Renato Sanches

Médio, 27 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (2015-2016, 2024-), 43 jogos (2929 minutos), 2 golos
Em 2024/2025: 8 jogos (232 minutos), 0 golos

Equipa B: 2 épocas, 34 jogos, 3 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (1)

Redceltic

Citação de: MTrigueiros em 16 de Outubro de 2014, 12:11
Citação de: jgbg91 em 16 de Outubro de 2014, 12:10
Citação de: Velazquez em 16 de Outubro de 2014, 12:06
Citação de: LA Lakers em 16 de Outubro de 2014, 11:45
Tem tudo para jogar no lugar do João Amorim!
Ai é o João Teixeira.O Renato a 10 e perfeito

depois acontece como o Bernardo, e os defensores do jorge dizem que nao tem lugar porque nao jogamos com um 10.

Neste momento, o Renato jogar a 10 seria só para lhe dar minutos. Porque ele é, e sempre será, um 8.

Será sempre? O miúdo tem 17 anos. Com 17 anos ainda pode mudar de posição várias vezes. Com 17 anos o Messi era extremo esquerdo. Depois disso foi extremo direito, 10 e agora é um falso 9.

bgardo

Citação de: MTrigueiros em 16 de Outubro de 2014, 12:22
Citação de: jgbg91 em 16 de Outubro de 2014, 12:20

mas uma passagem para um nivel de exigencia superior, iria fazer com que ele crescesse  no aspecto fisico

Provavelmente, mas não sei o que vai na cabeça do Hélder e do Jesus em relação a isso.
na cabeça do helder so vai uma coisa, "que substituição posso eu fazer para foder o jogo?"

MTrigueiros

Citação de: Redceltic em 16 de Outubro de 2014, 12:28
Será sempre? O miúdo tem 17 anos. Com 17 anos ainda pode mudar de posição várias vezes. Com 17 anos o Messi era extremo esquerdo. Depois disso foi extremo direito, 10 e agora é um falso 9.

O Messi é um génio. As características do Renato são as de um 8. Pode jogar a 10 e a 6, mas duvido que se fixe numa dessas posições. Para mim, deverá ser um 8.

JopoSumba

Citação de: Maka em 16 de Outubro de 2014, 10:34
"Comparado a Ronaldinho devido ao corte de cabelo".
Já nem se fazem comparações do estilo de futebol, agora é mesmo pela estética.

João Lima, o novo Witsel.
Não é mais o David Luiz?

João Norte

Tenho algumas duvidas em relação à sua capacidade de decisão e à sua força mental, quanto ao talento não tenho. Acho bem que se aposte, a B serve para isso mesmo.

João Norte

Citação de: André Sousa em 16 de Outubro de 2014, 02:26
Prefiro acompanhar a partir dos infantis/iniciados, confesso.

E nos iniciados sempre gostei dos quatro que continuo a apreciar nos dias de hoje. Pedro Rodrigues, Guga, Joãozinho e Renato.

E o João tem sido o melhor destes quatro, se falarmos de rendimento. Adoro o miúdo. Muito underrated.

Ganhou outra potência, outra desenvoltura, pelo que agora reparam mais nele.
Concordo de um modo geral.
O meu favorito é o Guga, adoro a forma como recebe, roda e solta a bola, como gere o tempo e o espaço. É o tipo de jogador que quando executa bem me dá mais prazer ver jogar, mesmo com acções simples como passes curtos.
Verrati do Seixal :P

faneca_slb4ever

Finalmente.

1 ano e uns meses de atraso.

Theroux

Normal, já estava a ser integrado na B.

Fez 17 anos há menos de 2 meses.

André Sousa

Citação de: andre_04_SLB em 16 de Outubro de 2014, 05:14
O Sancidino também partia tudo nos Iniciados. Toumany nos Juvenis. Bakary nos Iniciados. Este ano José Gomes. Romário exactamente igual. Vão todos acabar da mesma forma.

Mas outros do género vão continuar a aparecer para ganhar títulos.

