"Se Vieira não se candidatar avanço eu"-> Vilarinho

ChEsTeR

Se Vieira não se candidatar avanço eu
AINDA hoje, dois anos e meio depois de deixar o Benfica, lhe chamam presidente. É um título que ficou, talvez para sempre, e tão visível como os 10 ou 12 emblemas que tem do clube e com orgulho exibe na lapela - um para cada fato. "Sinto agora que fiquei no coração dos benfiquistas, "afirma Manuel Vilarinho, 57 anos, provavelmente um dos mais populares presidentes da história da águia. É este homem que aguarda serenamente pelo acto eleitoral de Outubro e afirma com convicção. "Se Luís Filipe Vieira não voltar a ser presidente volto eu, porque estes seis anos de trabalho não se deitam fora. Não vai vir aí outro artista qualquer. " Entrevista A BOLA com revelações importantes de um benfiquista peculiar.
Deixou o Benfica cinco dias depois da inauguração do estádio e teve oportunidade de fazer o discurso e elogiar as pessoas que trabalharam no projecto, inclusivamente o actual presidente, que teve intervenção decisiva em toda aquela obra.
- Hoje em dia tudo aquilo me parece um milagre.
- Milagre pelo gigantismo, pela dificuldade?
- Não é o gigantismo que me impressiona, o que coloca um pouco os pêlos arrepiados é o facto de o Benfica ter avançado para a obra na situação económico-financeira em que se encontrava na altura e o resultado ter sido um sucesso.
- Obra também erguida em pouco tempo.
- Em pouco tempo e sem derrapar, até pelo que me parece o custo ficou abaixo do orçamentado. Pouco, mas ficou!
- O grande momento da sua gerência de Benfica é esse?
- Não, não. É uma satisfação, como foi a resolução dos problemas televisivos coma Olivedesportos e a SIC, por exemplo, mas principalmente por o Benfica ter entrado no caminho a que o clube estava habituado e como o meu pai me ensinou. Foi a minha equipa como podia ter sido outra. Contudo, do que não tenho dúvidas, e aproveito a oportunidade para o expressar, é que a nossa Direcção foi uma das melhores que passaram pelo Benfica.
- Foi então a partir da sua época que o Benfica voltou a encontrar-se com o passado?
- Sim, dentro da modernidade, porque os tempos não são os mesmos, o Benfica passou a ser mais parecido com as suas tradições e a sua cultura. Nos últimos anos, infelizmente, o clube estava a desvirtuar-se. E aí sim, sinto uma ponta de orgulho, porque fui líder de uma equipa que conseguiu que os benfiquistas começassem a pensar em tempos modernos sem postergar as históricas cultura e tradição.
- É também nessa fase que revela uma ideia curiosa: trocava títulos pela estabilidade enconómico-financeira...
- Trocava. Porque sem saúde económica não poderíamos aspirar a títulos desportivos. O Benfica para lá caminha a passos largos, mais depressa até do que eu pensava, porque eu perspectivei seis/sete anos, mas com três títulos a nível nacional já conquistados quer dizer que a coisa aconteceu mais depressa. Não há nada na vida, infelizmente, que se faça sem dinheiro e para o arranjar precisávamos de tempo. Havia que pagar as inúmeras dívidas e, ao mesmo tempo, com muita dificuldade, quer tentar investir em infra-estruturas quer em atletas, principalmente jogadores de futebol. Foi mais rápido do que eu previa. Em tudo na vida tem de se ter sorte e o Benfica teve. Se calhar também porque foi bem dirigido, o que continua a verificar-se actualmente.
- Refere-se ao trabalho de Luís Filipe Vieira, que chegou do Alverca para trabalhar consigo...
- Ficámos amigos e ele quis ajudar-nos no verdadeiro serviço cívico que realizámos no Benfica. Ele era presidente do Alverca na altura, mas calhou trabalhar connosco e calhou muitíssimo bem. O Benfica está muito bem, segundo a linha de orientação que tratámos, na qual participou o actual presidente. Naturalmente, Luís Filipe Vieira, na execução da gestão, pensa pela sua cabeça, tem personalidade própria e, embora aproveitando o que antes foi feito, continua, agora ao seu estilo, a trabalhar muito bem. Oxalá que o SLB não o perca. Mas se o perder desde já aqui digo que se ele não voltar a ser presidente volto eu, porque estes seis anos de trabalho não se podem deitar fora. Não vá vir aí outro artista qualquer. O tempo dos artistas do Benfica acabou... Não é que tenha havido presidentes artistas (na generalidade), mas que muitas Direcções eram feitas em cima do joelho disso ninguém duvide. Houve muita gente , muitas equipas de dirigentes, que deixou lá a pele e não se pode permitir que meia dúzia destrua o trabalho de centenas ou milhares.

