As Finanças do Benfica

J Pinto

Tenho lido (e ouvido) alguns rumores que me deixam preocupado sobre a possível saida de Steven Vitória, jogador que, quanto a mim, já deveria estar no 11, em vez de Luisão, que continua a falhar muito na defesa e no ataque... não acerta uma. E, mesmo que não seja para jogar no 11, é boa opção para o banco.

Quanto às finanças, é imperioso vender, face à saída da Champions League.


Matic
Matic é, por esta altura, o nosso jogador mais "vendável" e, na minha opinião, seria melhor vender porque, como se tem visto, a cabeça dele não está cá... há muito tempo. Defende bem, até marcou dois golos, mas roubar bolas e fazer passes certos... está quieto. Basta ver a exibição com Setúbal. Para jogar em 4x3x3 ou em 4x4x2, temos Fejsa e Rúben Amorim (e ainda temos Lindeloff, nos bês, a quem reconheço qualidades de 6 puro).

Gaitán e Garay
Gaitán está, também, com a cabeça noutro lado. Gaitán e Garay, sobretudo. Penso que Garay é, depois de Matic, o caso mais grave. Sair é boa opção. Ficamos com Steven Vitória e Mitrovic, e ainda temos bons elementos nos bês.

Jardel
Custou-nos uma ida a uma final europeia (que falha em Braga, quando Custódio saltou mais alto que ele) e a Liga Europa (Ivanovic gosta de jardel) e, cada vez que entra, é um chorrilho de asneiras, passes errados e faltas desnecessárias que mete dó

Carlos Martins, Artur Moraes, Djaló e Maxi Pereira (vender ou dar enquanto é possível).

Lima: está na fase descendente da carreira, aliás, os últimos 8/10 jogos da época passada e os jogos deste ano, mesmo com alguns golos e até bons à mistura, provam que é tempo de sair. Com Lima em forma, no final da época passada, teríamos ganho a Liga (com Estoril), a Taça de Portugal (falhou, de forma escandalosa, o 2-0) e a Liga Europa (uma falha na cara de Peter Che). Se aparecer uma boa proposta é vender.

John (empréstimo)

O Benfica, mesmo com estas saídas, fica com um plantel equlibrado:
GR: Oblak e Paulo Lopes
DD: Almeida, Sílvio e Cancelo
DC: Steven, Luisão, Mitrovic e miúdos da B
DE: Siqueira, Sílvio e Almeida

Médios (6, 8 e 10): Fejsa, Amorim, Lindeloff, André Gomes, Enzo Pérez, Djuricic e Bernardo Silva

Alas: Salvio, Markovic, Sulejmani e Cavaleiro

Pontas-de-lança: Cardozo, Rodrigo e Funes More (e Lolo Pla)

red-dawn

Citação de: paulomaia1972 em 23 de Dezembro de 2013, 23:37

Dispensar e poupar em salários:
Carlos Martins, Djaló e mais uns quantos.
O problema é que não é assim que as dispensas funcionam. Se o jogador tiver contrato e o Benfica o quiser mandar fora, tem lhe de pagar a totalidade dos ordenados que teria a receber caso ficasse até final do contrato, logo a poupança é nula. Caso contrário os contratos não teriam valor nenhum, e é a razão desses calimeros ainda estarem no Benfica... a ver se algum clube lhes pega, nem que seja por empréstimo a pagarem parte do salário. Mas ficarem no clube até final do contrato continuando a receber mensalmente, ou sairem agora recebendo de uma só vez todos os ordenados, é exactamente a mesma coisa.

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: Slb23 em 23 de Dezembro de 2013, 23:08
Não se pode parar agora...

Só vencendo o Benfica pode sair deste buraco.

É essa a minha linha de pensamento. Financeiramente podemos e devemos optimizar o investimento, mas só as vitórias (a essência de um clube como o BENFICA) arrastará todo o clube.

