Carlos Lisboa (Basquetebol)

Treinador, 66 anos,
Portugal
Estatísticas: 12 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (5), Taça de Portugal (4), Supertaça (5), Taça Hugo dos Santos (4), Troféu António Pratas (4)

Amigo das modalidades

acho que o título do tópico, é claro: aqui discute-se o treinador do Benfica.

E se de facto para os adeptos é dificil fazer esta distinção entre o Carlos Lisboa ex-jogador e o CL treinador, enfim para a estrutura do clube deve ser impossivel fazer essa distinção toda entre isso e o CL director-geral.

por isso o problema de base devia estar resolvido há muito tempo: não pode ter 2 cargos dentro do Benfica, tinha de se ter demitido de director no dia me que aceitou ser novamente treinador, e ser julgado como um treinador e nao como um treinador/elemento da estrutura directiva, ainda por cima lenda do clube.

E fazendo um pequeno aparte, só para mandar mesmo lenha para fogueira, sobre o estatuto de imortalidade do imortalissimo Carlos Lisboa (atenção, nao estou a questionar, este será sem dúvida o melhor basquetebolista português de todos os tempos).

O Benfica ficou a dever dinheiro a muita gente, a partir dos anos 90. Houve muita gente que mesmo não sendo benfiquista, teve a capacidade de:

A) paguem-me o que me devem este ano que joguei e eu abdico do resto do contrato e vou-me embora

B) paguem-me quando puderem e como conseguirem

C) contratem-me novamente e eu perdoo a divida

ou ainda

D) vou meter-vos em tribunal

ou uma especial, digamos, uma alinea CL, que é uma D, seguida de uma C mas sem a parte do perdoem-me.

E se quiserem estar aqui a discutir a rectidão do perfil do sr imortalissimo, marcamos um almoço e estou 6 horas à mesa a falar disto.

Avaliemos o TREINADOR Carlos Lisboa:

então cá vai: isto é uma miséria. E não é de hoje, deus me livre se fosse de hoje! Hoje voltei ao Pavilhão do Ginásio Figueirense, onde a última vez que lá tinha estado tinha sido com o nosso saudoso Manuel Costa (vejam lá bem ao tempo que isto foi) e com o Magnusson, naquilo que seria o começo do fim de uma desastrada meia-final do play-off, em que seriamos eliminados, depois de estar em vantagem por 2x0.

Foi numa noite de 6ªfeira, e no regresso páramos para jantar, e dizia o nosso Manuel Costa (e acreditem, era um prazer poder falar de basquetebol com alguem tão apaixonado e de posições tão vincadas), no seu estilo directo e sem papas na língua: isto sem treinador, é muito mais dificil.

portanto isto terá sido hás uns 8 ou 9 anos, não me recordo ao certo. O que se passou a seguir é história, e sim, as últimas três épocas foram muito giras: andámos a jogar sozinhos e a gastar (e aqui acho bem, que o Benfica tem de ser grande e deve apostar independentemente do que os outros podem e fazem) muito mais que qq concorrente. Pq quando fomos orientados pelo Lisboa e tinhamos concorrência à altura, as coisas (em termos de titulos) foram muito divididas.

Não vale a pena continuar a tapar o sol com peneiras, ou viver às custas daquilo que foi e será eternamente como jogador.  Como treinador o Benfica continua a ser uma equipa mal preparada, pois ninguém está em problemas de forma tão constante por azar, um dia de menor inspiração ou por mais sorte ou mais inspiração do adversário.

Ninguem perde dois ou três dos jogos mais importantes da temporada levando cestos "on the buzzer". Ou já se esqueceram que a semana passada nao perdemos com a Ovarense pq o gajo deles lançou a bola uns décimos mais tarde?

Ou já se esqueceram da eliminação europeia? ou da Taça Hugo dos Santos?

Não acordem, não... e continuem a discutir que não se pode chamar isto ou exigir aquilo. Isto é o Benfica. Exige-se ganhar, sempre. Então quando temos todas as condições para ser superiores aos outros, ainda mais. Andamos a perder 3 jogos consecutivos com um FC Porto que é uma merda de equipa, formada por 2 ou 3 gajos belissimos jogadores mas depois uma catrefada de gajos que  nao são mais que razoáveis. Um adversário inferior, que continua 2 pt atrás de nós pq perdeu com os Galitos desta vida, etc etc.