Benfica estaria sempre salvo

- Usa constantemente o emblema na lapela?
- Sim, uso-o todos os dias. Tenho 10 ou 12, um para cada fato, mesmo em casamentos e baptizados uso-o. Agora não sei onde pus a Águia de Ouro, é muito bonita, mas se não a encontrar mando fazer outra.
- Quer dizer que Benfica acompanha-o toda a vida.
- Tenho 57 anos de idade e 57 de sócio.
- É um ano mais velho do que Filipe Vieira.
- Sim, ele faz anos a 22 e eu a 23 de Junho, não me posso esquecer, até porque o meu filho faz a 24 e o Bento a 25...
- Um dos seus slogans de campanha era: salvar o Benfica enquanto é tempo. Salvou-o?
- Não, o Benfica estaria sempre salvo. Se não tivéssemos aparecido nós aparecia outro, o Benfica seria sempre salvo. É uma instituição que nunca vai morrer, por muito mal que passe, como passou, durante muitos anos.
- Arrependeu-se de alguma coisa enquanto foi presidente?
- Não me lembro de nenhuma em particular. Às vezes pensava comos meus botões, mais a frio, que se não tivesse dito determinadas coisas não se teria perdido nada. Mas já estava dito... era o que me vinha na alma e não havia nada a fazer.
- É verdade que não preparava os discursos?
- Preparei o debate com Vale e Azevedo, estive dois dias em casa a estudar como se fosse para um exame. Depois disso, no dia-a-dia, era tudo de improviso, porque não havia tempo nem paciência para cuidar da imagem.
- Foi esse debate com Vale e Azevedo que o lançou para a presidência do Benfica?
- Catapultou-me esse debate e o apoio de Eusébio. Somos amigos desde miúdos, desde os meus 20 anos. Está tudo convencido de que Eusébio recebeu dinheiro para me apoiar, mas ele apoiou-me por amizade e benfiquismo.
- Como cativou as massas?
- Durante a campanha pensei: vou ganhar e... largo. E foi assim, não foi à rasca. Como disse na altura, os sócios perceberam que eu ia ser útil ao clube, porque como eles não são uma cambada de burros sentiram rapidamente que ali estaria solução para o problema.

Nunca recebi telefonemas anónimos

- O que ganhou sendo presidente do Benfica?
- Nada, só perdi. Perdi dinheiro e saúde, além de ter arranjado algumas inimizades. Mas com essas posso eu bem. Ainda hoje tenho problemas, e graves, por causa do Benfica, mas espero guardar para mim as causas desses problemas. Espero não ter de revelar quer os problemas quer as causas, mas se tiver, se me obrigarem, vai ser o bom e o bonito. Por ora fico por aqui.
- Ser presidente do Benfica é mais importante do que ser Presidente da República, como por vezes se comenta?
- Não acho. Isso é uma conclusão popular e que interpreto como querendo dizer que, talvez, o presidente do Benfica seja mais conhecido do que o presidente da República. Obviamente, não estou de acordo com essa conclusão.
- Sentiu isso?
- Não só não senti como nunca configurei essa situação. O que senti, principalmente fora de Lisboa, foi um grande carinho popular. Toda a gente continua a chamar-me presidente, é um título que ficou. Sinto também que fiquei no coração dos benfiquistas. E isso dá-me muito prazer, mas também me dá muito prazer que os adeptos dos outros clubes não sintam animosidade para comigo. Passeio-me no País (e até no Porto) à vontade, ouço alguns piropos, bocas com graça, e por vezes respondo. Durante os 3 anos de presidente e até hoje nunca tive telefonemas para casa a insultar-me e o meu nome está na lista telefónica... Faz-me certa confusão nunca ter recebido telefonemas anónimos, admirou-me, julgava sempre que os iria receber. Se calhar tenho imagem de um gajo porreiro, que para defender o seu clube não precisa de hostilizar os outros. Eu quero os outros fortes, porque o Benfica nunca perde, às vezes os outros é que ganham.
- Revê-se como um dos presidentes mais importantes do Benfica?
- Sei que os benfiquistas gostam de mim mas não me considero o mais importante. Eu, tal como Luís Filipe Vieira, encontrámos o clube num caos. O próximo presidente não vai passar o que nós passamos.