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: peter_slb em 23 de Dezembro de 2013, 23:11
Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 23 de Dezembro de 2013, 22:38
Citação de: peter_slb em 23 de Dezembro de 2013, 22:24
Citação de: 10 Aimar 10 em 23 de Dezembro de 2013, 19:31
Será que com este empréstimo ainda vamos precisar de vender jogadores em Janeiro?

este empréstimo não resolve nada porque não origina qualquer entrada de dinheiro, é uma mera renovação e o Benfica tem um buraco enorme que precisará de colmatar.

No 1º trimestre, que é o trimestre em que habitualmente mais dinheiro entra devido aos bilhetes de época e aos recebimentos da Champions, o Benfica, excluindo recebimentos e pagamentos derivados de empréstimos, teve de pagar mais 8,66 milhões do que recebeu, para fazer face a isso e aumentar o dinheiro em caixa (inclui caixa e depósitos) foi buscar cerca de 16 milhões em empréstimos, mas os 2º e 3º trimestres habitualmente - não é possível saber ao certo porque depende muito dos momentos em que ocorrem os pagamentos/recebimentos referentes a transferências - são bastante piores em termos de cash flows que o 1º, por isso não é de crer que os 8 milhões em caixa no final do 1º trimestre (não podem ficar a 0) sejam suficientes para fazer face às saídas de dinheiro que irão ocorrer nestes trimestres, logo é quase uma certeza que o Benfica ou vende jogadores (com recebimentos consideráveis a pronto) ou aumentará bastante a dívida remunerada ao longo dos próximos meses.

O que, se não estou em erro, será péssimo e comprometerá possíveis futuros investimentos.

Peter: se fosses tu o presidente, neste inverno, vendias jogadores para aliviar a situação financeira, mesmo sabendo que isso poderia custar o título, ou continuavas a forçar ainda mais a barra ?

vender jogadores agora não resolverá nenhum problema e o impacto percentual do custo que terá não vender também já é diminuto face ao buraco que foi criado - atendendo ao dinheiro que poderíamos fazer a pronto, o impacto nos custos financeiros será de 5/10% no máximo entre vender agora ou no verão, o que significa 1/2% nos custos totais anuais - por isso não vendia ninguém dos considerados importantes agora.

O problema tem de ser atacado a sério e isso não se faz no mercado de Inverno, por isso mais vale nem fazer nada e aumentar a probabilidade de ganhar qualquer coisa. Já no Verão, eu não me importava de "hipotecar" uma época (viu-se no sporting, com um corte muito mais radical do que aquele necessário no Benfica, que este "hipotecar" nem é real) para trazer os custos para valores que possam ser sustentáveis, porque senão se fizer nada o problema será cada vez maior.

Obrigado  O0 

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: peter_slb em 23 de Dezembro de 2013, 23:38
Citação de: Slb23 em 23 de Dezembro de 2013, 23:17
Citação de: peter_slb em 23 de Dezembro de 2013, 23:15
Citação de: Slb23 em 23 de Dezembro de 2013, 23:08
Não se pode parar agora...

Só vencendo o Benfica pode sair deste buraco.

isso é uma falácia, como se provou no ano em que fomos campeões, no ano passado em que fomos a 1 final europeia ou até pelas finanças do porto. Ganhar dá prestígio e aumenta ligeiramente alguns proveitos e a valorização dos jogadores, mas não tira ninguém do buraco.
Se houver competência tira Peter...

O Benfica vende jogadores por valores absurdos mas grande parte desse dinheiro não entra porque é devido à magia do Mendes. E só nos podemos libertar dele se ganharmos e os jogadores se começarem a valorizar por eles mesmo.

Se venderes em Janeiro verás um Matic a sair por 30 milhões por exemplo...

o que significa para ti "se houver competência"? Competência na área financeira para mim, é baixar os gastos salariais para os 35/40 milhões, deixar de gastar 30 milhões em novos jogadores todos os anos e a partir daí tentar ter lucros que permitam uma redução do passivo que originará uma descida dos custos financeiros que são o problema mais grave, porque é o que mais dificilmente é resolvido, mas isto tem sempre de ser feito, ganhe-se ou não. O Benfica podia ganhar a Champions e no final do ano fazer 100 milhões em vendas de jogadores que isso nada resolveria em termos financeiros se continuarmos na linha em que estamos hoje, o problema financeiro é estrutural e por isso tem de ser atacado estruturalmente, as hipotéticas vitórias desportivas não o vão resolver.


