Edílson

Avançado, 53 anos,
Brasil
Equipa Principal: 1 época (1994-1995), 31 jogos (2350 minutos), 17 golos

flip69

MasterPT

Grande, grande, muito grande! :slb2: :flagglorioso:

pasa

Grande jogador. Gostava que tivesse ficado mais tempo no Benfica!! :flagglorioso:

Dimmus

Craque!!!

Grande Jogador

Saudade

dfernandes

Grande jogador e que ainda por cima era daqueles que gostava de estar cá.

Infelizmente nessa altura o Benfica não teve capacidade para o manter.

Sparrow

Este era craque. Nunca enganou.

Chegou na primeira época do artur "filho da pu..." jorge.
Se tivessemos mantido a espinha dorsal da equipa campeã em 94, e juntassemos Edilson, Caniggia e Saint Michel era um dos grandes favoritos a vencer a champions. Tenho a certeza.

Mas agora não há que chorar.

Eagle Fly Free

Citação de: Sparrow em 08 de Junho de 2010, 17:14
Este era craque. Nunca enganou.

Chegou na primeira época do artur "filho da pu..." jorge.
Se tivessemos mantido a espinha dorsal da equipa campeã em 94, e juntassemos Edilson, Caniggia e Saint Michel era um dos grandes favoritos a vencer a champions. Tenho a certeza.

Mas agora não há que chorar.

O que está a bold não é verdadeiro. Esse é daqueles mitos que se fizeram. O plantel 1994\95 manteve a espinha dorsal possível de 1993\94. Não era possível segurar Rui Costa e Schwarz, os russos estavam a mais.

Quem ficou - Neno, Mozer, Veloso, João Pinto, Isaías, Vítor Paneira, Hélder, Abel Xavier, César Brito, Kenedy. Está aqui a maioria da equipa titular em 1994.

Quem entrou - Preud' Homme (mais-valia), Edilson (suposta mais-valia), Stanic (suposta mais-valia), Amaral (suposta mais-valia), Caniggia (suposta mais-valia).

Incógnitas - Todas as restantes contratações, excepto os honrosos casos de Paulo Bento e Dimas, sobretudo o primeiro, que se revelaram mais-valias.

Contratações falhadas: Caniggia, Nelo, Tavares, Akwá, Rui Esteves, etc.

Portanto o problema de 1994\95 não esteve na continuidade do plantel, mas no facto de algumas contratações terem falhado, o que levou a que o plantel se tivesse desiquilibrado, e para além disso o Artur Jorge não saber montar a equipa.

Foi só a partir do defeso de 1995\96 que as espinhas dorsais da equipa passaram a ser destruídas e reconstruídas todos os Verões, para delícia (ou não) dos benfiquistas.

Sparrow

Na tua opinião os russos estariam a mais...na minha opinião não estavam.
Se eram indisciplinados, alguém que os pusesse na linha...coisa que naquela altura ningué m no Benfica era capaz.

Rui Costa foi bem vendido, Schwarz nem tanto, mas tudo bem.

Ailton foi importante em 94 e foi dispensado pelo Artur Jorge.

E só neste bocado falamos em 5 titulares.

Isaias era peça que não contava para o porco...queria-a despachar logo na primeira época, tal como ao Paneira, mas alguém não o permitiu (não deve ter sido a maria amélia do Damásio, provavelmente terá sido o Gaspar Ramos).

Assim sendo falamos em 5 saidas de titulares e tentativa de assassinar mais 2.

Depois sairam alguns jogadores importantes e com história no clube, como Rui Águas e Silvino.

A primeira época do Artur Jorge pode não ter sido a que teve mais saídas...mas foi a que se mexeu com muita coisa. Daí eu dizer que se destruiu a espinha dorsal da equipa que venceu o campeonato um ano antes.

Eagle Fly Free

Neno, Mozer, Veloso, Hélder, Mozer, Schwarz, Kulkov, João Pinto, Rui Costa, Isaías, Aílton.