Não acordem, não... Para a semana perspectiva-se mais uma final Benfica-Porto, mas para isso temos de ganhar 2 jogos que neste momento, nao sei se ganhamos. E se chegarmos à final, tou para ver quais serão as desculpas. Sim, face ao que não se evolui nada de jogo para jogo, presumo que se passe mais tempo a pensar em desculpas do que em identificar os problemas da equipa e corriji-los.

Boa noite. E isto, isto NÃO É O BENFICA! acordem!

JP.

TMMSLB

Tudo dito Amigo das Modalidades.

Pena que a maioria cole o jogador ao treinador Carlos Lisboa.

JP.

E volto a afirmar, que dizer-se que o porto é uma equipa fraca, e que andamos anos a jogar sozinhos, é um mito que vou combater enquanto tiver forças! isso é mentira! mentira!

DUCK

Este ano as equipas estao mais fortes. No ano passado com uma ovarense quase so com portugueses perdemos 2 jogos e estivemos perto de sair do playoff, este ano sera mais dificel.

Por mim a aposta para o ano devia ser no Felix Alonso Garcia.

Amigo das modalidades

Citação de: JP. em 13 de Março de 2016, 23:44
E volto a afirmar, que dizer-se que o porto é uma equipa fraca, e que andamos anos a jogar sozinhos, é um mito que vou combater enquanto tiver forças! isso é mentira! mentira!

pronto, não andámos a jogar sozinhos, andámos a jogar um campeonato à parte. Pq o Benfica, e volto a sublinhar, e bem, dá aos seus jogadores e treinadores condições invejáveis: profissionalismo, condições de treino espectaculares, excelente acompanhamento médico. E a concorrência eram um bando de bons rapazes que trabalham ou estudam durante o dia e treinam as 20h 4x por semana, com 2 ou 3 americanitos profissionais.

Quanto à equipa do Porto desta época, e tirando este americano novo da equação, quantos dos outros jogadores tinham lugar na rotação do Benfica? 2, 3 com muito boa vontade.

o Benfica está constantemente em sub-rendimento. Quando não é do cu, é das calças. Quando não é do frio, é do calor. Quando não é da sorte, é do azar. Quando é não é o Jeremias, é do Cook.

JP.

Citação de: Amigo das modalidades em 13 de Março de 2016, 23:53
Citação de: JP. em 13 de Março de 2016, 23:44

pronto, não andámos a jogar sozinhos, andámos a jogar um campeonato à parte. Pq o Benfica, e volto a sublinhar, e bem, dá aos seus jogadores e treinadores condições invejáveis: profissionalismo, condições de treino espectaculares, excelente acompanhamento médico. E a concorrência eram um bando de bons rapazes que trabalham ou estudam durante o dia e treinam as 20h 4x por semana, com 2 ou 3 americanitos profissionais.

Quanto à equipa do Porto desta época, e tirando este americano novo da equação, quantos dos outros jogadores tinham lugar na rotação do Benfica? 2, 3 com muito boa vontade.

o Benfica está constantemente em sub-rendimento. Quando não é do cu, é das calças. Quando não é do frio, é do calor. Quando não é da sorte, é do azar. Quando é não é o Jeremias, é do Cook.

O Benfica, ao dar isso tudo aos seus jogadores, só se torna no principal favorito teórico à conquista dos títulos. Não transforma esse favoritismo em obrigação. É que nem faz sentido estar a discutir isso com alguém como tu. O Benfica foi o principal favorito para conquistar todos os títulos nos últimos 3 anos. E teve muito sucesso nesse papel, conseguindo o grande feito de conquistar todas as competições na época passada. E só quem fez parte de uma equipa sabe o quão difícil foi conseguir essas conquistas. Tão difícil que foi inédito.

O novo americano do Porto é de um nível altíssimo para a nossa liga. Direi que está a um nível semelhante ao do Cook. Vamos ver o que ele vai fazer, mas fica o aviso. E vem deitar abaixo, mais uma vez, o mito de que nós é que temos uma equipa de milhões e eles são uma equipa de tostões. Este americano só veio agora porque é tão caro que só faz sentido pagar-lhe meia época.

Quanto à questão do constante sub-rendimento, nada a dizer. Concordo.

