As Finanças do Benfica

BenficaSetsFire

Citação de: MALU15 em 21 de Novembro de 2019, 13:19
Penso que está claro para todos (ou pelo menos para a maioria) que o objectivo imediato desta OPA é o Grupo Benfica atingir os 90% de acções da BSAD.

Se é assim, a BSGPS tb  precisa dos 3,28% na posse dos OS e que estão agora bloqueados por imposição legal, para atingir o objectivo dos 90%, e não só dos 28,0671% que são objecto da oferta ( que exclui os 3,28% dos OS).

Convém ter presente que de acordo com a última informação disponível nos 28,0671% estarão as seguintes posições, ou muito próximas:

12,71%  JAS
  3,73 % JC Guilherme
  2,66 % Olivedesportos
  2,0 % Qta Jugais
  6,9671% dispersos por público em geral

O problema não é perceber qual é o objectivo. É perceber porque raio se tem esse objectivo, que não faz sentido nenhum.

pirolito1

Citação de: pmpereira11 em 21 de Novembro de 2019, 14:01
Citação de: Maka em 21 de Novembro de 2019, 13:48
Citação de: pmpereira11 em 21 de Novembro de 2019, 13:35
Citação de: danny82 em 21 de Novembro de 2019, 13:29
https://eco.sapo.pt/opiniao/nem-8-nem-80-benfica-da-premio-de-81/
Spoiler
CitaçãoFinalmente, a última dúvida que suscita esta OPA é um aparente conflito de interesses. Luís Filipe Vieira aparece do lado do comprador e do vendedor. Numa OPA parcial, está proibido de vender as suas ações, mas fez um acordo com o Benfica para que quando ele e os restantes membros dos órgãos sociais cessarem funções, terem direito a vender as suas ações pelos mesmos 5 euros da OPA.

Filipe Garcia, economista da IMF, dizia ontem ao Jornal de Negócios, que os "órgãos sociais estão a definir um preço para eles próprios saírem do capital" e que estão "a decidir em causa própria". Numa OPA em que existe esta suspeita de "decidir em causa própria", e com um prémio tão estapafúrdio de 81%, os benfiquistas deveriam confrontar o presidente com estas dúvidas e não fazer o papel de avestruzes. Numa história com tantos pássaros, enterrar a cabeça na areia não é a melhor estratégia.

No caso de Luís Filipe Vieira, quando sair do Benfica poderá vender as suas ações aos 5 euros da OPA e levar para casa 3,8 milhões de euros. Com esta OPA, ajuda-se a si próprio, ajudando os outros.
[fechar]

Se isto for verdade, é ridículo e é um roubo às claras.

"Se"?
Em algum lado está explicito que os Orgãos Sociais reservam o direito de venderem a sua % ao valor da OPA? Não tenho aqui a comunicação à CMVM à mão.
Está no ponto 10 do comunicado à CMVM.

lonstrup

Citação de: MALU15 em 21 de Novembro de 2019, 13:19
Penso que está claro para todos (ou pelo menos para a maioria) que o objectivo imediato desta OPA é o Grupo Benfica atingir os 90% de acções da BSAD.

Se é assim, a BSGPS tb  precisa dos 3,28% na posse dos OS e que estão agora bloqueados por imposição legal, para atingir o objectivo dos 90%, e não só dos 28,0671% que são objecto da oferta ( que exclui os 3,28% dos OS).

Convém ter presente que de acordo com a última informação disponível nos 28,0671% estarão as seguintes posições, ou muito próximas:

12,71%  JAS
  3,73 % JC Guilherme
  2,66 % Olivedesportos
  2,0 % Qta Jugais
  6,9671% dispersos por público em geral
também precisa das acções dos órgãos sociais porquê?

Eu confesso que não estou a perceber o raciocínio, posso ter falhado a percepção de um dos passos.

lonstrup

O que é que q newsletter do Benfica diz sobre este assunto?

MALU15

Citação de: lonstrup em 21 de Novembro de 2019, 15:02
Citação de: MALU15 em 21 de Novembro de 2019, 13:19
Penso que está claro para todos (ou pelo menos para a maioria) que o objectivo imediato desta OPA é o Grupo Benfica atingir os 90% de acções da BSAD.

Se é assim, a BSGPS tb  precisa dos 3,28% na posse dos OS e que estão agora bloqueados por imposição legal, para atingir o objectivo dos 90%, e não só dos 28,0671% que são objecto da oferta ( que exclui os 3,28% dos OS).

Convém ter presente que de acordo com a última informação disponível nos 28,0671% estarão as seguintes posições, ou muito próximas:

12,71%  JAS
  3,73 % JC Guilherme
  2,66 % Olivedesportos
  2,0 % Qta Jugais
  6,9671% dispersos por público em geral
também precisa das acções dos órgãos sociais porquê?

