João Vieira Pinto, o Menino de Ouro

Avançado, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (1992-2000), 302 jogos (25669 minutos), 89 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2)

Miguel Gouveia

Citação de: PésDeCoentrão em 29 de Setembro de 2011, 18:48
Sou suspeito para falar no JVP, foi o meu grande ídolo. Joguei sempre com o nr 8 nas costas por causa dele, pintava as paredes da escola com graffs a dizer JVP, idolatrei-o como não devo ter idolatrado ninguém.

Lembro-me da sua camisola 14 (como cruyff) em Riade (e acho que em Lisboa também) e de já aí me parecer um fenómeno.

Lembro-me do jogo de apresentação frente ao Real Madrid (com Tomislav Ivic) onde o menino só jogou na segunda parte e deixou-nos a todos de água na boca. Lembro-me de morder a língua (à Jordan) e arrancar em slaloms, marcar golões de cabeça e ser massacrado pelos caceteiros do futebol dos anos 90.

Lembro-me de JVP ser sinónimo de SLB e lembro-me do Benfica ser João Pinto e mais uns quantos. Lembro-me do contrato vitalício e da alegria que senti, lembro-me de o escorraçarem e de chorar com isso. Lembro-me da indignação dos sócios, "não se vendem as taças" era uma das faixas que nunca esqueci. Deixei de ser sócio com essa decisão do VA - senti que o Benfica que me orgulhava e havia conhecido tinha morrido naquele dia - cancelei o meu nr e fiz o meu pai sócio passado um ano e tal.

Também me lembro de torremolinos; de ter "optado" pelo rival em 2000 mas creio que nunca falou mal do nosso Benfica.

Sempre considerei o JVP superior ao figo e rui costa, quem os viu crescer facilmente se recorda quem era a estrela. Tenho a certeza que, caso tivesse saído para outro grande clube europeu, teria hoje tanto ou mais impacto que aqueles nomes no futebol mundial.

Retenho ainda duas frases de duas enormes figuras do futebol: depois de termos batido a Suíça por 1-0 nas antas (golo de jvp) disputando com a Itália o acesso ao europeu ou mundial (não sei precisar), o seleccionador italiano Arrigo Sacchi disse "só podia ser joão pinto a fazer a diferença". A outra frase pertence ao maior de todos - Maradona - que disse um dia "JVP tem classe até a andar".

Faltando-me aqui o contraditório, para mim e para quem viveu os anos de JVP no Benfica não há, não pode nem nunca haverá dúvidas, JVP é Imortal, mesmo que neste site não o seja.

Saudações Benfiquistas

Muito bonito! :)

LEV

O João Pinto e o Cristiano Ronaldo são os jogadores portugueses com mais golos marcados em jogos de qualificação para o campeonato Europeu de futebol.

KnattsDyana

Citação de: Bailey em 08 de Outubro de 2011, 02:08
KnattsDyana, com todo o respeito, e sendo o teu post demasiado grande para o citar, acabaste de dizer um grande chorrilho de inverdades, mentiras e até de disparates. Fazes um post extremamente longo, a contar uma história, que não passa disso mesmo, uma história, baseada vagamente em aspectos da vida real.

Se quiseres mesmo eu até te enumero a quantidade de disparates que para aí disseste, mas como são tantos, e acabei de chegar a casa e são 2 da manhã agora não os vou enumerar, até porque duvido que queiras.

Ressalvo apenas o último "Não vejo assim grandes diferenças..." entre David Luiz e JVP.

Pelo amor da santa... Devia haver um "happy hour", onde se pudesse reproduzir aqui no fórum, o que eu digo aqui em frente ao monitor, sem me arriscar a levar amarelo. Muito mais respeito pela carreira do JVP ao serviço do Benfica, um dos jogadores que mais jogos jogou pelo Benfica como capitão, autor da melhor exibição pelo Benfica pelo menos nos últimos 20 anos, ídolo de uma geração de Benfiquistas que cresceram na década de 90.

Se não vês grandes diferenças entre o David Luíz e o JVP, sugiro-te a cultivares-te mais sobre a história do clube pelo menos desde 1992. Mas na história verdadeira, e não nessa inventada que aí reproduziste. E este último parágrafo é dedicado a ti e a outros que aqui vêem repetir as mesmas, ou tretas semelhantes.