São 4 titulares, o Yuran estava tapado pela dupla Isaías-Aílton. O Mostovoi nem jogava. O Rui Costa foi a venda do defeso, o Schwarz queria sair (se foi por muito ou não, já não me recordo), os russos criavam mau balneário e sempre foram um grupo àparte (não sou eu que o digo, é o Mozer), e para além disso não eram grandes profissionais. Saíram bem para os azuis, e as suas más épocas em 94\95 só confirmam isto.

Outra ideia é que o plantel 1993\94 estava envelhecido e precisava de mudança. Rui Águas em final de carreira, Veloso idem, César Brito aspas aspas...

Portanto, o que tens em 1994\95 é um plantel com a espinha dorsal feita...

Preud' Homme (Neno), Mozer, Veloso (Abel Xavier), Hélder, Mozer, Dimas, Paulo Bento, João Pinto, (Tavares\Nelo\Vítor Paneira)  , Isaías, (Stanic\Caniggia\Edilson)

Não é um mau onze. Mas o que tens é um Mozer e um Veloso em fase descendente de carreira (daí que os tenha colocado a vermelho), uma branca no meio-campo, e um ataque indefinido. De resto, em termos gerais o banco era muito fraco, excepto no ataque. Conclusão: a equipa de 1993\94 precisava de ser renovada.

Em 1995 tens um JVP sem os índices da época anterior (mas mesmo assim ainda foi o 3º melhor assistente do campeonato), um treinador que foi operado ainda a época não tinha 4 meses, trapalhadas de indisciplina com o Caniggia e alguns brasileiros, etc.

Na minha opinião, as saídas do final da época 1993\94 não estão na base da má época 1994\95, mas a falta de objectividade nas contratações. Essa ideia da teoria da conspiração para mim não tem qualquer significado.

Aliás, eu continuo na minha, se há presidente que tinha o queijo e a faca na mão para construir um Benfica à escala europeia era o Manuel Damásio. Foi por isso que foi buscar o Artur Jorge, na altura o mais conceituado treinador português. Mas errou, claro.

O Damásio tinha tudo a seu favor: mantinha o Toni, tinha uma enormidade de sócios a seu favor, e uma equipa que devidamente retocada poderia perfeitamente lutar na Europa.

Shoky

"São 4 titulares, o Yuran estava tapado pela dupla Isaías-Aílton"

O Yuran não estava tapado...o ataque rodava bastante.
Ora jogava Aílton, ora jogava Yuran...às vezes só João Pinto com Isaías.
E ainda havia Rui Águas.

_JonasThern_

Este gajo era um grande jogador. E durante a sua carreira manifestou diversas vezes a vontade de voltar a vestir a camisola do Benfica.

Fundamentalista SLB

Num SLB-boavista andou o jogo todo a dar ratadas no Bóbó, jogava muito à bola e lembro-me de dar uma entrevista onde dizia que o melhor clube onde tinha jogado era o Benfica.

Sparrow

Citação de: nightcrowler em 12 de Setembro de 2009, 11:50
o edilson era grande grande jogador.

o problema não foi a clausula, ele não era uma prioridade

lembro-me de ele marcar 2 golos ao sporting, no último jogo (por causa do caniggia, que depois acabou por não valer) e o jornalista perguntar ao damásio: "não seria melhor manter o jogador?"

e o damásio "não é por um jogador marcar 2 golos que tem que ficar no benfica"... ::bater::

Eu penso que foi ao Gaspar Ramos...e não foi bem assim a pergunta.

O jogo foi no restelo e ele fez 2 golos aos lagartos.
No fim o jornalista foi ter com o gaspar ramos (penso eu) e disse: "quando edilson fez um dos golos olhei para si e fez um ar do tipo "um jogador destes não pode sair"
A resposta foi a que tu disseste.

t_rex

Mais um talento não aproveitado.

Edilson da Silva Ferreira (em homengaem ao nosso King) foi um cracão. Mal aproveitado, como muitos outros.

Rodolfo Dias

A fazer furor no Brasil.

Fonte: jornal "A Bola" de 7 de Dezembro de 2000.