Basketball Champions League 2022/2023 - SL Benfica eliminado no Play-In

Coach_Gouveia

Citação de: IPASLB em 28 de Setembro de 2022, 13:00
Todos sabem e consideram os clubes campeões da NBA como Campeões do Mundo, oficialmente não o são.

Este é o melhor exemplo.
Tirando os americanos ninguém no Mundo acha ou considera campeões da NBA como campeões do mundo. Nem nunca o fizeram.

IPASLB

Citação de: Coach_Gouveia em 28 de Setembro de 2022, 13:04
Citação de: IPASLB em 28 de Setembro de 2022, 13:00
Todos sabem e consideram os clubes campeões da NBA como Campeões do Mundo, oficialmente não o são.

Este é o melhor exemplo.
Tirando os americanos ninguém no Mundo acha ou considera campeões da NBA como campeões do mundo. Nem nunca o fizeram.
Eu digo as pessoas no geral.

E refiro-me ás que gostam de desporto, em particular do Basquetebol...

Há muitos portugueses que até têm preferência pela NBA.

TODOS as pessoas que percebem o suficiente de Basquetebol sabem que as melhores equipas do Mundo estão na NBA.

IPASLB

Alguém que seja imparcial, que não seja pró continente algum, reconhece que as melhores equipas do Mundo estão na melhor Liga de Basquetebol do Mundo, digo eu.

lancadordedois

Citação de: IPASLB em 28 de Setembro de 2022, 13:08
Citação de: Coach_Gouveia em 28 de Setembro de 2022, 13:04
Citação de: IPASLB em 28 de Setembro de 2022, 13:00
Todos sabem e consideram os clubes campeões da NBA como Campeões do Mundo, oficialmente não o são.

Este é o melhor exemplo.
Tirando os americanos ninguém no Mundo acha ou considera campeões da NBA como campeões do mundo. Nem nunca o fizeram.
Eu digo as pessoas no geral.

E refiro-me ás que gostam de desporto, em particular do Basquetebol...

Há muitos portugueses que até têm preferência pela NBA.

TODOS as pessoas que percebem o suficiente de Basquetebol sabem que as melhores equipas do Mundo estão na NBA.

para mim tambem nao o sao , por ventura em outras modalidades eles dizem se campeoes do mundo "world champs" em competiçoes domesticas..

mais , nem uma equipa da NBA ganhava(ou) categoricamente uma equipa da Europa de forma que mostrasse essa diferença/supremacia.
e ves issos nas seleçoes , ate em passadas cheias de allstars hall of fame , ja aconteceu o contrario ... serem atropelados por uma  seleçao de leste

Croissant

Amanhã o Manresa recebe o Tenerife. Ambas as equipas não estão numa forma por aí além devido a ser inicio de época, mas o Tenerife terá favoritismo para este jogo.

6ª o Riga joga fora para a liga do Báltico (Estónia + Letónia), mas é um jogo que devem ganhar fácil.
6ª à noite vamos ter um Gran Canaria - Barça, que deverá ser um bom jogo, às 20:30

IPASLB

Citação de: lancadordedois em 28 de Setembro de 2022, 13:48
Citação de: IPASLB em 28 de Setembro de 2022, 13:08
Citação de: Coach_Gouveia em 28 de Setembro de 2022, 13:04
Citação de: IPASLB em 28 de Setembro de 2022, 13:00
Todos sabem e consideram os clubes campeões da NBA como Campeões do Mundo, oficialmente não o são.

Este é o melhor exemplo.
Tirando os americanos ninguém no Mundo acha ou considera campeões da NBA como campeões do mundo. Nem nunca o fizeram.
Eu digo as pessoas no geral.

E refiro-me ás que gostam de desporto, em particular do Basquetebol...

Há muitos portugueses que até têm preferência pela NBA.