VitorPaneira7

O nosso ataque anda demasiado à volta dos 3 pontos e quando aperta é bola no Cook ou no Wilson ou no Andrade, conforme a forma dos jogadores. Quando fui ver o jogo com a Ovarense , o 99-91, fiquei espantado com a perda de quase 20 pontos de vantagem para meros 5 devido a desplicência defensiva e claro, sempre a jogar para os 3. Tivemos um bom inicio porque fizemos 9-10 triplos na 1º parte, mas isso não acontece sempre. Já agora quer nesse jogo quer no seguinte o Novak penetrava na defesa como manteiga, segundo jogo seguido e não se corrigiu isso.

Contra o Porto atingiu-se o valor de 0 em 15 em triplos, e quando jogávamos para os 2 pontos e aproximávamos a nível de pontos lá iam outra vez para os triplos, e defender , bem damos muito espaço em tudo, seja no exterior, seja para penetrações ou debaixo do cesto. É incrível como nos jogos europeus e do Porto basta acelerar para conseguirem sempre um tipo solto para lançar.

No pavilhão quando olho para Lisboa vejo carisma e presença de um líder,  mas isso não basta com a competição a apertar, quer em jogos europeus e contra porto e ovarense. É preciso saber ler o jogo, a equipa adaptar-se ao adversário, a equipa ser dinâmica , mas não, é sempre os triplos e o jogo individual que reina.

Agradeço o período muito  positivo como treinador, mas a continuar assim devia deixar a posição a alguém que evolua o Benfica para o passo seguinte . Não sou ingrato, não o acho tachista , e já vim aqui defende-lo disso e de ser acusado de lagarto, mas se erra acho que posso criticar apontando os constantes erros de jogo e achar que é melhor uma outra opção como treinador, aliás o basquetebol português anda precisar de novas ideias e métodos e deve ser o Benfica a estar na vanguarda e não atrás. Será sempre o Lisboa do basquetebol do Benfica, idolo de infância, mas não é incólume a criticas e insubstituível quando teima a não corrigir os erros da equipa e em não evoluir.

GGG

O Lisboa fica até ganhar vergonha na cara e sair pelo seu próprio pé! Existem algumas modalidades onde certos senhores tem fazem o que querem e bem entendem!

Metam uma coisa na cabeça, algumas equipas como a Ovarense e os de lá de cima estão a crescer e não me admiro mesmo nada o Benfica este ano perder o campeonato mesmo com um plantel muito superior aos demais.

JPSilva

Parem por favor com a tentativa de tornar esta modalidade o que não é só para desculpar a pobreza do basket do Benfica com este treinador. Temos plantel para ganhar todos os jogos em Portugal confortavelmente assim a equipa saiba o que está a fazer em campo e em vez disso andamos de tomates na mão todas as semanas para ganhar um jogo.

A única coisa que o Lisboa está a conseguir fazer é do Moncho um bom treinador, o resto é tão miserável que já não há palavras

benficaslb1

Eu concordo que o Lisboa devia ceder o seu lugar e também não sei como é possível um clube ter um director das modalidades que é treinador, é que ele só sai de lá quando ele quiser ou quando os  sócios começarem a levar lenços brancos, aliás eu propunha isso mesmo, começar a levar lenços brancos para o pavilhão, se não fizermos nada nunca este senhor vai largar o lugar.

Cloughie

Tem de sair no final da época.
É penoso ver as mesmas soluções jogo após jogo. Não há trabalho, não há rasgo, não há nada. É esperar que o Cook resolva ou que os triplos caiam. Isto ofensivamente. Defensivamente, nem sabem o que é isso de defender. Mau demais.
Para isso, vou lá eu que o resultado deve ser o mesmo.

Slb23

Citação de: Amigo das modalidades em 13 de Março de 2016, 23:39
acho que o título do tópico, é claro: aqui discute-se o treinador do Benfica.

E se de facto para os adeptos é dificil fazer esta distinção entre o Carlos Lisboa ex-jogador e o CL treinador, enfim para a estrutura do clube deve ser impossivel fazer essa distinção toda entre isso e o CL director-geral.

por isso o problema de base devia estar resolvido há muito tempo: não pode ter 2 cargos dentro do Benfica, tinha de se ter demitido de director no dia me que aceitou ser novamente treinador, e ser julgado como um treinador e nao como um treinador/elemento da estrutura directiva, ainda por cima lenda do clube.

