Entrevista exclusiva com o Dep. Optimização do Rend. Desportivo

RedStar1982

Antes de opinar sobre o conteúdo desta entrevista quero felicitar o André pela entrevista e a sua pertinência, e por outro lado louvar a iniciativa por parte do SL Benfica.

Depois gostava de criticar de forma construtiva alguns aspectos da própria entrevista e por outro lado o conteúdo cientifico da mesma bem como a sua lógica na globalidade de um processo de formação de um desportista.

1- Com todo o respeito pela pessoa do Bruno Mendes, acho lamentável que se utilize a palavra "professor" (grau académico) quando não o é, não quero com isto diminuir o seu possível valor como profissional da área do desporto, mas sim defender uma correcção no que diz respeito aos graus académicos. Não é significante de valor de juízo, mas sim de uma atitude justa e coerente com o processo cientifico e principalmente académico.

2- No que diz respeito à definição de "Optimização de rendimento desportivo" por parte do Bruno Mendes, classifico a mesma de redutora, isto de acordo com o actual conhecimento cientifico no que diz respeito ao conjunto de variáveis que conjuga o conceito "rendimento desportivo" ou a "performance" . Justifico esta minha afirmação com a focalização nos aspectos "físicos" do desportista, como se pode constatar pelo próprio organigrama apresentado. Actualmente de pouco serve uma visão e\ou analise tão parcial (ou digamos segmentada) de um processo de treino. Redefinir este "modelo" é urgente na minha humilde opinião!

3- A resposta do Bruno Mendes à 2 questão do André alem de confirmar o que acima refiro, vem ainda acentuar um total focalizar no treino e analise das questões meramente fisiológicas de uma globalidade bem mais complexa e dinâmica, onde o físico ou o motor tem uma importância relativa quando conjugado por exemplo com a vertente psicológica.

4- De facto o todo não é igual à soma das partes, a visão holística é de facto importante, desde que passe das palavras à acção, ou seja desde que seja de facto operacionalizada através de uma lógica coerente entre os objectivos do treino e o próprio processo de treino. (parto do principio que as analises e quantificações efectuadas pelo departamento tenham origem nas necessidades detectadas no processo de treino dos vários escalões)

5- Não sendo uma correcção, gostaria de deixar no debate as diversas dimensões da "força", isto sem qualquer ironia, pois infelizmente muito treinador ainda concebe a força apenas na sua dimensão "intensidade", pois ela tem mais; ponto de aplicação, direcção, sentido. Resultado desta focalização no "mais força" em detrimento da melhor força é prejudicial na evolução dos jovens desportistas!

6- Concordando com a reposta do Bruno Mendes à 6ª questão, ou seja a de que não existe um limite à optimização (não fosse o treino atingir e ultrapassar limites), queria apenas referir que é essencial passar a imagem que qualquer optimização de um desportista através de um método de treino pressupõe um conjunto de objectivos parciais mediatos ou imediatos que necessariamente tem de estar estabelecidos e negociados com o desportista, só assim o treinador, ou técnico pode aferir e controlar a sua evolução. No fundo são esses os "limites" parciais a atingir!

7- Gostei de vários aspectos da entrevista, bem como da lógica aplicada, particularmente gostaria que a resposta à questão 12 fosse uma realidade tal a sua complexidade. Queria deixar o meu respeito por quem trabalha no sentido de evoluir, o que me deixa descansado na procura de um melhor processo de formação no meu clube! Parabéns pelo trabalho, apesar das minhas criticas.

Abraço REDSTAR

NOTA: queria deixar bem vincado que as minhas afirmações e argumentos são baseados apenas na entrevista.

RedStar1982

Caro André, será de alguma maneira possível ver "respondidas" estas minhas preocupações por parte de alguém do nosso departamento de optimização?

Abraço REDSTAR

RedStar1982

Peço desculpa pela insistência, mas começo a pensar que não é fácil lidar com as criticas quando não são positivas!

