As Finanças do Benfica

vieirah2

Mesmo que o Sr. Gaioso se esforce em rebentar com o investimento nas modalidades, o clube ainda não tem 30M para financiar a OPA, terá de recebê-los via SAD através de aluguer do estádio ou outra artimanha qualquer.

Portanto, é uma falácia dizer que a equipa de futebol não sairá afectada com o desbaratar destes 30M, porque o clube terá de recebê-los de algum lado via SAD.

Maka

Citação de: Slb23 em 19 de Novembro de 2019, 10:22
Citação de: Dr.Lecter em 19 de Novembro de 2019, 10:19
Existe uma estratégia e um rumo que queremos tomar, eu só ainda não entendi qual.
O rumo é o clube ficar com 100% da SAD, com o Estádio e sem passivo.
Um rumo sem um objectivo não é um rumo. Qual o objectivo final?

Nuno Franco

Deixem-se das teorias da conspiração sem sentido!

É o Benfica (Clube) que está a comprar.

A aquisição das acções podem ter como objectivo:

- Manter capital próprio investido com a possibilidade de a qualquer altura revender sem perder os 51%
(entrada de algum parceiro estratégico na BSAD)

- Receber parte dos dividendos que se distribui anualmente (a única forma legal da BSAD transferir parte dos lucros para o Benfica Clube)

Para os mais distraídos, é bom recordar e voltar a frisar que a única forma dos lucros da BSAD serem transferidos para o Benfica Clube, é a através da distribuição de dividendos.

O Benfica clube necessita de receber dinheiro ou financiar-se na Banca para por exemplo completar o Centro de Alto Rendimento.

Bem como acho que vai ter de recorrer a financiamento externo para poder fazer esta operação (desconheço quanto o Benfica Clube tem em caixa para esta operação)

Obi-Juan Kenobi

Citação de: BerKut em 19 de Novembro de 2019, 10:35
Citação de: policeMAN em 19 de Novembro de 2019, 10:29
Citação de: BerKut em 19 de Novembro de 2019, 10:22
Citação de: policeMAN em 19 de Novembro de 2019, 10:17
Claro que faz sentido...

até agora pagavam-se os favores em casamentos e creches dos meninos... mas como o negocio de troca de divisas entre amigos foi descoberto... tenta-se de forma legal e apoiada pelos 90% dos associados...

Ter 51% ou 90% vai dar ao mesmo para a Bsad.. ou não?
Quem fica a ganhar? Quanto vai ganhar com esta operação?!?
Aquilo que dizes é um erro e uma mentira. É muitíssimo diferente o Benfica ter 50%+1, ou 60%, ou 70%. São posições completamente diferentes até em algumas obrigações legais.
O maior potencial "ganhador" desta operação é um titular de 2 922 387 de acções (a data do ultimo R&C), mas não sei o preço a que ele comprou as acções dele, com que motivação, nem se ele vai aceitar vender. O que sei é que a operação é do mais lógico que pode existir no actual momento da BSAD.

claro que é um erro... estourar 30M€ em quê mesmo?

O que que o Benfica ganha em ter 90 que não ganhava quando tinha 51?

Que quantidade de votos em assembleia de acionistas é preciso para fazer passar qualquer ALTERAÇÃO / ROUBO que seja necessário ter 90% que não fosse aprovada com 51?

Com 90% da SAD vamos deixar de vender direitos desportivos á NOS? vamos deixar de fazer contratos publicitarios com "amigos" estrategios?
Vamos deixar de foder 15M€ em advogados?
"ROUBO" é o que te fizeram com a inteligência. Se não sabes qual a diferença sobre um posição de 51% e de 90% para um sociedade cotada em bolsa, não sou eu que te vou explicar, pois o teu intuito é tentar teorias da conspiração e não estou para aí virado. Nada mais fazes que ser uma caixa de ressonância de mentiras que por aí são propaladas. Só uma perguntinha, onde que raio leste tu que o Benfica "fodeu" 15M em advogados? Uma coisa te garanto no R&C não está lá nem esse valor nem nada que se lhe pareça!
Citação de: BerKut em 19 de Novembro de 2019, 10:58
Citação de: policeMAN em 19 de Novembro de 2019, 10:50
Citação de: BerKut em 19 de Novembro de 2019, 10:35
Citação de: policeMAN em 19 de Novembro de 2019, 10:29
Citação de: BerKut em 19 de Novembro de 2019, 10:22
Citação de: policeMAN em 19 de Novembro de 2019, 10:17
Claro que faz sentido...

