Béla Guttmann, o Feiticeiro Húngaro

Treinador, (1910-03-12 - 1981-08-28),
Hungria
Equipa Principal: 4 épocas (1959-1962, 1965-1966), 165 jogos (115 vitórias, 26 empates, 24 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Taça dos Campeões Europeus (2)

IPASLB

Normalmente em Portugal, os adeptos que não gostam ou fingem não se lembrar das finais da principal competição da UEFA, são precisamente os que não são do SLB, vá se lá saber porquê ou até se sabe muito bem o porquê.

IPASLB

Hoje em dia, só quem seja um TOTAL incapacitado mental ou NÃO queira saber, é que não sabe PELO MENOS os finalistas das competições desportivas, principalmente as do futebol e principalmente as da competição mais importante que existe no mundo ao nível de clubes.

P245RS

Mais um troféu internacional de juvenis. Ele deve estar orgulhoso.

dameo38


Festivus

#664
Citação de: IPASLB em 22 de Agosto de 2022, 22:55
Citação de: Festivus em 22 de Agosto de 2022, 22:13
Citação de: IPASLB em 22 de Agosto de 2022, 22:02
Citação de: Festivus em 22 de Agosto de 2022, 21:52
Citação de: andre_diogo em 26 de Abril de 2022, 12:22
Citação de: tommy7x em 26 de Abril de 2022, 03:02
É triste porque fica com a história manchada por um mal entendido, aquele que é o nosso mais importante treinador da história.
É o Otto Glória  O0
Foi com Guttman que fomos bicampeões da Europa. Mas também sem Otto Gloria não teria havido Guttman nem bases para se ser campeão europeu. Por isso realmente vocês têm ambos razão.

Em relação às finais perdidas do Benfica... As da TCE foram todas contra equipas melhores que a nossa, tirando talvez o Inter em 65, pois nesse jogo só perdemos devido a um frango do Costa Pereira ou lá o que foi e o Inter também dias antes fez pressão à UEFA para mudar a final para o seu estádio. Mas o Benfica foi considerado a melhor a equipa da Europa nesse ano apesar de perder a final.

Em relação ao Porto, não sei quão forte era o Bayern de 87, mas o Mónaco de 2004, apesar de ter uma boa equipa na altura, não era obviamente o favorito nessa final e teve a estrela deles a lesionar-se cedo. Perderam 3-0 sem resposta. Queria ver o Porto a enfrentar os melhores Milans e PSVs e Manchester Uniteds da história numa final...

Já antes da suposta "maldição" tínhamos perdido uma final da Taça Latina e 2 da Taça Intercontinental. Obviamente que essas não foram devido a qualquer motivo sobrenatural.

Taças UEFA? Não faço ideia quão bom era o Anderlecht nos anos 80, e também é preciso ver que foi uma final a duas mãos. Se calhar se tivesse sido a uma mão teríamos nós ganho, quem sabe... Quanto às finais do século XXI, o Chelsea tinha melhor equipa e era o favorito. E contra o Sevilha tivemos a maior parte do meio campo e dos extremos indisponíveis quer por lesão ou por castigo. Não tivemos a equipa ja máxima força na final. Enquanto que o Porto enfrentou Celtic e Braga em que era claramente o favorito e tinha todos disponíveis. O Celtic era carregado pelo Larsson e o Braga foi claramente uma one season wonder. Um clube pequeno que nunca tinha ido a uma final dessas nem nunca mais voltou a uma nem irá voltar, muito provavelmente.

Portanto, a pergunta é: mesmo sem a suposta maldição, teria o Benfica ganho alguma das últimas 8 finais a que foi? Obviamente que não iríamos ganhar todas, mas também não sei se venceriamos alguma. O Diamantino leasionaria-se à mesma antes da final, o Silvino não defenderia nenhum dos penalties à mesma, e teríamos vários jogadores indisponíveis para Turim à mesma também.

Não sei se realmente os jogadores ficam afectados psicologicamente com medo da maldição. Contra o Chelsea jogámos melhor que eles. Contra o Sevilha seria difícil jogar melhor quando não tínhamos Fejsa, Enzo, Sulejmani(lesionado cedo no jogo), Markovic, Salvio e sabe-se lá mais quem. Alguma vez tinham visto uma equipa a ir a uma final assim com metade da equipa indisponível??

Mas pronto, lá está, é daquelas coisas que nunca iremos saber. E também duvido muito que o Benfica volte a ter hipóteses de ser campeão europeu sequer, por isso será praticamente impossível quebrar o enguiço. Até mesmo regressar a uma final da Liga Europa parece muito difícil na próxima década tendo em conta que agora vencer a prova da qualificação directa para a fase de grupos da CL.

Conference League? Teríamos que acabar o campeonato em sexto prai. Ou ficar em terceiro num grupo da Liga Europa. E nestes últimos 13 anos só estivemos 2 vezes na fase de grupos da Liga Europa. Por isso também será muito improvável irmos parar a essa competição.

Enfim, é triste o Benfica ter um recorde tão pesado na Europa. Só a Juventus se compara, mas no caso deles é mesmo só na CL/TCE. na UEFA e na TDT têm saldo bem positivo.
Parem com este tipo de pensamento, ser finalista vencido da principal competição entre clubes no Mundo é uma HONRA!

Ás vezes até parece que nessas 5 finais o SLB foi eliminado na primeira eliminatória!

O SLB ainda é o único clube português que conseguiu ser Bicampeão na principal competição entre clubes no Mundo e que no total conseguiu alcançar 7 Finais, mais nenhum outro clube português conseguiu ou conseguirá tais feitos, NUNCA.
Perder numa final não conta como título. Por muito bom que seja chegar a uma final, a verdade é que só temos 2 TCEs e a última foi conquistada em 1962. Geralmente o mundo não se recorda dos finalistas vencidos, apenas dos vencedores. Eu sei que o Nottingham Forest foi bicampeão Europeu, mas assim de repente não te sei dizer quem é que eles venceram nas finais. Teria que ir à Wikipedia. Tal como não te sei dizer todos os adversários que o Real Madrid, o Bayern, o Liverpool e o Ajax derrotaram.

O mundo olha para o Benfica e vê apenas um clube que foi gigante europeu  nos anos 60 no tempo do Eusébio e nunca mais o foi.
É a tua forma de pensar, ninguém tem de ser um expert no desporto.

Prefiro pensar isso sobre ti a duvidar se és realmente do SLB.

Ainda bem que eu sou do maior e melhor clube desportivo português, aos Benfiquistas que não têm noção da grandeza social e desportiva do clube que gostam, só vejo duas alternativas, informem-se bem ou mudem de clube.
Pronto, tinha que vir a pseudo-acusação de infiltrado.

Meu caro, nem eu nem ninguém aqui nega que somos um clube com uma grande história da qual nos podemos orgulhar. Mas, isso cada vez importa menos a cada década que passa no mundo do futebol. Os jogadores actuais não escolhem clubes com base no que os clubes venceram há muitas anos. Vão para os clubes que pagam melhor e que lutam por títulos.

Desde 1994 que o Benfica tem caído bastante na Europa. Na principal prova de clubes, a TCE, onde outrora éramos muito competitivos, temos mostrado imensa falta de estofo em várias ocasiões. Não é só a Lei Bosman que explica isso. Termos tido presidentes horríveis desde então explica muita coisa também. Os porcos venceram a LC a 2004 ja muitos anos pós Bosman. E sim todos nós sabemos do Apito Dourado, mas isso só vale para o que eles fazem em Portugal. O Mourinho foi o melhor treinador do mundo durante muitos anos, e nós corremos com ele do nosso clube e não o quisemos de volta porque o bêbado do Vilarinho achava o Toni em 2001 e o Jesualdo em 2002 melhores escolhas. Não tivéssemos cometido esse erro histórico e pelo menos os merdas dos corruptos não teriam vencido a UEFA nem a Champions. Ou achas que as iriam vencer com o Fernando Santos e o Otávio Machado?! Os cabrões ganham camepiantos com regularidade desde 1995 com muita ajuda do apito à mistura e no entanto nem sequer chegam perto de vencer competições europeias na esmagadora maioria das vezes. Venceram-nas com o Mourinho, um dos melhores treinadores de sempre e depois venceram outro com o AVB que fez uma época basicamente perfeita, para não falar que ele também fez parte da equipa técnica do Mourinho durante anos. Ou seja, era um aprendiz dele. E aquele Porto tinha uma super equipa.

O Benfica irá sempre ter as duas TCEs no currículo , mas a história faz-se todos os dias. Se o Benfica amanhã enfrentasse o Steaua, o Nottingham Forest ou o Estrela Vermelha na Europa tu irias ficar borrado de medo a pensar que estavas a enfrentar ainda as equipas que venceram a TCE nos anos 80 e 90?!

Eu ainda me lembro bem quando o Chelsea, apesar do dinheiro todo, não tinha propriamente um palmarés europeu impressionante. Na última década venceram 2 CLs e 2 LEs, uma delas contra nós. City e PSG ainda não venceram competir oes europeias desde que enriqueceram, mas será uma questão de tempo. Sejamos sinceros, hoje é dia considerar o Chelsea, o City e o PSG como clubes ainda pequenos, de bairro/cidade não faz sentido.

E também cada vez mais americanos, australianos, chineses, japoneses, coreanos, canadianos e indianos acompanham o desporto rei. A maior sorte deles só desde a era das redes sociais.  E para esses, os clubes que lhes saltam à vista são os clubes ingleses, espanhóis, o Bayern, o PSG, o Dortmund e os clubes italianos. Mais depressa se apanham a ver jogos do Tottenham ou do Napoli do que jogos do Benfica ou do Porto. Até podem saber que ganhámos as TCEs no passado, mas essa gente só começou a ver o futebol anos após a Lei Bosman e com o desnível actual que tem entre os maiores campeonatos e os campeonatos periféricos. Para eles o Benfica é basicamente um "feeder club" ou um clube que foi amaldiçoado há muitos anos. E cabe-nos a nós tentar mudar isso.

Eu gostaria imenso de ver o Benfica a ganhar uma competição europeia em vida. Pelo menos uma. Para também construirmos história europeia no século XXI. O Benfica está no top 10 dos clubes do século XX da Europa e do mundo. No século actual, até agora, nem no top 20 devemos aparecer.

Ainda em relação à grandeza, muitos estrengeiros consideram o Porto o maior clube português ou então não sabem qual dos dois entre o Benfica e o Porto é maior. Se viajasse fora de Portugal nos anos 60, 70 e 80, nenhum hesitaria em dizer que o Benfica era o maior clube português. Já se perguntares actualmente qual o maior clube da Holanda, todos dirão o Ajax ainda. Pois ainda é o clube holandês com o maior palmarés europeu de longe.