Eu confesso que não estou a perceber o raciocínio, posso ter falhado a percepção de um dos passos.
Para aumentar a possibilidade de chegar aos 90%, considerando a participação (40 +23,65) já detida pelo Grupo.

Dr.Lecter

Abrimos um tópico para discutirmos o tema da O.P.A para que não fique perdida na discussão dos outros assuntos relacionados com as finanças do clube e SAD.

slb2me

Este é dos melhores tópicos do fórum.


:bandeira1:


Fejsa5

Comunicado:



«Reembolso parcial de obrigações representativas do empréstimo obrigacionista «Benfica SAD 2018-2021».

Nos termos do artigo 249.º, n.º 2, alínea b) dos Código dos Valores Mobiliários, a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, S.A.D informa os titulares de obrigações representativas do empréstimo obrigacionista "BENFICA SAD 2018-2021", identificadas com o código ISIN PTSLBMOM0008 ("Obrigações"), que no dia 18 de janeiro de 2020 ocorrerá o reembolso antecipado parcial das Obrigações, de acordo com o parágrafo 19.6.3. (Reembolso e reembolso antecipado) constante do capítulo 19 (Informação relativa aos valores mobiliários objeto da oferta e de admissão à negociação) do prospeto de oferta pública de subscrição e de admissão à negociação no Euronext Lisbon da Euronext Lisbon – Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados, S.A., aprovado e divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários em 28 de junho de 2018.

O reembolso parcial no montante de €25.020.000 (vinte e cinco milhões e vinte mil euros) será efetuado mediante redução do valor nominal unitário das Obrigações proporcionalmente ao valor antecipadamente reembolsado, ou seja, o valor nominal unitário de cada Obrigação passará, a partir do dia 18 de janeiro de 2020, de €5 (cinco euros) para €2,22 (dois euros e vinte e dois cêntimos).


Por cada Obrigação, serão pagos:



• o valor de capital a amortizar no montante de €2,78;



• a taxa de 1,25% (um vírgula vinte e cinco por cento) aplicável sobre o montante antecipadamente reembolsado, ou seja, €0,03475;



• os juros corridos no montante de €0,10.



O reembolso parcial das Obrigações será efetuado através da Central de Valores Mobiliários, nos termos do seu regulamento, na qual se encontram integradas as Obrigações sob o código CVM SLBMOM, sendo o agente pagador nomeado para o efeito o Haitong Bank, S.A.



Esta informação está também disponível no website da Benfica SAD (https://www.slbenfica.pt/ptpt/slb/sad/informacao).

Lisboa, 18 de dezembro de 2019»

pedro22

Qual foi o montante total desta emissão que querem antecipar ?

Thorondor

Citação de: Fejsa5 em 18 de Dezembro de 2019, 18:36
Comunicado:



«Reembolso parcial de obrigações representativas do empréstimo obrigacionista «Benfica SAD 2018-2021».

Nos termos do artigo 249.º, n.º 2, alínea b) dos Código dos Valores Mobiliários, a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, S.A.D informa os titulares de obrigações representativas do empréstimo obrigacionista "BENFICA SAD 2018-2021", identificadas com o código ISIN PTSLBMOM0008 ("Obrigações"), que no dia 18 de janeiro de 2020 ocorrerá o reembolso antecipado parcial das Obrigações, de acordo com o parágrafo 19.6.3. (Reembolso e reembolso antecipado) constante do capítulo 19 (Informação relativa aos valores mobiliários objeto da oferta e de admissão à negociação) do prospeto de oferta pública de subscrição e de admissão à negociação no Euronext Lisbon da Euronext Lisbon – Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados, S.A., aprovado e divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários em 28 de junho de 2018.

O reembolso parcial no montante de €25.020.000 (vinte e cinco milhões e vinte mil euros) será efetuado mediante redução do valor nominal unitário das Obrigações proporcionalmente ao valor antecipadamente reembolsado, ou seja, o valor nominal unitário de cada Obrigação passará, a partir do dia 18 de janeiro de 2020, de €5 (cinco euros) para €2,22 (dois euros e vinte e dois cêntimos).


Por cada Obrigação, serão pagos:



• o valor de capital a amortizar no montante de €2,78;



• a taxa de 1,25% (um vírgula vinte e cinco por cento) aplicável sobre o montante antecipadamente reembolsado, ou seja, €0,03475;



• os juros corridos no montante de €0,10.



O reembolso parcial das Obrigações será efetuado através da Central de Valores Mobiliários, nos termos do seu regulamento, na qual se encontram integradas as Obrigações sob o código CVM SLBMOM, sendo o agente pagador nomeado para o efeito o Haitong Bank, S.A.



Esta informação está também disponível no website da Benfica SAD (https://www.slbenfica.pt/ptpt/slb/sad/informacao).