TODOS as pessoas que percebem o suficiente de Basquetebol sabem que as melhores equipas do Mundo estão na NBA.

para mim tambem nao o sao , por ventura em outras modalidades eles dizem se campeoes do mundo "world champs" em competiçoes domesticas..

mais , nem uma equipa da NBA ganhava(ou) categoricamente uma equipa da Europa de forma que mostrasse essa diferença/supremacia.
e ves issos nas seleçoes , ate em passadas cheias de allstars hall of fame , ja aconteceu o contrario ... serem atropelados por uma  seleçao de leste
As melhores equipas do Mundo estão na NBA e têm orçamentos anuais equivalentes aos maiores no Futebol europeu, TODOS os basquetebolistas europeus SONHAM em jogar lá.

No desporto surpresas podem sempre acontecer.

Quem acha que a NBA não é a melhor Liga de Basquetebol do Mundo, onde estão as melhores equipas e os melhores basquetebolistas, peço desculpa mas de Basquetebol percebe pouco.

Croissant

#576
Citação de: IPASLB em 28 de Setembro de 2022, 15:36
Citação de: lancadordedois em 28 de Setembro de 2022, 13:48
Citação de: IPASLB em 28 de Setembro de 2022, 13:08
Citação de: Coach_Gouveia em 28 de Setembro de 2022, 13:04
Citação de: IPASLB em 28 de Setembro de 2022, 13:00
Todos sabem e consideram os clubes campeões da NBA como Campeões do Mundo, oficialmente não o são.

Este é o melhor exemplo.
Tirando os americanos ninguém no Mundo acha ou considera campeões da NBA como campeões do mundo. Nem nunca o fizeram.
Eu digo as pessoas no geral.

E refiro-me ás que gostam de desporto, em particular do Basquetebol...

Há muitos portugueses que até têm preferência pela NBA.

TODOS as pessoas que percebem o suficiente de Basquetebol sabem que as melhores equipas do Mundo estão na NBA.

para mim tambem nao o sao , por ventura em outras modalidades eles dizem se campeoes do mundo "world champs" em competiçoes domesticas..

mais , nem uma equipa da NBA ganhava(ou) categoricamente uma equipa da Europa de forma que mostrasse essa diferença/supremacia.
e ves issos nas seleçoes , ate em passadas cheias de allstars hall of fame , ja aconteceu o contrario ... serem atropelados por uma  seleçao de leste
As melhores equipas do Mundo estão na NBA e têm orçamentos anuais equivalentes aos maiores no Futebol europeu, TODOS os basquetebolistas europeus SONHAM em jogar lá.

No desporto surpresas podem sempre acontecer.

Quem acha que a NBA não é a melhor Liga de Basquetebol do Mundo, onde estão as melhores equipas e os melhores basquetebolistas, peço desculpa mas de Basquetebol percebe pouco.

A Euroleague apesar de ser considerada a segunda melhor competição de basket, é impossível comparar com a NBA.
Primeiro porque o talento que sai dos EUA é bom em quantidade e qualidade, basta ver que americanos de 2ª linha são bons reforços para equipas de 1ª linha europeias.
Segundo, como dizes e bem, a diferença de orçamentos é gigante. Um orçamento de um clube de topo da NBA praticamente equivale á soma dos orçamentos de todos os clubes da Euroleague.

Edit: a nível de estratégia de equipa a diferença não é muita. Aliás, vejo equipas europeias bem melhor orientadas, mas depois quando têm de rodar os jogadores perdem qualidade, coisa que não se nota tanto na NBA dado que todos os clubes têm excelentes soluções

lancadordedois

entao nao entendo porque precisam dos melhores europeus , aquilo é tao bom e vem  2 e restantes para ca.

Galrinho1#

Concordar com a exclusividade da Euroliga e Eurocup é estar a dar um tiro no pé do Campeão Nacional.

A melhor solução seria englobar campeões de ligas secundárias em pré-eliminatórias da principal competição em conjunto com equipas secundárias das principais ligas e em caso de derrota transitarem para a competição de nível inferior como acontece no futebol e voleibol.

Uniformizar para 3 competições como se verifica no futebol, voleibol e andebol seria o ideal. A Europe Cup da FIBA este ano vai ter mais do que um Lucky loser na fase de grupos. Não é o ideal a meu ver.