até agora pagavam-se os favores em casamentos e creches dos meninos... mas como o negocio de troca de divisas entre amigos foi descoberto... tenta-se de forma legal e apoiada pelos 90% dos associados...

Ter 51% ou 90% vai dar ao mesmo para a Bsad.. ou não?
Quem fica a ganhar? Quanto vai ganhar com esta operação?!?
Aquilo que dizes é um erro e uma mentira. É muitíssimo diferente o Benfica ter 50%+1, ou 60%, ou 70%. São posições completamente diferentes até em algumas obrigações legais.
O maior potencial "ganhador" desta operação é um titular de 2 922 387 de acções (a data do ultimo R&C), mas não sei o preço a que ele comprou as acções dele, com que motivação, nem se ele vai aceitar vender. O que sei é que a operação é do mais lógico que pode existir no actual momento da BSAD.

claro que é um erro... estourar 30M€ em quê mesmo?

O que que o Benfica ganha em ter 90 que não ganhava quando tinha 51?

Que quantidade de votos em assembleia de acionistas é preciso para fazer passar qualquer ALTERAÇÃO / ROUBO que seja necessário ter 90% que não fosse aprovada com 51?

Com 90% da SAD vamos deixar de vender direitos desportivos á NOS? vamos deixar de fazer contratos publicitarios com "amigos" estrategios?
Vamos deixar de foder 15M€ em advogados?
"ROUBO" é o que te fizeram com a inteligência. Se não sabes qual a diferença sobre um posição de 51% e de 90% para um sociedade cotada em bolsa, não sou eu que te vou explicar, pois o teu intuito é tentar teorias da conspiração e não estou para aí virado. Nada mais fazes que ser uma caixa de ressonância de mentiras que por aí são propaladas. Só uma perguntinha, onde que raio leste tu que o Benfica "fodeu" 15M em advogados? Uma coisa te garanto no R&C não está lá nem esse valor nem nada que se lhe pareça!

com essa saude toda no cerebro não percebo como não arranjaste um tacho no clube tambem!!

até parece que no R&C vem lá tudo sobre os dinheiros movimentados no clube...
só se forem naqueles que foram chumbados pelos socios e passaram à mesma!!

não tens de explicar nada, porque a cartilha do vieira não explica... só diz que SIM e que é FABULOSO e os carneirinhos seguem todos o exemplo...

mas como eu não percebo linguagem animal... deixo isso para burros como tu!!
Quem faz o papel de idiota util aqui és tu. Caso os valores gastos em serviços externos que estão declarados no R&C estivessem mal declarados era obrigação legal isso ser declarado na revisão das contas. E nesse capitulo os valores registados em "Trabalhos Especializados" são de 13.730K e esse valor inclui advogados, não foi todo gasto em advogados. Vocês confundem inteligência e capacidade de leitura e raciocínio com ciências ocultas. Burro aqui é quem não sabe do que fala, e parte para o insulto por falta de argumentos. Mas deixo-te sozinho, não me misturo com porcos, porque não gosto de chafurdar na lama, fica feliz aí na tua pocilga. :D

Espero que a racionalidade que subjaz à anunciada operação - que, note-se, ainda ninguém conseguiu explicar de forma minimamente sustentada - seja melhor que a do teu raciocínio.

VodkaBoy

tenho só 100 acções.

Que me recomendam fazer ? (os entendidos na matéria)

E gostaria de perceber porque estamos a usar um banco chinês na operação... abrir portas a oriente?

