Artur Jorge

Como avançado:

Avançado, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (1969-1975), 132 jogos (10293 minutos), 105 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

Como treinador:

Treinador, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (1994-1995), 48 jogos (27 vitórias, 11 empates, 10 derrotas)

L3GEND

Citação de: VitorPaneira7 em 30 de Março de 2010, 15:00
Paulo alves se me lembro chegou a ser apresentado pelo próprio damasio e depois houve problemas e na mesma semana acabou no Sporting.
Barroso chegou a estar na luz para assinar mas depois recuou.
Damasio é na minha opinião o maior culpado da seca de 11 anos seguido de Artur Jorge e depois de Vale e Azevedo.Ainda me lembro de aqui no forum de um user defender  o Damasio e que não se devia insultá-lo etc.......fez me uma confusão ver alguem do Benfica defender alguém que contribuiu para a sua quase destruição.

Damasio era tão mole que não quis Jimmy por 50000 contos e nem por 500000 contos (preferio-os dar pelo Sanchez e pelo Paulo Nunes) e quando asseguramos Kirsten não soube se queixar á UEFA pois Daum obrigou-o a renovar quando tinha tudo acertado com o SLB.

Ver esses três nomes na mesma frase dá-me vómitos.. :disgust:

Shoky

O pior no Damásio, para mim...foi ter-se aliado ao Pinto da Costa, deixando o Santana Lopes sozinho na luta contra o poder instalado.
E isto é verdade.

Nesses poucos anos de Damásio, fomos nós o Sporting e o Sporting o Benfica...e isso dá-me asco.
Damásio...nem me falem de Damásio, pá.


cernache1

Ainda sou obrigado a dizer palavrões e é Semana Santa... Não devemos falar em merdas nojentas...

MB_caniggia

#64
"...Ainda não tinha atingido o "topo do Mundo". Em 1994, numa célebre entrevista à RTP, abre o coração e revela aquilo que toda a gente desconfiava: "a minha maior ambição é treinar o Benfica". Manuel Damásio, acabado de ser eleito presidente e querendo uma entrada em grande, faz-lhe a vontade – despede Toni, campeão, e contrata Artur Jorge. Estava consumado um dos erros de gestão desportiva mais trágicos do Benfica (Manuel Damásio não se ficou por aqui e também ao nível da gestão financeira provocou o caos). "Jorge" manda embora Vítor Paneira, Isaías, entre outros, e desfaz uma fabulosa equipa. Contrata Nelo, Tavares, Paulo Pereira e, vejam bem, chama o professor Neca para adjunto. É despedido um ano depois, salvo erro à terceira jornada, depois de 3 empates consecutivos – por indecente e má figura..."


By Blog Inferno da Luz

Shoky

Hoje em dia o cabrão até já se assumiu portista de coração e tudo.
Normal...

Eagle Fly Free

Citação de: JPG em 30 de Março de 2010, 17:50
Citação de: VitorPaneira7 em 30 de Março de 2010, 15:00
Paulo alves se me lembro chegou a ser apresentado pelo próprio damasio e depois houve problemas e na mesma semana acabou no Sporting.

Barroso chegou a estar na luz para assinar mas depois recuou.

Damasio é na minha opinião o maior culpado da seca de 11 anos seguido de Artur Jorge e depois de Vale e Azevedo.Ainda me lembro de aqui no forum de um user defender  o Damasio e que não se devia insultá-lo etc.......fez me uma confusão ver alguem do Benfica defender alguém que contribuiu para a sua quase destruição.


Damasio era tão mole que não quis Jimmy por 50000 contos e nem por 500000 contos (preferio-os dar pelo Sanchez e pelo Paulo Nunes) e quando asseguramos Kirsten não soube se queixar á UEFA pois Daum obrigou-o a renovar quando tinha tudo acertado com o SLB.

O Damásio pecou por ser um presidente meio banana, não julgo que fosse mal-intencionado.

A verdade é que hoje todos o criticamos pela merda que fez, mas na altura poucas vozes se levantaram contra a contratação do poeta (contra mim falo), que era considerado o melhor treinador português. Contratar o poeta em 94 era quase o mesmo do que agora contratar o Mourinho.

E mesmo a revolução destruidora que foi levada a cabo não teve assim tanta oposição entre os adeptos. Tenho bem presente na memória o ter sido gozado pelos meus colegas quando defendia o Paneira e era contra a sua dispensa. Toda a gente andava iludida com equipas imparáveis e el trens valencias e o camandro... Infelizmente neste caso o tempo deu-me razão.

Foi um péssimo presidente sem duvida, mas as asneiras que fez estou convicto que fê-las com a convicção de que estava a defender os interesses do clube.

Por outro lado com a sua demissão deu uma lição de benfiquismo e democracia que quer se queira quer não está bem acima do que temos visto da actual direcção.

Estou de acordo com o que dizes. Damásio não era vigarista, mas perdeu o controlo do barco.

