Elkeson (Benfica detém 50% do passe)

nspumpkin

Elkeson de Oliveira Cardozo, médio ofensivo do Vitória da Bahia, o mesmo clube de onde chegou David Luiz, é nome que está na agenda dos responsáveis da SAD encarnada, que já adquiriu 50 por cento do seu passe em Janeiro último.

Com apenas 19 anos (13 de Julho 1989) é representado por Giulliano Bertolucci, o mesmo empresário de Luisão e David Luiz, e esteve próximo de ingressar na Luz em Julho último para ser observado pela equipa técnica liderada por Quique Flores. Porém os responsáveis encarnados optaram por manter o jogador no Vitória, pelo menos até Dezembro, altura em que encerra a época no Brasil. Ou seja, a partir de Janeiro o jovem pode rumar à Luz para, então sim, iniciar nova etapa na sua carreira, seja no Benfica ou eventualmente emprestado a outro clube da Liga portuguesa.

Possante (1,80 m/77 kg), Elkeson joga habitualmente no apoio aos avançados, podendo também posicionar-se no sector mais avançado. Apesar da idade, já actuou na equipa principal do Vitória e deu nas vistas na recente Porto Seguro Cup.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=152470


Aos 19 anos, Elkeson pode vir para Portugal pela mão do Benfica. O seu treinador no Vitória da Bahia compara-o a Kaká.

O Benfica tem desde Janeiro 50% do passe de Elkeson e pode levá-lo para a Luz no início do novo ano, ou então emprestá-lo a outro clube.

O médio-ofensivo joga no Vitória da Bahia, o mesmo clube de onde veio David Luiz, e é definido pelo seu treinador como um jogador muito forte do ponto de vista físico.

"Ele é muito forte fisicamente, tem 1,85 m. Defino-o como um médio de grande evolução. Está a jogar aqui nos juniores, mas já está farto de jogar nos juniores. Até já está a jogar na equipa profissional", revela João Paulo.

O técnico compara mesmo Elkeson a Kaká: "Ele é muito parecido, tanto fisicamente, como com o modo de jogar, com o Kaká. Joga na mesma posição, é forte, alto, joga em direcção ao golo".

Elkeson é representado por Giulliano Bertolucci, que também é o empresário de Luisão e David Luiz.

http://ww1.rtp.pt/desporto/index.php?t=Treinador-compara-Elkeson-a-Kaka.rtp&article=171826&visual=5&tm=13&Top=17Benfica



Elkeson: na mira do Benfica                            
Sempre com bons valores surgidos em suas categorias de base, o Vitória mais uma vez aposta em um elenco recheado de pratas da casa para fazer bom papel neste Brasileirão. Por conta de suspensões e contusões, a equipe que entrou em campo contra o Santo André, no último dia 28 de junho, tinha nada menos que seis jogadores formados na base rubro-negra. Entre eles estava o meia Elkeson, então com 19 anos e fazendo sua primeira partida como titular da equipe. E mesmo atuando fora de sua posição original – o técnico Paulo César Carpegiani o experimentou como segundo atacante – o garoto correspondeu jogando bem e marcando um gol.

Mesmo surgindo agora para os brasileiros, Elkeson já é conhecido do outro lado do Atlântico, pois metade de seus direitos econômicos pertence ao Benfica, devido a uma quitação de dívidas contraídas na gestão do ex-presidente Paulo Carneiro. Por isso, o meia é dado como nome certo pela imprensa portuguesa para reforçar o Benfica em breve. Ainda assim, neste Brasileiro, poderemos ter a chance de conhecê-lo melhor antes do destino quase que inevitável de nossas revelações: o futebol europeu.

De gato a cobiça do Benfica

Nascido em Coelho Neto, no Maranhão, Elkeson era mais um habilidoso garoto de origem humilde que via no futebol uma saída para ajudar a família. Aos oito anos, mudou-se para Marabá, onde começou a atuar em escolinhas de futebol locais. A cidade paraense é conhecida pela atuação de diversos agentes que falsificam documentos de jogadores, conforme apontou Maurício Vargas no especial "O gato no futebol brasileiro", publicado no Olheiros. E com o maranhense não foi diferente.

O destaque em uma das maiores escolinhas de futebol da cidade logo trouxe a proposta de um agente para que ele alterasse seus registros e assim, pudesse ser levado para atuar nas categorias de base do Vitória. A fraude foi consumada em um dos cartórios de Marabá, conforme mostrado em reportagem do Esporte Espetacular, exibida em dezembro de 2006. Como gato, foi incorporado ao clube baiano em 2002, aos 13 anos.


No entanto, seus registros apontavam apenas 11. Além disso, o documento forjado mostrava que ele era natural de Marabá e não de Coelho Neto. Contudo, logo o Vitória descobriu as alterações em sua situação e na de mais seis garotos da base, em 2003. Único aproveitado após o episódio, os dirigentes resolveram apostar em seu potencial e Elkeson teve a situação regularizada. Até aqui, uma aposta acertada.

Sempre se destacando em todas as categorias em que passou, logo despertou a cobiça de outros clubes, principalmente do exterior. E por conta de dívidas referentes a gestão do ex-presidente Paulo Carneiro, teve 50% dos seus direitos econômicos repassados aos portugueses do Benfica, no início de 2008. Desde então, ele já concedeu diversas entrevistas para veículos da mídia portuguesa, que o cogitam como reforço certo dos Encarnados. As evidências de sua ida para o Benfica se fortalecem cada vez mais, já que seu empresário é o mesmo dos zagueiros Luisão e David Luiz – este último, outra prata da casa rubro-negra – que atualmente estão no clube lisboeta.