B3nfic6

Citação de: Flavius Julius em 19 de Novembro de 2019, 11:06
esta compra das ações por parte do Clube, num cenário de teoria de conspiração poderá significar que há algum investidor com interesse na SAD, mesmo que parcial.
Assim o Clube investe agora 30, mas poderá vender por 50 a mesma participação.
:confused:

Mas nesse sentido não fazia mais sentido o investidor comprar já em vez de fazer isso por intermédio do Benfica?

pedro22

Em resumo ; ninguém faz a mínima ideia do objectivo desta compra de ações por parte do clube.

Talvez o clube possa esclarecer os seus sócios.

ScorpiO

Num clube gerido por gente seria... isto poderia querer dizer que o clube prepara-se para receber um investidor. Valorizando ainda mais o que compramos agora por 30 milhões.
Num clube gerido por "comissionistas" isto pode querer dizer tanta coisa que nem me quero alongar... É esperar para ver

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: BerKut em 19 de Novembro de 2019, 10:15
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 19 de Novembro de 2019, 10:09
Citação de: MALU15 em 19 de Novembro de 2019, 09:38
Citação de: Dr.Lecter em 19 de Novembro de 2019, 09:17
Só não estou a entender uma eventual vontade de sair da Bolsa que justifique torrar mais de 30M€ nesta operação. A não ser que me digam que os custos de permanecer na Bolsa são de tal maneira elevados que no curto prazo é possível "recuperar" este valor.

Depois, também não entendo o valor oferecido. Dá ideia que estamos a ser amigos dos accionistas externos, o que não me agrada. A não ser que haja, de facto, um investidor com uma OPA à SAD no forno.
Não estás a acertar nos palpites. Para quem conhece os meandros do nosso mercado de capitais e a situação especial da BSAD, uma operação deste tipo (concentração) faz todo o sentido e até digo mais (sem desvendar muito pois não quero prejudicar o Benfica) tb se podem vislumbrar desde já quais vão ser os passos seguintes, com diferentes alternativas conforme esta 1ª fase seja mais ou menos bem sucedida.

Sobre o valor (com prémio de 81% face à última cotação) ele tem de ter algum atractivo que leve à decisão de venda de algumas posições relevantes que são conhecidas, pois caso contrário a operação de compra estaria condenada logo à partida ao insucesso. Veremos o que acontece com este 1º teste.

Independentemente do que acima foi referido sobre a racionalidade da operação, parece-me que isto prepara a entrada de um investidor (estrangeiro, eventualmente) com posição forte no Benfica, dá uma retribuição muito generosa aos restantes accionistas (que, imagine-se são do séquito do Presidente) e preparar a retirada da vigilância de várias operações do Benfica. Por fim, pergunto se uma operação destas não deveria ser votada em AG do Clube?
Mais uma vez a malta a querer ver fantasmas onde não há! e pior conhecem mal os próprios estatutos do Benfica! A Direcção pode efectuar esta compra sem um AG, mas para vender um posição a um investidor no futuro e "retirar a vigilância", aí sim a direcção é obrigada a fazer uma AG. Além que de a oferta em si não tem nada de generoso, na minha opinião até acho que o valor pode não ser alto o suficiente para convencer alguns dos "accionistas de referencia".

Quais accionistas de referência? O grupo Valouro, pessoas muito próximas do Presidente?

Quanto à AG, conhecer mal os estatutos, creio que não, pelo que, pergunto se esta operação estava projetada e foi votada pelos sócios, como operação a realizar este ano? Independentemente de arranjar previsão nos Estatutos para obrigar a deliberação, não é uma operação relevante para o Clube, em termos de investimento que mereça explicações aos sócios sobre a sua racionalidade e deliberação dos mesmos?

A vigilância a que me refiro aqui não é dos sócios...

Fantasmas não os vejo em nenhum lado, mas, se algum local onde poderia ver alguns é nesta gestão deste Presidente.

Flavius Julius

Citação de: B3nfic6 em 19 de Novembro de 2019, 11:42
esta compra das ações por parte do Clube, num cenário de teoria de conspiração poderá significar que há algum investidor com interesse na SAD, mesmo que parcial.

Mas nesse sentido não fazia mais sentido o investidor comprar já em vez de fazer isso por intermédio do Benfica?
não!
Como achas que é mais fácil comprar? A vários proprietários ou só a 1?

