Jardim das lendas - iniciativa SB

Diogo Brito

Citação de: lobotomizado em 13 de Outubro de 2018, 14:21
Citação de: Diogo Brito em 13 de Outubro de 2018, 14:11
Boa ideia. Apesar de não concordar nada em meter o simbolo da Adidas na estatua de uma velha glória. Por todas as razões deste Mundo (daria um ar "vendido" ao conceito, associa futebolistas a marcas, e a Adidas pode não nos vestir para sempre...)

Mas a ser feito, teria que ser sempre num espaço muito próximo do estádio da Luz. Tudo o que não for isso vai ter um resultado: vandalismo.

E mesmo assim, não é liquido que não aconteça merda. Se até as pinturas no estádio da Luz são vandalizadas de ano a ano, imaginem um jardim com estátuas...

Teria que ser muito bem pensado. Não deve ser algo assim tão barato para ser destruido passados uns dias/semanas.

Um jardim fechado, com segurança e etc, seria mais bem pensado. Mas para isso terias que oferecer mais ao cidadão. Um jardim de arte urbana relacionado com o Benfica seria otimo. Vhils e outros artistas convidados para fazer trabalhos sobre o Benfica nesse espaço, onde estariam tambem as tais estátuas, entre outras obras.

Algo mais complexo. Se fores com a ideia de meter umas estatuas num jardim, assim sem mais nem menos, vai dar merda. Vai ser gastar dinheiro em vão.

Claro que tinha que ser um projeto do Benfica e CML e não unicamente de meros cidadãos como  nós.
Sim, concordo com tudo.
A ideia da adidas foi só um exemplo de como rentabilizar a iniciativa, que é fundamental para isto ser considerado seriamente pelo clube.
E sem dúvida que teria que ser uma coisa a ir sendo construída. A história demora o seu tempo, mas bem feito, dentro de 5-10 anos seria um marco.
Se o Benfica quisesse, e teria que querer, ia constuindo um espaço, ao longo do tempo, perto da Luz, para as pessoas fazerem os seus piqueniques em dias de jogo e não só. Duvido que, se o Benfica se responsabilizar pela maioria dos custos (que não faço ideia quais serão para este tipo de projetos), a CML mostre algum entrave... O Medina tem estado a querer reabilitar espaços em Lisboa portanto se lhe derem um de borla ele não se queixa.

É uma questão de ver espaços que sejam exequíveis e apresentar uma ideia sólida, onde haja possibilidade de o Benfica meter algum ao bolso, seja na exploração de restaurantes, espetaculos, exposições...

A ideia de um espaço verde com arte é excelente, e falta um espaço perto da Luz para isso. As dificuldades são muitas mas acho que se devia apostar nisso.

AnotherDoom

Como escrevi noutro tópico:



Eu acho que era mais eficaz, uma ala/parte do museu do clube ser dedicada apenas ás lendas do clube.

Ter uma estátua, varias fotos e depois umas frases, biografia, história de vida, prémios ganhos.

Eusébio, Coluna, Bento, Cardozo, etc...

Melhorava o museu, tinha uma parte dedicada apenas ás lendas. Com a publicidade certa, até o museu ganhava mais afluência.

AnotherDoom

A ideia de ter a fachada exterior do Estádio com as nossas lendas também não é má.








Xinas

Citação de: Francescoli em 13 de Outubro de 2018, 13:51
Gosto muito da ideia, mas tenho duvidas que seja exequivel.

Como alguem escreveu por aí, se se embelezasse o exterior do Estádio com fotos gigantes e histórias dessas lendas já era uma iniciativa incrivel.

Tambem era muito bom...suponho que estejas a falar da parte de fora do estadio,aquela zona em que se ve o cimento das bancadas! Essas zonas as
serem tapadas com fotos gigantes das glorias,ficaria top  :)

lobotomizado

Citação de: AnotherDoom em 13 de Outubro de 2018, 15:13
A ideia de ter a fachada exterior do Estádio com as nossas lendas também não é má.








Sem dúvida que isso seria excelente.
Mas na minha maneira de ver as coisas uma não impede a outra.
O jardim dar-nos-ia diferença.

Imagina um Benfica capaz de voltar a ganhar a LC, os grandes jogadores a sonhar um dia ter uma estátua ali.
Aos poucos constrói-se também uma identidade.
E o Benfica é grande o suficiente para fazer mais e melhor do que os outros e não se limitar ao que os outros fazem.

Avante

Citação de: AnotherDoom em 13 de Outubro de 2018, 15:07
Como escrevi noutro tópico:



Eu acho que era mais eficaz, uma ala/parte do museu do clube ser dedicada apenas ás lendas do clube.