Bold:  onde começarias por cortar ?


Eu concordo com o que dizes, o BENFICA terá fazer o que dizes quer queira quer não, quer ganhe ou não, mais cedo ou mais tarde. Quanto mais cedo o fizer, melhor e menos brusco será. Optimizar o investimento, não gastar tanto dinheiro por ano em lixo e apostar, com critério, na formação. Mas há várias maneiras de o fazer. E não se pode perder a essência daquilo que é um clube grande como o BENFICA: ser campeão. Uma política muito drástica e muito austera pode trazer os efeitos contrários. Já que ao desinvestires, reduzes a qualidade do plantel, reduzindo a qualidade do plantel comprometes os resultados desportivos, piorando os resultados desportivos isso terá consequências em todas as receitas:

- prémios UEFA
- vendas de jogadores
- bilhética
- merchandising
- eventualmente, BTV
- etc

O que por sua vez dificultará, ainda mais, o combate à situação em que estamos. Daí que seja preciso cautela nessa parte do desinvestir e cortar salários. Por isso pergunto, se fosses tu a decidir, por onde começarias a cortar na massa salarial ?

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: Slb23 em 24 de Dezembro de 2013, 00:05
Peter o meu ponto é este, porque não fazer um derradeiro esforço, não vender agora em Janeiro e sim em Julho entrando ainda as vendas para este exercício? E aí poderemos vender Matic, Nico/Markovic e quem sabe um ou outro dos menos influentes como por exemplo o Lima.

Depois em Agosto aproveitando o Mundial é vender o Garay e o Maxi se alguém o quiser...

Aqui estariam sempre pelo menos uns 60 milhões limpos e reduziríamos consideravelmente a massa salarial.

Contratar apenas 1 ou 2 laterais esquerdos, seja o Siqueira ou o Sílvio a 1ª opção e depois outro para crescer na sombra e apostar no que já temos nos quadros formando um plantel tipo:

Oblak e Artur
Cancelo e André Almeida
Sílvio/Siqueira e _____________
Luisão, Lisandro, Jardel e Fábio
Fejsa e Amorim
André Gomes e Enzo
Djuricic e Bernardo
Salvio e Ivan
Pizzi e Markovic/Nico
Cardozo, Rodrigo e Nélson

E, honestamente, lutaríamos pelo título com esse plantel ?

E não valem respostas do género: perder por perder, mais vale perder sem gastar muito :P

paulomaia1972

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 24 de Dezembro de 2013, 03:32
Citação de: Slb23 em 24 de Dezembro de 2013, 00:05
Peter o meu ponto é este, porque não fazer um derradeiro esforço, não vender agora em Janeiro e sim em Julho entrando ainda as vendas para este exercício? E aí poderemos vender Matic, Nico/Markovic e quem sabe um ou outro dos menos influentes como por exemplo o Lima.

Depois em Agosto aproveitando o Mundial é vender o Garay e o Maxi se alguém o quiser...

Aqui estariam sempre pelo menos uns 60 milhões limpos e reduziríamos consideravelmente a massa salarial.

Contratar apenas 1 ou 2 laterais esquerdos, seja o Siqueira ou o Sílvio a 1ª opção e depois outro para crescer na sombra e apostar no que já temos nos quadros formando um plantel tipo:

Oblak e Artur
Cancelo e André Almeida
Sílvio/Siqueira e _____________
Luisão, Lisandro, Jardel e Fábio
Fejsa e Amorim
André Gomes e Enzo
Djuricic e Bernardo
Salvio e Ivan
Pizzi e Markovic/Nico
Cardozo, Rodrigo e Nélson

E, honestamente, lutaríamos pelo título com esse plantel ?

E não valem respostas do género: perder por perder, mais vale perder sem gastar muito :P
do plantel atual faltam matic e lima, com outro elan, treinador capaz, perfeitamente para rivalizar com os do norte.

