Futebol Formação: Juniores [2007-2008]

Elpimba

Citação de: Menino Do Rio em 30 de Junho de 2007, 14:24
Pois, mas se jogarmos com 3 avançados, acabmos por retirar alguma liberdade criativa ao André Carvalhas. E também não temos extremo-direito de qualidade. Talvez fosse interessante um tridente ofensivo assim: Carvalhas à direita, Rui Ferreira (para já) ao centro e André Soares à esquerda.

Mas confesso que a idéia do losango faz mais sentido, uma vez que esse é o esquema táctico do plantel principal, sem contar que vários jogadores de segundo ano (que devem ser a base da equipa) já estão rotinados com esse sistema. O problema, que é um ótimo problema diga-se de passagem, é que nós temos jogadores muito bons em alguma posições específicas, sendo que alguns encaixam melhor no losango (André Carvalhas, Romeu Ribeiro) e outros encaixam melhor no 4x3x3 (Leandro Pimenta, André Soares, Miguel Rosa). Vamos ver como que fica isso.

Exacto, concordo com o que dizes... pois neste momento, acho que o plantel tende para os dois sistemas de jogo. Não existe uma defenição directa entre jogadores e táctica 4-4-2(losango) e 4-4-3, que possamos dizer que é a ideal, mas...

Eu apostaria no 4-4-3 com o tridente que dizes, pois a grande parte dos jogadores jogaria em posições que lhes são mais familiar, e em que rendem mais. Talvez o unico que se sentiria fora do seu lugar de eleição seria o Carvalhas, mas na selecção ele rende e não joga na sua posição favorita (actual). O Rosa e o David Simao não jogariam como numeros 10 classicos, mas isso também não seria nada por aí alem. Como interior direito/esquerdo, por exmplo, onde tem que defender do meio pras linhas, e em ataque, abrir um pouco pras linhas,a meu ver o Rosa não rende tanto... Rende mais a fechar no meio e a atacar pelo meio, onde poderá utilizar melhor a sua visao de jogo e colocação de bola. E o mesmo em relação ao David Simão. Para melhor utilização/repartição do plantel consoante as posições de cada jogador, e o seu rendimento nessas mesmas posições, com vista a um melhor rendimento da equipa a todos os níveis (coesão, união, satisfação individual...), o esquema tactico que utilizaria seria este:


                                         Casaleiro/Rui Santos


Magalhães/Eugénio        Abel/Jusic       Miguel V./J. Pereira       Rubem L./J. Pereira
                                         

                                           Romeu/J.Alberto/(L. Pimenta)


                M.Rosa/(J. Alberto)                                Leandro P./David Simão

Carvalhas/(Carlitos)                                                                     A. Soares/Machude

                                          Rui Ferreira/Carlitos/(Carvalhas ?)


Ou então o 4-4-2 losango, que não aprecio muito, mas como dizes talvez se adeque a equipa, mas apenas a meio campo, e nesses mesmos jogadores que mencionas, Carvalhas e Romeu, juntando o Rosa, Leandro Pimenta e David Simão, no meu ver:


                                        Casaleiro/Rui Santos


Magalhães/Eugénio        Abel/Jusic       Miguel V./J. Pereira       Rubem L./(J. Pereira)
                                         

                                   Romeu/J.Alberto/(L. Pimenta)


             M.Rosa/(J. Alberto)                                Leandro P./(David Simão)


                                            Rosa/David Simão

                                           
                   Rui Ferreira/Carlitos                             Carvalhas/André Soares/(Machude?)

-> Não sei onde colocar o Machude

Conclusão : Escolheria o 4-4-3 pois acho que tirariamos maior e melhor rendimento da equipa, pelas razões que ja mencionei atrás. Sim talvez perdessemos a criatividade do Carvalhas, mas é a minha opinião, que acho que ele iria render numa das alas na mesma, exemplo Selecção, e acho que era melhor sacrificar 1, neste caso o Carvalhas, mas que nem considero sacrificio, pois não é uma posição tão desconhecida para ele, do que 2 ou mais. como por exemplo jogadores como Machude, Andre Soares (na minha opinião, se queremos tirar a maior rentabilidade deste jogador, é po-lo a jogar nas alas, preferencialmente nas esquerda)...

