João Santos (Presidente)

Presidente, (1914-12-03 - 2005-02-15),
Portugal

Joga Bonito

Houvesse na altura as compensações financeiras e de TV que existem hoje para quem atinge as finais da Champions e outro galo cantaria.

_Benfiquista_

Citação de: trainmaniac em 21 de Fevereiro de 2011, 16:04
Citação de: _Benfiquista_ em 21 de Fevereiro de 2011, 16:03
Bom Presidente a meu ver.O do relançamento do Benfica Europeu!

Relançou, e por aqui se ficou infelizmente... mais nenhum lhe seguiu as pisadas.
Infelizmente...

Çula

Por tudo o que fez no campo desportivo é mais que imortal. Mas não nos podemos esquecer que esse sonho europeu acordou o monstro que nos persegue até aos dias de hoje. O primeiro presidente de que tenho memória.

Juvelacio

Alguem consegue a entrevista do Presidente João Santos à RTP? Lembro-me dele criticar o Pinto da Costa e de a entrevista estar no Youtube só que nao consigo encontrar.

Gostei muito de o ver porque nao tenho nenhum recordação dele como presidente (nasci em 88) e alem disso transmitiu-se um sentimento de segurança pela forma como defendia o clube.

Rodolfo Dias

Fonte: jornal "A Bola" de 10 de Março de 2000.

Saïd Old Roof

A primeira vitória nas eleições (que não foram a 3 de Abril, como aparece em alguns textos - isso foi o começo do mandato).

Fonte: "Diário de Lisboa" de 28 de Março de 1987.

Saïd Old Roof

E a segunda vitória.

Fonte: "Diário de Lisboa" de 1 de Abril de 1989.

(um facto curioso foi que a mentira de 1º de Abril do DL foi que Fernando Martins havia contestado o resultado das eleições...)

trainmaniac

A última carta aos Benfiquistas, na qualidade de presidente. No relatório e contas de 1991.

Valeu a Pena

Ao terminar este segundo mandato à frente dos destinos do SPORT LISBOA E BENFICA, não posso deixar de vos dizer que a palavra gratidão fica sempre gravada no meu coração, como consequência natural da simpática e leal colaboração que recebi dos Órgãos Sociais, Filiais e Casas do Benfica, bem como de todos os seccionistas, associados e pessoal do nosso "GLORIOSO".

Uma referência muito especial de amizade é devida à COMISSÃO CENTRAL e à COMISSÃO DE GESTÂO DO PATRIMÓNIO, cuja acção, muito valiosa, contribuiu para a valorização das nossas iniciativas.

Nesta hora da despedida, que considerei oportuna, numa evidente afirmação das vantagens que resultam, em minha opinião, da alternância de poder, quero deixar a todos uma saudação de amizade, com o desejo muito sincero de nos mantermos unidos à volta do novo elenco directivo, que em breve será eleito, para assim vermos realizados todos os projectos que estão em curso, e que levarão o Clube à grandeza por todos desejada: O BENFICA DO ANO 2000.

Não seremos nós, como é evidente, que devemos enaltecer o trabalho realizado neste ano que agora termina, nem tão pouco os reflexos presentes e futuros da orgânica montada, a qual permitirá a continuuidade do progresso das estrutursa e da vida desportiva, social e cultural do SPORT LISBOA E BENFICA.

Cabe à Assembleia Geral, pela voz dos nossos dignos associados, pronunciar-se sobre tudo o que neste Relatório explicitamente se expõe.

Em linhas gerais, não quero, porém, deixar de assinalar quanto de importante representa a melhoria das nossas estruturas, a excelente e brilhante actividade desportiva que temos mantido em todas as modalidades e os resutados financeiros que se alcançaram, mercê de uma política de gestão perfeitamente adaptada às realidades vigentes, apesar de se terem valorizado extraordinariamente o património humano do Clube e as estruturas sociais e desportivas em cerca de um milhão de contos.

Deixamos à Direcção vindoura projectos muito válidos, para realização a curto e médio prazo, como sejam: o novo Museu, o complexo de piscinas, a construção de um novo campo para a prática do râguebi, a Urbanização Norte (já com o Concurso de Ideias aprovado) e a Urbanização Sul, com um protocolo assinado com a Câmara Municipal de Lisboa, aguardando a regularização entre o Estado e a Autarquia de uma indispensável transmissão de terrenos adjacentes aos nossos.