yOtAh

Não colocaste a parte que eu acho mais importante:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mourinho era o gestor de todo o futebol
Se fosse hoje, Manuel Vilarinho renovaria contrato com José Mourinho não por um ano mas dois, ou até mais. Mas naquela altura, com apenas dois meses de experiência, o presidente do Benfica caiu num erro: "Pensava que estava a gerir as minhas empresas. De qualquer forma, o contributo de Mourinho no Benfica era excepcional. "Ele tratava do principal negócio, que era o futebol, e nós andávamos a pagar as dívidas e a resolver outros problemas. Era por isso é que eu gostava dele, era um competente gestor do futebol."
- Situação que marcou profundamente o seu mandato foi o despedimento de José Mourinho. Mais tarde disse que se pudesse voltar atrás voltaria.
- No dia em que ele me disse que ia embora se eu não lhe renovasse o contrato por mais um ano arranjei ali um subterfúgio para dizer que tinha falado com os investidores para poder pensar com mais tempo. A este respeito ele disse que eu não mandava nada. Não me importei, fiz-me de parvo, muito embora estivesse armado em esperto. Infelizmente pensei mal, independentemente de saber o que ele é hoje, porque à época dos factos eu já achava que era extremamente competente. Na verdade, o contributo de Mourinho era excepcional, ele geria muito bem o principal negócio do clube (o futebol), libertando os dirigentes para resolver os inúmeros problemas encontrados. Só por isso foi um erro tê-lo deixado ir embora. Ele talvez nunca se tenha apercebido quanto útil era, além do aspecto técnico-desportivo. É que, além de treinador, Mourinho era o nosso gestor do futebol e um gestor competente.
- Deixá-lo sair foi um grande erro...
- Eu errei, porque na altura tinha dois meses de Benfica e julgava ainda que estava a gerir as minhas empresas e não uma empresa que não me pertencia. Se fosse hoje tinha-lhe dito: não é por um ano, são dois. Mas não tive habilidade por falta de experiência.
- Quando José Mourinho saiu ficou com um problema entre mãos?
- O principal problema que me arranjou não foi ter ficado em sexto lugar, porque com ele também podíamos ter ficado em quarto, terceiro, segundo ou sexto. O grande problema foi que passei a ter de me preocupar com o futebol e já tinha coisas que chegassem e sobravam para me entreter. E mais: passei a ter de me preocupar com algo que não sabia fazer tão bem como ele. Aí é que ele me tramou, sem saber que era na função de gestor que me fazia mais falta.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

É preciso ser um grande homem, e um grande presidente, para assumir os erros. Quantos é que nem responderiam a esta pergunta? Ou diriam que mandar o Mourinho embora tinha sido a coisa certa para a altura?

Obrigado Vilarinho!



franciscoafonso

Grande Presidente!! Se LFV não se candidatar é sem duvida a melhor escolha possivel...

carlosslb

O importante é que haja continuidade deste trabalho que vem sendo desempenhado desde que Manuel Vilarinho ganhou as eleições. Prefiro que a dupla VV fique lá por muiitos anos mas se vier alguem com garantias de continuar o trabalho já não é mau.

Adrian

Ate prefiro o Manuel Vilarinho a Presidente do q se o Veiga assumir...isso nao....Primeira opçao Vieira Sempre

milvus

Do que o Veiga assumir? Eu as vezes fico pasmado com as coisas k se escrevem aki, mas alguem no seu perfeito juizo acha k algum dia o veiga tentaria ser presidente do benfica? E mesmo que tentasse axas alguma vez que ganharia? É cada uma... O Veiga é empregado da sad, tao simples quanto isso.

Citação de: Adrian em 23 de Janeiro de 2006, 10:24
Ate prefiro o Manuel Vilarinho a Presidente do q se o Veiga assumir...isso nao....Primeira opçao Vieira Sempre

keldalopes

Citação de: franciscoafonso em 23 de Janeiro de 2006, 09:23
Grande Presidente!! Se LFV não se candidatar é sem duvida a melhor escolha possivel...

concordo!

ccm

O Vilarinho pode ser muito boa pessoa, grande benfiquista, pessoa séria e que fará tudo pelo Benfica. Mas com ele a presidente, vamos entrar numa "sportinguização" da nossa equipa.

m@gui

Citação de: keldalopes em 23 de Janeiro de 2006, 10:58
Citação de: franciscoafonso em 23 de Janeiro de 2006, 09:23
Grande Presidente!! Se LFV não se candidatar é sem duvida a melhor escolha possivel...

concordo!

se o LFV ñ se candidatar e sem duvida a mehor escolha. mas espero k ele se recandidate pk neste mandato fez 1 trabalho excelente...  ;)

Marcellus

Espero que não, LFV tem o meu voto incondicional, o Vilarinho, apesar do bom trabalho a tirar o Benfica da fossa onde tinha caído, parece-me ter muito menos perfil ganhador que outras personalidades.


alex_diabólico

Se o actual PRESIDENTE não se candidatar, acho que o próximo deveria ser o SR. LUÍS FILIPE VIEIRA...

E NEM PRECISAVA DE IR AO BRASIL... ;D

LFV SERÁ NOSSO PRESIDENTE NEM QUE NÃO QUEIRA...

slbfuckfcp

...............perdeu uma oportunidade de estar calado.............ainda não explicou porque que é que deixou sair o Mourinho depois da goleada ao sporten,...........

diogoslb

 Mesmo que não queira, Luis Filipe Vieira está moralmente obrigado perante os benfiquistas a recandidatar-se...
Seria uma decepção (pelo menos para a esmagadora maioria dos benfiquistas) se isso não contecesse...