Tenho pena...!

Mas de certo um dia destes terei o prazer de ver respondidas algumas das minhas questões, talvez como sócio!

Grande abraço a quem mantém este espaço sobre as camadas jovens!

firenze

Hoje estive em coimbra num congresso sobre futebol onde estava ...nao sei como o tratar..(.Prof?  Doutor? Fisologista?) Bruno Mendes que na sua prelecção confrmou a ideia que eu tinha sobre ele e que ex-colegas seus de Faculdade também o afirmam...

Tem graves lacunas em termos teóricos embora em termos puramente físicos possa ter alguma sustentabilidade.

Acho mal ainda não ser licenciado e permitir que continue a ser tratado por Dr. Prof. ou Fisiologista.

Deu a entender que a coordenãção entre Departamentos não é boa no Benfica o que me parece completamente a despropósito num acto público como este...

Enfim...Partilho da maioria das considerações do Red Star que vão de encontro aos meus comentários anteriores à entrevista que o André fez o favor de nos disponibilizar.

André, é possível ser feita uma nova entrevista com algumas questões colocadas pelos elementos desta comunidade?

RedStar1982

Citação de: firenze em 31 de Maio de 2008, 23:52
Hoje estive em coimbra num congresso sobre futebol onde estava ...nao sei como o tratar..(.Prof?  Doutor? Fisologista?) Bruno Mendes que na sua prelecção confrmou a ideia que eu tinha sobre ele e que ex-colegas seus de Faculdade também o afirmam...

Tem graves lacunas em termos teóricos embora em termos puramente físicos possa ter alguma sustentabilidade.

Acho mal ainda não ser licenciado e permitir que continue a ser tratado por Dr. Prof. ou Fisiologista.

Deu a entender que a coordenãção entre Departamentos não é boa no Benfica o que me parece completamente a despropósito num acto público como este...

Enfim...Partilho da maioria das considerações do Red Star que vão de encontro aos meus comentários anteriores à entrevista que o André fez o favor de nos disponibilizar.

André, é possível ser feita uma nova entrevista com algumas questões colocadas pelos elementos desta comunidade?

Esteve tb presente um colega meu (docente da UBI) e de certo terei o prazer de discutir o conteúdo geral do congresso.

Era de facto importante e pertinente ouvir novamente o departamento em causa, para que se possa discutir as nossas dúvidas.

Como não estive presente não quero ainda comentar a sua prelecção, mas nos próximos dias depois de discutir o congresso com os meu colegas, de certo poderei tecer considerações com conhecimento de causa.

Em relação à questão do fisiológico ser uma vertente do treino que parece dominada pelo Bruno Mendes,  na dimensão a que se propõe actuar, não é suficiente.

Abraço e força BENFICA

Passaro51

Citação de: RedStar1982 em 01 de Junho de 2008, 15:25

Esteve tb presente um colega meu (docente da UBI) e de certo terei o prazer de discutir o conteúdo geral do congresso.

Era de facto importante e pertinente ouvir novamente o departamento em causa, para que se possa discutir as nossas dúvidas.

Como não estive presente não quero ainda comentar a sua prelecção, mas nos próximos dias depois de discutir o congresso com os meu colegas, de certo poderei tecer considerações com conhecimento de causa.

Em relação à questão do fisiológico ser uma vertente do treino que parece dominada pelo Bruno Mendes,  na dimensão a que se propõe actuar, não é suficiente.

Abraço e força BENFICA

Amigos Firenze e Red Star. Estou ligado a esta organização que houve agora em Coimbra. Gostaria de ter a Vosso opinião sobre o Seminário em si. O que acharam?

firenze

No geral correu bem, estão de parabéns.

Contudo a gestão do tempo foi muito má o que fez com que alguns prelectores ultrapassassem muito o tempo que tinham para si atribuídos e outros que apresentaram da parte da tarde tenham ficado um pouco prejudicados.