É deprimente, mas a este andar os porcos ultrapassarão o Benfica em campeonatos nacionais também. Só ficará a faltar ultrapassarem-nos em adeptos. E isso será realmente o mais difícil de conseguir.

Mais uma vez, temos uma grande história, mas não podemos estar sempre dependente dela e achar que isso nos vai dar créditos ilimitados para sempre. O mundo muda, história é feita todos os dias e actualmente não somos nenhum tubarão. Quando se enfrenta uma equipa na Europa, julga-se a qualidade dessa equipa pelos seus jogadores, e momento de forma actuais. Não pela história do clube.

No fundo é como Portugal. Todos nós sabemos que Portugal teve outrora um império bem grande. Mas hoje em dia Portugal é visto lá fora como um país pobre, irrelevante, de praia e comida barata. Quase ninguém conhece cantores, artistas, escritores, etc. portugueses. E que esforço têm feito os nossos governantes para mudar isso e tornar Portugal num país mais rico e que difunde melhor a sua cultura? Nada.

Bekambol

Citação de: RedVC em 27 de Junho de 2021, 14:28
Béla Guttmann trouxe competência e ousadia ao futebol Benfiquista. Aproveitou a notável base deixada pelo trabalho de Otto Glória. Um Departamento de Futebol organizado e um plantel fabuloso que ele tratou de rentabilizar reduzindo-o e retocando-o com qualidade.

Mais do que um estratego era um motivador soberbo. Tinha um conhecimento futebolístico impressionante assente em experiências de vida extraordinárias. Viveu aliás várias vidas, conheceu as grandezas e misérias, a excelência e miséria da natureza humana.

Nasceu no futebol húngaro e austríaco que era dos mais avançados e organizados da Europa nas décadas de 20 e 30. Terminou a carreira de futebolista nos EUA onde iniciou a sua carreira de treinador. Sobreviveu ao crash bolsista de 1929 quando ficou na miséria depois de ver desaparecer num dia a sua fortuna pessoal. Regressou à Europa, trabalhou em diversos países. Sobreviveu ao Holocausto ao contrário de alguns familiares. Reiniciou a sua carreira de treinador, treinou grandes clubes mas foi no Sport Lisboa e Benfica que encontrou a Mística que o elevou à condição de um treinador imortal. Deixou marca profunda no futebol Húngaro, Austríaco, Italiano, Brasileiro, Holandês, Uruguaio e Português.

E anda gentalha nojenta a tentar que seja lembrado pelos Benfiquistas apenas como o pretenso autor de uma "maldição" que nunca existiu. Uma "maldição" que foi forjada na aldrabice de um qualquer jornalista de A Bola e que já foi desmascarada por Alberto Miguéns no artigo que ainda hoje referi.

E andam uns Benfiquistas ingénuos a reproduzir e amplificar esta aldrabice. Que raio de Benfiquismo é este? Que raio de sentido crítico de orgulho no Clube, é este? Pensem um pouco antes de reproduzir e amplificar MERDA.

Voltando ao que interessa que é ao que Béla Guttmann foi e aquilo que nos ensinou, é minha opinião que o Benfica devia sempre que possível procurar grandes treinadores que fossem também homens do futebol com experiência de vida e com Mundo... Não um qualquer bimbo, com manias de grandeza e egos despropositados que só envergonham e rebaixam o Clube.

Dirigentes competentes, estatutos eficazes e respeitados, atletas talentosos e dedicados, cientes da responsabilidade e grandeza que é representar este Clube. E ainda e igualmente importante, sócios e adeptos apaixonados e exigentes. Gente que não se deixe enganar por campanhas sujas, mentiras e trapaças, novas ou velhas de décadas. O Benfiquismo não pode ser o que nos querem fazer crer. É preciso voltar atrás e perceber o que fez o Benfica grande. Tudo aquilo que fez Béla Guttmann dizer:




Esta é a frase mais importante que Béla Guttmann nos deixou. A frase que qualquer Benfiquista que se preze deve lembrar.





Grandioso..!!! :bandeira1: :bandeira2: :slb2:

Muito bom Post. :slb2: :slb2:

IPASLB

Citação de: Festivus em 23 de Agosto de 2022, 11:42
Citação de: IPASLB em 22 de Agosto de 2022, 22:55
Citação de: Festivus em 22 de Agosto de 2022, 22:13
Citação de: IPASLB em 22 de Agosto de 2022, 22:02
Citação de: Festivus em 22 de Agosto de 2022, 21:52
Citação de: andre_diogo em 26 de Abril de 2022, 12:22
Citação de: tommy7x em 26 de Abril de 2022, 03:02
É triste porque fica com a história manchada por um mal entendido, aquele que é o nosso mais importante treinador da história.
É o Otto Glória  O0
Foi com Guttman que fomos bicampeões da Europa. Mas também sem Otto Gloria não teria havido Guttman nem bases para se ser campeão europeu. Por isso realmente vocês têm ambos razão.

Em relação às finais perdidas do Benfica... As da TCE foram todas contra equipas melhores que a nossa, tirando talvez o Inter em 65, pois nesse jogo só perdemos devido a um frango do Costa Pereira ou lá o que foi e o Inter também dias antes fez pressão à UEFA para mudar a final para o seu estádio. Mas o Benfica foi considerado a melhor a equipa da Europa nesse ano apesar de perder a final.

Em relação ao Porto, não sei quão forte era o Bayern de 87, mas o Mónaco de 2004, apesar de ter uma boa equipa na altura, não era obviamente o favorito nessa final e teve a estrela deles a lesionar-se cedo. Perderam 3-0 sem resposta. Queria ver o Porto a enfrentar os melhores Milans e PSVs e Manchester Uniteds da história numa final...

Já antes da suposta "maldição" tínhamos perdido uma final da Taça Latina e 2 da Taça Intercontinental. Obviamente que essas não foram devido a qualquer motivo sobrenatural.

Taças UEFA? Não faço ideia quão bom era o Anderlecht nos anos 80, e também é preciso ver que foi uma final a duas mãos. Se calhar se tivesse sido a uma mão teríamos nós ganho, quem sabe... Quanto às finais do século XXI, o Chelsea tinha melhor equipa e era o favorito. E contra o Sevilha tivemos a maior parte do meio campo e dos extremos indisponíveis quer por lesão ou por castigo. Não tivemos a equipa ja máxima força na final. Enquanto que o Porto enfrentou Celtic e Braga em que era claramente o favorito e tinha todos disponíveis. O Celtic era carregado pelo Larsson e o Braga foi claramente uma one season wonder. Um clube pequeno que nunca tinha ido a uma final dessas nem nunca mais voltou a uma nem irá voltar, muito provavelmente.

Portanto, a pergunta é: mesmo sem a suposta maldição, teria o Benfica ganho alguma das últimas 8 finais a que foi? Obviamente que não iríamos ganhar todas, mas também não sei se venceriamos alguma. O Diamantino leasionaria-se à mesma antes da final, o Silvino não defenderia nenhum dos penalties à mesma, e teríamos vários jogadores indisponíveis para Turim à mesma também.

Não sei se realmente os jogadores ficam afectados psicologicamente com medo da maldição. Contra o Chelsea jogámos melhor que eles. Contra o Sevilha seria difícil jogar melhor quando não tínhamos Fejsa, Enzo, Sulejmani(lesionado cedo no jogo), Markovic, Salvio e sabe-se lá mais quem. Alguma vez tinham visto uma equipa a ir a uma final assim com metade da equipa indisponível??

Mas pronto, lá está, é daquelas coisas que nunca iremos saber. E também duvido muito que o Benfica volte a ter hipóteses de ser campeão europeu sequer, por isso será praticamente impossível quebrar o enguiço. Até mesmo regressar a uma final da Liga Europa parece muito difícil na próxima década tendo em conta que agora vencer a prova da qualificação directa para a fase de grupos da CL.

Conference League? Teríamos que acabar o campeonato em sexto prai. Ou ficar em terceiro num grupo da Liga Europa. E nestes últimos 13 anos só estivemos 2 vezes na fase de grupos da Liga Europa. Por isso também será muito improvável irmos parar a essa competição.

Enfim, é triste o Benfica ter um recorde tão pesado na Europa. Só a Juventus se compara, mas no caso deles é mesmo só na CL/TCE. na UEFA e na TDT têm saldo bem positivo.
Parem com este tipo de pensamento, ser finalista vencido da principal competição entre clubes no Mundo é uma HONRA!

Ás vezes até parece que nessas 5 finais o SLB foi eliminado na primeira eliminatória!

O SLB ainda é o único clube português que conseguiu ser Bicampeão na principal competição entre clubes no Mundo e que no total conseguiu alcançar 7 Finais, mais nenhum outro clube português conseguiu ou conseguirá tais feitos, NUNCA.
Perder numa final não conta como título. Por muito bom que seja chegar a uma final, a verdade é que só temos 2 TCEs e a última foi conquistada em 1962. Geralmente o mundo não se recorda dos finalistas vencidos, apenas dos vencedores. Eu sei que o Nottingham Forest foi bicampeão Europeu, mas assim de repente não te sei dizer quem é que eles venceram nas finais. Teria que ir à Wikipedia. Tal como não te sei dizer todos os adversários que o Real Madrid, o Bayern, o Liverpool e o Ajax derrotaram.

O mundo olha para o Benfica e vê apenas um clube que foi gigante europeu  nos anos 60 no tempo do Eusébio e nunca mais o foi.
É a tua forma de pensar, ninguém tem de ser um expert no desporto.

Prefiro pensar isso sobre ti a duvidar se és realmente do SLB.

Ainda bem que eu sou do maior e melhor clube desportivo português, aos Benfiquistas que não têm noção da grandeza social e desportiva do clube que gostam, só vejo duas alternativas, informem-se bem ou mudem de clube.
Pronto, tinha que vir a pseudo-acusação de infiltrado.

Meu caro, nem eu nem ninguém aqui nega que somos um clube com uma grande história da qual nos podemos orgulhar. Mas, isso cada vez importa menos a cada década que passa no mundo do futebol. Os jogadores actuais não escolhem clubes com base no que os clubes venceram há muitas anos. Vão para os clubes que pagam melhor e que lutam por títulos.