Primeira chance, improvisação e nervosismo

Apontado como uma das grandes esperanças do time que disputou Copa São Paulo de 2009, Elkeson fez bom papel com o Vitória no Grupo F, onde terminaram na última colocação, sem nenhum ponto conquistado. Mas a decepcionante campanha na Copinha não abalou a confiança dos garotos na busca pelo bicampeonato baiano de juniores, conquistado em maio, de forma impecável: foram 14 vitórias em 16 jogos, com 58 gols marcados e apenas cinco sofridos.

Como capitão, Elkeson foi a principal figura da equipe ao marcar 14 gols e se sagrar artilheiro do torneio, mesmo sendo um meia de ofício. Seu futebol objetivo, de cabeça erguida e arrancadas verticais já lhe rendeu comparações com Kaká, atualmente uma das estrelas do Real Madrid. "Ele é muito parecido, tanto fisicamente, como em estilo de jogo com o Kaká. Atua na mesma posição, é forte, alto, vai em direção ao gol", afirmou João Paulo, coordenador das categorias de base do Vitória.

E entre contusões e suspensões no elenco do Vitória – então comandado por Carpegiani – Elkeson foi ganhando oportunidades na equipe principal. Estreou entre os profissionais na vitória sobre o Grêmio no Brasileirão, no início de junho, ao substituir Adriano, aos 22 minutos da segunda etapa. Quatro rodadas depois, o camisa 30 ganhou sua primeira chance como titular, em meio a muitos desfalques da equipe.

Improvisado no comando de ataque ao lado de Roger, Elkeson não decepcionou e abriu caminho para a goleada diante do Santo André por 4-1. O nervosismo inicial da estreia dava lugar a alegria pelo gol marcado. "Ele chegou a dizer que estava sentindo a perna bamba e eu disse a ele que só atuando é que conseguiria superar isso, pois ele tem muito talento", disse Carpegiani após a partida.

Com a transição de técnicos na equipe baiana – chegou Vagner Mancini para o lugar de Carpegiani – Elkeson ganhou mais algumas oportunidades entrando no segundo tempo, mas ainda não conseguiu se firmar entre os titulares. Ainda assim, participou de seis jogos deste Brasileirão. Parece questão de tempo até que Elkeson estoure de vez. Só resta saber se isso acontecerá no Brasil ou em Portugal.

Ficha técnica

Nome completo: Elkeson de Oliveira Cardoso

Data de nascimento: 13/07/1989

Local de nascimento: Coelho Neto, Maranhão

Clubes que defendeu: Vitória

Seleções de base que defendeu: nenhuma

http://www.olheiros.net/artigo.aspx?id=1434

Ghost.Of.Red


Heretic_

se tiver qualidade que venha para ser emprestado...sempre se vai ambientando ao nosso campeonato. até acho que o emprestava ao estrela da amadora...cheira-me que vão precisar de uns reforços  :estrelas:

nspumpkin

Citação de: Heretic_ em 12 de Novembro de 2008, 11:23
se tiver qualidade que venha para ser emprestado...sempre se vai ambientando ao nosso campeonato. até acho que o emprestava ao estrela da amadora...cheira-me que vão precisar de uns reforços  :estrelas:

O0

Bekambol

esperemos que saibam  usar bem os 50% do passe, ou do jogador....

Francescoli

Alguem tem fotos do bicho?

Diz que é parecido com o Kaká

;D

SAL.

É o novo Káká!!! Mai nada!!!  ;D  :whistle2:

Se fosse argentino era o novo Messi...  :angel:

A ver se não é um novo Fábio Coentrão ou um novo João Coimbra ou Hélio Roque ou Stretanovic ou.... ou...  :o

Aliás, off-topic, o Streta deve ter emoldurado em A2 a a capa dA Bola em q aparece quase de ponta a ponta... Como diriam mulas da tv cabo, "Há coisas fantásticas"...  :estrelas:  :2funny:


Francescoli

Citação de: SAL. em 12 de Novembro de 2008, 17:15
É o novo Káká!!! Mai nada!!!  ;D  :whistle2:

Se fosse argentino era o novo Messi...  :angel:

A ver se não é um novo Fábio Coentrão ou um novo João Coimbra ou Hélio Roque ou Stretanovic ou.... ou...  :o

Aliás, off-topic, o Streta deve ter emoldurado em A2 a a capa dA Bola em q aparece quase de ponta a ponta... Como diriam mulas da tv cabo, "Há coisas fantásticas"...  :estrelas:  :2funny:



Tb diz que esse Streten nao é mau jogador...

:whistle2: :whistle2:




Gudjohnsen

Não tinha 1.85m?
Alguém sabe quanto custaram os 50%?

Strata

É o novo Giggs, é o novo Weah, é o novo Káká... :blah: :blah: :blah:

...é conversa fiada até prova em contrário, é o que é.

Denim

#13
As indicaçoes é que é bom jogador..vamos ver!(qnd o Sidnei e o David Luiz chegaram tb era so malta a torcer o nariz...agr vê-se  ::) )

josantiago

Quando ele meter os pés cá, depois vê-se se é bom ou não.