Javi García

Médio, 38 anos,
Espanha
Equipa Principal: 4 épocas (2009-2012), 132 jogos (11108 minutos), 14 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (3)

slbenfica_croft

Citação de: André Sousa em 21 de Abril de 2011, 16:53
Eu bem te disse, Croft. 4-3-3 nisto, e a coisa tinha sido diferente.

Já agora, mérito para o Villas-Boas. Definiu bem as zonas de pressão, e a equipa limitou-se a atacar as ditas. Os resultados foram evidentes.
a questão não é o 4-3-3, nem 5-3-2, nem 3-4-3 nem qualquer outro sistema...

a questão é k ele tem limitações sempre k pressionado e como joga sozinho a meio campo, então ainda mais evidente essas limitações vêm ao de cima...

André Sousa

Ou seja, noutro tipo de modelo, em que não jogasse sozinho no meio campo, essas limitações não seriam tão visíveis.

Afinal sempre tem a ver com o sistema táctico.

JPSilva

Citação de: André Sousa em 21 de Abril de 2011, 16:59
Ou seja, noutro tipo de modelo, em que não jogasse sozinho no meio campo, essas limitações não seriam tão visíveis.

É claro que tem. O ano passado este sistema fazia sentido com os jogadores que tinhamos este ano nao temos os mesmos nao podemos ter estes sistema. Foi obvio desde o inicio da epoca.

slbenfica_croft

Citação de: André Sousa em 21 de Abril de 2011, 16:59

o k quero dizer é k não é o sistema A, B ou C k vai resolver os nossos problemas...

Eu já vi grandes equipas a jogar em 4-3-3, 4-4-2, em 3-4-3, 3-5-2 e tb já vi equipas péssimas a jogar precisamente com o mesmo sistema tactico...

um exemplo? o BENFICA.

O ano passado com Ramires, raramente o Javi tava sozinho, actualmente, joga sempre sozinho, e não se mudou o sistema, mas sim as caracteristicas dos jogadores...

hj o 4-3-3 ta na moda, amanhã outro..., e isso pouco importa, pois equipas de qualidade existem várias e jogam em sistemas tácticos variados...

Se me perguntarem se em jogos mais complicados o Javi tem k ter companhia, isso é outra coisa e eu já o disse mil vezes k sim. Inclusive cheguei a dizer k em determinados jogos até uma dupla Airton-Javi seria o melhor...

Independentemente de tudo isso, não ilibemos o Javi, k embora desgastado tem demonstrado limitações atrozes no k toca a sair a jogar sempre k os adversarios o pressionam...

aquele meio campo do porto, engole por completo a larguissima maioria dos seus adversarios, no BENFICA isso ainda se nota mais...

O Moutinho sozinho (o tal k para mtos é um produto da imprensa, mas k na realidade é um grande jogador) dá cabo do Javi em todos os jogos contra o BENFICA...

O Javi tem tido um rendimento lastimável quase sempre k joga com o porto (4 em 5 jogos) e esse rendimento não alheio aos erros do JJ, mas tb não é alheio às suas limitações técnicas sempre k é pressionado...

e eu gosto bastante do rapaz, mas com aquelas limitações não se pode jogar sem apoio.

Sozinho daquela maneira? Só REDONDO e guardiola....

Até nisso tenho umas saudades enorme do Amorim, k é sempre injustamente visto como apenas um bom jogador de equipa, embora SEJA MTO MAIS K ISSO. Com o Ruben proximo do Javi em alguns jogos a coisa seria diferente...

P.S: Não tenho nada contra o 4-3-3, bem pelo contrário, eu gosto de futebol pelas alas e por isso prefiro sistemas como o 4-3-3 ou outros k derivem do 4-3-3. Simplesmente não é ao mudar-se a táctica k miraculosamente resolvemos os nossos problemas. Se assim fosse toda a gente jogava da mesma maneira.

Impakt

Sozinho aguenta o meio campo contra Naval, Beira-Mar, etc.