Desde 1994 que o Benfica tem caído bastante na Europa. Na principal prova de clubes, a TCE, onde outrora éramos muito competitivos, temos mostrado imensa falta de estofo em várias ocasiões. Não é só a Lei Bosman que explica isso. Termos tido presidentes horríveis desde então explica muita coisa também. Os porcos venceram a LC a 2004 ja muitos anos pós Bosman. E sim todos nós sabemos do Apito Dourado, mas isso só vale para o que eles fazem em Portugal. O Mourinho foi o melhor treinador do mundo durante muitos anos, e nós corremos com ele do nosso clube e não o quisemos de volta porque o bêbado do Vilarinho achava o Toni em 2001 e o Jesualdo em 2002 melhores escolhas. Não tivéssemos cometido esse erro histórico e pelo menos os merdas dos corruptos não teriam vencido a UEFA nem a Champions. Ou achas que as iriam vencer com o Fernando Santos e o Otávio Machado?! Os cabrões ganham camepiantos com regularidade desde 1995 com muita ajuda do apito à mistura e no entanto nem sequer chegam perto de vencer competições europeias na esmagadora maioria das vezes. Venceram-nas com o Mourinho, um dos melhores treinadores de sempre e depois venceram outro com o AVB que fez uma época basicamente perfeita, para não falar que ele também fez parte da equipa técnica do Mourinho durante anos. Ou seja, era um aprendiz dele. E aquele Porto tinha uma super equipa.

O Benfica irá sempre ter as duas TCEs no currículo , mas a história faz-se todos os dias. Se o Benfica amanhã enfrentasse o Steaua, o Nottingham Forest ou o Estrela Vermelha na Europa tu irias ficar borrado de medo a pensar que estavas a enfrentar ainda as equipas que venceram a TCE nos anos 80 e 90?!

Eu ainda me lembro bem quando o Chelsea, apesar do dinheiro todo, não tinha propriamente um palmarés europeu impressionante. Na última década venceram 2 CLs e 2 LEs, uma delas contra nós. City e PSG ainda não venceram competir oes europeias desde que enriqueceram, mas será uma questão de tempo. Sejamos sinceros, hoje é dia considerar o Chelsea, o City e o PSG como clubes ainda pequenos, de bairro/cidade não faz sentido.

E também cada vez mais americanos, australianos, chineses, japoneses, coreanos, canadianos e indianos acompanham o desporto rei. A maior sorte deles só desde a era das redes sociais.  E para esses, os clubes que lhes saltam à vista são os clubes ingleses, espanhóis, o Bayern, o PSG, o Dortmund e os clubes italianos. Mais depressa se apanham a ver jogos do Tottenham ou do Napoli do que jogos do Benfica ou do Porto. Até podem saber que ganhámos as TCEs no passado, mas essa gente só começou a ver o futebol anos após a Lei Bosman e com o desnível actual que tem entre os maiores campeonatos e os campeonatos periféricos. Para eles o Benfica é basicamente um "feeder club" ou um clube que foi amaldiçoado há muitos anos. E cabe-nos a nós tentar mudar isso.

Eu gostaria imenso de ver o Benfica a ganhar uma competição europeia em vida. Pelo menos uma. Para também construirmos história europeia no século XXI. O Benfica está no top 10 dos clubes do século XX da Europa e do mundo. No século actual, até agora, nem no top 20 devemos aparecer.

Ainda em relação à grandeza, muitos estrengeiros consideram o Porto o maior clube português ou então não sabem qual dos dois entre o Benfica e o Porto é maior. Se viajasse fora de Portugal nos anos 60, 70 e 80, nenhum hesitaria em dizer que o Benfica era o maior clube português. Já se perguntares actualmente qual o maior clube da Holanda, todos dirão o Ajax ainda. Pois ainda é o clube holandês com o maior palmarés europeu de longe.

É deprimente, mas a este andar os porcos ultrapassarão o Benfica em campeonatos nacionais também. Só ficará a faltar ultrapassarem-nos em adeptos. E isso será realmente o mais difícil de conseguir.

Mais uma vez, temos uma grande história, mas não podemos estar sempre dependente dela e achar que isso nos vai dar créditos ilimitados para sempre. O mundo muda, história é feita todos os dias e actualmente não somos nenhum tubarão. Quando se enfrenta uma equipa na Europa, julga-se a qualidade dessa equipa pelos seus jogadores, e momento de forma actuais. Não pela história do clube.

No fundo é como Portugal. Todos nós sabemos que Portugal teve outrora um império bem grande. Mas hoje em dia Portugal é visto lá fora como um país pobre, irrelevante, de praia e comida barata. Quase ninguém conhece cantores, artistas, escritores, etc. portugueses. E que esforço têm feito os nossos governantes para mudar isso e tornar Portugal num país mais rico e que difunde melhor a sua cultura? Nada.
Tanto texto a defender o clube corrupto e ainda queres que alguém pense que és do SLB?

Oficialmente Maior clube do Mundo em número de sócios (os sócios são oficialmente quem define a grandeza de um clube); desde 2006 até 2015 inclusivé (Bayern no mesmo ano de 2015 ultrapassou o SLB) 10 anos consecutivos o SLB foi o maior clube do Mundo.

Tu não queres que se vá buscar a história do SLB mas vais atrás até 2004 para exaltares o título dos corruptos...

Atualidade, o SLB na época passada, na principal competição entre clubes no Mundo foi aos Quartos de Final, sendo o melhor clube português na competição, ponto.

Se contabilizarmos TUDO;

SLB tem mais Títulos (Títulos são mais importantes do que os Troféus, por norma os Troféus são provas ou em um só jogo ou em dois, as Supertaças Nacionais ou Internacionais, as extintas Intercontinentais ou de carácter parecido a estas são Troféus).

Mesmo se juntarmos os Troféus, continua o SLB a ter mais Títulos e Troféus.

Se contarmos as participações e feitos dos clubes portugueses na principal competição entre clubes no Mundo, é o SLB que tem maior e melhor historial, desde logo foi Bicampeão, alcançou 3 finais consecutivas, 5 na mesma década, 7 no total, os corruptos têm 2, as que venceram e não mais finais conseguiram alcançar, porque o termo real é  NÃO conseguiram alcançar mais nenhuma.

Em competições internacionais principais segundo as eras, o SLB conquistou 3 e os corruptos 2 (a Taça Latina era a única e Principal competição europeia Oficial na sua época).

Juntando outros Títulos e Troféus SECUNDÁRIOS, os corruptos têm mais QUANTIDADE, 7.

PS; Se REALMENTE és do SLB e se tens essa visão, ou ainda não sabes que já és do fcp ou muda para seres adepto deles, é que nem consegues disfarçar essa vontade.

Festivus

Realmente o Béla Guttmann teve uma vida impressionante. Só o facto de ter sobrevivido ao horror do Holcausto é merecedor da minha admiração e respeito. Pouco menos de 2 décadas antes, uma boa parte da Europa queria-o morto. Mas ele sobrevive e "responde" à altura vencendo a competição principal de clubes 2 vezes consecutivas.

Eu sempre ouvi falar na "maldição". Já quando eu era miúdo nos anos 90 se dizia isso. Mas eu não lhe dava importância porque também o Benfica nesses tempos não fazia propriamente cmalanajs europeias dignificantes. E só regressou a uma final em 2013. E também não percebo como a deturpação aconteceu. A maldição nunca existiu, e mesmo que existisse só se aplicaria à TCE/CL. O vencedor da Taça UEFA/Liga Europa não é campeão europeu.

E mesmo que a "maldição" fosse real, continuaria a ser treta. Ninguém tem poderes mágicos/sobre naturais. Se fosse assim então bastava amaldiçoar o Sporting e o Porto para nunca mais serem campeões nacionais.

Eu até entendo que num país atrasado ainda como o nosso haja gente que acredite em bruxarias, mas em países mais ricos e desenvolvidos do centro e norte da Europa é simplesmente ridículo. Não sei como é que no mundo do desporto há tantas "maldições" e tanta gente que acredite nelas.

Até me admira que ninguém tenha inventado que  Portugal estava amaldiçoado por nunca conseguir ganhar uma competição quando tinha grandes  gerações(66, 84, 2000, 2002, 2004, 2006...). Mas depois lá vencemos em 2016 e não fizemos nenhum exorcismo nem nada parecido para ganhar à França em Paris.

O Liverpool esteve uns 30 anos sem ser campeão nacional. Alguém dizia que eles tinham sido amaldiçoados? O Sporting com que então, se há clube que pode alimentar teorias de maldições é esse! E no entanto, não existe nenhuma desculpa sobrenatural para só serem campeões nacionais com uma frequência parecia à passagem do cometa Haley.

IPASLB

Festivus, tenho mais uns considerandos;

Concordo na parte em que os clubes portugueses estão numa segunda linha europeia, o que não quer dizer que ao conquistar competições europeias de segunda ou terceira linha os engrandeça...

TUDO o que não seja participar ou conquistar a principal competição europeia, é SECUNDÁRIO (para não dizer Terciário no caso da Conference League).

Os maiores e melhores clubes do mundo não se fizeram grandes a conquistar provas secundárias, ponto.

Embora e como aqui já foi dito, ATÉ á primeira edição da TCCE/Champions League com mais que um clube das ligas europeias mais fortes a Taça UEFA e embora SEMPRE tenha sido a segunda competição em termos de hierarquia, não poucas vezes, era a mais difícil e ás vezes tinha as melhores equipas da atualidade e DURANTE esse período o único clube português que conseguiu alcançar uma final foi só um, o SLB.

Festivus

Citação de: IPASLB em 23 de Agosto de 2022, 12:16
Citação de: Festivus em 23 de Agosto de 2022, 11:42
Citação de: IPASLB em 22 de Agosto de 2022, 22:55
Citação de: Festivus em 22 de Agosto de 2022, 22:13
Citação de: IPASLB em 22 de Agosto de 2022, 22:02
Citação de: Festivus em 22 de Agosto de 2022, 21:52
Citação de: andre_diogo em 26 de Abril de 2022, 12:22
Citação de: tommy7x em 26 de Abril de 2022, 03:02
É triste porque fica com a história manchada por um mal entendido, aquele que é o nosso mais importante treinador da história.
É o Otto Glória  O0
Foi com Guttman que fomos bicampeões da Europa. Mas também sem Otto Gloria não teria havido Guttman nem bases para se ser campeão europeu. Por isso realmente vocês têm ambos razão.

Em relação às finais perdidas do Benfica... As da TCE foram todas contra equipas melhores que a nossa, tirando talvez o Inter em 65, pois nesse jogo só perdemos devido a um frango do Costa Pereira ou lá o que foi e o Inter também dias antes fez pressão à UEFA para mudar a final para o seu estádio. Mas o Benfica foi considerado a melhor a equipa da Europa nesse ano apesar de perder a final.