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: paulomaia1972 em 24 de Dezembro de 2013, 03:45
Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 24 de Dezembro de 2013, 03:32
Citação de: Slb23 em 24 de Dezembro de 2013, 00:05
Peter o meu ponto é este, porque não fazer um derradeiro esforço, não vender agora em Janeiro e sim em Julho entrando ainda as vendas para este exercício? E aí poderemos vender Matic, Nico/Markovic e quem sabe um ou outro dos menos influentes como por exemplo o Lima.

Depois em Agosto aproveitando o Mundial é vender o Garay e o Maxi se alguém o quiser...

Aqui estariam sempre pelo menos uns 60 milhões limpos e reduziríamos consideravelmente a massa salarial.

Contratar apenas 1 ou 2 laterais esquerdos, seja o Siqueira ou o Sílvio a 1ª opção e depois outro para crescer na sombra e apostar no que já temos nos quadros formando um plantel tipo:

Oblak e Artur
Cancelo e André Almeida
Sílvio/Siqueira e _____________
Luisão, Lisandro, Jardel e Fábio
Fejsa e Amorim
André Gomes e Enzo
Djuricic e Bernardo
Salvio e Ivan
Pizzi e Markovic/Nico
Cardozo, Rodrigo e Nélson

E, honestamente, lutaríamos pelo título com esse plantel ?

E não valem respostas do género: perder por perder, mais vale perder sem gastar muito :P
do plantel atual faltam matic e lima, com outro elan, treinador capaz, perfeitamente para rivalizar com os do norte.

Com uma direcção competente a trabalhar fora do campo, acredito que sim. Com esta direcção, esse plantel ganhava a taça da liga.

josantiago

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 24 de Dezembro de 2013, 03:50
Citação de: paulomaia1972 em 24 de Dezembro de 2013, 03:45
Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 24 de Dezembro de 2013, 03:32
Citação de: Slb23 em 24 de Dezembro de 2013, 00:05
Peter o meu ponto é este, porque não fazer um derradeiro esforço, não vender agora em Janeiro e sim em Julho entrando ainda as vendas para este exercício? E aí poderemos vender Matic, Nico/Markovic e quem sabe um ou outro dos menos influentes como por exemplo o Lima.

Depois em Agosto aproveitando o Mundial é vender o Garay e o Maxi se alguém o quiser...

Aqui estariam sempre pelo menos uns 60 milhões limpos e reduziríamos consideravelmente a massa salarial.

Contratar apenas 1 ou 2 laterais esquerdos, seja o Siqueira ou o Sílvio a 1ª opção e depois outro para crescer na sombra e apostar no que já temos nos quadros formando um plantel tipo:

Oblak e Artur
Cancelo e André Almeida
Sílvio/Siqueira e _____________
Luisão, Lisandro, Jardel e Fábio
Fejsa e Amorim
André Gomes e Enzo
Djuricic e Bernardo
Salvio e Ivan
Pizzi e Markovic/Nico
Cardozo, Rodrigo e Nélson

E, honestamente, lutaríamos pelo título com esse plantel ?

E não valem respostas do género: perder por perder, mais vale perder sem gastar muito :P
do plantel atual faltam matic e lima, com outro elan, treinador capaz, perfeitamente para rivalizar com os do norte.

Com uma direcção competente a trabalhar fora do campo, acredito que sim. Com esta direcção, esse plantel ganhava a taça da liga.
Então, não fugia muito da média. Nestes últimos anos, o que temos ganho mais foram Taças da Liga.

Paspalho

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 24 de Dezembro de 2013, 03:17
Citação de: Slb23 em 23 de Dezembro de 2013, 23:08
Não se pode parar agora...

Só vencendo o Benfica pode sair deste buraco.

É essa a minha linha de pensamento. Financeiramente podemos e devemos optimizar o investimento, mas só as vitórias (a essência de um clube como o BENFICA) arrastará todo o clube.