Agora jogar sozinho contra Porto e para a champions é uma burrice de todo o tamanho do Jesus.

André Sousa

Não vai mas passa muito por isso. Com um 4-3-3, nunca na vida teríamos tanta inferioridade no meio campo. Nunca. Contra as equipas pequenas ainda temos algum domínio, agora contra equipas que sejam bem organizadas, é mentira. A solução é óbvia.

E não é pelo 4-3-3 estar na moda, ou não. É porque, e como venho defendendo no princípio da época, o modelo que o JJ implementou no ano passado, para este ano não tem grande sentido de o fazer. O Javi é só mais uma das peças que renderia mais num 4-3-3 do que na táctica actual.

Isto não tem a ver só com o sistema táctico. Tem a ver com o sistema táctico e com os jogadores disponíveis para colocar em campo.

Quando diziam aqui que o Javi era superior ao Busquets e eu afirmei que não o era, chamaram-me burro. Quando disse que ele tecnicamente não era grande espingarda, que dava para os gastos, chamaram-me cego. Agora, sinto-me um visionário.

O JJ só tem de tentar camuflar as deficiências que o Javi tem a nível técnico. Tão simples quanto isso.

Já agora, um jogador completamente diferente do Pep e do Redondo, que são ídolos, é o Makelele. Apesar de não ter metade da classe de cada um, suportava o meio campo sozinho.

Em relação ao Amorim... Foi só mais um grande acto de gestão por parte dos responsáveis do Benfica, não trazer um jogador para o substituir.

slbenfica_croft

Citação de: André Sousa em 21 de Abril de 2011, 17:18
Não vai mas passa muito por isso. Com um 4-3-3, nunca na vida teríamos tanta inferioridade no meio campo. Nunca. Contra as equipas pequenas ainda temos algum domínio, agora contra equipas que sejam bem organizadas, é mentira. A solução é óbvia.

E não é pelo 4-3-3 estar na moda, ou não. É porque, e como venho defendendo no princípio da época, o modelo que o JJ implementou no ano passado, para este ano não tem grande sentido de o fazer. O Javi é só mais uma das peças que renderia mais num 4-3-3 do que na táctica actual.

Isto não tem a ver só com o sistema táctico. Tem a ver com o sistema táctico e com os jogadores disponíveis para colocar em campo.

Quando diziam aqui que o Javi era superior ao Busquets e eu afirmei que não o era, chamaram-me burro. Quando disse que ele tecnicamente não era grande espingarda, que dava para os gastos, chamaram-me cego. Agora, sinto-me um visionário.

O JJ só tem de tentar camuflar as deficiências que o Javi tem a nível técnico. Tão simples quanto isso.

Já agora, um jogador completamente diferente do Pep e do Redondo, que são ídolos, é o Makelele. Apesar de não ter metade da classe de cada um, suportava o meio campo sozinho.

Em relação ao Amorim... Foi só mais um grande acto de gestão por parte dos responsáveis do Benfica, não trazer um jogador para o substituir.
Mas atenção k o Makelele nunca foi coxo. Teve sempre um estilo meio desengonçado,  mas tinha e tem bons pés, sabia entregar jogo sem comprometer...

De resto concordo com tudo, simplesmente reforço k não é por se mudar uma tactica k automaticamente jogamos melhor. Tem a ver com a tal adaptação do sistema aos jogadores k temos, k referiste e bem...

BC

O ano passado tinha Ramires.

Este ano tem Gaitán, Salvio, Jara, Martins... milagres? Só no continente...

Elvio

Sem linhas de passe e pressionado da maneira que os suínos pressionam não há milagres .

slbenfica_croft

Citação de: Elvio em 21 de Abril de 2011, 17:42
Sem linhas de passe e pressionado da maneira que os suínos pressionam não há milagres .
concordo, mas está a jogar MTO MAL.

ta a passar um fase lixada...

André Sousa

Citação de: slbenfica_croft em 21 de Abril de 2011, 17:27
Mas atenção k o Makelele nunca foi coxo. Teve sempre um estilo meio desengonçado,  mas tinha e tem bons pés, sabia entregar jogo sem comprometer...