Em relação ao Porto, não sei quão forte era o Bayern de 87, mas o Mónaco de 2004, apesar de ter uma boa equipa na altura, não era obviamente o favorito nessa final e teve a estrela deles a lesionar-se cedo. Perderam 3-0 sem resposta. Queria ver o Porto a enfrentar os melhores Milans e PSVs e Manchester Uniteds da história numa final...

Já antes da suposta "maldição" tínhamos perdido uma final da Taça Latina e 2 da Taça Intercontinental. Obviamente que essas não foram devido a qualquer motivo sobrenatural.

Taças UEFA? Não faço ideia quão bom era o Anderlecht nos anos 80, e também é preciso ver que foi uma final a duas mãos. Se calhar se tivesse sido a uma mão teríamos nós ganho, quem sabe... Quanto às finais do século XXI, o Chelsea tinha melhor equipa e era o favorito. E contra o Sevilha tivemos a maior parte do meio campo e dos extremos indisponíveis quer por lesão ou por castigo. Não tivemos a equipa ja máxima força na final. Enquanto que o Porto enfrentou Celtic e Braga em que era claramente o favorito e tinha todos disponíveis. O Celtic era carregado pelo Larsson e o Braga foi claramente uma one season wonder. Um clube pequeno que nunca tinha ido a uma final dessas nem nunca mais voltou a uma nem irá voltar, muito provavelmente.

Portanto, a pergunta é: mesmo sem a suposta maldição, teria o Benfica ganho alguma das últimas 8 finais a que foi? Obviamente que não iríamos ganhar todas, mas também não sei se venceriamos alguma. O Diamantino leasionaria-se à mesma antes da final, o Silvino não defenderia nenhum dos penalties à mesma, e teríamos vários jogadores indisponíveis para Turim à mesma também.

Não sei se realmente os jogadores ficam afectados psicologicamente com medo da maldição. Contra o Chelsea jogámos melhor que eles. Contra o Sevilha seria difícil jogar melhor quando não tínhamos Fejsa, Enzo, Sulejmani(lesionado cedo no jogo), Markovic, Salvio e sabe-se lá mais quem. Alguma vez tinham visto uma equipa a ir a uma final assim com metade da equipa indisponível??

Mas pronto, lá está, é daquelas coisas que nunca iremos saber. E também duvido muito que o Benfica volte a ter hipóteses de ser campeão europeu sequer, por isso será praticamente impossível quebrar o enguiço. Até mesmo regressar a uma final da Liga Europa parece muito difícil na próxima década tendo em conta que agora vencer a prova da qualificação directa para a fase de grupos da CL.

Conference League? Teríamos que acabar o campeonato em sexto prai. Ou ficar em terceiro num grupo da Liga Europa. E nestes últimos 13 anos só estivemos 2 vezes na fase de grupos da Liga Europa. Por isso também será muito improvável irmos parar a essa competição.

Enfim, é triste o Benfica ter um recorde tão pesado na Europa. Só a Juventus se compara, mas no caso deles é mesmo só na CL/TCE. na UEFA e na TDT têm saldo bem positivo.
Parem com este tipo de pensamento, ser finalista vencido da principal competição entre clubes no Mundo é uma HONRA!

Ás vezes até parece que nessas 5 finais o SLB foi eliminado na primeira eliminatória!

O SLB ainda é o único clube português que conseguiu ser Bicampeão na principal competição entre clubes no Mundo e que no total conseguiu alcançar 7 Finais, mais nenhum outro clube português conseguiu ou conseguirá tais feitos, NUNCA.
Perder numa final não conta como título. Por muito bom que seja chegar a uma final, a verdade é que só temos 2 TCEs e a última foi conquistada em 1962. Geralmente o mundo não se recorda dos finalistas vencidos, apenas dos vencedores. Eu sei que o Nottingham Forest foi bicampeão Europeu, mas assim de repente não te sei dizer quem é que eles venceram nas finais. Teria que ir à Wikipedia. Tal como não te sei dizer todos os adversários que o Real Madrid, o Bayern, o Liverpool e o Ajax derrotaram.

O mundo olha para o Benfica e vê apenas um clube que foi gigante europeu  nos anos 60 no tempo do Eusébio e nunca mais o foi.
É a tua forma de pensar, ninguém tem de ser um expert no desporto.

Prefiro pensar isso sobre ti a duvidar se és realmente do SLB.

Ainda bem que eu sou do maior e melhor clube desportivo português, aos Benfiquistas que não têm noção da grandeza social e desportiva do clube que gostam, só vejo duas alternativas, informem-se bem ou mudem de clube.
Pronto, tinha que vir a pseudo-acusação de infiltrado.

Meu caro, nem eu nem ninguém aqui nega que somos um clube com uma grande história da qual nos podemos orgulhar. Mas, isso cada vez importa menos a cada década que passa no mundo do futebol. Os jogadores actuais não escolhem clubes com base no que os clubes venceram há muitas anos. Vão para os clubes que pagam melhor e que lutam por títulos.

Desde 1994 que o Benfica tem caído bastante na Europa. Na principal prova de clubes, a TCE, onde outrora éramos muito competitivos, temos mostrado imensa falta de estofo em várias ocasiões. Não é só a Lei Bosman que explica isso. Termos tido presidentes horríveis desde então explica muita coisa também. Os porcos venceram a LC a 2004 ja muitos anos pós Bosman. E sim todos nós sabemos do Apito Dourado, mas isso só vale para o que eles fazem em Portugal. O Mourinho foi o melhor treinador do mundo durante muitos anos, e nós corremos com ele do nosso clube e não o quisemos de volta porque o bêbado do Vilarinho achava o Toni em 2001 e o Jesualdo em 2002 melhores escolhas. Não tivéssemos cometido esse erro histórico e pelo menos os merdas dos corruptos não teriam vencido a UEFA nem a Champions. Ou achas que as iriam vencer com o Fernando Santos e o Otávio Machado?! Os cabrões ganham camepiantos com regularidade desde 1995 com muita ajuda do apito à mistura e no entanto nem sequer chegam perto de vencer competições europeias na esmagadora maioria das vezes. Venceram-nas com o Mourinho, um dos melhores treinadores de sempre e depois venceram outro com o AVB que fez uma época basicamente perfeita, para não falar que ele também fez parte da equipa técnica do Mourinho durante anos. Ou seja, era um aprendiz dele. E aquele Porto tinha uma super equipa.

O Benfica irá sempre ter as duas TCEs no currículo , mas a história faz-se todos os dias. Se o Benfica amanhã enfrentasse o Steaua, o Nottingham Forest ou o Estrela Vermelha na Europa tu irias ficar borrado de medo a pensar que estavas a enfrentar ainda as equipas que venceram a TCE nos anos 80 e 90?!

Eu ainda me lembro bem quando o Chelsea, apesar do dinheiro todo, não tinha propriamente um palmarés europeu impressionante. Na última década venceram 2 CLs e 2 LEs, uma delas contra nós. City e PSG ainda não venceram competir oes europeias desde que enriqueceram, mas será uma questão de tempo. Sejamos sinceros, hoje é dia considerar o Chelsea, o City e o PSG como clubes ainda pequenos, de bairro/cidade não faz sentido.

E também cada vez mais americanos, australianos, chineses, japoneses, coreanos, canadianos e indianos acompanham o desporto rei. A maior sorte deles só desde a era das redes sociais.  E para esses, os clubes que lhes saltam à vista são os clubes ingleses, espanhóis, o Bayern, o PSG, o Dortmund e os clubes italianos. Mais depressa se apanham a ver jogos do Tottenham ou do Napoli do que jogos do Benfica ou do Porto. Até podem saber que ganhámos as TCEs no passado, mas essa gente só começou a ver o futebol anos após a Lei Bosman e com o desnível actual que tem entre os maiores campeonatos e os campeonatos periféricos. Para eles o Benfica é basicamente um "feeder club" ou um clube que foi amaldiçoado há muitos anos. E cabe-nos a nós tentar mudar isso.

Eu gostaria imenso de ver o Benfica a ganhar uma competição europeia em vida. Pelo menos uma. Para também construirmos história europeia no século XXI. O Benfica está no top 10 dos clubes do século XX da Europa e do mundo. No século actual, até agora, nem no top 20 devemos aparecer.

Ainda em relação à grandeza, muitos estrengeiros consideram o Porto o maior clube português ou então não sabem qual dos dois entre o Benfica e o Porto é maior. Se viajasse fora de Portugal nos anos 60, 70 e 80, nenhum hesitaria em dizer que o Benfica era o maior clube português. Já se perguntares actualmente qual o maior clube da Holanda, todos dirão o Ajax ainda. Pois ainda é o clube holandês com o maior palmarés europeu de longe.

É deprimente, mas a este andar os porcos ultrapassarão o Benfica em campeonatos nacionais também. Só ficará a faltar ultrapassarem-nos em adeptos. E isso será realmente o mais difícil de conseguir.

Mais uma vez, temos uma grande história, mas não podemos estar sempre dependente dela e achar que isso nos vai dar créditos ilimitados para sempre. O mundo muda, história é feita todos os dias e actualmente não somos nenhum tubarão. Quando se enfrenta uma equipa na Europa, julga-se a qualidade dessa equipa pelos seus jogadores, e momento de forma actuais. Não pela história do clube.

No fundo é como Portugal. Todos nós sabemos que Portugal teve outrora um império bem grande. Mas hoje em dia Portugal é visto lá fora como um país pobre, irrelevante, de praia e comida barata. Quase ninguém conhece cantores, artistas, escritores, etc. portugueses. E que esforço têm feito os nossos governantes para mudar isso e tornar Portugal num país mais rico e que difunde melhor a sua cultura? Nada.
Tanto texto a defender o clube corrupto e ainda queres que alguém pense que és do SLB?

Oficialmente Maior clube do Mundo em número de sócios (os sócios são oficialmente quem define a grandeza de um clube); desde 2006 até 2015 inclusivé (Bayern no mesmo ano de 2015 ultrapassou o SLB) 10 anos consecutivos o SLB foi o maior clube do Mundo.

Tu não queres que se vá buscar a história do SLB mas vais atrás até 2004 para exaltares o título dos corruptos...

Atualidade, o SLB na época passada, na principal competição entre clubes no Mundo foi aos Quartos de Final, sendo o melhor clube português na competição, ponto.