Nesta fase de crise, que irá durar (e até agudizar-se) pelo menos nos próximos 10/15 anos, ganhar não trará grandes benefícios. Até porque as eventuais vitórias serão sempre caseiras e isso só serve para ir dar voltas ao Marquês.
Gente completamente incompetente construiu no clube dívidas que seriam pagas com base em pressupostos totalmente irrealistas, agora há pouco a fazer...

peter_slb

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 24 de Dezembro de 2013, 03:28
Citação de: peter_slb em 23 de Dezembro de 2013, 23:38
Citação de: Slb23 em 23 de Dezembro de 2013, 23:17
Citação de: peter_slb em 23 de Dezembro de 2013, 23:15
Citação de: Slb23 em 23 de Dezembro de 2013, 23:08
Não se pode parar agora...

Só vencendo o Benfica pode sair deste buraco.

isso é uma falácia, como se provou no ano em que fomos campeões, no ano passado em que fomos a 1 final europeia ou até pelas finanças do porto. Ganhar dá prestígio e aumenta ligeiramente alguns proveitos e a valorização dos jogadores, mas não tira ninguém do buraco.
Se houver competência tira Peter...

O Benfica vende jogadores por valores absurdos mas grande parte desse dinheiro não entra porque é devido à magia do Mendes. E só nos podemos libertar dele se ganharmos e os jogadores se começarem a valorizar por eles mesmo.

Se venderes em Janeiro verás um Matic a sair por 30 milhões por exemplo...

o que significa para ti "se houver competência"? Competência na área financeira para mim, é baixar os gastos salariais para os 35/40 milhões, deixar de gastar 30 milhões em novos jogadores todos os anos e a partir daí tentar ter lucros que permitam uma redução do passivo que originará uma descida dos custos financeiros que são o problema mais grave, porque é o que mais dificilmente é resolvido, mas isto tem sempre de ser feito, ganhe-se ou não. O Benfica podia ganhar a Champions e no final do ano fazer 100 milhões em vendas de jogadores que isso nada resolveria em termos financeiros se continuarmos na linha em que estamos hoje, o problema financeiro é estrutural e por isso tem de ser atacado estruturalmente, as hipotéticas vitórias desportivas não o vão resolver.


Bold:  onde começarias por cortar ?


Eu concordo com o que dizes, o BENFICA terá fazer o que dizes quer queira quer não, quer ganhe ou não, mais cedo ou mais tarde. Quanto mais cedo o fizer, melhor e menos brusco será. Optimizar o investimento, não gastar tanto dinheiro por ano em lixo e apostar, com critério, na formação. Mas há várias maneiras de o fazer. E não se pode perder a essência daquilo que é um clube grande como o BENFICA: ser campeão. Uma política muito drástica e muito austera pode trazer os efeitos contrários. Já que ao desinvestires, reduzes a qualidade do plantel, reduzindo a qualidade do plantel comprometes os resultados desportivos, piorando os resultados desportivos isso terá consequências em todas as receitas:

- prémios UEFA
- vendas de jogadores
- bilhética
- merchandising
- eventualmente, BTV
- etc

O que por sua vez dificultará, ainda mais, o combate à situação em que estamos. Daí que seja preciso cautela nessa parte do desinvestir e cortar salários. Por isso pergunto, se fosses tu a decidir, por onde começarias a cortar na massa salarial ?

Eu não sei os salários dos jogadores do Benfica por isso não posso dizer nomes de jogadores para sair, mas à cabeça poupava de certeza uns milhões no treinador, nem que ele ganhasse coisas se justificava pagar tanto a um treinador em Portugal, quanto mais sem ganhar nada e depois definia um tecto salarial total e dentro desse tecto tentava formar a melhor equipa possível. Se excluirmos Labyad, Jeffren e as indemnizações, o sporting vai gastar menos de 25 milhões com o pessoal esta época e tem uma equipa competitiva, é perfeitamente possível fazer um excelente plantel (muito mais forte que este do sporting) com 35/40 milhões, o que significaria menos 15/20 milhões do que vamos gastar este ano.

Quanto às receitas que tu achas que descerão:
- prémios UEFA - teremos sempre orçamentos superiores ao sporting e pelo menos o 2º lugar dará sempre acesso à Champions, por isso continuaremos a ter obrigação de ter proveitos semelhantes aos actuais.