No futebol começam 80 equipas e na fase de grupos são 32 na principal prova. É possível realizar este ajuste no basquetebol europeu.

Ainda assim relembro que antes de 2014 o Benfica inscrevia-se nas provas europeias a espaços (duas inscrições de 2000 a 2014) e a entrada do Sporting na Liga apenas acontece em 2019 que fez com que a competividade interna tenha melhorado.

É um crescimento lento mas ainda assim de salientar. Não vou tocar no assunto da equipa técnica porque isso eventualmente levaria o Benfica a realizar um investimento não desejável.

TeamRocket37

#579
Citação de: Galrinho1# em 28 de Setembro de 2022, 16:44


Ainda assim relembro que antes de 2014 o Benfica inscrevia-se nas provas europeias a espaços (duas inscrições de 2000 a 2014) e a entrada do Sporting na Liga apenas acontece em 2019 que fez com que a competividade interna tenha melhorado.


Não concordo muito com essa afirmação.

Não esquecer, que em 2007 disputamos um Eurobasket aonde ficamos em 9º lugar.

Tivemos o Cab Madeira e Queluz a fazer top8 na FIBA EuroCup Challenge (4ª prova europeia na altura).

A Liga teve momentos competitivos muito bom, os outros não tem culpa que o Benfica tem trabalhado muito mal no basquetebol durante anos.

pirolito1

Citação de: Mittelstürmer em 25 de Setembro de 2022, 23:50
Citação de: IPASLB em 25 de Setembro de 2022, 22:22
Citação de: Mittelstürmer em 25 de Setembro de 2022, 21:50
Citação de: IPASLB em 25 de Setembro de 2022, 21:35
Muito meritória esta vitória, mas o que eu queria muito era ter conquistado a Supertaça e já agora se não for pedir muito, o resto das competições internas...

A derrota na Supertaça foi só INADMISSÍVEL.

Eu também queria ter ganho a supertaça, mas este feito é muito, mas muito maior do que qualquer supertaça. nunca nenhum clube português tinha conseguido, enquanto vencer supertaças até o Queluz, Iliabum e Portugal Telecom conseguiram.
Nunca é enganador, o SLB já esteve variadíssimas vezes na fase de grupos da Taça dos Clubes Campeões Europeus, bem antes de haver sequer a Euroleague.

Portanto, mantenho o que eu disse, juntando que TAMBÉM quero que o SLB tenha estas vitórias internacionais como é óbvio.

O SLB tem a OBRIGAÇÃO de vencer TODAS as competições internas, ponto.

Pois, nunca porque esta competição só tem 7 anos.  ^-^

Na antiga Taça dos Campeões conseguimos estar entre as melhores várias vezes, inclusivé 3 vezes na fase de grupos após as eliminatórias que representavam as melhores 16 da Europa.

Por curiosidade, aqui vai um resumo das nossas prestações na antiga Taça dos Campeões Europeus:

61/62 eliminados na 1ª fase pelo campeões italianos, Varèse;

62/63 eliminados na 1ª fase pelo Real Madrid;

63/64 desistimos nos 8s de final e perdemos na secretaria contra o Legia Varsóvia;

65/66 eliminados na 1ª fase no jogo de desempate contra o Wydad de Marrocos;

70/71 eliminados na fase preliminar pelo Honved da Hungria;

86/87 eliminados na fase preliminar pelos campeões ingleses, Manchester United;

87/88 eliminamos o Sparta Bertrange, campeão do Luxemburgo na 1ª fase e fomos eliminados nos oitavos-de-final pelos campeões de Israel, Maccabi Tel Aviv;

88/90 eliminados na 1ª fase pelo Philips Milano, campeões de Itália;

90/91 eliminados na 1ª fase pelo Bayer Leverkusen, campeões da Alemanha;

91/92 A prova deixa de ser exclusiva para os campeões europeus, Espanha e Itália por exemplo, levam 3 equipas cada à fase de grupos. Entramos directamente na 2ª fase mas fomos eliminados pelo Olympique Antibes, campeões de França;