Se contabilizarmos TUDO;

SLB tem mais Títulos (Títulos são mais importantes do que os Troféus, por norma os Troféus são provas ou em um só jogo ou em dois, as Supertaças Nacionais ou Internacionais, as extintas Intercontinentais ou de carácter parecido a estas são Troféus).

Mesmo se juntarmos os Troféus, continua o SLB a ter mais Títulos e Troféus.

Se contarmos as participações e feitos dos clubes portugueses na principal competição entre clubes no Mundo, é o SLB que tem maior e melhor historial, desde logo foi Bicampeão, alcançou 3 finais consecutivas, 5 na mesma década, 7 no total, os corruptos têm 2, as que venceram e não mais finais conseguiram alcançar, porque o termo real é  NÃO conseguiram alcançar mais nenhuma.

Em competições internacionais principais segundo as eras, o SLB conquistou 3 e os corruptos 2 (a Taça Latina era a única e Principal competição europeia Oficial na sua época).

Juntando outros Títulos e Troféus SECUNDÁRIOS, os corruptos têm mais QUANTIDADE, 7.

PS; Se REALMENTE és do SLB e se tens essa visão, ou ainda não sabes que já és do fcp ou muda para seres adepto deles, é que nem consegues disfarçar essa vontade.
Portanto, não quiseste perceber o meu ponto e agora já me acusas de ser andrade infiltrado sem rodeios...

Deves achar que eu fico feliz por a porcalhada ter ganho as merdas que ganhou durante a minha infância e adolescência. Antes pelo contrário, foi um trauma. Eu falo nas conquistas deles com muita mágoa.

Eu que ando aqui já há mais de uma década e tenho dezenas de milhares de posts não passo de um infiltrado, então. Bela lógica a tua.

Se ainda não percebeste então eu vou tentar outrs vez:

Temos uma história gloriosa e conquistámos um troféu por duas vezes consecutivas que a esmagadora maioria dos clubes europeus nunca irá vencer.

Mas infelizmente, a partir dos anos 80 temos perdido o domínio nacional e deixámos de ser o melhor clube português a nível europeu eventualmente. Isto é claramente uma desilusão e uma tristeza para aquilo que o nosso clube outrora foi.

E até mesmo com histórico tetracampeonato neste século, não voltámos propriamente a ser o Benfica de antigamente. O Kadafi continuou a a fazer das suas e a usar o clube com entreposto.

Com o fim da seca de 10 épocas sem ser campeão nacional em 2005, o próximo passo seria naturalmente voltar a ter a hegemonia do futebol português. Mas como sabemos, infelizmente isso não aconteceu. O único período de domínio que tivemos foi com o tetra entre 2014 e 2017. Realmente aí as coisas pareciam estar finalmente a voltar ao que eram, mas depois o Kadafi sabotou o penta e deu nova vida aos porcos. Certo que fomos campeões no ano seguinte outra vez com o Lage e o Félix. Mas foi o último campeonato que vencemos até agora.

Temos que continuar a trabalhar e fazer história. Há 20-30 anos usar a nossa história como argumento contra os porcos ainda fazia sentido. Mas actualmente nem por isso.

Daí que eu acho importante fazermos melhores campanhas na Champions com regularidade e lutar para voltarmos a ganhar um troféu europeu. Há quem desvalorize a Liga Europa, mas quem me dera ter vencido pelo menos uma das duas que perdemos. Troféu europeu é troféu europeu.

Se vais citar este post outra vez a dizer que não sou benfiquista e que devia mudar de clube então poupa-te ao trabalho e não me respondas.

IPASLB

Citação de: Festivus em 23 de Agosto de 2022, 12:34
Citação de: IPASLB em 23 de Agosto de 2022, 12:16
Citação de: Festivus em 23 de Agosto de 2022, 11:42
Citação de: IPASLB em 22 de Agosto de 2022, 22:55
Citação de: Festivus em 22 de Agosto de 2022, 22:13
Citação de: IPASLB em 22 de Agosto de 2022, 22:02
Citação de: Festivus em 22 de Agosto de 2022, 21:52
Citação de: andre_diogo em 26 de Abril de 2022, 12:22
Citação de: tommy7x em 26 de Abril de 2022, 03:02
É triste porque fica com a história manchada por um mal entendido, aquele que é o nosso mais importante treinador da história.
É o Otto Glória  O0
Foi com Guttman que fomos bicampeões da Europa. Mas também sem Otto Gloria não teria havido Guttman nem bases para se ser campeão europeu. Por isso realmente vocês têm ambos razão.

Em relação às finais perdidas do Benfica... As da TCE foram todas contra equipas melhores que a nossa, tirando talvez o Inter em 65, pois nesse jogo só perdemos devido a um frango do Costa Pereira ou lá o que foi e o Inter também dias antes fez pressão à UEFA para mudar a final para o seu estádio. Mas o Benfica foi considerado a melhor a equipa da Europa nesse ano apesar de perder a final.

Em relação ao Porto, não sei quão forte era o Bayern de 87, mas o Mónaco de 2004, apesar de ter uma boa equipa na altura, não era obviamente o favorito nessa final e teve a estrela deles a lesionar-se cedo. Perderam 3-0 sem resposta. Queria ver o Porto a enfrentar os melhores Milans e PSVs e Manchester Uniteds da história numa final...

Já antes da suposta "maldição" tínhamos perdido uma final da Taça Latina e 2 da Taça Intercontinental. Obviamente que essas não foram devido a qualquer motivo sobrenatural.

Taças UEFA? Não faço ideia quão bom era o Anderlecht nos anos 80, e também é preciso ver que foi uma final a duas mãos. Se calhar se tivesse sido a uma mão teríamos nós ganho, quem sabe... Quanto às finais do século XXI, o Chelsea tinha melhor equipa e era o favorito. E contra o Sevilha tivemos a maior parte do meio campo e dos extremos indisponíveis quer por lesão ou por castigo. Não tivemos a equipa ja máxima força na final. Enquanto que o Porto enfrentou Celtic e Braga em que era claramente o favorito e tinha todos disponíveis. O Celtic era carregado pelo Larsson e o Braga foi claramente uma one season wonder. Um clube pequeno que nunca tinha ido a uma final dessas nem nunca mais voltou a uma nem irá voltar, muito provavelmente.

Portanto, a pergunta é: mesmo sem a suposta maldição, teria o Benfica ganho alguma das últimas 8 finais a que foi? Obviamente que não iríamos ganhar todas, mas também não sei se venceriamos alguma. O Diamantino leasionaria-se à mesma antes da final, o Silvino não defenderia nenhum dos penalties à mesma, e teríamos vários jogadores indisponíveis para Turim à mesma também.

Não sei se realmente os jogadores ficam afectados psicologicamente com medo da maldição. Contra o Chelsea jogámos melhor que eles. Contra o Sevilha seria difícil jogar melhor quando não tínhamos Fejsa, Enzo, Sulejmani(lesionado cedo no jogo), Markovic, Salvio e sabe-se lá mais quem. Alguma vez tinham visto uma equipa a ir a uma final assim com metade da equipa indisponível??

Mas pronto, lá está, é daquelas coisas que nunca iremos saber. E também duvido muito que o Benfica volte a ter hipóteses de ser campeão europeu sequer, por isso será praticamente impossível quebrar o enguiço. Até mesmo regressar a uma final da Liga Europa parece muito difícil na próxima década tendo em conta que agora vencer a prova da qualificação directa para a fase de grupos da CL.

Conference League? Teríamos que acabar o campeonato em sexto prai. Ou ficar em terceiro num grupo da Liga Europa. E nestes últimos 13 anos só estivemos 2 vezes na fase de grupos da Liga Europa. Por isso também será muito improvável irmos parar a essa competição.

Enfim, é triste o Benfica ter um recorde tão pesado na Europa. Só a Juventus se compara, mas no caso deles é mesmo só na CL/TCE. na UEFA e na TDT têm saldo bem positivo.
Parem com este tipo de pensamento, ser finalista vencido da principal competição entre clubes no Mundo é uma HONRA!

Ás vezes até parece que nessas 5 finais o SLB foi eliminado na primeira eliminatória!

O SLB ainda é o único clube português que conseguiu ser Bicampeão na principal competição entre clubes no Mundo e que no total conseguiu alcançar 7 Finais, mais nenhum outro clube português conseguiu ou conseguirá tais feitos, NUNCA.
Perder numa final não conta como título. Por muito bom que seja chegar a uma final, a verdade é que só temos 2 TCEs e a última foi conquistada em 1962. Geralmente o mundo não se recorda dos finalistas vencidos, apenas dos vencedores. Eu sei que o Nottingham Forest foi bicampeão Europeu, mas assim de repente não te sei dizer quem é que eles venceram nas finais. Teria que ir à Wikipedia. Tal como não te sei dizer todos os adversários que o Real Madrid, o Bayern, o Liverpool e o Ajax derrotaram.

O mundo olha para o Benfica e vê apenas um clube que foi gigante europeu  nos anos 60 no tempo do Eusébio e nunca mais o foi.
É a tua forma de pensar, ninguém tem de ser um expert no desporto.

Prefiro pensar isso sobre ti a duvidar se és realmente do SLB.

Ainda bem que eu sou do maior e melhor clube desportivo português, aos Benfiquistas que não têm noção da grandeza social e desportiva do clube que gostam, só vejo duas alternativas, informem-se bem ou mudem de clube.
Pronto, tinha que vir a pseudo-acusação de infiltrado.

Meu caro, nem eu nem ninguém aqui nega que somos um clube com uma grande história da qual nos podemos orgulhar. Mas, isso cada vez importa menos a cada década que passa no mundo do futebol. Os jogadores actuais não escolhem clubes com base no que os clubes venceram há muitas anos. Vão para os clubes que pagam melhor e que lutam por títulos.

Desde 1994 que o Benfica tem caído bastante na Europa. Na principal prova de clubes, a TCE, onde outrora éramos muito competitivos, temos mostrado imensa falta de estofo em várias ocasiões. Não é só a Lei Bosman que explica isso. Termos tido presidentes horríveis desde então explica muita coisa também. Os porcos venceram a LC a 2004 ja muitos anos pós Bosman. E sim todos nós sabemos do Apito Dourado, mas isso só vale para o que eles fazem em Portugal. O Mourinho foi o melhor treinador do mundo durante muitos anos, e nós corremos com ele do nosso clube e não o quisemos de volta porque o bêbado do Vilarinho achava o Toni em 2001 e o Jesualdo em 2002 melhores escolhas. Não tivéssemos cometido esse erro histórico e pelo menos os merdas dos corruptos não teriam vencido a UEFA nem a Champions. Ou achas que as iriam vencer com o Fernando Santos e o Otávio Machado?! Os cabrões ganham camepiantos com regularidade desde 1995 com muita ajuda do apito à mistura e no entanto nem sequer chegam perto de vencer competições europeias na esmagadora maioria das vezes. Venceram-nas com o Mourinho, um dos melhores treinadores de sempre e depois venceram outro com o AVB que fez uma época basicamente perfeita, para não falar que ele também fez parte da equipa técnica do Mourinho durante anos. Ou seja, era um aprendiz dele. E aquele Porto tinha uma super equipa.

