Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

aplane

Citação de: andre_04_SLB em 25 de Agosto de 2015, 16:35
Citação de: G-Man em 25 de Agosto de 2015, 16:26
Citação de: andre_04_SLB em 25 de Agosto de 2015, 16:24
Citação de: RedEagleNN em 25 de Agosto de 2015, 16:08
Citação de: andre_04_SLB em 25 de Agosto de 2015, 16:06
Citação de: RedEagleNN em 25 de Agosto de 2015, 16:04
Citação de: G-Man em 25 de Agosto de 2015, 16:02
Citação de: RedEagleNN em 25 de Agosto de 2015, 16:00
Citação de: G-Man em 25 de Agosto de 2015, 15:59
Citação de: RedEagleNN em 25 de Agosto de 2015, 15:57
Citação de: G-Man em 25 de Agosto de 2015, 15:56
Citação de: sagan1976 em 25 de Agosto de 2015, 15:52
Citação de: G-Man em 25 de Agosto de 2015, 15:49
Citação de: sagan1976 em 25 de Agosto de 2015, 15:46
Agora vou aqui criar um cenário, um "supónhamos" como diria o António Feio.
"Supónhamos" que qualquer um de nós seria contratado pelo Benfica, mais propriamente pelo presidente do mesmo, com contactos directos e mostra de preferência sobre outros candidatos aos lugar, para treinar o futebol sénior do clube. "Supónhamos" que na verdade não seríamos imunes às notícias (e possivelmente nem teríamos força para tal nem sentiríamos apoio para tal) que por parte do clube não teríamos sido a primeira nem a nona escolha e que tal pode de algum modo antever politiquices e esquemas para os quais não estamos preparados porque nunca estivemos num clube desta dimensão, para o mal e para o bem.

De que modo é que isto iria influenciar a nossa prestação profissional?

Eu sei lá, só elaboras teorias complicadas.

Agora vou-me armar em treinador à séria, acho que sim.
É complicado mas é real, o problema é esse. Com o vácuo de poder na estrutura ou seja, sem alguém responsável (e digo responsavel com um par de colhões peludos) pelo futebol profissional, o Rui Vitória encontra-se ali entre... não sei [silêncio].
Se lhe disseram que ele será encarregue de todo o futebo sénior, à la manager, se ele só tem de os mandar correr, se ganha comissão sobre os pacotes MEO que o outro vende...

Acho que o RV não tem qualidade para isto, quem o seguia no Guimarães diz que já era assim, aqui é o que se vê.

Em que é que te baseias, do trabalho dele no Guimarães, para dizeres isso?

Por isso é que referi de quem o seguia por lá, toda a gente que já conhecia bem o trabalho e o futebol dele no Guimarães dizia que era fraco.

Para mim basta o que está aqui a fazer para perceber isso.

Pois, mas eu nunca ouvi ninguém dizer que ele era fraco enquanto esteve lá, bem pelo contrário.

O Shoky e o André_04 quando se começou a falar dele foram os primeiros a estremecer com a notícia, referiram que o trabalho dele no Guimas era fraco a nível de treino, conseguiu resultados positivos, mas não jogavam uma pevide.

Ah isso não vi. Nunca assisti a um treino dele, não posso opinar sobre isso. Mas o futebo jogado não era mau, nessa parte não concordo.

Claro que era mau, sempre foi. Desde o tempo do jogo directo para o Balde ao Maazou a única coisa melhorzinha foi mesmo no último ano aproximada de uma real ideia de jogo de equipa grande e ainda assim tremendamente insuficiente pois o futebol baseava-se em situações de transições rápidas para o Hernâni. Quando ele saiu e a equipa passou a não conseguir ter motas na frente, acabou.

Jogar em transições rápidas, num Guimarães sem dinheiro para papel higiénico, é mau?

Mau ou não, é uma ideia insuficiente para um Benfica. Quanto ao não haver dinheiro ehehe.

Toscano, Soudani, Amido, Olímpio, El Adoua, Defendi, Douglas, Bruno Teles, dá muito dinheiro ao fim do mês.

Ele lá cumpriu mais ou menos os objetivos, se bem que a malta de Guimarães sempre gostou de ver bom futebol e com ele raramente o viu, mas para o estado das coisas não foi mau, e ainda ganhou uma Taça de Portugal, mas para aqui é para esquecer.

O Di Mateo ganhou uma Liga dos Campeões no Chelsea.

Renovar vitalício...

Ter ganho uma Taça não significa nada.

