David Simão

Médio, 34 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2007-2007, 2011-2011), 2 jogos (66 minutos), 0 golos

roca

Quando se fala em intensidade de jogo engoloba.se várias coisas...

Americano69

Para tentar perceber o que é intensidade de jogo, vejam o Menezes a jogar e agora imaginem o oposto. Pronto, está explicado.

lonstrup

Citação de: Nramos em 28 de Setembro de 2010, 15:02
Intesidade de jogo é uma bebida feita à base de sumo concentrado de energia, garra, velocidade, interesse, velocidade de execução, junta-se uma pitada de agressividade, et voila...aí está a intensidade.
basicamente, intensidade de jogo não é uma caracteristica do jogador, é uma consequencia das caracteristicas do jogador. tal como a velocidade que um carro atinge não é propriamente uma caracteristica do carro mas sim um a consequencia de caracteristicas como o motor, o design, o peso, a caixa etc.

Far(away)

Citação de: lonstrup em 28 de Setembro de 2010, 15:02
Citação de: Far(away) em 28 de Setembro de 2010, 14:59
Para mim Lonstrup, intensidade de jogo, é sinónimo de alta rotação, de um jogador que joga sempre a um ritmo elevado seja defender, seja a atacar. Velocidade de execução, inteligência, técnica e por aí adiante são atributos que podem tornar esse jogador melhor ou pior.
«alta rotação» e «ritmo elevado» não são expressões que normalmente se relacionam com velocidade?

Podem ser, mas nem sempre. Tem a ver também com a mentalidade de cada jogador e com a sua forma de jogar. Gattuso por exemplo não é um jogador rápido, mas encaixa-se perfeitamente naquilo que eu descrevo como um um jogador com intensidade de jogo.

Depois é preciso enquadrar o seguinte. Dentro de uma equipa e numa determinada táctica, podem coincidir um jogador com essa alta rotação e outro com outras características, como a tal velocidade de execução, inteligência, técnica, como é o caso de Pirlo. Dei estes dois exemplos para percebermos melhor.

Agora um jogador para triunfar não precisa necessariamente de ter a tal intensidade de jogo, eu quando falo nesse aspecto estou a pensar no lugar que ocupa em campo cada jogador, e na sua importância na equipa.

Miguelito22

Citação de: Far(away) em 28 de Setembro de 2010, 14:59
Para mim Lonstrup, intensidade de jogo, é sinónimo de alta rotação, de um jogador que joga sempre a um ritmo elevado seja defender, seja a atacar. Velocidade de execução, inteligência, técnica e por aí adiante são atributos que podem tornar esse jogador melhor ou pior.
Ora nem mais e em inglaterra temos exemplos de jogadores que jogam sempre em alta rotação e a um ritmo elevado  e não são craques em termos tecnicos mas dão tudo o que podem e que sabem,logicamente por isso uns sao melhores que outros porque conseguem ter ou ser melhores nesses variados aspectos.

lonstrup

Citação de: nightcrowler em 28 de Setembro de 2010, 15:01
Citação de: lonstrup em 28 de Setembro de 2010, 15:00
Citação de: Saviolafication em 28 de Setembro de 2010, 14:52
Citação de: Far(away) em 28 de Setembro de 2010, 14:48
Citação de: lonstrup em 28 de Setembro de 2010, 14:43
porque é que têm de dizer intensidade de jogo?

porque não falar de coisas como, velocidade de execução, concentração , tempo de reacção?

não percebem a parvoera que é dizer «intensidade de jogo» ? primeiro teriam de definir o que é o jogo, e depois teriam de inventar uma unidade de medida para indicar a intensidade.

Intensidade de jogo, nada tem a ver com velocidade de execução.

Intensidade de jogo não é nenhum cliché luisfreitaslobiano, simplesmente quer dizer a vontade do jogador, a garra, lá está, a INTENSIDADE, com que o jogador borda os lances. AS vezes o David parece que está a jogar com os amigos do bairro, nesse aspecto.
viste como arranjaste logo duas palavras que definem melhor o que queres dizer do que o cliché da intensidade? vontade e garra do jogador são bem mais explicitos do que intensidade. basicamente porque a vontade e a garra são aplciaveis ao jogador, de facil verificação. ao contrario de intensidade de jogo, porque jogo é uma coisa abstracta, logo não verificavel.

ainda podia dizer mais uma palavra, empenho.

ou seja, os jogadores com mais "intensidade" de jogo seriam o petit, gattuso e flávio meireles, correcto?
pá, gajos como maicon e coentrão têm «intensidade», acho que é isso.

nightcrowler

na minha opinião, "intensidade" tem a ver com a capacidade de um jogador acelerar o ritmo de jogo, seja no ataque, defesa ou transições.


mas essa definição é tremendamente injusta, poque depende da estratega da equipa. o barcelona gosta de atacar posicionalmente. ou sja, prefere dar 15 passes até chegar à área, logo o ritmo não s pode comparar com o inglês, que por norma em 3 passes a bola está no ataque. isso significa que o busquets tem menos intensidade que u trinco qualquer do cmpeonato ingles?