O Benfica irá sempre ter as duas TCEs no currículo , mas a história faz-se todos os dias. Se o Benfica amanhã enfrentasse o Steaua, o Nottingham Forest ou o Estrela Vermelha na Europa tu irias ficar borrado de medo a pensar que estavas a enfrentar ainda as equipas que venceram a TCE nos anos 80 e 90?!

Eu ainda me lembro bem quando o Chelsea, apesar do dinheiro todo, não tinha propriamente um palmarés europeu impressionante. Na última década venceram 2 CLs e 2 LEs, uma delas contra nós. City e PSG ainda não venceram competir oes europeias desde que enriqueceram, mas será uma questão de tempo. Sejamos sinceros, hoje é dia considerar o Chelsea, o City e o PSG como clubes ainda pequenos, de bairro/cidade não faz sentido.

E também cada vez mais americanos, australianos, chineses, japoneses, coreanos, canadianos e indianos acompanham o desporto rei. A maior sorte deles só desde a era das redes sociais.  E para esses, os clubes que lhes saltam à vista são os clubes ingleses, espanhóis, o Bayern, o PSG, o Dortmund e os clubes italianos. Mais depressa se apanham a ver jogos do Tottenham ou do Napoli do que jogos do Benfica ou do Porto. Até podem saber que ganhámos as TCEs no passado, mas essa gente só começou a ver o futebol anos após a Lei Bosman e com o desnível actual que tem entre os maiores campeonatos e os campeonatos periféricos. Para eles o Benfica é basicamente um "feeder club" ou um clube que foi amaldiçoado há muitos anos. E cabe-nos a nós tentar mudar isso.

Eu gostaria imenso de ver o Benfica a ganhar uma competição europeia em vida. Pelo menos uma. Para também construirmos história europeia no século XXI. O Benfica está no top 10 dos clubes do século XX da Europa e do mundo. No século actual, até agora, nem no top 20 devemos aparecer.

Ainda em relação à grandeza, muitos estrengeiros consideram o Porto o maior clube português ou então não sabem qual dos dois entre o Benfica e o Porto é maior. Se viajasse fora de Portugal nos anos 60, 70 e 80, nenhum hesitaria em dizer que o Benfica era o maior clube português. Já se perguntares actualmente qual o maior clube da Holanda, todos dirão o Ajax ainda. Pois ainda é o clube holandês com o maior palmarés europeu de longe.

É deprimente, mas a este andar os porcos ultrapassarão o Benfica em campeonatos nacionais também. Só ficará a faltar ultrapassarem-nos em adeptos. E isso será realmente o mais difícil de conseguir.

Mais uma vez, temos uma grande história, mas não podemos estar sempre dependente dela e achar que isso nos vai dar créditos ilimitados para sempre. O mundo muda, história é feita todos os dias e actualmente não somos nenhum tubarão. Quando se enfrenta uma equipa na Europa, julga-se a qualidade dessa equipa pelos seus jogadores, e momento de forma actuais. Não pela história do clube.

No fundo é como Portugal. Todos nós sabemos que Portugal teve outrora um império bem grande. Mas hoje em dia Portugal é visto lá fora como um país pobre, irrelevante, de praia e comida barata. Quase ninguém conhece cantores, artistas, escritores, etc. portugueses. E que esforço têm feito os nossos governantes para mudar isso e tornar Portugal num país mais rico e que difunde melhor a sua cultura? Nada.
Tanto texto a defender o clube corrupto e ainda queres que alguém pense que és do SLB?

Oficialmente Maior clube do Mundo em número de sócios (os sócios são oficialmente quem define a grandeza de um clube); desde 2006 até 2015 inclusivé (Bayern no mesmo ano de 2015 ultrapassou o SLB) 10 anos consecutivos o SLB foi o maior clube do Mundo.

Tu não queres que se vá buscar a história do SLB mas vais atrás até 2004 para exaltares o título dos corruptos...

Atualidade, o SLB na época passada, na principal competição entre clubes no Mundo foi aos Quartos de Final, sendo o melhor clube português na competição, ponto.

Se contabilizarmos TUDO;

SLB tem mais Títulos (Títulos são mais importantes do que os Troféus, por norma os Troféus são provas ou em um só jogo ou em dois, as Supertaças Nacionais ou Internacionais, as extintas Intercontinentais ou de carácter parecido a estas são Troféus).

Mesmo se juntarmos os Troféus, continua o SLB a ter mais Títulos e Troféus.

Se contarmos as participações e feitos dos clubes portugueses na principal competição entre clubes no Mundo, é o SLB que tem maior e melhor historial, desde logo foi Bicampeão, alcançou 3 finais consecutivas, 5 na mesma década, 7 no total, os corruptos têm 2, as que venceram e não mais finais conseguiram alcançar, porque o termo real é  NÃO conseguiram alcançar mais nenhuma.

Em competições internacionais principais segundo as eras, o SLB conquistou 3 e os corruptos 2 (a Taça Latina era a única e Principal competição europeia Oficial na sua época).

Juntando outros Títulos e Troféus SECUNDÁRIOS, os corruptos têm mais QUANTIDADE, 7.

PS; Se REALMENTE és do SLB e se tens essa visão, ou ainda não sabes que já és do fcp ou muda para seres adepto deles, é que nem consegues disfarçar essa vontade.
Portanto, não quiseste perceber o meu ponto e agora já me acusas de ser andrade infiltrado sem rodeios...

Deves achar que eu fico feliz por a porcalhada ter ganho as merdas que ganhou durante a minha infância e adolescência. Antes pelo contrário, foi um trauma. Eu falo nas conquistas deles com muita mágoa.

Eu que ando aqui já há mais de uma década e tenho dezenas de milhares de posts não passo de um infiltrado, então. Bela lógica a tua.

Se ainda não percebeste então eu vou tentar outrs vez:

Temos uma história gloriosa e conquistámos um troféu por duas vezes consecutivas que a esmagadora maioria dos clubes europeus nunca irá vencer.

Mas infelizmente, a partir dos anos 80 temos perdido o domínio nacional e deixámos de ser o melhor clube português a nível europeu eventualmente. Isto é claramente uma desilusão e uma tristeza para aquilo que o nosso clube outrora foi.

E até mesmo com histórico tetracampeonato neste século, não voltámos propriamente a ser o Benfica de antigamente. O Kadafi continuou a a fazer das suas e a usar o clube com entreposto.

Com o fim da seca de 10 épocas sem ser campeão nacional em 2005, o próximo passo seria naturalmente voltar a ter a hegemonia do futebol português. Mas como sabemos, infelizmente isso não aconteceu. O único período de domínio que tivemos foi com o tetra entre 2014 e 2017. Realmente aí as coisas pareciam estar finalmente a voltar ao que eram, mas depois o Kadafi sabotou o penta e deu nova vida aos porcos. Certo que fomos campeões no ano seguinte outra vez com o Lage e o Félix. Mas foi o último campeonato que vencemos até agora.

Temos que continuar a trabalhar e fazer história. Há 20-30 anos usar a nossa história como argumento contra os porcos ainda fazia sentido. Mas actualmente nem por isso.

Daí que eu acho importante fazermos melhores campanhas na Champions com regularidade e lutar para voltarmos a ganhar um troféu europeu. Há quem desvalorize a Liga Europa, mas quem me dera ter vencido pelo menos uma das duas que perdemos. Troféu europeu é troféu europeu.

Se vais citar este post outra vez a dizer que não sou benfiquista e que devia mudar de clube então poupa-te ao trabalho e não me respondas.
O gostarmos ou não de conquistar a Liga Europa não faz dela o que é, uma competição Secundária, e a Liga Europa não é um Troféu, é um Título, Título secundário tal como a nossa Segunda Liga é uma competição Secundária que atribui um Título.

TODOS os grandes clubes têm como PRINCIPAIS objectivos o ir o mais longe possível na principal competição europeia e conquistar o Título de campeão nacional da sua respectiva Liga, ponto.

TUDO o resto são competições SECUNDÁRIAS, ponto.

Quanto ao histórico Tetra do SLB ou ao histórico Penta dos corruptos, são proezas assinaláveis como é óbvio, mais o Penta dos corruptos, no entanto e repetindo-me...o SLB tem um muito mais importante que é o Bicampeonato na principal competição entre clubes.

Festivus

Citação de: IPASLB em 23 de Agosto de 2022, 13:31
Citação de: Festivus em 23 de Agosto de 2022, 12:34
Citação de: IPASLB em 23 de Agosto de 2022, 12:16
Citação de: Festivus em 23 de Agosto de 2022, 11:42
Citação de: IPASLB em 22 de Agosto de 2022, 22:55
Citação de: Festivus em 22 de Agosto de 2022, 22:13
Citação de: IPASLB em 22 de Agosto de 2022, 22:02
Citação de: Festivus em 22 de Agosto de 2022, 21:52
Citação de: andre_diogo em 26 de Abril de 2022, 12:22
Citação de: tommy7x em 26 de Abril de 2022, 03:02
É triste porque fica com a história manchada por um mal entendido, aquele que é o nosso mais importante treinador da história.
É o Otto Glória  O0
Foi com Guttman que fomos bicampeões da Europa. Mas também sem Otto Gloria não teria havido Guttman nem bases para se ser campeão europeu. Por isso realmente vocês têm ambos razão.

Em relação às finais perdidas do Benfica... As da TCE foram todas contra equipas melhores que a nossa, tirando talvez o Inter em 65, pois nesse jogo só perdemos devido a um frango do Costa Pereira ou lá o que foi e o Inter também dias antes fez pressão à UEFA para mudar a final para o seu estádio. Mas o Benfica foi considerado a melhor a equipa da Europa nesse ano apesar de perder a final.

Em relação ao Porto, não sei quão forte era o Bayern de 87, mas o Mónaco de 2004, apesar de ter uma boa equipa na altura, não era obviamente o favorito nessa final e teve a estrela deles a lesionar-se cedo. Perderam 3-0 sem resposta. Queria ver o Porto a enfrentar os melhores Milans e PSVs e Manchester Uniteds da história numa final...