No fim das contas, acabam por ser todos metidos no mesmo saco. Reitero: no fim, porque desse lote, destacava o Dino, o José Gomes e até o Romário. O Toumany e o Bakary não acho que tivessem grande chance.

Sobre os primeiros três, acho que se tivessem sido enquadrados noutro contexto, podiam ser jogadores diferente. Neste caso o Romário e o Dino, porque o José Gomes ainda anda nos juvenis. Mas principalmente o Dino, quando chegou, tinha uma qualidade técnica, uma fantasia, muito, muito grande. E uma capacidade física muito acima da média, mas isso é quase geral a todos eles. Os problemas vêm depois.

O problema nasce quando não se faz uma análise ao jogador e olha-se apenas para o B.I. Tens 16 anos, vais para os juvenis. Tens 14, vais para os iniciados. And so on. O problema é esse. Por norma, os africanos têm um desenvolvimento físico mais rápido, por isso é natural que apareçam, com a mesma idade, alguns patamares à frente dos outros, fisicamente falando. Mais natural é usarem isso para desequilibrarem. É instintivo e diria que poucos ou nenhuns conseguem pensar em outras formas de executar para, consequentemente, evoluírem. Nem sequer deve fazer sentido para eles.

Para retirar o melhor dos genes africanos, dentro do futebol, é preciso deixá-los sempre em igualdade de circunstâncias no aspecto físico. Ou mesmo em inferioridade, saltando mais que um escalão. Aí já não vão conseguir desequilibrar pela velocidade, pela força, e serão obrigados a recorrer a outros argumentos. Argumentos esses que, a certa altura, até possuem. O Dino era um caso flagrante de alguém com uma capacidade técnica bem jeitosa mas que com o passar do tempo, até foi jogando contra ele.

Há uns que são verdadeiros trambolhos, e que se forem retirados da sua zona de conforto, mostram ter tanto talento como o Emerson. Há outros que até demonstram coisas engraçadas. O problema, repito, é no fim de contas, darem todos o mesmo.

O último caso de sucesso que houve foi o Bruma. E surpresa das surpresas, tinha 16 anos e jogava pelos juniores.

André Sousa

Sobre o Renato ser 8 ou 10... cada vez mais ser 8 ou 10 é referente às características do jogador em questão, porque poucas são as equipas que jogam com um 10. Com um homem declarado atrás do ponta de lança. Hoje em dia, um 10 tem de estar preparado para ser 8.

Mas também vejo o Renato mais como 8, devido à capacidade física, à agressividade sobre a bola, à capacidade para galgar metros com bola controlada, e características relacionadas.

Também só tem 17 anos, por isso é relativamente cedo para se dizer o que é ou que será. Tem um grande potencial e os contextos a que for submetido ditarão as respostas a essas perguntas.

pinheiro3

Devia ter saltado dos Iniciados para os Juniores e esta ano saltava para os Seniores.

XIXAO

Citação de: faneca_slb4ever em 16 de Outubro de 2014, 15:36
Finalmente.

1 ano e uns meses de atraso.

O Bernardo Silva só jogou na equipa b com 19anos. O Fabio Cardoso, o Helder Costa e o Joao Cancelo começaram um ano antes...quem está agora  com mais visibilidade?

Nem tudo tem uma explicaçao, não há um só caminho e não basta fazer subir de escalão. Eu esperaria por Janeiro. Está a fazer a Youth League, o que dá experiencia internacional e que lhe obriga a ter mais iniciativa. Na equipa ganhará mais intensidade mas estará menos em jogo.

André Sousa

Concordo.

O Liédson só apareceu aos 20 e poucos, até lá andava a atender clientes num minipreço qualquer.

Está aí a razão para a nossa falta de pontas de lança.

XIXAO

Citação de: André Sousa em 17 de Outubro de 2014, 01:37
Concordo.

O Liédson só apareceu aos 20 e poucos, até lá andava a atender clientes num minipreço qualquer.

Está aí a razão para a nossa falta de pontas de lança.

Ironia ou não, não percebo o que pretendes dizer. O Boloni também lançou o Santamaria com 16 anos....