E fazendo um pequeno aparte, só para mandar mesmo lenha para fogueira, sobre o estatuto de imortalidade do imortalissimo Carlos Lisboa (atenção, nao estou a questionar, este será sem dúvida o melhor basquetebolista português de todos os tempos).

O Benfica ficou a dever dinheiro a muita gente, a partir dos anos 90. Houve muita gente que mesmo não sendo benfiquista, teve a capacidade de:

A) paguem-me o que me devem este ano que joguei e eu abdico do resto do contrato e vou-me embora

B) paguem-me quando puderem e como conseguirem

C) contratem-me novamente e eu perdoo a divida

ou ainda

D) vou meter-vos em tribunal

ou uma especial, digamos, uma alinea CL, que é uma D, seguida de uma C mas sem a parte do perdoem-me.

E se quiserem estar aqui a discutir a rectidão do perfil do sr imortalissimo, marcamos um almoço e estou 6 horas à mesa a falar disto.

Avaliemos o TREINADOR Carlos Lisboa:

então cá vai: isto é uma miséria. E não é de hoje, deus me livre se fosse de hoje! Hoje voltei ao Pavilhão do Ginásio Figueirense, onde a última vez que lá tinha estado tinha sido com o nosso saudoso Manuel Costa (vejam lá bem ao tempo que isto foi) e com o Magnusson, naquilo que seria o começo do fim de uma desastrada meia-final do play-off, em que seriamos eliminados, depois de estar em vantagem por 2x0.

Foi numa noite de 6ªfeira, e no regresso páramos para jantar, e dizia o nosso Manuel Costa (e acreditem, era um prazer poder falar de basquetebol com alguem tão apaixonado e de posições tão vincadas), no seu estilo directo e sem papas na língua: isto sem treinador, é muito mais dificil.

portanto isto terá sido hás uns 8 ou 9 anos, não me recordo ao certo. O que se passou a seguir é história, e sim, as últimas três épocas foram muito giras: andámos a jogar sozinhos e a gastar (e aqui acho bem, que o Benfica tem de ser grande e deve apostar independentemente do que os outros podem e fazem) muito mais que qq concorrente. Pq quando fomos orientados pelo Lisboa e tinhamos concorrência à altura, as coisas (em termos de titulos) foram muito divididas.

Não vale a pena continuar a tapar o sol com peneiras, ou viver às custas daquilo que foi e será eternamente como jogador.  Como treinador o Benfica continua a ser uma equipa mal preparada, pois ninguém está em problemas de forma tão constante por azar, um dia de menor inspiração ou por mais sorte ou mais inspiração do adversário.

Ninguem perde dois ou três dos jogos mais importantes da temporada levando cestos "on the buzzer". Ou já se esqueceram que a semana passada nao perdemos com a Ovarense pq o gajo deles lançou a bola uns décimos mais tarde?

Ou já se esqueceram da eliminação europeia? ou da Taça Hugo dos Santos?

Não acordem, não... e continuem a discutir que não se pode chamar isto ou exigir aquilo. Isto é o Benfica. Exige-se ganhar, sempre. Então quando temos todas as condições para ser superiores aos outros, ainda mais. Andamos a perder 3 jogos consecutivos com um FC Porto que é uma merda de equipa, formada por 2 ou 3 gajos belissimos jogadores mas depois uma catrefada de gajos que  nao são mais que razoáveis. Um adversário inferior, que continua 2 pt atrás de nós pq perdeu com os Galitos desta vida, etc etc.

Não acordem, não... Para a semana perspectiva-se mais uma final Benfica-Porto, mas para isso temos de ganhar 2 jogos que neste momento, nao sei se ganhamos. E se chegarmos à final, tou para ver quais serão as desculpas. Sim, face ao que não se evolui nada de jogo para jogo, presumo que se passe mais tempo a pensar em desculpas do que em identificar os problemas da equipa e corriji-los.

Boa noite. E isto, isto NÃO É O BENFICA! acordem!
Ponto prévio, tens de deixar de querer resolver tudo enquanto comes ;D

Quanto às alíneas C+D, o Benfica devia dinheiro e como devia tinha de pagar e ele estava no seu direito de exigir. Se o Benfica o contratou foi por sua opção, não foi obrigado. Ainda assim jogadores como Carlos Lisboa, Pedro Miguel, Henrique Vieira, Vítor Fortunato, José Carlos, Luís Ferreira, André Lima, Pedro Costa e no futuro (espero que longínquo) Valter Neves, Bruno Coelho, Zelão, Hugo Gaspar, André Lopes, Diogo Carreira deviam ficar SEMPRE ligados ao Benfica porque são símbolos de cada modalidade pelo que deram e dão ao Benfica. Infelizmente não é assim e ainda ficamos com quem não devíamos mas adiante.