Por exemplo, era bom ter ouvido um pouco mais o Couceiro. Penso que as pessoas que estavam na mesa a  apresentar deveriam ter sido mais interventivas impossibitando que isto tivesse acontecido.

Por outro lado o espaço para discussão tambem se perdeu um pouco pela má gestão do tempo.

Por último a existência de um microfone é sempre útil para ouvir melhor as questões que são colocadas. eu, por exemplo estava cá atrás junto à parede e não conseguia ouvir nada

Um abraço e que façam outro para o ano.

Passaro51

Citação de: firenze em 01 de Junho de 2008, 17:48

Contudo a gestão do tempo foi muito má o que fez com que alguns prelectores ultrapassassem muito o tempo que tinham para si atribuídos e outros que apresentaram da parte da tarde tenham ficado um pouco prejudicados.

Por exemplo, era bom ter ouvido um pouco mais o Couceiro. Penso que as pessoas que estavam na mesa a  apresentar deveriam ter sido mais interventivas impossibitando que isto tivesse acontecido.

Por outro lado o espaço para discussão tambem se perdeu um pouco pela má gestão do tempo.

Por último a existência de um microfone é sempre útil para ouvir melhor as questões que são colocadas. eu, por exemplo estava cá atrás junto à parede e não conseguia ouvir nada

Obrigado Amigo Firenze
Tem razão nas situações que apresentou. Obrigado pela sua presença, disponibilidade de opinão, e pela sua avaliação correcta.
Um abraço.

EagleHeart25

Citação de: Passaro51 em 01 de Junho de 2008, 21:54

Obrigado Amigo Firenze
Tem razão nas situações que apresentou. Obrigado pela sua presença, disponibilidade de opinão, e pela sua avaliação correcta.
Um abraço.

Ouvi dizer maravilhas desse evento. Os meus parabéns  O0

Passaro51

Citação de: EagleHeart25 em 03 de Junho de 2008, 10:54

Obrigado Amigo Firenze
Um abraço.

Obrigado EagleHeart25. `sempre bom ouvir manifestações positivas ainda por cima de pessoas que não conhecemos.
Obrigado.

Crupty

Citação de: Passaro51 em 03 de Junho de 2008, 12:46
Citação de: EagleHeart25 em 03 de Junho de 2008, 10:54

Obrigado Amigo Firenze
Um abraço.

Obrigado EagleHeart25. `sempre bom ouvir manifestações positivas ainda por cima de pessoas que não conhecemos.
Obrigado.

Crupty

Boas tarde minhas senhoras e meus senhores

É com bastante agrado que me encontro neste site tão popular e tão prestigiante.
Depois de muitas vezes visitar o site e alguns dos forúns, verifico diversas injustiças em algum teor das pessoas, sobretudo de pessoas e peço desculpas (mas sem ofender ninguem) que mal entende a posição do benfica quanto mais a posição e o trabalho de pessoas internas no clube.

Sou uma pessoa licenciada em Desporto e Alto Rendimento na University of Wales Institute Cardiff, e sendo portugues, claro que tinha que ser benfiquista.

Por sua vez, sou uma pessoa conhecedora do trabalho de Bruno Mendes, o qual ja falei com o mesmo diversas vezes, que teve como conceito um trabalho cientifico onde inseria um pouco do trabalho efectuado por Bruno Mendes no Benfica, nosso clube.

Fico desagradado com algumas criticas e conceitos completamente errados que as pessoas exerce sobre o mesmo, tenho a dizer que tb estive presente na Formação e voces tem que perceber que o necessário da parte da estrátegia do Benfica é na divulgação do universo benfica. Sendo assim jamais poderia vir debitar questões téoricas, ja que a sua prelecção nao tinha como objectivo isso mesmo.