Passar bem

Bla bla são inverdades whiskas saquetas... quais são as mentiras ? diz lá ?... ou não sabes que ele teve espanha escondido a ser convencido a assinar pelo sporting? se ele é teu idolo infância respeito isso , assim como deves respeitar a minha opinião de que a frente meto inumeros jogadores a frente dele.
se tens saudades dele respeito isso , eu tenho saudades da epoca 94 e 93. a partir dái foram epocas para esquecer no meu clube ... sim carregou com equipa as costas , puderam tambem com os cepos quela andaram nesses anos... por essa logica o simao carregou com  aequipa em 2005 ... pelo menos conseguiu um titulo. o joao pinto em 94 nao carregou a ewquipa as costas que eu saiba...

Joga Bonito

Sim, KnattsDyana, o teu texto está repleto de inverdades.

KnattsDyana

Tens razão...
Metam o João Pinto a imortal....

Bailey

"O 1º ano no Benfica corre mal"  "jogador que praticamente só apareceu nos ultimos 2 meses da epoca" "E assim foi... o Benfica desiste e aos poucos deixou o fazer minutos em jogos com a vitoria praticamente garantida na epoca 92-93" ---> http://www.zerozero.pt/jogador.php?epoca_id=122&id=299&op=zoomstats&tpstats=club

podes aqui ver que começou a época a titular, aliás mentira, ía começar a suplente mas houve alguém que se lesionou ou tava castigado (já não sei quem foi) e o Ivic nesse jogo gostou tnt dele que o passou a colocar a titular.

"e manteve no clube após o seu problema nos pulmões." --> era suposto ter feito o que? rescindido contrato?

"O seu agradecimento foi comprometer-se com o Sporting refugiando-se em Espanha com dirigentes do Sporting. " --> ridículo. Podes censurar a atitude, é legítimo. O facto é que era um míudo com vários meses de salário em atraso, Rui Costa ou Isaías tinham uma ligação ao Benfica que o JVP na altura não tinha nem podia ter. O Paulo Futre tinha 29 anos e a vida feita. O JVP estava simplesmente num clube sem ainda qualquer tipo de relação emocional forte, com 20 e poucos anos, e há vários meses sem receber salário. Quero te ver a ti com 20 e poucos anos no teu primeiro ano de trabalho, não te pagam na empresa, o que é que tu fazes.

"ai a Espanha com uma mala de dinheiro" --> esqueceste-te "cheio de notas verdinhas"

"tive a noção que o João Pinto não era dos nossos" --> Pois não. E ninguém diz que era. A inverdade é que tás a dizer que por não ser ao fim de 1 ano, que toda a gente concorda, também não era ao fim dos 8. É um argumento várias x's repetido, a ver se cola.

"dos melhores jogadores dessa epoca a par de Rui Costa , Isaías e a experiência de Veloso , Mozer e Schwarz na defesa. " --> A par?? Desculpa? Os outros foram muito importantes... mas a par? Tu acompanhaste essa época?

"muitos benfiquistas esquecem-se que também outros jogadores decidiram encontros importantes" --> por algum motivo esse jogo ainda hoje é lembrado quase 20 anos depois, tendo já havido dezenas de jogos desde então que já poucos falam em que outros jogadores fizeram soberbas exibições. Porquê? Porque esta foi mesmo melhor que todas desde então, num jogo de importância de grau máximo

"Face a mediocridade do plantel cria-se a ideia que João Pinto é o nosso salvador , passa a ser de longe o jogador melhor pago , recusa-se uma oferta de 4 milhões de contos do Deportivo porque simplesmente é o nosso Pelé , inventa-se o contrato vitalicio para o menino de ouro. João Pinto começa a ter um papel no plantel intolarável..." --> foi nesta altura que isto para mim descambou. Até parece que ele enganou toda a gente de que era um jogador fantástico, que subornou os dirigentes do deportivo a ofereceram 4 milhoes de contos, e apontou uma arma para o contrato "vitalicio" (na realidade era um contrato até aos seus 33 ou 34 anos). Se isto tudo aconteceu.. é porque era mesmo um fantástico jogador. 