Isto nao passa de uma opinião, pois não sei nem conheço os jogadors que estão para vir... mas por agora esta é a minha opinião...
Mas de certza que teremos um grande plantel. E sinceramente, apesar da minha opinião recair mais no 4-3-3, acho que no outro sistema teremos bons resultados, devido aos jogadores que temos...
E fico-me por aqui por hoje...

Abraços

andre_04_SLB

Sobretudo temos um plantel extremamente forte que pode explanar todas as suas qualidades num 4x4x2 em Losango, ou num 4x3x3. Penso serem estas as duas tácticas preferenciais para serem utilizadas na próxima época.

O 4-3-3 é uma táctica que permite dar maior liberdade à equipa, oferece outro toque de criatividade ofensiva, sobretudo aos dois elementos das laterais, e retira muito maiores responsabilidades defensivas aos elementos da frente. O ponta-de-lança tem de ser sempre o primeiro defesa da equipa, correr muito atrás da bola, função essa que é desempenhada exemplarmente pelo Rui Ferreira, o que permitia um subir de pressing do meio-campo descartando automaticamente a possibilidade das transições da equipa adversária serem feitas com qualidade.

Para quem gosta de assistir a futebol bonito, então o 4-3-3 é o sistema que melhores frutos poderá dar, mas por outro lado, e isto é inquestionável, o 4-4-2 losango permite um maior equilíbrios defensivo, oferece quase sempre superioridade númerica no centro do terreno e a equipa movimenta-se sempre como um bloco. Não existe tanto espaço para brilhar ao nível das fintas e dos toques de magia, a não ser nas posições 10 e 8, a de avançado móvel, onde apenas esses dois jogadores têm maior liberdade para procurar espaços sozinho.

O nosso meio-campo é fortissimo. Com jogadores como o Romeu Ribeiro, Leandro Pimenta, Miguel Rosa, David Simão, André Carvalhas e um ou outro jogador que possa vir, talvez o 4-4-2 losango seja o sistema que melhor engloba todas as capacidades da equipa.

Oferece a posição 6 ao Romeu Ribeiro, deixa os interiores com o Leandro Pimenta e o Miguel Rosa, o David Simão na posição 10, onde espero que ele na próxima época "rebente" definitivamente, e a posição de atacante móvel para o André Carvalhas e o André Soares. Este será por ventura o sistema que mistura a qualidade individual da equipa, com a segurança defensiva da mesma.

O 4-3-3 colocaria certamente muita luta pela titularidade no meio-campo, embora permitisse que o André Carvalhas e o André Soares actuassem em simultâneo. Por outro lado, este último sistema táctico deixa a equipa demasiado balançada para o ataque, com o meio-campo a ser constituido certamente por dois elementos muito ofensivos (David Simão e Miguel Rosa), e um elemento defensivo, o Romeu Ribeiro, colocando o Leandro Pimenta, ou até o David Simão (caso o Leandro seja o titular) no banco de suplentes, o que retirava brilhantismo à equipa.

Para o 4-3-3, terá de existir um elemento defensivo no meio-campo (Romeu Ribeiro), um elemento digamos que neutro (Leandro Pimenta), e um médio de características mais ofensivas que assuma a responsabilidade criativa da equipa (David Simão ou Miguel Rosa). Por tudo isto, entendo ser o 4-4-2 losango o sistema que melhor se adequa à qualidade da equipa, permitindo misturar a segurança defensiva, com o brilhantismo individual dos jogadores mais desiquilibradores da equipa.