Sendo assim posso afirmar que o seu trabalho é bastante apressiado na faculdade de Wales, ja que fiz questão de espor um pouco o trabalho da mesma pessoa, com autorização do mesmo.

Por sua vez, sei do percusso do mesmo, e sei tb que so tem frequencia academica na faculdade por opção, visto nao poder tirar a licenciatura pois trabalha diversas horas para o clube que voces dizem-se adeptos, mas nao parece, pois parece-me q a pessoa em causa abdica de se licenciar para continuar o seu trabalho no clube, e isso é digno, na minha opinião. Creio que fez muito pelo clube, e o facto de ir trabalhar com o Pako, so significa que tem valor, pois conheço pessoalmente tb o preparador Pako, e ele so trabalha com quem por si so ja avaliou, se visse que nao tinha competencia nao o queria com ele. (não esquecer que Pako é dos melhores preparadores do mundo)

Saudações benfiquistas

Um abraço

firenze

Se te licenciaste em Cardiff então percebe-se o porquê de estares em consonância com a pessoa em causa..

Em Inglaterra domina o "kick and run" onde a vertente física do treino é extremamente valorizada em detrimento de outras dimensões: táctica, técnica e psicológica.

Não está em causa a dedicação do Sr. Bruno ao clube mas sim o uso indevido de títulos que ele não possui.

Por outro lado tem sido visível no seu discurso oral (diversos congressos) e escrito (entrevista no site) várias  lacunas que foram por mim apontadas em páginas anteriores neste tópico e que o Red Star também aprofundou.

Considero também que embora admirando muito o trabalho do Moderador das Camadas Jovens - André - o facto de ele continuamente não responder a questões que são aqui expostas marca alguma parcialidade face ao Sr. Bruno que ele não deveria ter....enquanto moderador é claro.

EagleHeart25

Eu não sou licenciado em Desporto nem em nada do género, pelo que não posso de forma alguma apreciar o trabalho de Bruno Mendes da mesma forma que vocês. Contudo, com base no que conheço do trabalho dele e naquilo que dizem pessoas intimamente ligadas ao Benfica, creio que o firenze tem razão pelo menos num aspecto: Ênfase excessiva na vertente física, inclusivamente aplicação desadequada de  "cargas" (não sei se o termo adequado é este...) a alguns atletas, potenciando lesões causadas pelo esforço (e difultando a recuperação de outras lesões).
Parece-me que o Bruno Mendes é um tipo relativamente competente no que toca às atribuições do departamento que coordena, independentemente de ser licenciado ou não. Acho que errado que peça para ser tratado como se fosse formado, não o sendo, mas isso não faz com que seja pior profissional. Para preparador físico (cargo que ocupou nos últimos meses, nos séniores), não tem nem competência nem experiência, tal como o próprio reconheceu.
Não me parece que nem o firenze nem o Red Star questionaram a competência do Bruno Mendes, apenas apontaram algumas lacunas. Todos as temos e o Bruno Mendes não é claramente excepção. Ainda tem muito que aprender, independentemente de ser respeitado em Cardiff ou noutro lado qualquer...

Crupty

Citação de: EagleHeart25 em 05 de Junho de 2008, 18:21
Eu não sou licenciado em Desporto nem em nada do género, pelo que não posso de forma alguma apreciar o trabalho de Bruno Mendes da mesma forma que vocês. Contudo, com base no que conheço do trabalho dele e naquilo que dizem pessoas intimamente ligadas ao Benfica, creio que o firenze tem razão pelo menos num aspecto: Ênfase excessiva na vertente física, inclusivamente aplicação desadequada de  "cargas" (não sei se o termo adequado é este...) a alguns atletas, potenciando lesões causadas pelo esforço (e difultando a recuperação de outras lesões).
Parece-me que o Bruno Mendes é um tipo relativamente competente no que toca às atribuições do departamento que coordena, independentemente de ser licenciado ou não. Acho que errado que peça para ser tratado como se fosse formado, não o sendo, mas isso não faz com que seja pior profissional. Para preparador físico (cargo que ocupou nos últimos meses, nos séniores), não tem nem competência nem experiência, tal como o próprio reconheceu.
Não me parece que nem o firenze nem o Red Star questionaram a competência do Bruno Mendes, apenas apontaram algumas lacunas. Todos as temos e o Bruno Mendes não é claramente excepção. Ainda tem muito que aprender, independentemente de ser respeitado em Cardiff ou noutro lado qualquer...