92/93 Eliminamos os campeões do Luxemburgo, o Etzella na 1ª fase, mas fomos novamente eliminados pelo Maccabi Tel Aviv na 2ª Fase;

93/94 Eliminamos o Maccabi Tel Aviv na 1ª fase e os campeões eslovenos, Olimpija na 2ª fase. Eliminados na fase de grupos atrás de Efes Pilsen da Turquia, Panathinaikos, Juventud Badalona, Bologna e Zagreb. Ficamos à frente do Pau-Orthez da França e do Cantú de Itália; Melhor prestação de sempre, top 12 europeu;

94/95 Eliminamos os campeões húngaros, Honved e na fase de grupos (melhores 16) ficamos em último do grupo  atrás de Panathinaikos, Real Madrid, CSKA Moscovo, Pesaro (itália), Maccabi Tel Aviv, PAOK e Olimpija da Eslovénia, top 16 Europeu;

95/96 Eliminamos o Partizan, mas na fase de grupos (melhores 16)  ficamos novamente em último do grupo atrás de Barcelona, Real Madrid, Panathinaikos, Pau-Orthez, Bologna, Maccabi Elite Tel Aviv e Zagreb, top 16 europeu;

A partir de 96/97 os campeões de Portugal e outros países deixaram de ter acesso à prova e esta tornou-se exclusiva para só para alguns. Ou seja, deixamos de poder  competir com os melhores, quando nos 3 anos anteriores tínhamos estado sempre nos melhores 16 da Europa  :disgust:
Bate tudo certo com os meus dados. :)

pirolito1

Citação de: Croissant em 27 de Setembro de 2022, 10:34
Citação de: TeamRocket37 em 27 de Setembro de 2022, 10:02
Citação de: Lurgee em 27 de Setembro de 2022, 00:50
Citação de: TeamRocket37 em 26 de Setembro de 2022, 15:03
Citação de: IPASLB em 26 de Setembro de 2022, 15:03
Citação de: Croissant em 26 de Setembro de 2022, 15:01
Citação de: tnlemos em 26 de Setembro de 2022, 14:17
Boas malta, surpreendido pela vitória, e muito contente com o sucesso desta equipa :) Gostei de os ver jogar a final do playoff no ano passado, mas fui surpreendido por este feito...

Mas uma dúvida, o Benfica já não foi a fases finais de Ligas dos Campeões nos tempos do Lisboa, Plowden, Jean Jacques, Pedro Miguel, Steven Rocha, Seixas e outros?

Eu lembro-me de ver o Benfica a jogar contra alguns tubarões do basquetebol europeu, assim de repente o Estrela Vermelha, o Real Madrid, Panathinaikos, uns italianos que na altura eram mesmo muito bons...

Ou seja, embora este feito seja tremendo, não é a primeira vez que lá vamos, certo?

Acaba por ser um feito um pouco menor porque hoje em dia as grandes equipas estão na Eurocup e na Euroleague, mas não deixa de ser um grande feito para o nível (baixo) da nossa liga.
Exacto, mas atenção, a FIBA Europe que é como no Futebol a UEFA, não reconhece oficialmente a Euroleague nem a Eurocup, ambas organizadas pela entidade privada ULEB.

A chegada do Bodiroga, vai mudar bastante isso.

Cheira-me que a Eurocup vai acabar e passaremos a ter apenas 3 competições europeias.

Quem é o Bodiroga? E o que pode mudar?

Se tiveres link onde possa ler sobre isso....

Quem gosta de basquetebol e segue basquetebol sabe quem foi Dejan Bodiroga.

É actual presidente da Euroliga.

Existe a possibilidade haver reformulação das provas europeias de basket, o fim da Eurocup, e haver 3 provas apenas.

Ou seja, o vencedor da Champions League ganhava uma qualificação para a Euroleague? Era bem jogado.