Já antes da suposta "maldição" tínhamos perdido uma final da Taça Latina e 2 da Taça Intercontinental. Obviamente que essas não foram devido a qualquer motivo sobrenatural.

Taças UEFA? Não faço ideia quão bom era o Anderlecht nos anos 80, e também é preciso ver que foi uma final a duas mãos. Se calhar se tivesse sido a uma mão teríamos nós ganho, quem sabe... Quanto às finais do século XXI, o Chelsea tinha melhor equipa e era o favorito. E contra o Sevilha tivemos a maior parte do meio campo e dos extremos indisponíveis quer por lesão ou por castigo. Não tivemos a equipa ja máxima força na final. Enquanto que o Porto enfrentou Celtic e Braga em que era claramente o favorito e tinha todos disponíveis. O Celtic era carregado pelo Larsson e o Braga foi claramente uma one season wonder. Um clube pequeno que nunca tinha ido a uma final dessas nem nunca mais voltou a uma nem irá voltar, muito provavelmente.

Portanto, a pergunta é: mesmo sem a suposta maldição, teria o Benfica ganho alguma das últimas 8 finais a que foi? Obviamente que não iríamos ganhar todas, mas também não sei se venceriamos alguma. O Diamantino leasionaria-se à mesma antes da final, o Silvino não defenderia nenhum dos penalties à mesma, e teríamos vários jogadores indisponíveis para Turim à mesma também.

Não sei se realmente os jogadores ficam afectados psicologicamente com medo da maldição. Contra o Chelsea jogámos melhor que eles. Contra o Sevilha seria difícil jogar melhor quando não tínhamos Fejsa, Enzo, Sulejmani(lesionado cedo no jogo), Markovic, Salvio e sabe-se lá mais quem. Alguma vez tinham visto uma equipa a ir a uma final assim com metade da equipa indisponível??

Mas pronto, lá está, é daquelas coisas que nunca iremos saber. E também duvido muito que o Benfica volte a ter hipóteses de ser campeão europeu sequer, por isso será praticamente impossível quebrar o enguiço. Até mesmo regressar a uma final da Liga Europa parece muito difícil na próxima década tendo em conta que agora vencer a prova da qualificação directa para a fase de grupos da CL.

Conference League? Teríamos que acabar o campeonato em sexto prai. Ou ficar em terceiro num grupo da Liga Europa. E nestes últimos 13 anos só estivemos 2 vezes na fase de grupos da Liga Europa. Por isso também será muito improvável irmos parar a essa competição.

Enfim, é triste o Benfica ter um recorde tão pesado na Europa. Só a Juventus se compara, mas no caso deles é mesmo só na CL/TCE. na UEFA e na TDT têm saldo bem positivo.
Parem com este tipo de pensamento, ser finalista vencido da principal competição entre clubes no Mundo é uma HONRA!

Ás vezes até parece que nessas 5 finais o SLB foi eliminado na primeira eliminatória!

O SLB ainda é o único clube português que conseguiu ser Bicampeão na principal competição entre clubes no Mundo e que no total conseguiu alcançar 7 Finais, mais nenhum outro clube português conseguiu ou conseguirá tais feitos, NUNCA.
Perder numa final não conta como título. Por muito bom que seja chegar a uma final, a verdade é que só temos 2 TCEs e a última foi conquistada em 1962. Geralmente o mundo não se recorda dos finalistas vencidos, apenas dos vencedores. Eu sei que o Nottingham Forest foi bicampeão Europeu, mas assim de repente não te sei dizer quem é que eles venceram nas finais. Teria que ir à Wikipedia. Tal como não te sei dizer todos os adversários que o Real Madrid, o Bayern, o Liverpool e o Ajax derrotaram.

O mundo olha para o Benfica e vê apenas um clube que foi gigante europeu  nos anos 60 no tempo do Eusébio e nunca mais o foi.
É a tua forma de pensar, ninguém tem de ser um expert no desporto.

Prefiro pensar isso sobre ti a duvidar se és realmente do SLB.

Ainda bem que eu sou do maior e melhor clube desportivo português, aos Benfiquistas que não têm noção da grandeza social e desportiva do clube que gostam, só vejo duas alternativas, informem-se bem ou mudem de clube.
Pronto, tinha que vir a pseudo-acusação de infiltrado.

Meu caro, nem eu nem ninguém aqui nega que somos um clube com uma grande história da qual nos podemos orgulhar. Mas, isso cada vez importa menos a cada década que passa no mundo do futebol. Os jogadores actuais não escolhem clubes com base no que os clubes venceram há muitas anos. Vão para os clubes que pagam melhor e que lutam por títulos.

Desde 1994 que o Benfica tem caído bastante na Europa. Na principal prova de clubes, a TCE, onde outrora éramos muito competitivos, temos mostrado imensa falta de estofo em várias ocasiões. Não é só a Lei Bosman que explica isso. Termos tido presidentes horríveis desde então explica muita coisa também. Os porcos venceram a LC a 2004 ja muitos anos pós Bosman. E sim todos nós sabemos do Apito Dourado, mas isso só vale para o que eles fazem em Portugal. O Mourinho foi o melhor treinador do mundo durante muitos anos, e nós corremos com ele do nosso clube e não o quisemos de volta porque o bêbado do Vilarinho achava o Toni em 2001 e o Jesualdo em 2002 melhores escolhas. Não tivéssemos cometido esse erro histórico e pelo menos os merdas dos corruptos não teriam vencido a UEFA nem a Champions. Ou achas que as iriam vencer com o Fernando Santos e o Otávio Machado?! Os cabrões ganham camepiantos com regularidade desde 1995 com muita ajuda do apito à mistura e no entanto nem sequer chegam perto de vencer competições europeias na esmagadora maioria das vezes. Venceram-nas com o Mourinho, um dos melhores treinadores de sempre e depois venceram outro com o AVB que fez uma época basicamente perfeita, para não falar que ele também fez parte da equipa técnica do Mourinho durante anos. Ou seja, era um aprendiz dele. E aquele Porto tinha uma super equipa.

O Benfica irá sempre ter as duas TCEs no currículo , mas a história faz-se todos os dias. Se o Benfica amanhã enfrentasse o Steaua, o Nottingham Forest ou o Estrela Vermelha na Europa tu irias ficar borrado de medo a pensar que estavas a enfrentar ainda as equipas que venceram a TCE nos anos 80 e 90?!

Eu ainda me lembro bem quando o Chelsea, apesar do dinheiro todo, não tinha propriamente um palmarés europeu impressionante. Na última década venceram 2 CLs e 2 LEs, uma delas contra nós. City e PSG ainda não venceram competir oes europeias desde que enriqueceram, mas será uma questão de tempo. Sejamos sinceros, hoje é dia considerar o Chelsea, o City e o PSG como clubes ainda pequenos, de bairro/cidade não faz sentido.

E também cada vez mais americanos, australianos, chineses, japoneses, coreanos, canadianos e indianos acompanham o desporto rei. A maior sorte deles só desde a era das redes sociais.  E para esses, os clubes que lhes saltam à vista são os clubes ingleses, espanhóis, o Bayern, o PSG, o Dortmund e os clubes italianos. Mais depressa se apanham a ver jogos do Tottenham ou do Napoli do que jogos do Benfica ou do Porto. Até podem saber que ganhámos as TCEs no passado, mas essa gente só começou a ver o futebol anos após a Lei Bosman e com o desnível actual que tem entre os maiores campeonatos e os campeonatos periféricos. Para eles o Benfica é basicamente um "feeder club" ou um clube que foi amaldiçoado há muitos anos. E cabe-nos a nós tentar mudar isso.

Eu gostaria imenso de ver o Benfica a ganhar uma competição europeia em vida. Pelo menos uma. Para também construirmos história europeia no século XXI. O Benfica está no top 10 dos clubes do século XX da Europa e do mundo. No século actual, até agora, nem no top 20 devemos aparecer.

Ainda em relação à grandeza, muitos estrengeiros consideram o Porto o maior clube português ou então não sabem qual dos dois entre o Benfica e o Porto é maior. Se viajasse fora de Portugal nos anos 60, 70 e 80, nenhum hesitaria em dizer que o Benfica era o maior clube português. Já se perguntares actualmente qual o maior clube da Holanda, todos dirão o Ajax ainda. Pois ainda é o clube holandês com o maior palmarés europeu de longe.

É deprimente, mas a este andar os porcos ultrapassarão o Benfica em campeonatos nacionais também. Só ficará a faltar ultrapassarem-nos em adeptos. E isso será realmente o mais difícil de conseguir.

Mais uma vez, temos uma grande história, mas não podemos estar sempre dependente dela e achar que isso nos vai dar créditos ilimitados para sempre. O mundo muda, história é feita todos os dias e actualmente não somos nenhum tubarão. Quando se enfrenta uma equipa na Europa, julga-se a qualidade dessa equipa pelos seus jogadores, e momento de forma actuais. Não pela história do clube.

No fundo é como Portugal. Todos nós sabemos que Portugal teve outrora um império bem grande. Mas hoje em dia Portugal é visto lá fora como um país pobre, irrelevante, de praia e comida barata. Quase ninguém conhece cantores, artistas, escritores, etc. portugueses. E que esforço têm feito os nossos governantes para mudar isso e tornar Portugal num país mais rico e que difunde melhor a sua cultura? Nada.
Tanto texto a defender o clube corrupto e ainda queres que alguém pense que és do SLB?

Oficialmente Maior clube do Mundo em número de sócios (os sócios são oficialmente quem define a grandeza de um clube); desde 2006 até 2015 inclusivé (Bayern no mesmo ano de 2015 ultrapassou o SLB) 10 anos consecutivos o SLB foi o maior clube do Mundo.

Tu não queres que se vá buscar a história do SLB mas vais atrás até 2004 para exaltares o título dos corruptos...

Atualidade, o SLB na época passada, na principal competição entre clubes no Mundo foi aos Quartos de Final, sendo o melhor clube português na competição, ponto.

Se contabilizarmos TUDO;

SLB tem mais Títulos (Títulos são mais importantes do que os Troféus, por norma os Troféus são provas ou em um só jogo ou em dois, as Supertaças Nacionais ou Internacionais, as extintas Intercontinentais ou de carácter parecido a estas são Troféus).

Mesmo se juntarmos os Troféus, continua o SLB a ter mais Títulos e Troféus.