Americano69

Um jogador que sem ser rápido era dos mais intensos na minha opinião: Roy Keane.

nightcrowler

Citação de: lonstrup em 28 de Setembro de 2010, 15:07
Citação de: nightcrowler em 28 de Setembro de 2010, 15:01
Citação de: lonstrup em 28 de Setembro de 2010, 15:00
Citação de: Saviolafication em 28 de Setembro de 2010, 14:52
Citação de: Far(away) em 28 de Setembro de 2010, 14:48
Citação de: lonstrup em 28 de Setembro de 2010, 14:43
porque é que têm de dizer intensidade de jogo?

porque não falar de coisas como, velocidade de execução, concentração , tempo de reacção?

não percebem a parvoera que é dizer «intensidade de jogo» ? primeiro teriam de definir o que é o jogo, e depois teriam de inventar uma unidade de medida para indicar a intensidade.

Intensidade de jogo, nada tem a ver com velocidade de execução.

Intensidade de jogo não é nenhum cliché luisfreitaslobiano, simplesmente quer dizer a vontade do jogador, a garra, lá está, a INTENSIDADE, com que o jogador borda os lances. AS vezes o David parece que está a jogar com os amigos do bairro, nesse aspecto.
viste como arranjaste logo duas palavras que definem melhor o que queres dizer do que o cliché da intensidade? vontade e garra do jogador são bem mais explicitos do que intensidade. basicamente porque a vontade e a garra são aplciaveis ao jogador, de facil verificação. ao contrario de intensidade de jogo, porque jogo é uma coisa abstracta, logo não verificavel.

ainda podia dizer mais uma palavra, empenho.

ou seja, os jogadores com mais "intensidade" de jogo seriam o petit, gattuso e flávio meireles, correcto?
pá, gajos como maicon e coentrão têm «intensidade», acho que é isso.

ok!
capito!

Miguelito22

Citação de: Americano69 em 28 de Setembro de 2010, 15:05
Para tentar perceber o que é intensidade de jogo, vejam o Menezes a jogar e agora imaginem o oposto. Pronto, está explicado.
;D ;D

lonstrup

Citação de: Americano69 em 28 de Setembro de 2010, 15:05
Para tentar perceber o que é intensidade de jogo, vejam o Menezes a jogar e agora imaginem o oposto. Pronto, está explicado.
o que me parece é que presença ou não da velocidade pode induzir em erro na analise da presença ou ausencia de «intensidade de jogo».

nightcrowler

Citação de: Americano69 em 28 de Setembro de 2010, 15:05
Para tentar perceber o que é intensidade de jogo, vejam o Menezes a jogar e agora imaginem o oposto. Pronto, está explicado.

mas isso é muita coisa ao mesmo tempo.
o contrário do menezes tanto pode ser um aimar como um martins ou um rosicky. são todos diferentes e todos diferentes do menezes.

mas aí o problema acho que não é "intensidade", mas sim qualidade mesmo...

Nramos

Citação de: lonstrup em 28 de Setembro de 2010, 15:05
Citação de: Nramos em 28 de Setembro de 2010, 15:02
Intesidade de jogo é uma bebida feita à base de sumo concentrado de energia, garra, velocidade, interesse, velocidade de execução, junta-se uma pitada de agressividade, et voila...aí está a intensidade.
basicamente, intensidade de jogo não é uma caracteristica do jogador, é uma consequencia das caracteristicas do jogador. tal como a velocidade que um carro atinge não é propriamente uma caracteristica do carro mas sim um a consequencia de caracteristicas como o motor, o design, o peso, a caixa etc.

Sim, eu analiso assim, quando alguem fala em intensidade de jogo, pode ter mais de uma coisa, menos de outra, e o peso que isso tem na globalidade. Há jogadores lentos que podem ser "intensos" e jogadores rápidos que podem não ser "intensos".
É óbvio que quando se analisa a "intensidade" há-de ser sempre uma análise subjectiva e não comparável.

Americano69

Citação de: nightcrowler em 28 de Setembro de 2010, 15:10
Citação de: Americano69 em 28 de Setembro de 2010, 15:05
Para tentar perceber o que é intensidade de jogo, vejam o Menezes a jogar e agora imaginem o oposto. Pronto, está explicado.

mas isso é muita coisa ao mesmo tempo.
o contrário do menezes tanto pode ser um aimar como um martins ou um rosicky. são todos diferentes e todos diferentes do menezes.

mas aí o problema acho que não é "intensidade", mas sim qualidade mesmo...

Estou a dizer que ele é o exemplo perfeito dum jogador sem qualquer intensidade de jogo. E já dei um exemplo oposto dum jogador que sem deslumbrar pela sua velocidade era extremamente intenso, Roy Keane.

lonstrup

Citação de: nightcrowler em 28 de Setembro de 2010, 15:07
na minha opinião, "intensidade" tem a ver com a capacidade de um jogador acelerar o ritmo de jogo, seja no ataque, defesa ou transições.


mas essa definição é tremendamente injusta, poque depende da estratega da equipa. o barcelona gosta de atacar posicionalmente. ou sja, prefere dar 15 passes até chegar à área, logo o ritmo não s pode comparar com o inglês, que por norma em 3 passes a bola está no ataque. isso significa que o busquets tem menos intensidade que u trinco qualquer do cmpeonato ingles?


exacto, por causa disso é que me parece falacioso este indicador de intensidade de jogo. por um lado está a agarrar em varias caracteristicas do jogador para tentar criar uma sub-categoria (a intensidade) , mas por outro não é claro nas caracteristicas que influem nesse indicador, e menos ainda no peso que cada caracteristica tem  na classificação do conceito.

acrescento ainda que é muito influenciado por um só indicador, a velocidade.