O Damásio quando chegou ao clube tinha tudo nas mãos: entrou num clima de total euforia, apesar da gravíssima crise económica do clube. Apostou e bem numa política de aquisição de sócios (muitos anos antes de Vieira), que foi um grande sucesso: o número de sócios disparou para mais de 130 mil, o que na altura pode ser considerado espectacular.  A equipa fartava-se de jogar, dava espectáculo e acabou por ser campeã, como sabemos.

Falaram das dispensas: vamos lá ver uma coisa. A equipa do Benfica 1993\94 precisava de ser renovada e melhorada, aqui e ali. Havia a velha ambição de tornar o Benfica campeão europeu, já desde os idos de 1980, e com aquela equipa a manter o mesmo nível na época seguinte, havia o óbvio desejo de encarar na máxima força a Liga dos Campeões 1994\95.

Rui Costa queria sair (e saiu muito bem, foi a transferência mais cara do defeso); Schwarz também queria experimentar outros campeonatos; Kulkov e Iuran eram um grupo àparte, e não faziam um grande balneário.
A política de contratações foi espectacular: veio Preud'Homme (uma enorme mais-valia), mais diversos atacantes de qualidade. Só o meio-campo não tinha a mesma força.

A época de 1994-95 a nível nacional foi um tanto desastrosa. O Benfica arrastava-se nos campos. A nível europeu, o Benfica esteve bem, ganhou o grupo, mas não estava obviamente ao nível do Milan, e perdeu com naturalidade em Itália. Mesmo assim, saiu com dignidade. Na 2ª mão, em Lisboa, já havia gritos nas bancadas da Luz a mandar o Artur Jorge para aquele sítio...

Na pré-época de 1995\96 procedeu-se a uma limpeza total do balneário. o Benfica não começa nada bem, e se não me engano depois de um empate com o V. Guimarães o Artur Jorge sai.

O Damásio apesar de tudo tinha todo o clube atrás de si, e nas eleições seguintes esmagou literalmente o Vale Tudo. Portanto, não se pode falar de Damásio isoladamente, caros consócios. A partir desse ponto, foi sempre a descer, com a nossa cumplicidade.

Creio que estava mal aconselhado no início, e ter contratado o Artur Jorge (de longe o treinador português com mais prestígio na altura, até a nível europeu), e ter despedido Toni foi um erro que o vai acompanhar o resto da sua vida. O próprio Toni creio que nunca perdoou ao seu então amigo esta facada, pois nunca lhe disse nada. Mauzinho...

O Artur Jorge nunca mais foi o mesmo depois da operação. Infiltrado ou não, eu não o posso afirmar. Não fez nada de especial no clube, iniciou o ciclo de alteração constante dos plantéis, e isso é que prejudicava essencialmente o Benfica. Mas os treinadores seguintes fizeram o mesmo...

O Artur Jorge futebolista, tem outra marca e outro estilo. Não tem nada a ver.


Eagle Fly Free

#67
O Plantel 1994\95 falhava no meio-campo e no banco. No resto, marcou 90 golos ao longo da época. Neste aspecto, tinha talento.
   
   A equipa sofreu no entanto 44 golos, o que seria fatal para o péssimo campeonato. Veloso já não tinha idade para estas andanças, Nelo e Tavares foram falhanços, tal como Caniggia (no início da época, dizia-se que a dupla Caniggia-JVP iria partir tudo, o que não se confirmou). O Paulo Madeira era então um jovem prometedor, mas não iria manter o nível. O ataque era fortíssimo mas muito mal aproveitado. O Akwá estava projectado como um grande talento, e era indicado pela imprensa desportiva como o "novo Eusébio". O Paulo Bento foi uma contratação bastante interessante.
   
   Continuo a achar que a equipa 1994\95, com mais três ou quatro jogadores (meio-campo mais forte e defesa) e outro treinador, podia ter feito algumas coisas. Não era uma equipa tão má como se pensa, mas também foi muito mal trabalhada.

Preud' Homme, Hélder, Dimas, Paulo Bento, JVP, Stanic, Edilson - 7 nomes interessantes, digo eu. Era manter esta estrutura durante alguns anos e provavelmente estaria aí uma grande equipa. Foi uma pena. O Damásio devia ter-se sentado ao lado do Toni e preparado como dever ser 1994\95. Que desperdício...:(

JPG

Já agora que historia foi essa do Weah? nunca tinha ouvido falar disso

JPG

Citação de: Shoky em 30 de Março de 2010, 19:17
O pior no Damásio, para mim...foi ter-se aliado ao Pinto da Costa, deixando o Santana Lopes sozinho na luta contra o poder instalado.
E isto é verdade.


é verdade sim senhora, foi das piores decisões do Damásio

TJSF

Citação de: JPG em 30 de Março de 2010, 20:59
Citação de: Shoky em 30 de Março de 2010, 19:17
O pior no Damásio, para mim...foi ter-se aliado ao Pinto da Costa, deixando o Santana Lopes sozinho na luta contra o poder instalado.
E isto é verdade.


é verdade sim senhora, foi das piores decisões do Damásio
Aliar-se a Pdc para lutar contra o poder instalado, parece uma contradição.