O Rui Vitória nunca mostrou ideias ou modelo de jogo de equipa grande. NUNCA. Logo não estaria preparado para o fazer aqui. Refugia-se nas suas debilidades e é treinador de equipa pequena: menos criatividade na frente, menos exposição, futebol mais assertivo e compacto. Equipa pequena.

Não serve. Ponto final. O futebol não é "atacam pelas alas"; "ataquem pelo meio"; "rematem de longe". Isso é no tempo dos Escolinhas em que o Guarda-Redes do adversário é pequenino e para ser golo é chutar a bola por cima dele.

No futebol de alto nível o Rui Vitória não está minimamente preparado para este contexto. Eu devo imaginar aquela linha defensiva à procura da bola coberta e descoberta a toda a hora e fico a pensar o que vai naquelas cabeças.

Por isso desculpo logicamente o Luisão do mau início de época. Era a cara do treinador e a sua voz dentro de campo em algo altamente competente e com resultados tremendos nos últimos 2 anos.

Passo a explicar: Jogador de frente, reduzir espaço, fechar a linha, temporizar e retirar progressivamente o espaço. Jogador de costas, subida em bloco, "abafar" e não dar espaço para rodar e obrigar a jogar de forma lateralizada.

Hoje o Benfica tem 1 ou 2 jogadores com isto na cabeça, os outros 2 ou 3 com nada disto, e um treinador a pedir coisas diferentes, que não encaixam, nem são adaptáveis ao sucesso dos processos anteriores.

Por isso é que o Benfica não controla a profundidade nem a largura, porque andam completamente aos papéis.

O mais grave é a forma como é inexistente a dinâmica ofensiva e a padronização do jogo, sobretudo em termos posicionais. Os jogadores não se posicionam próximos sobretudo com bola, daí a distância de coberturas e a dificuldade em recuperar de imediato a bola ou não dar espaço para situações de transição: é normal, se a cobertura defensiva não está próxima, o adversário recupera e tem tempo e espaço para progredir e sair em transição.

Depois, a posse de bola é a mentira do jogo se não for objectiva. E o que o Benfica faz é PERMITIDO pelo adversário: baixa o bloco, defende o corredor central, evita que a bola entre por dentro, e dá de forma consentida a iniciativa para depois explorar espaços.

O que o Benfica faz? Joga em largura, circula sempre por trás e por fora, lateraliza sempre, cria situações nos corredores laterais e cruza. Os defesas estão em superioridade, de frente, logo têm mais sucesso e saem em transição com uma equipa desposicionada e longe uns dos outros.

O Benfica de Rui Vitória é tão básico e tão simples, que até mete dó. É muito fraco, mas mesmo muito fraco.

André, permite-me uma pergunta se faz favor..

Pelo que tenho lido, principalmente nas camadas jovens, pareces-me estar inserido no mundo BENFICA.. se calhar sabes me repsonder a isto:

Como é que um clube como o BENFICA vai buscar um treinador, e não pesquisa, ou tenta saber quais as metodolgias de treino, capacidades , debilidades do jogo...??'

Não há niguém ligado ao Benfica que tenha esta função? Avaliar da capacidade dos treinadores?? É que eu fico assustado se o que disseres, e não estou a duvidar da tua pessoa, é realmente verdade..

COMO VEIO ESTE RV PARA AO BENFICA????

Será que o Rui Costa, já não falo do LFV, não percebe disto para ver o que tu dizes???

O RUI jogou ao mais alto nivel...cacete....:(


raymanzarek

Eu fui dos principais detractores do anterior treinador, por variadíssimas razões ;

Primeira - Anti benfiquista primário, nem o conseguia esconder nas antevisões aos jogos com o Escroque. Era sempre a injectar moral nos verdinhos. O coração falava mais alto e atentando ao local onde estava, isso era inconcebível. Embora ganhasse a maior parte das vezes em campo, isso irritava-me profundamente (o bajular ao Sporting).

Segunda - Irascível nas decisões, fraco a ler o jogo dentro dos 90 minutos e muito pouco permissivo a mudanças ao seu sistema táctico (que é dos melhores da Europa, mas é apenas um sistema). Isso fez-nos perder muitas decisões europeias (Liga Europa e Liga dos Campeões).

Terceira - Péssimo gestor de homens, com uma postura muito pouco compatível com o Historial e Ecletismo do Clube. Tratou mal e porcamente muitos símbolos vivos e guardo ainda hoje com imensa mágoa ver alguém como ele a enterrar o nosso Rei, e posteriormente fazer o que fez. Diz tudo do seu carácter (total ausência de princípios e de Honra)

Quarta - Egocêntrico sem limites, pouco respeitador perante hierarquias e completamente anárquico quando era necessário um pouco de ponderação.