"Donizete e Paulo Nunes são os que me lembro." Adoro este argumento. Porque são precisamente estes dois que as pessoas se lembram. Estes dois exemplos de profissionalismo, aqui e fora do Benfica.
"carreira de Paulo Nunes fala por si." --> lindo não podia concordar mais!

"O jogador no seu direito recusa a proposta tendo ainda o trauma da má experiência no estrangeiro. Com o estatuto que tinha no clube , no campeonato português e com a remuneração dificilmente arriscaria mudar o rumo na sua carreira mostrando pouca ambição." --> oi? Então se prefere ficar no Benfica, tem que ser pela pouca ambição.

"Não venham com historias que ele recusava o estrangeiro por amor ao Benfica e a prova disso foi quando Vale e Azevedo corta-lhe as pernas e dispensa o jogador " --> Toda a gente sabia da má experiência no estrangeiro, de ele ter tido um filho com 16 anos e preferir ficar cá. Ele recusava o estrangeiro por esses motivos, e por estar bem no Benfica, onde se sentia bem e era acarinhado por todos. E isso permitiu-nos ter ficado com esse enorme jogador 8 anos. Este é um perfeito exemplo das tuas inverdades. Pegas em algo que é certo na vida real, para desvirtuar "ele não gostava do Benfica, ele não queria era saír para o estrangeiro".

Quanto à saída para o sportem preferia mil vezes que tivesse ido para o estrangeiro. Enquanto Benfiquista e apreciador de futebol foi dos piores momentos que tive.
Agradeço-lhe ele referir-se sempre ao Benfica com respeito. Se ele é Benfiquista actualmente pouco me interessa para avaliação que faço dos 8 anos enquanto cá esteve. Nesses 8 anos foi o expoente máximo do Benfica. 8 anos é practicamente uma década. No meu caso pessoal foi a década onde fui miudo e adolescente, onde temos que assumir definitvamente a nossa cor clubistica. E numa década tão negra, o JVP fez com que muitos miudos e adolescentes se mantivessem e tornassem Benfiquistas. E isso em termos de Benfica, torna-o Imortal

Bailey

Peço desculpa pelo post extremamente longo. Iniciei-o por respeito ao user com o qual nunca tinha tido estes argumentos, e eu de facto disse (as duas da manhã), que iria enumerar as suas inverdades no seu também post longo. Da minha parte a discussão está encerrada (por hoje... até à próxima :P)

Chelas

eu ja nem me xateio por ele estar na secçao saudades, o que importa é que no meu coração estará sempre Imortal !!!

KnattsDyana

não vejo aí nenhum desmintir...
quanto muito na sua primeira epoca e aí confesso que o disse de memoria porque não me lembrava dele no inicio da epoca.

A parte dos pulmões , o que quis dizer é que o Benfica poderia ter "desistido" dele ... não o pôs á parte como acontece com alguns jogadores e recuperou-o e deu lhe chance para jogar assim que se encontrou em condições fisicas. Tendo em conta esse acontecimento e mim faz impressão meses depois ele vacilar e ponderar ir para o Sporting mas há sempre justificações para isso... nessa questão salientar que um jogador que vá para um rival continuar a sua carreira nunca devia ser imortal...

Quanto ao ano 94... o 6-3 é mitico , decidiu um jogo dada ser a fase final da epoca , a exibição é memorável...E então? Significa que o João Pinto era de longe o melhor jogador do plantel?
A prova disso é que foi o Barcelona e Fiorentina que cairam em cima do Rui Costa. E repito o Isaías também fez o 2-1 frente ao Sporting na Luz proximo do Natal... Garanto-te que esse jogo também foi bem importante...