- vendas de jogadores - este é um dos principais problemas desta gestão, porque as pessoas não percebem que o Benfica não está a fazer dinheiro nenhum na venda de jogadores, as gigantescas mais valias que o Benfica tem feito em alguns jogadores não chegam para pagar os investimentos feitos, não se pode pensar só que o Matic não custou nada e que agora valerá muitos milhões, tem de pensar em todos os Jaras que o Benfica contratou e sustentou (valor de compra mais salários) e nos custos financeiros inerentes a estas contratações, como já disse neste tópico várias vezes neste tópico, em 2008 o Benfica tinha resultados equilibrados sem vender jogadores e já tinha David Luiz, Di Maria e Coentrão, além dos titulares actuais Luisão, Maxi e Cardozo, aí sim o Benfica podia fazer muito dinheiro em venda de jogadores, porque o valor das vendas que se fazia era lucro.

-bilhética - este ano temos o plantel mais caro de sempre e temos tido assistências baixíssimas, uns jogadores da formação como Bernardo Silva em vez de Djuricic até ajudariam a levar mais benfiquistas ao estádio.

- merchandising - aqui quanto melhores forem os resultados desportivos melhor, até porque títulos levam sempre a edições especiais, mas uma boa parte das receitas ocorre logo no início da época quando são apresentados os novos equipamentos.

- BTV - esta, como a rúbrica de quotização, pode ser afectada, mas o impacto não será muito grande, a maior parte dos Benfiquistas que pagam estas coisas, são fiéis, não são os resultados desportivos que os fazem desistir, se fossem já tínhamos falido.

Só para deixar bem expressa uma ideia, eu não concordo que uma redução do investimento implique comprometer os resultados desportivos, pode acontecer mas não concordo que tenha uma relação de causa-efeito. Apostar mais na formação, por exemplo, pode trazer coisas à equipa que esta precisa (um Cavaleiro pode não ter os pés dum Ola John mas deixa tudo em campo) e reduzir o problema dos estatutos (Fejsa e André Gomes para mim é um claro problema desse tipo) também seria um importante progresso.

Paspalho

Citação de: peter_slb em 24 de Dezembro de 2013, 10:55

- prémios UEFA - teremos sempre orçamentos superiores ao sporting e pelo menos o 2º lugar dará sempre acesso à Champions, por isso continuaremos a ter obrigação de ter proveitos semelhantes aos actuais.


Tenho muitas dúvidas que daqui a uns 3 ou 4 anos esse 2º lugar dê acesso à LC, se calhar nem o 1ª dará...
O nosso encolhimento é acompanhado do crescimento de outros campeonatos - Ucrânia, Polónia, Turquia, Russia, e na generalidade de todos os dos países de leste.

peter_slb

Citação de: Paspalho em 24 de Dezembro de 2013, 11:01
Citação de: peter_slb em 24 de Dezembro de 2013, 10:55

- prémios UEFA - teremos sempre orçamentos superiores ao sporting e pelo menos o 2º lugar dará sempre acesso à Champions, por isso continuaremos a ter obrigação de ter proveitos semelhantes aos actuais.


Tenho muitas dúvidas que daqui a uns 3 ou 4 anos esse 2º lugar dê acesso à LC, se calhar nem o 1ª dará...
O nosso encolhimento é acompanhado do crescimento de outros campeonatos - Ucrânia, Polónia, Turquia, Russia, e na generalidade de todos os dos países de leste.

poderá não dar acesso directo, mas dará sempre à pré-eliminatória que, pela amostra que temos tido, não será contra adversários contra os quais não sejamos favoritos.

cernache1

Tanto debate e na hora da verdade, 83 % !!! 83 !

Viciado no Benfica

Citação de: cernache1 em 24 de Dezembro de 2013, 13:39
Tanto debate e na hora da verdade, 83 % !!! 83 !

As pessoas têm memória curta e a maior parte delas são impressionáveis. Daí a queda nos argumentos de que tudo se tem feito para progredir e dos avisos sobre os tempos do Vale.