Mas era um treinador (sempre o admiti) muito à frente táctica e tecnicamente. Com um modelo de jogo praticamente inventado por ele, num carrossel ofensivo asfixiante que, quando perfeitamente implementado, é letal no campeonato português com a maior parte das equipas, e em contextos europeus é altamente atractivo, perante equipas com o mesmo poderio.

Era e é um treinador que treina como mais nenhum, que sabe perfeitamente o que trabalhar e onde trabalhar, e que percebe as movimentações todas da sua equipa, partindo da defesa para o ataque num turbilhão de jogadas apoiadas e fortemente musculadas. É um gajo que estuda o futebol e fez por ser o que é hoje, goste-se ou não da personagem.


Agora, eu queria este gajo no Benfica esta época? Não, não e não. O facto de não o querer, por achar que seria porventura a altura ideal para continuar um projecto ganhador com outro rosto, não justifica por si só que o perfil do seu substituto seja o completo oposto deste.

Aliás, para existir uma substituição ela tem necessariamente que ser melhor e baseada em pressupostos de maior grau de exigência. Teria obrigatoriamente de ser um treinador com bastante reputação e visto como alguém respeitado, com pulso firme e com uma filosofia de jogo  plenamente identificada com um clube grande.

Teria que ser simultaneamente um bom gestor de Homens e um Técnico evoluído táctica e tecnicamente. Culturalmente moldável e bom estratega multitactica.

Era óbvio que uma mudança a ser empreendida o teria que ser nestes moldes precisos. Qualquer outra estaria fadada ao desnorte logo no início da jornada de trabalho. A juntar a tudo isto, uma pré época medonha e está lançado o caos.

Não está em causa o Benfiquismo do Rui, a sua postura ou a figura afável e diálogo nobre e simples. Está em causa o seu perfil completamente antagónico ao que necessitamos nesta altura, num período em que a mudança teria que ser alicerçada na competência e provas dadas inequívocas.

kramxel²

Olhando objectivamente acho que ainda vai muito a tempo de dar a volta.


Claro que em termos práticos estamos a falar de 1 hipótese num milhão.

J_PN

Citação de: Shoky em 25 de Agosto de 2015, 16:34
Citação de: Jaime_PN em 25 de Agosto de 2015, 16:30
Citação de: Mestre30 em 25 de Agosto de 2015, 16:28
Citação de: Jaime_PN em 25 de Agosto de 2015, 16:28
Citação de: fjorge em 25 de Agosto de 2015, 16:26
Quero lá saber do Jesus, saiu na altura certa! O erro histórico aqui foi ir buscar o Rui Vitória, não tem qualquer qualidade para treinar um clube como o Benfica!

Eu continuo a achar que saiu com 4 anos de atraso. Merecemos melhor.
Vamos ver o que vamos ganhar nos próximos 6 anos.

Vamos ver o que será investido na equipa nos próximos 6 anos.

Se for Rui Vitória durante 6 anos...mais vale irmos investindo em acções de Melão.

A diferença é que o Rui Vitória não vai ter uma 4ª oportunidade depois de andar a pão e agua 3 anos.

Livrinhos

Citação de: kramxel² em 25 de Agosto de 2015, 16:45
Olhando objectivamente acho que ainda vai muito a tempo de dar a volta.


Claro que em termos práticos estamos a falar de 1 hipótese num milhão.

Sim, só precisam de chegar o Alaba, o Boateng, o Messi, o Modric, e o Iniesta.

Deixá-los ir lá para dentro, [risos] fazer coisas, e tudo correrá pelo melhor. Vamos seguir o nosso caminho. Sempre com [risos] esperança.

Roy Kent

Citação de: Jaime_PN em 25 de Agosto de 2015, 16:46
Citação de: Shoky em 25 de Agosto de 2015, 16:34
Citação de: Jaime_PN em 25 de Agosto de 2015, 16:30
Citação de: Mestre30 em 25 de Agosto de 2015, 16:28
Citação de: Jaime_PN em 25 de Agosto de 2015, 16:28
Citação de: fjorge em 25 de Agosto de 2015, 16:26
Quero lá saber do Jesus, saiu na altura certa! O erro histórico aqui foi ir buscar o Rui Vitória, não tem qualquer qualidade para treinar um clube como o Benfica!