Eu acho que a Euroleague devia abrir uma vaga que poderia ser conquistada por um playoff. E em vez das licensed teams era atribir mais vagas às ligas mais competitivas e assim não haveria esse problema das licensed.
Mas percebo porque existem: a ideia de haver licensed teams era para vender a Euroleague para o mercado americano e haver equipas fixas como acontece na NBA.
E tem dado resultado, mas penso que o crescimento tem sido menor do que o expectável, embora já seja finacialmente sustentável.
A FIBA já tenta isso desde 2016, mas a ULEB não aceita porque segundo eles é dar entrada na principal competição ao vencedor da terceira. Eles não querem que a FIBA Champions League passe a EuroCup deles em importância.

TeamRocket37

#582
Citação de: pirolito1 em 28 de Setembro de 2022, 17:17
Citação de: Mittelstürmer em 25 de Setembro de 2022, 23:50
Citação de: IPASLB em 25 de Setembro de 2022, 22:22
Citação de: Mittelstürmer em 25 de Setembro de 2022, 21:50
Citação de: IPASLB em 25 de Setembro de 2022, 21:35
Muito meritória esta vitória, mas o que eu queria muito era ter conquistado a Supertaça e já agora se não for pedir muito, o resto das competições internas...

A derrota na Supertaça foi só INADMISSÍVEL.

Eu também queria ter ganho a supertaça, mas este feito é muito, mas muito maior do que qualquer supertaça. nunca nenhum clube português tinha conseguido, enquanto vencer supertaças até o Queluz, Iliabum e Portugal Telecom conseguiram.
Nunca é enganador, o SLB já esteve variadíssimas vezes na fase de grupos da Taça dos Clubes Campeões Europeus, bem antes de haver sequer a Euroleague.

Portanto, mantenho o que eu disse, juntando que TAMBÉM quero que o SLB tenha estas vitórias internacionais como é óbvio.

O SLB tem a OBRIGAÇÃO de vencer TODAS as competições internas, ponto.

Pois, nunca porque esta competição só tem 7 anos.  ^-^

Na antiga Taça dos Campeões conseguimos estar entre as melhores várias vezes, inclusivé 3 vezes na fase de grupos após as eliminatórias que representavam as melhores 16 da Europa.

Por curiosidade, aqui vai um resumo das nossas prestações na antiga Taça dos Campeões Europeus:

61/62 eliminados na 1ª fase pelo campeões italianos, Varèse;

62/63 eliminados na 1ª fase pelo Real Madrid;

63/64 desistimos nos 8s de final e perdemos na secretaria contra o Legia Varsóvia;

65/66 eliminados na 1ª fase no jogo de desempate contra o Wydad de Marrocos;

70/71 eliminados na fase preliminar pelo Honved da Hungria;

86/87 eliminados na fase preliminar pelos campeões ingleses, Manchester United;

87/88 eliminamos o Sparta Bertrange, campeão do Luxemburgo na 1ª fase e fomos eliminados nos oitavos-de-final pelos campeões de Israel, Maccabi Tel Aviv;

88/90 eliminados na 1ª fase pelo Philips Milano, campeões de Itália;

90/91 eliminados na 1ª fase pelo Bayer Leverkusen, campeões da Alemanha;

91/92 A prova deixa de ser exclusiva para os campeões europeus, Espanha e Itália por exemplo, levam 3 equipas cada à fase de grupos. Entramos directamente na 2ª fase mas fomos eliminados pelo Olympique Antibes, campeões de França;

92/93 Eliminamos os campeões do Luxemburgo, o Etzella na 1ª fase, mas fomos novamente eliminados pelo Maccabi Tel Aviv na 2ª Fase;

93/94 Eliminamos o Maccabi Tel Aviv na 1ª fase e os campeões eslovenos, Olimpija na 2ª fase. Eliminados na fase de grupos atrás de Efes Pilsen da Turquia, Panathinaikos, Juventud Badalona, Bologna e Zagreb. Ficamos à frente do Pau-Orthez da França e do Cantú de Itália; Melhor prestação de sempre, top 12 europeu;