TFFS

FDP
é a unica coisa que eu digo deste senhor (e repare-se para o "S" minúsculo)

VitorPaneira7

#72
Citação de: Eagle Fly Free em 30 de Março de 2010, 20:15
O Plantel 1994\95 falhava no meio-campo e no banco. No resto, marcou 90 golos ao longo da época. Neste aspecto, tinha talento.
   
   A equipa sofreu no entanto 44 golos, o que seria fatal para o péssimo campeonato. Veloso já não tinha idade para estas andanças, Nelo e Tavares foram falhanços, tal como Caniggia (no início da época, dizia-se que a dupla Caniggia-JVP iria partir tudo, o que não se confirmou). O Paulo Madeira era então um jovem prometedor, mas não iria manter o nível. O ataque era fortíssimo mas muito mal aproveitado. O Akwá estava projectado como um grande talento, e era indicado pela imprensa desportiva como o "novo Eusébio". O Paulo Bento foi uma contratação bastante interessante.
   
   Continuo a achar que a equipa 1994\95, com mais três ou quatro jogadores (meio-campo mais forte e defesa) e outro treinador, podia ter feito algumas coisas. Não era uma equipa tão má como se pensa, mas também foi muito mal trabalhada.

Preud' Homme, Hélder, Dimas, Paulo Bento, JVP, Stanic, Edilson - 7 nomes interessantes, digo eu. Era manter esta estrutura durante alguns anos e provavelmente estaria aí uma grande equipa. Foi uma pena. O Damásio devia ter-se sentado ao lado do Toni e preparado como dever ser 1994\95. Que desperdício... :(
O unico trinco de raiz era Paulo Bento , que veio lesionado acho que só dois meses ou mais  é que voltou a jogar, enquanto Abel Xavier era mais um jogadore que fazia várias posições(defesa direito, médio) e Tavares era central de raiz que depois foi jogando no meio campo do Boavista.Ou seja tinhamos trincos mas nenhum médio centro mais criativo que fizesse companhia. A equipa assim era muito desiquilibrada.Helder chegou a ir para o meio campo

Havia também a troca constante de centrais e o próprio mozer falou nisso. e na esquerda não havia anda de jeito nem Kenedy nem nelo e nem Tavares (houve um jogo que chegou a estar a médio esquerdo).

A manter  a espinha dorsal e reforçando os pontos fracos tinhamos uma equipa interessante que quiçá nas mãos do velho capitão podia ter feito um brilharete.

GR
Preud'homme
Neno
Brassard

DD
Abel XAvier
contratação

DC
Helder
Ricardo gomes
William
contratação

DE
Dimas
Pedro henriques
Mc
Paulo Bento
Bruno Caires
Calado
Contratação

ED
Paneira
Edgar

EE
Stanic (fazia várias posições no ataque)
Kenedy ou ailton que regressou

Mo
Valdo
João Pinto

AC
Isaias
Edilson
Contratação
CEsar Brito

Desculpem estar a fazer isto dos ses mas era só para demonstrar que com alguma cabeça tinhamos equipa para se campeã e lutar na Europa.

E concordo Damásio não nenhum gamásio foi mole e péssimo na gestão financeira e desportiva.

pcssousa

Deviam colocar o palmarés do Artur Jorge como jogador, e que na sua época foi do melhor que havia no futebol português, ao serviço do Benfica conquistou:
4 Campeonatos Nacionais - 1970/71, 1971/72, 1972/73 e 1974/75
2 Taças de Portugal - 1969/70 e 1971/72
2x Bola de Prata - 1970/71 e 1971/72

Totais no S.L.Benfica: 131 Jogos / 104 Golos
(Campeonato 96/74, Taça de Portugal 19/25 e Eurotaças 16/5)

1974/75 - S.L.Benfica - 3 Jogos / 2 Golos
1973/74 - S.L.Benfica - 4 Jogos / 1 Golo
1972/73 - S.L.Benfica - 15 Jogos / 11 Golos
1971/72 - S.L.Benfica - 26 Jogos / 28 Golos
1970/71 - S.L.Benfica - 26 Jogos / 24 Golos
1969/70 - S.L.Benfica - 21 Jogos / 9 Golos

De 1973 a 1975 foi operado 5 vezes ao joelho, o que levou a uma grande baixa de redimento que o levou a abandonar o Benfica. "Roubou" duas bolas de prata ao Eusébio, ambas conquistadas de vermelho vestido.

Para o que fez mais tarde como treinador não tenho explicação lógica, sem ser aquela que vem à cabeça de todos nós, como jogador sempre honrou a camisola do Benfica e foi um dos maiores avançados da história do futebol nacional!
É favor acrescentar o seu curriculum enquanto jogador no primeiro post!

VitorPaneira7

Como jogador o meu pai diz que era um craque e mestre do pontapé moinho.

Que o Artur Jorge Jogador seja lembrado com saudade pois serviu bem o Benfica e isso eu reconheço pois odeio o treinador e a pessoa mas respeito o jogador e que jogador foi.