Para mim os jogadores entram e saiem e o clube fica sempre.  Querem fazer do João Pinto um idolo força ... Sim 94 foi um bom ano mas partir daí até 2005 foi para esquecer. Por isso repito, agradeço lhe o titulo de 94 e o profissionalismo enquanto esteve no clube, agora fazer dele um idolo não me parece.
Dá me muito mais sentimento de saudade quando vejo um Magnussou ou um Schawarz na Luz a recordar com saudde o clube...

pcssousa

Só uma pergunta: quantos são os "vários meses de salários em atraso"?
Não podem ser mais que dois, pois se assim fosse o tribunal teria reconhecido justa causa ao Paulo Sousa e Pacheco, coisa que não aconteceu. Ora, eu não sou ninguém para pôr os tribunais em causa e muito menos dizer que beneficiaram o Benfica e prejudicaram o Sporting, logo aceito a palavra da justiça de que estavam 2 meses em atraso.

Bailey

logo também aceitas que as escutas são ilegais, que o pinto da costa foi bem ilibado etc etc.

aceita o que bem entenderes, não tenho nada a ver com isso

PésDeCoentrão

Tenho que aplaudir o Bailey, escreveu tudo aquilo que pensei e deitou por terra as teorias que aqui foram escritas e facilmente desmentidas.

Só uma achega KnattsDyana, o JVP não era ídolo, não era o melhor, não teve fiorentinas e barcelonas e depois agradeces-lhe o título de 94 e o PROFISSIONALISMO ? Mais cuidado ao defender as ideias.

JVP podia ter optado pelo sporting de sousa cintra DUAS vezes, acabou por escolher sempre o Benfica, nunca o vi amuar como hoje em dia muitas vedetas da bola fazem, sempre demonstrou orgulho e amor à camisola numa época em que isso escasseava. Várias vezes declarou publicamente a superioridade do Benfica em Portugal, fio capitão, foi um exemplo e o grande orgulho dos benfiquistas anos a fio, acabou pontapeado.

pcssousa

Citação de: Bailey em 11 de Outubro de 2011, 16:16
logo também aceitas que as escutas são ilegais, que o pinto da costa foi bem ilibado etc etc.

aceita o que bem entenderes, não tenho nada a ver com isso
As escutas eram de facto ilegais, pelo menos é os que os users deste fórum e que estão no "mundo das leis" dizem e não tenho razões para desconfiar deles e nem conhecimentos para rebater o que eles dizem. Isto não implica que pdc não tenha praticado actos ilícitos e criminosos e é óbvio que os praticou.
Nunca ouvi um único dirigente do Sporting contestar essa decisão do tribunal ou o Paulo Sousa e Pacheco dizerem que de facto tinham amis que 2 meses em atraso e logo a decisão teria sido incorrecta. No dia que ouvir até posso mudar de opinião, agora os factos objectivos que tenho.
Acho mesmo que nunca ouvi da boca de JVP que tinha suficientes ordenados em atraso para rescindir... aliás até tenho algures uma entrevista dele (numa revista de biografia dele talvez de 95) alegando que foi enganado pelo Sousa Cintra e que quando se aprecebeu disso ele próprio entrou em contacto com Jorge de Brito por quem, dizia, nutria muita estima, para que resolvesse a situação. Disse ainda que os dirigentes do Sporting lhe disseram várias vezes que o Benfica estava falido e que nunca mais lhe iria pagar um centavo e que isso contribuiu para o "erro" dele.

De facto, não é demais ressalvar que aquando da sua vinda para o Benfica podia perfeitamente ter ido para o Sporting e optou ter vindo para nós e podia ainda ter ido para o sporting aquando do Verão quente e em nada o poderiam prejudicar pois o SCP é que teria que pagar ao Benfica o devido.
Por acaso até acho isso injusto, entendo que o jogador rescinde sem justa causa e deveria ficar sem jogar.
Por muito que gostemos de alguém isso não significa que devamos achar que tudo o que esse alguém fez foi bem feito e por muito que detestemos alguém isso também não implica que achemos que tudo o que fez foi mal feito...

Bailey

pccsousa sem qq tipo de ironia eu concordo com o teu post, e o teu relato sobre o que de facto se passou no Verão de 93, parece-me correcto. Tive o cuidado no meu "testamento" de dizer "Podes censurar a atitude, é legítimo". Não concordo é tomar essa atitude no seu 1º ano, que para todos os efeitos não foi levada em diante, para manchar irremediavelmente os seus 8 anos de Benfica.