Flavius Julius

Citação de: pedro22 em 19 de Novembro de 2019, 11:42
Em resumo ; ninguém faz a mínima ideia do objectivo desta compra de ações por parte do clube.

Talvez o clube possa esclarecer os seus sócios.
claro, aqui apenas se especula.

Maka

Citação de: Flavius Julius em 19 de Novembro de 2019, 11:45

não!

Em termos de logística é mais fácil comprar a 1, mas essa é uma questão menor.

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: MALU15 em 19 de Novembro de 2019, 10:16
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 19 de Novembro de 2019, 10:09
Citação de: MALU15 em 19 de Novembro de 2019, 09:38
Citação de: Dr.Lecter em 19 de Novembro de 2019, 09:17
Só não estou a entender uma eventual vontade de sair da Bolsa que justifique torrar mais de 30M€ nesta operação. A não ser que me digam que os custos de permanecer na Bolsa são de tal maneira elevados que no curto prazo é possível "recuperar" este valor.

Depois, também não entendo o valor oferecido. Dá ideia que estamos a ser amigos dos accionistas externos, o que não me agrada. A não ser que haja, de facto, um investidor com uma OPA à SAD no forno.
Não estás a acertar nos palpites. Para quem conhece os meandros do nosso mercado de capitais e a situação especial da BSAD, uma operação deste tipo (concentração) faz todo o sentido e até digo mais (sem desvendar muito pois não quero prejudicar o Benfica) tb se podem vislumbrar desde já quais vão ser os passos seguintes, com diferentes alternativas conforme esta 1ª fase seja mais ou menos bem sucedida.

Sobre o valor (com prémio de 81% face à última cotação) ele tem de ter algum atractivo que leve à decisão de venda de algumas posições relevantes que são conhecidas, pois caso contrário a operação de compra estaria condenada logo à partida ao insucesso. Veremos o que acontece com este 1º teste.

Independentemente do que acima foi referido sobre a racionalidade da operação, parece-me que isto prepara a entrada de um investidor (estrangeiro, eventualmente) com posição forte no Benfica, dá uma retribuição muito generosa aos restantes accionistas (que, imagine-se são do séquito do Presidente) e preparar a retirada da vigilância de várias operações do Benfica. Por fim, pergunto se uma operação destas não deveria ser votada em AG do Clube?
Estas operações têm pressupostos que não podem ser divulgados em público (infringias o CVM) antes de serem comunicadas ao mercado. E depois de comunicadas há estratégias a seguir que tb não podem andar de boca à boca. Um clube desportivo não é a mesma coisa que uma sociedade anónima ainda que desportiva (SAD) que é cotada.

Certo, quando aos requisitos previstos no CVM. Mas, tal não exclui o que disse acima, precisamente pelo facto de um clube desportivo não ser idêntico a uma sociedade anónima.

vieirah2

Citação de: VodkaBoy em 19 de Novembro de 2019, 11:29
tenho só 100 acções.

Que me recomendam fazer ? (os entendidos na matéria)

E gostaria de perceber porque estamos a usar um banco chinês na operação... abrir portas a oriente?

Sugiro vender já porque esta OPA deverá levar quase 1 ano a ser concluída. A não ser que gostes de ir às AGs da SAD e aí não deverás vender, porque não haverá OPA potestativa.

Ainda falta o registo do prospecto, a CMVM aprovar o prospecto e depois a CMVM, como a ação não tem liquidez, deve nomear um auditor independente para fixar o preço da OPA, que terá de fazer o seu trabalho e só depois começará a OPA. Em processos semelhantes, demora cerca de 1 ano.

Flavius Julius

Citação de: Maka em 19 de Novembro de 2019, 11:47
Citação de: Flavius Julius em 19 de Novembro de 2019, 11:45

não!

Em termos de logística é mais fácil comprar a 1, mas essa é uma questão menor.
e em termos de negociação também, estás interessado em 2 prédios, 1 é de vários proprietários e outro é de um proprietário.
Partindo do principio que ambos são iguais e com a mesma localização, qual achas que vais pagar mais?