Boa tarde

Mais uma vez verifico algum discordia, nao por serem voces simplesmente por nao ser verdade. Ou seja, jamais voces podem caracterizar uma pessoa que num departamento de optimização do rendimento, onde são feitas analises, avaliações e controlo do treino, poderia uma pessoa nao ser pelo menos "apaixonada" pela vertente fisica, mas contudo nao é o caso que seja mencionado. Passando a explicar, eu estive no congresso e foi mencionada por Bruno Mendes, que o mais importante era o jogo e nao a vertente física sendo o seu próprio departamento um departamento de apoio ao desenvolvimento de algumas capacidades fisicas dos atletas em si.

Por sua vez, numa das entrevistas que efectuei a pessoa em causa, esta mencionada que "apesar de ser impossivel de quatificar, acredita que o seu departamento intrefere de 15 a 20% no desenvolvimento do atleta" ou seja verifica-se aqui q nao esta poderante a vertente fisica na sua formação. Por outro lado, mais adiante pelo mesmo foi referido que o seu trabalho passa pela recuperação de atleta e nao pela lesão, e no seminário de coimbra apresentou dados da UEFA (logo acredito na credibilidade) que houve uma redução de certa de 64% das lesões o que é notório. Isto é o departamento, não caiam no erro de por ser coordenador de um departamento so pense nesse departamento.

Por sua vez, é necessario informar (infelizmente pois estao sempre a criticar algumas pessoas) que Cardiff é considerado como uma das melhores faculdade do mundo de desporto. Não é so Run and Kick, pois 70% dos alunos formados aqui no ano passado estão a trabalhar na Primiership, onde 4 clubes chegaram a fase final da liga dos campeões

Abraço a vocês

Boa tarde

Mais uma vez verifico algum discordia, nao por serem voces simplesmente por nao ser verdade. Ou seja, jamais voces podem caracterizar uma pessoa que num departamento de optimização do rendimento, onde são feitas analises, avaliações e controlo do treino, poderia uma pessoa nao ser pelo menos "apaixonada" pela vertente fisica, mas contudo nao é o caso que seja mencionado. Passando a explicar, eu estive no congresso e foi mencionada por Bruno Mendes, que o mais importante era o jogo e nao a vertente física sendo o seu próprio departamento um departamento de apoio ao desenvolvimento de algumas capacidades fisicas dos atletas em si.

Por sua vez, numa das entrevistas que efectuei a pessoa em causa, esta mencionada que "apesar de ser impossivel de quatificar, acredita que o seu departamento intrefere de 15 a 20% no desenvolvimento do atleta" ou seja verifica-se aqui q nao esta poderante a vertente fisica na sua formação. Por outro lado, mais adiante pelo mesmo foi referido que o seu trabalho passa pela recuperação de atleta e nao pela lesão, e no seminário de coimbra apresentou dados da UEFA (logo acredito na credibilidade) que houve uma redução de certa de 64% das lesões o que é notório. Isto é o departamento, não caiam no erro de por ser coordenador de um departamento so pense nesse departamento.

Por sua vez, é necessario informar (infelizmente pois estao sempre a criticar algumas pessoas) que Cardiff é considerado como uma das melhores faculdade do mundo de desporto. Não é so Run and Kick, pois 70% dos alunos formados aqui no ano passado estão a trabalhar na Primiership, onde 4 clubes chegaram a fase final da liga dos campeões

Abraço a vocês