De resto concordo com tudo, simplesmente reforço k não é por se mudar uma tactica k automaticamente jogamos melhor. Tem a ver com a tal adaptação do sistema aos jogadores k temos, k referiste e bem...

Sim, nem eu disse que foi tal. Mesmo assim, Pep e Redondo > Makelele. A classe com que jogavam, a inteligência que punham em cada jogada... Melhores dois médios defensivos de sempre. E também gostava muito do Albertini.

Lá está. E só defendo o 4-3-3 porque me parece o que melhor encaixa, dado os jogadores que temos apesar de reconhecer que é o meu esquema preferido.

slbenfica_croft

Citação de: André Sousa em 21 de Abril de 2011, 17:55

Sim, nem eu disse que foi tal. Mesmo assim, Pep e Redondo > Makelele. A classe com que jogavam, a inteligência que punham em cada jogada... Melhores dois médios defensivos de sempre. E também gostava muito do Albertini.

Lá está. E só defendo o 4-3-3 porque me parece o que melhor encaixa, dado os jogadores que temos apesar de reconhecer que é o meu esquema preferido.
O Albertini era um jogador mto na linha do Guardiola.

Para mim REDONDO foi o melhor trinco k vi jogar em toda a minha vida. Vi mtos k se seguiram a tentar o fazer algo semelhante, mas todos a uma distância enorme.

Redondo na elite para mim, mas sempre admirei a simplicidade de processos do Guardiola e o Albertini é outro jogador k seguia nessa linha, tb ele um belissimo jogador, malditas lesões que o impediram de atingir um valor ainda maior...

Pessoalmente talvez um 4-2-3-1. Mas de forma definitiva só na próxima época, nesta altura poucas mudanças e em apenas alguns jogos..., como assim, isto já tá mais k decidido.

Rickfy

Citação de: André Sousa em 21 de Abril de 2011, 17:55

Tenho a impressão que a jogarmos em 4-3-3 o Aimar perdia a preponderancia que tem na equipa. E também não estou a ver o Saviola bem encaixado num 4-3-3...

CaCo

É a grande vitima desta tactica... carrega sozinho o nosso meio campo... não chega!!!

André Sousa

Citação de: slbenfica_croft em 21 de Abril de 2011, 17:59
O Albertini era um jogador mto na linha do Guardiola.

Para mim REDONDO foi o melhor trinco k vi jogar em toda a minha vida. Vi mtos k se seguiram a tentar o fazer algo semelhante, mas todos a uma distância enorme.

Redondo na elite para mim, mas sempre admirei a simplicidade de processos do Guardiola e o Albertini é outro jogador k seguia nessa linha, tb ele um belissimo jogador, malditas lesões que o impediram de atingir um valor ainda maior...

Pessoalmente talvez um 4-2-3-1. Mas de forma definitiva só na próxima época, nesta altura poucas mudanças e em apenas alguns jogos..., como assim, isto já tá mais k decidido.

Daí gostar muito dele. A classe que cada um metia no jogo valia todo o dinheiro pelo bilhete.

Eu tenho uma dificuldade enorme em escolher entre o Redondo e o Guardiola. Aliás, não consigo preferir um em detrimento do outro.

Eu espero é para ver como vai ser pré-época. Não auguro nada de bom, sinceramente.

Citação de: Rickfy em 21 de Abril de 2011, 17:59
Tenho a impressão que a jogarmos em 4-3-3 o Aimar perdia a preponderancia que tem na equipa. E também não estou a ver o Saviola bem encaixado num 4-3-3...

Duvido muito. Olho para um meio campo com Javi, Amorim e Aimar, e vejo o argentino como elemento chave a nível ofensivo, e um meio campo bem mais compacto e seguro defensivamente.

O Saviola podia perfeitamente jogar na frente ou numa faixa, criando superioridade numérica no centro e a abrir espaço para as subidas do lateral do seu corredor.