

xungaria

o gajo é preparador físico....
adjunto já temos 3!

LuigiSLB83

Citação de: xungaria em 09 de Julho de 2008, 22:52
o gajo é preparador físico....
adjunto já temos 3!

As coisas que tu sabes...ou não.

Ludwig van

Citação de: xungaria em 09 de Julho de 2008, 22:52
o gajo é preparador físico....
adjunto já temos 3!
Preparador físico é que ele não é!!

foNNtes

Um tópico de jeito finalmente!

Grande Paco, estou mesmo esperançado que este homem vá revolucionar os métodos de treino e de preparação física em Portugal.

Grande contratação, obrigado Quique.

Becken

Grande entrevista, mais um motivo para nos alegrarmos e aplaudirmos esta nova equipa tecnica que no minimo vai mudar a mentalidade dos jogadores e fazer com que sejamos mais ambiciosos, precisos, e profissionais....

mar_vivo

Tal como outros já escreveram, suspeito que esta seja a melhor contratação... Para já, palavras serenas e ideias claras.  ;)

npedrosa

Sem dúvida uma excelente contratação.

Os jogadores que se comecem a mentalizar, que as coisas com este senhor, têm que estar num nível muito superior às últimas épocas.

xico_da_bezana

Já tive pra criar este tópico algumas 30 vezes.

Grande contratação, o Quique, ao ter o Escribá fora do banco nos jogos, tem no Pako um elemento que encaixa de forma perfeita na equipa técnica.

Mete os meninos a voar!

JoMi¹¹

Segundo percebi, o escriba é adjunto, o paco é preparador fisico e o chalana/diamantino são olheiros... ::)

Rei

Este SR e simplesmente um dos melhores conhecedores de futebol a nivel fisico!Que grande contratacao,ele usa treinamentos fabulosos,em que os jogadores sobem o seu nivel fisico,o seu trabalho dentro do campo,em vez de descer,durante a epoca vai crescendo!Fiquei contente com a sua vinda para o Benfica!Ele e adjunto,o mais importante a seguir ao Quique,pois toma conta da parte fisica e psicologica dos jogadores,enquanto o Quique trata da parte tactica!
Estou ancioso por ver um jogo do Benfica,para ver os niveis da equipa,e claro ao longo da epoca vai ser interessante ver o P.Ayesteran desenvolver o seu trabalho!Desejo-lhe as maiores felicidades no Benfica,e que ele nos ajude a conquistar titulos!

PS:Alguem me sabe dizer se o jogo Estoril vs Benfica no dia 19 de Julho tem transmissao na televisao?

Saudacoes

cwally

Grande contratação, sim senhor. Este senhor será capaz de deixar todos os jogadores uns pontos acima da época passada, e assim, ganhamos todos:D

iker_slb

já fazia falta um homem destes  O0