Ter uma estátua, varias fotos e depois umas frases, biografia, história de vida, prémios ganhos.

Eusébio, Coluna, Bento, Cardozo, etc...

Melhorava o museu, tinha uma parte dedicada apenas ás lendas. Com a publicidade certa, até o museu ganhava mais afluência.
Isto.
Um Hall of Fame no bom sentido da palavra. Um corredor com espaços interactivos dedicado onde se poderia descobrir as glórias do Benfica.
Meter mais estátuas seria vulgarizar a simbólica de «estátuar » alguém.

Poderiam e valorizar a rotunda Cosme Damião com Leds por exemplo...

CitriC

Nao é uma má ideia, mas acho que teria que haver mais que umas estatuas lá no jardim.

Seria fixe se pudessem criar eventos para aniversarios de crianças por exemplo.

Acho que também seria melhor se se fizesse o jardim fora de Lisboa.

Com a quantidade de Bwnfiquistas que ha em Famalicão(ppr ex) nao seria melhor do que em Lisboa ?

É que em Lisboa já suficientes espaços para as pessoas se sentirem ligadas ao SL  Benfica

lobotomizado

Citação de: CitriC em 13 de Outubro de 2018, 15:41
Nao é uma má ideia, mas acho que teria que haver mais que umas estatuas lá no jardim.

Seria fixe se pudessem criar eventos para aniversarios de crianças por exemplo.

Acho que também seria melhor se se fizesse o jardim fora de Lisboa.

Com a quantidade de Bwnfiquistas que ha em Famalicão(ppr ex) nao seria melhor do que em Lisboa ?

É que em Lisboa já suficientes espaços para as pessoas se sentirem ligadas ao SL  Benfica

Sim, dessa perspectiva seria de facto interessante.
Tmbém acho que teria que haver mais do que estátuas.
As estátuas seriam o motivo da existência, mas ter-se-ia que criar uma dinâmica à volta disso - já por isso falei nas outras instalações artísticas, tb podem ser coisas mais interactivas, tipo um labirinto onde tu entras, vais chegando e aparece uma ref a uma equipa, depois outra, depois, outra, finalmente o barcelona e uma taça para levantares. Sei lá. Teria que se trabalhar isso, mas este espaço tb é para isso, melhorar a ideia e diversificar um pouco, sem banalizar o propósito do espaço.

CitriC

Eu alvitro como nome Jardim das papoilas saltitantes  :tocha:

Rei

#24
Citação de: AnotherDoom em 13 de Outubro de 2018, 15:13
A ideia de ter a fachada exterior do Estádio com as nossas lendas também não é má.









Eu gosto dessas imagens do Emirates, mas quem passa por lá muitas vezes como eu já passei sabe que o nosso estádio é muito mais imponente. O Emirates está ao lado de uma linha de comboio, está num canto e a ideia que dá quando se passa por ali é que está abaixo do nível do chão. O nosso estádio está num sitio muito mais aberto, dá muito mais nas vistas e está num ponto mais elevado. Não gosto muito do Emirates muito pela localização. No entanto essas imagens e os vidros da parte de fora dão um ar mais limpo ao estádio, o nosso parece mais uma arena.

Red-Eagle

Seria viável onde se localiza a chamada "pêra"?

AnotherDoom





Existem diversas formas de dotar o exterior com belas imagens.

Imaginem  esta imagem numa das colunas de iluminação, gigante:



(só o eusébio, claro)

No poste a seguir, esta imagem:



No 3º poste de iluminação:



E no 4º poste de iluminação:



Depois, ao longo da fachada entre as 4 colunas... vários outros jogadores/momentos.




HoMiCiDaL

o espaço do parque de estacionamento em frente ao Media Markt bem podia ser utilizado para isto, nem que fosse só reduzido e não totalmente substituido.

a meu ver não faz sentido ser noutros locais.

o proprio Benfica só ganharia com a existencia de mais este espaço que os benfiquistas e turistas pudessem visitar mesmo em dias em que não há jogo.

se a estátua do Eusebio já chama muita gente para irem ver e tirar uma fotografia, isto chamaria muito mais.

Megaphone

Citação de: Red-Eagle em 13 de Outubro de 2018, 19:15
Seria viável onde se localiza a chamada "pêra"?
Na minha opinião era o local ideal, e até se podia construir uma ponte sobre a Av. Lusiada

daniel.gomes

Citação de: AnotherDoom em 13 de Outubro de 2018, 15:13
A ideia de ter a fachada exterior do Estádio com as nossas lendas também não é má.









O ano passado estive por Sevilla e também gostei do estádio deles, a ideia é semelhante à do Arsenal.
A ideia do estádio do Espanyol também é boa. Têm o nome dos jogadores mais marcantes em redor do estádio.