Eu continuo a achar que saiu com 4 anos de atraso. Merecemos melhor.
Vamos ver o que vamos ganhar nos próximos 6 anos.

Vamos ver o que será investido na equipa nos próximos 6 anos.

Se for Rui Vitória durante 6 anos...mais vale irmos investindo em acções de Melão.

A diferença é que o Rui Vitória não vai ter uma 4ª oportunidade depois de andar a pão e agua 3 anos.

Jaimão, ele nem ao fim do mês que vem vai chegar.

ff77

Citação de: Jaime_PN em 25 de Agosto de 2015, 16:46
Citação de: Shoky em 25 de Agosto de 2015, 16:34
Citação de: Jaime_PN em 25 de Agosto de 2015, 16:30
Citação de: Mestre30 em 25 de Agosto de 2015, 16:28
Citação de: Jaime_PN em 25 de Agosto de 2015, 16:28
Citação de: fjorge em 25 de Agosto de 2015, 16:26
Quero lá saber do Jesus, saiu na altura certa! O erro histórico aqui foi ir buscar o Rui Vitória, não tem qualquer qualidade para treinar um clube como o Benfica!

Eu continuo a achar que saiu com 4 anos de atraso. Merecemos melhor.
Vamos ver o que vamos ganhar nos próximos 6 anos.

Vamos ver o que será investido na equipa nos próximos 6 anos.

Se for Rui Vitória durante 6 anos...mais vale irmos investindo em acções de Melão.

A diferença é que o Rui Vitória não vai ter uma 4ª oportunidade depois de andar a pão e agua 3 anos.

3 anos? Não ganhe no Sábado e nem 3 meses chega a fazer.

Velazquez

Citação de: RedEagleNN em 25 de Agosto de 2015, 16:41
Epá.. que treinador é que apresenta um modelo de jogo de equipa grande, numa equipa que não o seja? Isso é um risco enorme, e meio caminho andado para dar merda. Têm é de saber se adaptar a uma equipa grande, aquando de uma eventual transição. Vejam o Paulo Fonseca.

Por não ter modelo de jogo de equipa grande numa equipa pequena, só mostra inteligência da parte de um treinador. Aliás, outra coisa não seria normal.
Braga e Belenenses do JJ.Estoril do Marco Silva.Leiria do Mourinho

Tommytukamoto

Ninguem se opos porque pura e simplesmente o Vieira é o dono e nao o presidente do clube

ForçadoBloqueio

Citação de: Jaime_PN em 25 de Agosto de 2015, 16:46
Citação de: Shoky em 25 de Agosto de 2015, 16:34
Citação de: Jaime_PN em 25 de Agosto de 2015, 16:30
Citação de: Mestre30 em 25 de Agosto de 2015, 16:28
Citação de: Jaime_PN em 25 de Agosto de 2015, 16:28
Citação de: fjorge em 25 de Agosto de 2015, 16:26
Quero lá saber do Jesus, saiu na altura certa! O erro histórico aqui foi ir buscar o Rui Vitória, não tem qualquer qualidade para treinar um clube como o Benfica!

Eu continuo a achar que saiu com 4 anos de atraso. Merecemos melhor.
Vamos ver o que vamos ganhar nos próximos 6 anos.

Vamos ver o que será investido na equipa nos próximos 6 anos.

Se for Rui Vitória durante 6 anos...mais vale irmos investindo em acções de Melão.

A diferença é que o Rui Vitória não vai ter uma 4ª oportunidade depois de andar a pão e agua 3 anos.

A diferença é que o Rui Carlos não nos vai meter uma única garrafinha de champagne em cima da mesa! Nem para festejar uma Taça da Liga...

RedEagleNN

Citação de: Velazquez em 25 de Agosto de 2015, 16:49
Citação de: RedEagleNN em 25 de Agosto de 2015, 16:41
Epá.. que treinador é que apresenta um modelo de jogo de equipa grande, numa equipa que não o seja? Isso é um risco enorme, e meio caminho andado para dar merda. Têm é de saber se adaptar a uma equipa grande, aquando de uma eventual transição. Vejam o Paulo Fonseca.

Por não ter modelo de jogo de equipa grande numa equipa pequena, só mostra inteligência da parte de um treinador. Aliás, outra coisa não seria normal.
Braga e Belenenses do JJ.Estoril do Marco Silva

Tirando o Braga, os outros não o faziam. Repara no exemplo deste Arouca. O Lito é muito bom, e aproveitou as debilidades do Benfica, mas nunca atacavam "à bruta", tinham sempre a retaguarda bem protegida. Não se pode jogar como num grande, porque simplesmente não têm armas para isso.