Lisboa, 18 de dezembro de 2019»

Qual é a vantagem desta operação? Diminuir as disponibilidades de caixa? Para quê?

Thorondor

Citação de: pedro22 em 18 de Dezembro de 2019, 19:24
Qual foi o montante total desta emissão que querem antecipar ?

Se 25M antecipam um pouco mais de metade do capital apostaria nos 45M. Mas não sei, estou a matematizar a coisa por cálculo mental. Basta fazer as contas como diria o gajo que está agora na ONU.

hippyscorpio

Mais um movimento financeiro de excelência mas que alguns por aqui vão já tratar de falar mal só porque sim. Está a ficar difícil... quem não tiver saco para meter a viola que peça um ao pai natal, pois vão precisar de um saco para meter a viola. Em Janeiro voltamos a falar. Até vai doer.

aquaris

Citação de: MALU15 em 14 de Novembro de 2019, 13:12

A Composição actual dos EO`s é a seguinte:
. 04/2020     48,445Me   taxa de 4%
. 07/2021     45,0 Me      taxa de 4%
. 05/2022     40,0 Me      taxa de 3,75%

O EO que se vai vencer em 04/2020 era inicialmente de 60Me, mas com a operação de troca realizada este ano, que foi feita conjuntamente com a subscrição do novo EO de 40Me a vencer em 05/2022, o EO dos 60Me foi reduzido para os 48,445 Me.
Perspectivando que a BSAD possa continuar a recorrer aos EO`s como principal veículo de financiamento da sua actividade, será natural que continue a manter o valor total repartido por 3 anos, mantendo assim tb a sua margem de manobra de decisão em todos os anos, reduzindo ou aumentando em cada ano o valor do EO, em função das necessidades.

Face aos encaixes que se venham a verificar (vendas e Prémios UEFA) é natural que o novo EO em 2020 veja o seu valor reduzido, podendo o mesmo acontecer ou não nos dois anos seguintes. Chamem-lhe bolha ou não, os EO`s vieram para ficar e devem manter-se na ausência de outros veículos alternativos.
tendo em conta a ultima informação sobre o EO 18/21 penso ser útil citar esta informação dada pelo Malu.

hippyscorpio

Citação de: Thorondor em 18 de Dezembro de 2019, 19:40
Citação de: Fejsa5 em 18 de Dezembro de 2019, 18:36
Comunicado:



«Reembolso parcial de obrigações representativas do empréstimo obrigacionista «Benfica SAD 2018-2021».

Nos termos do artigo 249.º, n.º 2, alínea b) dos Código dos Valores Mobiliários, a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, S.A.D informa os titulares de obrigações representativas do empréstimo obrigacionista "BENFICA SAD 2018-2021", identificadas com o código ISIN PTSLBMOM0008 ("Obrigações"), que no dia 18 de janeiro de 2020 ocorrerá o reembolso antecipado parcial das Obrigações, de acordo com o parágrafo 19.6.3. (Reembolso e reembolso antecipado) constante do capítulo 19 (Informação relativa aos valores mobiliários objeto da oferta e de admissão à negociação) do prospeto de oferta pública de subscrição e de admissão à negociação no Euronext Lisbon da Euronext Lisbon – Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados, S.A., aprovado e divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários em 28 de junho de 2018.

O reembolso parcial no montante de €25.020.000 (vinte e cinco milhões e vinte mil euros) será efetuado mediante redução do valor nominal unitário das Obrigações proporcionalmente ao valor antecipadamente reembolsado, ou seja, o valor nominal unitário de cada Obrigação passará, a partir do dia 18 de janeiro de 2020, de €5 (cinco euros) para €2,22 (dois euros e vinte e dois cêntimos).


Por cada Obrigação, serão pagos:



• o valor de capital a amortizar no montante de €2,78;



• a taxa de 1,25% (um vírgula vinte e cinco por cento) aplicável sobre o montante antecipadamente reembolsado, ou seja, €0,03475;



• os juros corridos no montante de €0,10.



O reembolso parcial das Obrigações será efetuado através da Central de Valores Mobiliários, nos termos do seu regulamento, na qual se encontram integradas as Obrigações sob o código CVM SLBMOM, sendo o agente pagador nomeado para o efeito o Haitong Bank, S.A.



Esta informação está também disponível no website da Benfica SAD (https://www.slbenfica.pt/ptpt/slb/sad/informacao).

Lisboa, 18 de dezembro de 2019»

Qual é a vantagem desta operação? Diminuir as disponibilidades de caixa? Para quê?
Poupar nos juros e pagar menos impostos. Com dinheiro em caixa tudo fica mais fácil. O Benfica está a acelerar o pagamento de dívidas e a poupar milhões em juros e impostos.