Se contarmos as participações e feitos dos clubes portugueses na principal competição entre clubes no Mundo, é o SLB que tem maior e melhor historial, desde logo foi Bicampeão, alcançou 3 finais consecutivas, 5 na mesma década, 7 no total, os corruptos têm 2, as que venceram e não mais finais conseguiram alcançar, porque o termo real é  NÃO conseguiram alcançar mais nenhuma.

Em competições internacionais principais segundo as eras, o SLB conquistou 3 e os corruptos 2 (a Taça Latina era a única e Principal competição europeia Oficial na sua época).

Juntando outros Títulos e Troféus SECUNDÁRIOS, os corruptos têm mais QUANTIDADE, 7.

PS; Se REALMENTE és do SLB e se tens essa visão, ou ainda não sabes que já és do fcp ou muda para seres adepto deles, é que nem consegues disfarçar essa vontade.
Portanto, não quiseste perceber o meu ponto e agora já me acusas de ser andrade infiltrado sem rodeios...

Deves achar que eu fico feliz por a porcalhada ter ganho as merdas que ganhou durante a minha infância e adolescência. Antes pelo contrário, foi um trauma. Eu falo nas conquistas deles com muita mágoa.

Eu que ando aqui já há mais de uma década e tenho dezenas de milhares de posts não passo de um infiltrado, então. Bela lógica a tua.

Se ainda não percebeste então eu vou tentar outrs vez:

Temos uma história gloriosa e conquistámos um troféu por duas vezes consecutivas que a esmagadora maioria dos clubes europeus nunca irá vencer.

Mas infelizmente, a partir dos anos 80 temos perdido o domínio nacional e deixámos de ser o melhor clube português a nível europeu eventualmente. Isto é claramente uma desilusão e uma tristeza para aquilo que o nosso clube outrora foi.

E até mesmo com histórico tetracampeonato neste século, não voltámos propriamente a ser o Benfica de antigamente. O Kadafi continuou a a fazer das suas e a usar o clube com entreposto.

Com o fim da seca de 10 épocas sem ser campeão nacional em 2005, o próximo passo seria naturalmente voltar a ter a hegemonia do futebol português. Mas como sabemos, infelizmente isso não aconteceu. O único período de domínio que tivemos foi com o tetra entre 2014 e 2017. Realmente aí as coisas pareciam estar finalmente a voltar ao que eram, mas depois o Kadafi sabotou o penta e deu nova vida aos porcos. Certo que fomos campeões no ano seguinte outra vez com o Lage e o Félix. Mas foi o último campeonato que vencemos até agora.

Temos que continuar a trabalhar e fazer história. Há 20-30 anos usar a nossa história como argumento contra os porcos ainda fazia sentido. Mas actualmente nem por isso.

Daí que eu acho importante fazermos melhores campanhas na Champions com regularidade e lutar para voltarmos a ganhar um troféu europeu. Há quem desvalorize a Liga Europa, mas quem me dera ter vencido pelo menos uma das duas que perdemos. Troféu europeu é troféu europeu.

Se vais citar este post outra vez a dizer que não sou benfiquista e que devia mudar de clube então poupa-te ao trabalho e não me respondas.
O gostarmos ou não de conquistar a Liga Europa não faz dela o que é, uma competição Secundária, e a Liga Europa não é um Troféu, é um Título, Título secundário tal como a nossa Segunda Liga é uma competição Secundária que atribui um Título.

TODOS os grandes clubes têm como PRINCIPAIS objectivos o ir o mais longe possível na principal competição europeia e conquistar o Título de campeão nacional da sua respectiva Liga, ponto.

TUDO o resto são competições SECUNDÁRIAS, ponto.

Quanto ao histórico Tetra do SLB ou ao histórico Penta dos corruptos, são proezas assinaláveis como é óbvio, mais o Penta dos corruptos, no entanto e repetindo-me...o SLB tem um muito mais importante que é o Bicampeonato na principal competição entre clubes.
Sim, claro que é um título secundário.

Obviamente que a diferença entre Benfica e Porto não é assim tão grande. Eles só nos ganham por 2 UEFAs/Liga Europas. Nem mencionei a Supertaça e as Intercontinentais porque essas não fazem sentido contabilizar. Eu gostava de ter vencido uma das Intercontinentais nos anos 60, sim, mas também não choro por isso. Supertaça Europeia nem havia na altura, por isso nunca tivemos hipótese de a ganhar.

Quando se olhar para o palmarés de um clube ninguém vai contar Supertaças Europeias nem Intercontinentais/Mundiais tirando os sul americanos. Quando falo no Porto ter melhor palmarés Europeu que nós falo apenas de terem também 2 UEFAs. Não contabilizo a Supertaça Europeia.

Adiante, ganhar a Champions actualmente com um clube português é praticamente impossível. Por isso não posso exigir que o Benfica vença uma. Mas que lute sempre para fazer o seu melhor contra adversários superiores, pelo menos.

Se o Benfica começar a fazer boas campanhas europeias na Champions quase todos os anos, já será bom para a nossa imagem.

O inter foi o último clube italiano a ser vmapeoa da Europa mas desde então não tem propriamente impressionado na competição e até não foi lá nalguns anos. Já a Juventus, que tem menos CLs que o Inter e sobretudo menos que o AC Milan tem claramente sido o clube Italiano com mais mediatismo na última década. Pois vai à Champions todos os anos e costuma ter prestações decentes. Para não falar que ganhou a série A uns 9 anos seguidos, e a Série A é um campeonato seguido pelo mundo fora ao contrário do tugão.

O Rosenborg também era conhecido por ir à Champions todos os anos mas nunca foi propriamente um colosso europeu. Ia lá fazer número e causar choque uma vez ou outro basicamente.

Por isso não, não é só a ganhar competições que um clube ganha prestígio propriamente. Olha para o City e o PSG. Os palmarés europeus deles juntos são inferiores ao nosso ainda apesar de todo o dinheiro que têm e terem vencido as suas respetivas ligas nacionais várias vezes nesta última década.

P245RS

Citação de: Festivus em 22 de Agosto de 2022, 21:52
Citação de: andre_diogo em 26 de Abril de 2022, 12:22
Citação de: tommy7x em 26 de Abril de 2022, 03:02
É triste porque fica com a história manchada por um mal entendido, aquele que é o nosso mais importante treinador da história.
É o Otto Glória  O0
Foi com Guttman que fomos bicampeões da Europa. Mas também sem Otto Gloria não teria havido Guttman nem bases para se ser campeão europeu. Por isso realmente vocês têm ambos razão.

Em relação às finais perdidas do Benfica... As da TCE foram todas contra equipas melhores que a nossa, tirando talvez o Inter em 65, pois nesse jogo só perdemos devido a um frango do Costa Pereira ou lá o que foi e o Inter também dias antes fez pressão à UEFA para mudar a final para o seu estádio. Mas o Benfica foi considerado a melhor a equipa da Europa nesse ano apesar de perder a final.

Em relação ao Porto, não sei quão forte era o Bayern de 87, mas o Mónaco de 2004, apesar de ter uma boa equipa na altura, não era obviamente o favorito nessa final e teve a estrela deles a lesionar-se cedo. Perderam 3-0 sem resposta. Queria ver o Porto a enfrentar os melhores Milans e PSVs e Manchester Uniteds da história numa final...

Já antes da suposta "maldição" tínhamos perdido uma final da Taça Latina e 2 da Taça Intercontinental. Obviamente que essas não foram devido a qualquer motivo sobrenatural.

Taças UEFA? Não faço ideia quão bom era o Anderlecht nos anos 80, e também é preciso ver que foi uma final a duas mãos. Se calhar se tivesse sido a uma mão teríamos nós ganho, quem sabe... Quanto às finais do século XXI, o Chelsea tinha melhor equipa e era o favorito. E contra o Sevilha tivemos a maior parte do meio campo e dos extremos indisponíveis quer por lesão ou por castigo. Não tivemos a equipa ja máxima força na final. Enquanto que o Porto enfrentou Celtic e Braga em que era claramente o favorito e tinha todos disponíveis. O Celtic era carregado pelo Larsson e o Braga foi claramente uma one season wonder. Um clube pequeno que nunca tinha ido a uma final dessas nem nunca mais voltou a uma nem irá voltar, muito provavelmente.

Portanto, a pergunta é: mesmo sem a suposta maldição, teria o Benfica ganho alguma das últimas 8 finais a que foi? Obviamente que não iríamos ganhar todas, mas também não sei se venceriamos alguma. O Diamantino leasionaria-se à mesma antes da final, o Silvino não defenderia nenhum dos penalties à mesma, e teríamos vários jogadores indisponíveis para Turim à mesma também.

Não sei se realmente os jogadores ficam afectados psicologicamente com medo da maldição. Contra o Chelsea jogámos melhor que eles. Contra o Sevilha seria difícil jogar melhor quando não tínhamos Fejsa, Enzo, Sulejmani(lesionado cedo no jogo), Markovic, Salvio e sabe-se lá mais quem. Alguma vez tinham visto uma equipa a ir a uma final assim com metade da equipa indisponível??

Mas pronto, lá está, é daquelas coisas que nunca iremos saber. E também duvido muito que o Benfica volte a ter hipóteses de ser campeão europeu sequer, por isso será praticamente impossível quebrar o enguiço. Até mesmo regressar a uma final da Liga Europa parece muito difícil na próxima década tendo em conta que agora vencer a prova da qualificação directa para a fase de grupos da CL.

Conference League? Teríamos que acabar o campeonato em sexto prai. Ou ficar em terceiro num grupo da Liga Europa. E nestes últimos 13 anos só estivemos 2 vezes na fase de grupos da Liga Europa. Por isso também será muito improvável irmos parar a essa competição.

Enfim, é triste o Benfica ter um recorde tão pesado na Europa. Só a Juventus se compara, mas no caso deles é mesmo só na CL/TCE. na UEFA e na TDT têm saldo bem positivo.
O Bayern de 87 tinha Jean-Marie Pfaff, Klaus Augenthaler, Soren Lerby, Lothar Matthaus, Andreas Brehme e o irmão mais novo do Rummenigge, Michael. Era uma grande equipa.

Eduardo Gomes

@ViolinistadaLuz

Bella Guttman rodeado de jornalistas ingleses na antevisão ao Tottenham x Benfica de 1962, 1/2 da TCE/UCL

Guttman refere, acusando os Spurs, que a equipa inglesa molhou o relvado propositadamente e de forma exagerada, de forma a tirar vantagem

Ainda assim, o SLB passou à final.


Darkboy