94/95 Eliminamos os campeões húngaros, Honved e na fase de grupos (melhores 16) ficamos em último do grupo  atrás de Panathinaikos, Real Madrid, CSKA Moscovo, Pesaro (itália), Maccabi Tel Aviv, PAOK e Olimpija da Eslovénia, top 16 Europeu;

95/96 Eliminamos o Partizan, mas na fase de grupos (melhores 16)  ficamos novamente em último do grupo atrás de Barcelona, Real Madrid, Panathinaikos, Pau-Orthez, Bologna, Maccabi Elite Tel Aviv e Zagreb, top 16 europeu;

A partir de 96/97 os campeões de Portugal e outros países deixaram de ter acesso à prova e esta tornou-se exclusiva para só para alguns. Ou seja, deixamos de poder  competir com os melhores, quando nos 3 anos anteriores tínhamos estado sempre nos melhores 16 da Europa  :disgust:
Bate tudo certo com os meus dados. :)

O Porto participou em 97-98.
A Ovarense participou em 00-01.
A PT participou nas qualificações em 01-02.

Foi a última vez que equipa portuguesa participou na competição europeia maior do basquetebol.

TeamRocket37

Citação de: pirolito1 em 28 de Setembro de 2022, 17:21
Citação de: Croissant em 27 de Setembro de 2022, 10:34
Citação de: TeamRocket37 em 27 de Setembro de 2022, 10:02
Citação de: Lurgee em 27 de Setembro de 2022, 00:50
Citação de: TeamRocket37 em 26 de Setembro de 2022, 15:03
Citação de: IPASLB em 26 de Setembro de 2022, 15:03
Citação de: Croissant em 26 de Setembro de 2022, 15:01
Citação de: tnlemos em 26 de Setembro de 2022, 14:17
Boas malta, surpreendido pela vitória, e muito contente com o sucesso desta equipa :) Gostei de os ver jogar a final do playoff no ano passado, mas fui surpreendido por este feito...

Mas uma dúvida, o Benfica já não foi a fases finais de Ligas dos Campeões nos tempos do Lisboa, Plowden, Jean Jacques, Pedro Miguel, Steven Rocha, Seixas e outros?

Eu lembro-me de ver o Benfica a jogar contra alguns tubarões do basquetebol europeu, assim de repente o Estrela Vermelha, o Real Madrid, Panathinaikos, uns italianos que na altura eram mesmo muito bons...

Ou seja, embora este feito seja tremendo, não é a primeira vez que lá vamos, certo?

Acaba por ser um feito um pouco menor porque hoje em dia as grandes equipas estão na Eurocup e na Euroleague, mas não deixa de ser um grande feito para o nível (baixo) da nossa liga.
Exacto, mas atenção, a FIBA Europe que é como no Futebol a UEFA, não reconhece oficialmente a Euroleague nem a Eurocup, ambas organizadas pela entidade privada ULEB.

A chegada do Bodiroga, vai mudar bastante isso.

Cheira-me que a Eurocup vai acabar e passaremos a ter apenas 3 competições europeias.

Quem é o Bodiroga? E o que pode mudar?

Se tiveres link onde possa ler sobre isso....

Quem gosta de basquetebol e segue basquetebol sabe quem foi Dejan Bodiroga.

É actual presidente da Euroliga.

Existe a possibilidade haver reformulação das provas europeias de basket, o fim da Eurocup, e haver 3 provas apenas.

Ou seja, o vencedor da Champions League ganhava uma qualificação para a Euroleague? Era bem jogado.

Eu acho que a Euroleague devia abrir uma vaga que poderia ser conquistada por um playoff. E em vez das licensed teams era atribir mais vagas às ligas mais competitivas e assim não haveria esse problema das licensed.
Mas percebo porque existem: a ideia de haver licensed teams era para vender a Euroleague para o mercado americano e haver equipas fixas como acontece na NBA.
E tem dado resultado, mas penso que o crescimento tem sido menor do que o expectável, embora já seja finacialmente sustentável.
A FIBA já tenta isso desde 2016, mas a ULEB não aceita porque segundo eles é dar entrada na principal competição ao vencedor da terceira. Eles não querem que a FIBA Champions League passe a EuroCup deles em importância.