Cumprimentos

fmb

andre...o 4-4-2 provocaria a ausencia do soares ou do carvalhas quase de certeza e issos eria UMA PENA!!!

que o mister zahovic decida...tenho confiança no esloveno!!!

george 20

Carlos Sabja boliviano

Guarda-redes Fábio Martins de 18 anos  e ponta-de-lança, Vortmann

O chines Yan

E o frances Demel

J ha confirmacoes andre?

Vai dizendo ...

E ja agora parabens pelo excalente trabalho :bow2: :bow2: :bow2:

soudelta

 acho k o romeu nao entra nestas contas
se leram bem ele foi pra ficar no plantel principal
logo nao o despromovam ja O0
pois as noticias dizem com clareza::: dabao pra fazer a pre epoca romeu pra ficar no plantel principal ;)

andre_04_SLB

Citação de: george 20 em 30 de Junho de 2007, 19:13
Carlos Sabja boliviano

Guarda-redes Fábio Martins de 18 anos  e ponta-de-lança, Vortmann

O chines Yan

E o frances Demel

J ha confirmacoes andre?

Vai dizendo ...

E ja agora parabens pelo excalente trabalho :bow2: :bow2: :bow2:


Primeiro que tudo muito obrigado. Quando as situações estiverem 100% certas será então incluído. O Demel parece-me que está certo, tal como o Yan. Os outros ainda não há certezas.

soudelta

o zahovic e k e o treinador do juniores pro ano??????????????????????????


andre_04_SLB

Soudelta, mas era muito bom para o Romeu Ribeiro que sempre que não fosse opção no plantel profissional ao nível de convocatórias, que desse continuidade ao seu processo de formação na equipa Junior.

george 20

Citação de: fmb em 30 de Junho de 2007, 19:12
andre...o 4-4-2 provocaria a ausencia do soares ou do carvalhas quase de certeza e issos eria UMA PENA!!!

que o mister zahovic decida...tenho confiança no esloveno!!!
Zahovic a treinador?...
Ha muito tempo que eu digo que acho que ele vai ser um bom treinador tem uma visao de jogo fantastica
È verdade ou è so uma esperança

Golden_Mean

Não sou um conhecedor das nossas camadas jovens, mas com o que vou lendo por aqui da para ter uma ideia mto geral.

O sistema da equipa de Juniores não deveria ser igual/mto semelhante á da equipa senior?

Na minha opinião sim, até porque o grande objectivo da equipa Junior é preparar os jogadores da melhor maneira para que possam singrar na equipa principal.

george 20

Citação de: andre_DV04_SLB em 30 de Junho de 2007, 19:16
Citação de: george 20 em 30 de Junho de 2007, 19:13
Carlos Sabja boliviano

Guarda-redes Fábio Martins de 18 anos  e ponta-de-lança, Vortmann

O chines Yan

E o frances Demel

J ha confirmacoes andre?

Vai dizendo ...

E ja agora parabens pelo excalente trabalho :bow2: :bow2: :bow2:


Primeiro que tudo muito obrigado. Quando as situações estiverem 100% certas será então incluído. O Demel parece-me que está certo, tal como o Yan. Os outros ainda não há certezas.
confirmando se o ataque devera estar fechado?
Em relaçao ao Zahovic sabes alguma coisa?

fmb

epa.... li isso algures aqui no forum.... nao sei se ja é confirmado!! ate porque li no topico dos iniciados que o bruno lage podia ir para os inicados!!

pensei que ja estaria confirmado..

andre_04_SLB

Não me vou pronunciar em relação à mudança de treinador até existir noticias oficiais. Nunca o fiz, pretendo continuar a não o fazer. Sorry.

Cumprimentos

soudelta

e k nem os jogadores sabem ainda
estranhei ver o nome dele aki como treinador dos juniores
venha kem vier espero so uma coisa
k traga o trabalho de casa ja feito ;)

MJV1

#29
PARABENS AO MIGUEL VITOR QUE HOJE COMPLETA 18 ANOS!!!!!
muitas felicidades e muita saude,sempre com a camisola do s.l. benfica vestida.