Competição
Fase
Qualificação - Meia-Final
Data
Sex, 3 Maio, 2024, 21:30
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
FPB TV

 

DOMÍNIO ENCARNADO IMPRIMIU PASSAPORTE PARA O DÉRBI

 

Ultrapassado o Imortal na 1.ª eliminatória da fase final da Taça Hugo dos Santos (87-56), o Benfica carimbou o acesso à meia-final, na qual enfrenta o Sporting, em jogo agendado para as 18h00 deste sábado, 4 de maio.

 

As equipas de basquetebol do Benfica e do Imortal enfrentaram-se na noite desta sexta-feira, 3 de maio, no jogo da 1.ª eliminatória da fase final da Taça Hugo dos Santos. Os encarnados venceram, por 87-56, e carimbaram o acesso à meia-final, onde enfrentam o Sporting, às 18h00 deste sábado, 4 de maio.

 

No Pavilhão Multiusos de Gondomar – palco da fase decisiva da competição –, o Benfica abriu as contas da partida com um afundanço de Terrell Carter (2-0) e manteve-se na frente do marcador até aos 14-15. Por cima do jogo, os encarnados deram a resposta através de Diogo Gameiro (16-15), e com um triplo de Betinho Gomes e outro de Aaron Broussard construiram uma vantagem por sete pontos (22-15). Esgotados os primeiros dez minutos do encontro, os comandados por Norberto Alves venciam por 24-18.

 

Em bom plano defensivo no 2.º quarto, à semelhança do anterior, o Benfica ampliou a superioridade para 28-18, com quatro pontos de Trey Drechsel. No minuto 5, André Silva converteu, de três, o primeiro cesto do Imortal neste período (32-21). Mais eficazes nos lançamentos, as águias continuaram a carregar e, sem surpresas face ao domínio no jogo, saíram para o intervalo na frente, por 47-26. Vantagem importante – de 21 pontos – para a segunda metade do encontro!

 

Confiante na partida, o Benfica continuou a impor o seu ritmo, a jogar coletivamente e a variar entre o jogo interior e exterior, chegando, aos 5', aos 30 pontos de vantagem (30-60). A esta altura, e tendo em conta a exigência competitiva da calendarização da prova, Norberto Alves já havia utilizado todos os jogadores na ficha de jogo, à exceção de Toney Douglas.

 

O 3.º quarto, no qual se verificou alguma gestão por parte dos encarnados, terminou com o Glorioso a triunfar por 70-41.

 

Nos derradeiros 10 minutos, assistiu-se a um jogo de menor intensidade e parcialmente mais equilibrado (15-13 aos 6'), mas sem grande impacto no resultado global (85-54). No final, vitória incontestável do Benfica, por 87-56.

 

Assim, Benfica e Sporting encontram-se às 18h00 deste sábado, 4 de maio, na discussão pelo lugar na final. Antes (15h00), UD Oliveirense e FC Porto enfrentam-se.

 

DECLARAÇÕES

 

Norberto Alves (treinador do Benfica): "Defendemos bem, respeitámos muito o nosso adversário, nunca abrandámos o ritmo, e essa é a melhor maneira de o fazer. O Imortal fez uma boa época, apurou-se para o play-off, apurou-se para esta fase da Taça Hugo dos Santos, exigiu que déssemos o nosso melhor. Nem sempre bem em alguns momentos, quer ofensiva, quer defensivamente, mas era importante jogar, rodarmos ao máximo a equipa, porque se queremos ganhar esta competição teremos de fazer três jogos. O Sporting [adversário da meia-final] é uma grande equipa, há aquela rivalidade normal, mas não se pode confundir rivalidade com nada mais, é normal. Vai ser um jogo exigente para nós e vamos dar o nosso melhor, como sempre fazemos."

 

Diogo Gameiro (base do Benfica): "Estamos satisfeitos, demos o passo em frente que tínhamos de dar. Sabemos que este fim de semana vai ser bastante exigente, queremos chegar à final, por isso todos temos noção do nosso papel e todos contribuímos da melhor maneira para conseguir uma grande vitória e arrancar da melhor maneira. Se queremos ganhar esta competição, temos de ganhar os três jogos, logo, os três têm o mesmo valor. Encarámos este Imortal da forma mais séria possível e amanhã, frente ao Sporting [sábado, às 18h00], é mais um jogo importante e vamos encará-lo da mesma forma. Estamos aqui para ganhar!"

 

FICHA DE JOGO

 

Cinco inicial do Benfica: Aaron Broussard, Makram Ben Romdhane, Diogo Gameiro, Terrell Carter e Ivan Almeida

 

Suplentes: José Barbosa (J), Thomas Drechsel (J), Betinho (J), Toney Douglas (NJ), Eduardo Francisco (J), Sérgio Silva (J) e Daniel Relvão (J)

 

Pontuadores Benfica: Terrell Carter (14), Aaron Broussard (16), Diogo Gameiro (7), Betinho (6), Thomas Drechsel (12), Makram Ben Romdhane (4), Sérgio Silva (6), Ivan Almeida (11), Daniel Relvão (2), Eduardo Francisco (7) e José Barbosa (2)

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/05/03/basquetebol-jogo-benfica-imortal-1-eliminatoria-fase-final-taca-hugo-dos-santos

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Sexta, 10 Maio 2024