Com a saída do espanhol e a entrada do Bodiroga pode ser as coisas mudem.

pirolito1

#584
Citação de: IPASLB em 27 de Setembro de 2022, 13:16
Citação de: Croissant em 27 de Setembro de 2022, 10:34
Citação de: TeamRocket37 em 27 de Setembro de 2022, 10:02
Citação de: Lurgee em 27 de Setembro de 2022, 00:50
Citação de: TeamRocket37 em 26 de Setembro de 2022, 15:03
Citação de: IPASLB em 26 de Setembro de 2022, 15:03
Citação de: Croissant em 26 de Setembro de 2022, 15:01
Citação de: tnlemos em 26 de Setembro de 2022, 14:17
Boas malta, surpreendido pela vitória, e muito contente com o sucesso desta equipa :) Gostei de os ver jogar a final do playoff no ano passado, mas fui surpreendido por este feito...

Mas uma dúvida, o Benfica já não foi a fases finais de Ligas dos Campeões nos tempos do Lisboa, Plowden, Jean Jacques, Pedro Miguel, Steven Rocha, Seixas e outros?

Eu lembro-me de ver o Benfica a jogar contra alguns tubarões do basquetebol europeu, assim de repente o Estrela Vermelha, o Real Madrid, Panathinaikos, uns italianos que na altura eram mesmo muito bons...

Ou seja, embora este feito seja tremendo, não é a primeira vez que lá vamos, certo?

Acaba por ser um feito um pouco menor porque hoje em dia as grandes equipas estão na Eurocup e na Euroleague, mas não deixa de ser um grande feito para o nível (baixo) da nossa liga.
Exacto, mas atenção, a FIBA Europe que é como no Futebol a UEFA, não reconhece oficialmente a Euroleague nem a Eurocup, ambas organizadas pela entidade privada ULEB.

A chegada do Bodiroga, vai mudar bastante isso.

Cheira-me que a Eurocup vai acabar e passaremos a ter apenas 3 competições europeias.

Quem é o Bodiroga? E o que pode mudar?

Se tiveres link onde possa ler sobre isso....

Quem gosta de basquetebol e segue basquetebol sabe quem foi Dejan Bodiroga.

É actual presidente da Euroliga.

Existe a possibilidade haver reformulação das provas europeias de basket, o fim da Eurocup, e haver 3 provas apenas.

Ou seja, o vencedor da Champions League ganhava uma qualificação para a Euroleague? Era bem jogado.

Eu acho que a Euroleague devia abrir uma vaga que poderia ser conquistada por um playoff. E em vez das licensed teams era atribir mais vagas às ligas mais competitivas e assim não haveria esse problema das licensed.
Mas percebo porque existem: a ideia de haver licensed teams era para vender a Euroleague para o mercado americano e haver equipas fixas como acontece na NBA.
E tem dado resultado, mas penso que o crescimento tem sido menor do que o expectável, embora já seja finacialmente sustentável.
Primeiro que o campeão europeu (oficialmente o campeão europeu é o vencedor da FIBA Champions League) obter um wild card para a Euroleague é preciso a FIBA reconhecer Oficialmente a Euroleague, coisa que até ao momento ainda não aconteceu.
Isso não é assim tão simples.

A FIBA até 2016 designava o vencedor da Euroleague para participar na Taça Intercontinental, portanto reconhecia-os como campeões europeus. Só depois do diferendo de 2015-17 é que passou a enviar à Taça Intercontinental o seu campeão da Champions League, da primeira vez (2017) foi o vencedor da Europe Cup.

E desde então que a FIBA tem querido ganhar relevância, até propôs que o campeão da Champions League entrasse na Euroleague, algo que a Euroleague só permite ao vencedor da segunda competição, a sua EuroCup. A FIBA quer retirar o lugar de segunda competição à EuroCup, isso é assumir que a Champions League é a terceira competição.