Shoky

Quando o Rui Vitória foi falado para o Benfica insurgi-me logo contra ele e muita gente disse duas coisas. Primeiro que eu tinha um preconceito contra ele e segundo que só devia ter visto os jogos grandes do Guimarães e assim era fácil que ele parecesse uma merda.

Vieram bater à porta errada. Quando o Benfica está por baixo, eu desligo do futebol. Em 2012/13 nem a final da Liga dos Campeões vi.
Quando está por cima papo tudo. Mas curiosamente tenho um fascínio pelo tugão e nessas fases papo tudo o que é tugão. Outro dia estava a dar Manchester City com o Everton e Barcelona com o Bilbao. Eu estava a ver o Guimarães - Belenenses.

Daí conhecer os nossos adversários como a palma das minhas mãos. Nas últimas 3 épocas devo ter visto pelo menos 50% dos jogos todos do Guimarães. São muitos jogos do Rui Vitória no Guimarães que tenho na cabeça. Muita mediocridade. Tenho pena que quem decidiu não tenha visto mais que 2 ou 3 jogos deles...se calhar punha a mão na cabeça e pensava um bocadinho na vida. Ou se calhar não, visto de quem estamos a falar.


https://gifsound.com/?gif=1.bp.blogspot.com/-hGyTHdlC0u4/VZ6mV-ShiXI/AAAAAAAAJbE/GF1GXWGiq3s/s1600/l0O9yti5sTWX7NSDK.gif&v=ityWnnoHeuo&s=14

dreams_take_over

#41682
Citação de: RedEagleNN em 25 de Agosto de 2015, 16:45
Citação de: dreams_take_over em 25 de Agosto de 2015, 16:38
Citação de: RedEagleNN em 25 de Agosto de 2015, 16:22
Citação de: GoloDeLetra em 25 de Agosto de 2015, 16:20
Citação de: Shoky em 25 de Agosto de 2015, 16:10
O Hernani saiu e falta acrescentar que fizeram 4 vitórias na segunda volta e durante a mesma praticamente toda foram o último classificado do tugão só contando os pontos da segunda volta. Perto do final tinham 7 pontos e estavam atrás do Penafiel.

Infelizmente essa vergonha não foi suficiente para evitar que viesse para o Benfica.
Os objectivos estavam alcançados e a partir daì é dificil encontrar motivaçao , sem esquecer que a grande parte dos jogadores eram jovens e depois veio as lesoes e castigos , é normal haver essa quebra com um plantel curtissimo

Repara que eram tão maus,tão maus, que conseguiram a proeza de empatar com um Benfica do grande JJ, que à partida, precisava da vitória para ser campeão.

:buck2: que desonestidade intelectual de comentário...é essa e a do no Benfica-Sporting da supertaça o Benfica jogou melhor que no derby do campeonato passado!
desonestidade porque simplesmente é baseado em premissas erradas, tanto num jogo como no outro o Benfica nao estava obrigado a vencer!!!!

Esqueces-te que o Benfica tinha o jogo em casa com o Maritimo para ser Campeao?????omites esse facto? e já agora jogo mais atipico que esse nao houve, com jogadores com nervosismo natural de adrenalina e a saberem resultados paralelos...

Maluco interpretas como quiseres.

Ah, e neste jogo com o Arouca já não foi um jogo atípico, com jogadores nervosos e a saberem de resultados paralelos??

Oi? Desonestidade intelectual, não era?

oh, desculpa o termo, simplesmente usei como o Mourinho usou o "prostituizionni intelectuallii", porque na realidade o Benfica nao estava obrigado a vencer o jogo... escusas de me tratar por maluco  :D

quanto a isso do nervosismo foi um extra...sim, neste momento todos os jogos a equipa está com nervosimo agudo, mas nao é daquele nervosimho miudinho bom e cheio de adrenalina e excitaçao que vivemos nesse jogo o ano passado...é outro nervosismo, daquele fuidido!!!!

SorcereR


joao_manike

Não estou a ver o presidente mais perdedor da história do clube a despedir o Rui Carlos Pinho. Só mesmo se perdermos pontos até ao dragão e lá levarmos no pêlo como gente grande. E começarmos a Champions com também uma derrota categórica. Se ele for despedido aí.... até nem é tarde. Ainda podemos salvar a época.