Dois factos de muito relevo devem ser assinlados relativamente ao Futebol: a vitória da nossa equipa senior no Campeonato Nacional, que colocou de novo o BENFICA na "Taça dos Clubes Campeões Europeus" e a realização no nosso Estádio da final do Campeonato Mundial de Juniores, efectuada com grande êxito, a qual terminou com a vitória de Portugal.

Orgulhamo-nos de terem sido seleccionados para esta equipa 4 jogadores Benfiquistas, o que revela o excelente trabalho que os técnicos responsáveis pelo Departamento de Futebol Juvenil vêm realizando.

Tal êxito só foi possível mercê dos esforços conjugados de todos os que trabalharam nas obras e melhoramentos realizados no nosso Estádio de Futebol, de acordo com as exigências da F.I.F.A., as quais foram totalmente cumpridas e, de tal forma, que voltamos de novo a ser escolhidos para a realização, em 6 de Maio de 1992, da final de outra importante prova europeia de grande prestígio internacional: a "Taça das Taças".

Tudo o que tivemos possibilidade de fazer visou fundamentalmente um objectivo: servir o BENFICA.

Sentimos que o ambiente que hoje se vive no "GLORIOSO" é de satisfação e serenidade, o que consideramos fundamental para o desenvolvimento e progresso do SPORT LISBOA E BENFICA.

João Santos

trainmaniac

Da sua direcção faziam parte nomes como Luís Tadeu, Jorge de Brito, Gaspar Ramos, José Capristano, Fonseca Santos..

trainmaniac

A 31-12-91, João Santos deixou um exercício com 270 mil contos de lucro, pouco mais de 2 milhões de contos de passivo, um activo superior aos 4 milhões de contos..

Sequel

2 páginas. Seguindo a regra SBiana: é bom sinal.

Strata

Citação de: JNF em 21 de Fevereiro de 2011, 01:46

(...)

Acusado de falta de liderança, foi a partir do seu segundo mandato que a gestão do clube iniciou um percurso negativo, reflectindo-se mais tarde no período em que Jorge de Brito esteve à frente do SLB. Não se estranhou por isso que uma proposta para que lhe fosse atribuída a "Águia de Ouro" não tivesse sido aprovada em Assembleia Geral, caso único da História do Clube.

in slbenfica.pt

Não tinha conhecimento desta situação. Vejam só a diferença para os dias de hoje: por causa do seu 2ª mandato ter tido um percurso menos bom, negou-se em AG uma proposta para que lhe fosse atribuída a Águia de Ouro. Hoje quase que se quer fazer uma estátua a LFV (que pelo seu passado mais depressa seria Dragão de Ouro do que Águia de Ouro), e aprovam-se em AG propostas para a alteração de estatutos que vão contra todos os princípios e valores por que o Benfica sempre se regeu, etc, etc.

_Benfiquista_

Ao ver as suas palavras no "Vitórias e Património", antes daquele jogo na Luz frente ao Steaua em 1988, tive de mudar de canal, que quase rebentava a chorar...

Strata

E no seu 2º mandato, desportivamente ainda conseguiu repetir a proeza de levar o Benfica a disputar mais uma final da TCE e, se não estou em erro, o bi-campeonato nacional, sendo um deles celebrado em plenas Antas, e ainda assim não se livrou de algumas contestações e de lhe ver ser negada a Águia de Ouro. Nem quero imaginar a euforia que seria nos dias de hoje se LFV alcancasse os mesmos feitos. Se já com a miséria em que estamos, é o que se vê...

trainmaniac

Citação de: Strata em 23 de Maio de 2012, 01:47
E no seu 2º mandato, desportivamente ainda conseguiu repetir a proeza de levar o Benfica a disputar mais uma final da TCE e, se não estou em erro, o bi-campeonato nacional, sendo um deles celebrado em plenas Antas, e ainda assim não se livrou de algumas contestações e de lhe ver ser negada a Águia de Ouro. Nem quero imaginar a euforia que seria nos dias de hoje se LFV alcancasse os mesmos feitos. Se já com a miséria em que estamos, é o que se vê...

Foram 2 campeonatos em três anos, não dois seguidos. O último bicampeonato foi com o Fernando Martins.