Quanto às criticas ao Carlos Lisboa são legitimas e todos os sócios/adeptos tem o direito de se expressar e reclamar desde que fundamentem, negativo é quando não se debate a equipa/treinador e se parte para o insulto gratuito sem qualquer tipo de conteúdo onde se apelidam jogadores ou treinadores de tudo e mais alguma coisa. O Benfica não se construiu sobre esses valores e certamente que como não gostas que se levantem boatos por aqui sobre determinados assuntos (e bem!) também não gostarás que se apelide o Carlos Lisboa de tachista.

O Benfica é uma equipa mal trabalhada, defensivamente somos patéticos, ou melhor seriamos patéticos se fizéssemos o mínimo esforço para defender como não o fazemos somos simplesmente incompetentes. Ainda assim convém ressalvar que pese embora toda a responsabilidade do treinador e tem muita falta muita mentalidade a muitos jogadores e também falta muito QI basquetebolistico. Ainda ontem existiram "n" situações de bloqueio em que os 2 jogadores largam o portador da bola e acompanham o outro, isto não é falta de treino, é burrice!

Ofensivamente somos uma equipa que consegue com processos simples criar lançamento mas falta critério na escolha do mesmo e muitas vezes forçamos em demasia o que leva a situações como a de ontem em que tivemos 0 em 15 de 3 pontos.

Ontem o Radic tem lá 3/4 lances de arrancar os cabelos tal a falta de eficácia que revelou debaixo do cesto, aliás o Radic e o Wilson estão a precisar de um apertão à la Cook.

O Porto pouco tem a ver com o Porto da Proliga e tem qualidade no plantel, tem 3 portugueses muito talentosos, o Pedro Bastos (conhecia mal antes desta temporada), o Miguel Queiróz (é uma pena não ter vindo) e o Jaime Silva (já no Barreirense tinha qualidade e nós tentamos). Depois tem jogadores razoáveis como o Arnette (muito melhor depois da passagem por Espanha), o António Monteiro (tinha muitas esperanças nele quando estava cá). Os americanos são razoáveis mas este DeVries não engana e é mesmo top, tem muito de Jobey sendo um exímio lançador e muito rápido mas quando passou a ser defendido pelo Carlos Andrade desceu e muito a sua influência.

Nas últimas temporadas era extremamente complicado motivar os jogadores e tu sabes disso, aliás se houve alguém que foi prejudicado com a decisão do Porto foi o Benfica até porque antes de isso ser uma realidade até lá fomos buscar o Carlos Andrade. Nessa temporada houve equilíbrio mas o Porto tinha um plantel top, José Costa, João Santos, Carlos Andrade, João Soares, Miguel Miranda, Stempin, Marçal, etc...O Benfica teve muito mérito, imenso mesmo em ganhar aquele campeonato, foi uma grande temporada com jogos muito bons.

Agora que se discuta mais basquetebol e menos os tachos ou coisa que o valha.

Theroux

Citação de: BlankFile em 13 de Março de 2016, 20:16
Citação de: Red skin em 13 de Março de 2016, 20:06
N me revejo em comentários que falam em "vergonha" e "fraude" quando mencionam Carlos Lisboa, um imortal do Basquetebol do Benfica e de Portugal!

Não é um treinador com a qualidade que desejaríamos, mas a linguagem que alguns utilizam aqui é que é realmente vergonhosa!

Mas tem sido normal e recorrente neste espaço. É para lá de vergonhoso. Não sabem separar as águas do que é o homem e o treinador. Também não me revejo neste espírito e conduta de alguns usuários que comentam por aqui. É tudo menos criticar construtivamente. É mesmo humilhar e mal tratar uma pessoa que já deu muito ao clube e continua a dar. Até determinados lagartos e andrades têm mais respeito pela pessoa que é o Carlos Lisboa do que alguns que comentam por aqui.

E por aqui me fico.

É nojento, mas a liberdade de expressão é um direito que assiste a todos.

E por isso repito: é nojento.

blog benficaatemorrer

Está na hora Carlos...

Está na hora...