Jonas

Avançado, 40 anos,
Brasil
Equipa Principal: 5 épocas (2014-2019), 183 jogos (12581 minutos), 137 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (2)

van33

Citação de: Fenómeno em 01 de Abril de 2024, 10:21Jonas e Aimar.

Melhores jogadores que vi jogar no Benfica.
Gaitan também

Andris

Que saudades.

Jamal

Este senhor faz 40 anos.
Parabéns Jonas!

RGouveia.SLB

Parabéns lenda!

samarras

Parabéns, lenda.

Melhor jogador que vi com o manto.

fdpdc666

Jonas: «Quero a final da Taça como presente de 40 anos!»
Ídolo do Benfica, aniversariante esta segunda-feira, antevê dérbis a A BOLA; «Benfica chega sempre forte nestas fases», acredita o ex-ponta de lança.




Parece mentira mas Jonas Gonçalves Oliveira, tetracampeão pelo Benfica, completa esta segunda-feira, dia 1 de abril, 40 anos. A A BOLA, o ídolo encarnado faz o balanço da carreira — ou, melhor, da vida até aqui — e deixa recado aos benfiquistas às vésperas de dois dérbis com o rival Sporting, um deles decisivo, para a Taça de Portugal, e outro de importância transcendente, para a Liga.

«O Benfica bem que podia dar-me um presente de aniversário e classificar-se para a final da Taça de Portugal, né? Eu acredito que vai acontecer», afirma, a propósito da partida de terça-feira das meias-finais da prova: «Nós somos sempre muito fortes em nossa casa e a desvantagem não é tão difícil assim de reverter [1-2], estou na torcida aí com todos os benfiquistas nessa meia-final.»

Para Jonas, com a experiência de quem passou cinco anos na Luz e conquistou quatro títulos de campeão, fora uma Taça, duas edições da Taça da Liga e uma Supertaça, entre 137 golos de todas as formas e feitios, «o Benfica chega sempre forte fisicamente e mentalmente nesta fase da temporada, nesta fase de muitas decisões» e antecipa: «Acredito que este ano aconteça mais ou menos a mesma coisa.»

A ONDA VERMELHA

«Ainda há a reta final da Liga, ainda há as meias-finais da Taça de Portugal e ainda há a Liga Europa, onde, convém não esquecer, o Benfica é o único representante de Portugal vivo. São muitas decisões, muitos jogos, mas acho que o clube, pela qualidade do plantel que tem mas também pela própria tradição, sairá por cima, é nestas alturas que se faz sentir a onda vermelha», diz.

Apesar de não ir a estádios com frequência — «vou, raramente, assistir ao Botafogo de Ribeirão Preto, da cidade onde moro, treinado por um português, Paulo Gomes» — o ex-craque benfiquista, cuja queda pelo Corinthians, de António Oliveira, clube onde nunca atuou, é pública, segue com atenção todas as competições que pode: «As do Brasil, a Champions, a Premier League, de que gosto muito, La Liga, claro, e o Benfica, claro também.»

E não vê o FC Porto com capacidade, ou melhor, com tempo hábil para se intrometer na luta pelo título entre os rivais lisboetas: «No campeonato, sinto que a luta será entre Benfica e Sporting, acompanho o ótimo trabalho do meu amigo Rúben Amorim no rival, mas volto a sublinhar que nós, na minha opinião, estamos mais bem preparados; entretanto vejo o FC Porto um pouco atrasado demais para esta fase da época.»

ANOS REDONDOS

Além do futebol, Jonas une o trabalho com a família. «Escolhi morar aqui perto dos meus pais e da família da minha mulher, uma vez que o meu sogro faleceu durante a pandemia de covid-19 e a família precisa de suporte, mas ao mesmo tempo ir trabalhando em diversos ramos mas, sobretudo, na área do imobiliário e da agricultura com os meus irmãos, enquanto estudo em cursos de economia e de investimento», conta.

E recorda, aos 40, o Jonas dos 30, a caminho da Luz, e o Jonas dos 20, quando escolheu, de vez, o futebol. «Nestes anos redondos, sempre tomei decisões importantes, aos 30, por exemplo, olhe como o tempo passa, estava a chegar ao Benfica, a melhor decisão da minha carreira, pelos grandes momentos, pelas grandes amizades, pelo grande carinho que recebi, sou muito grato ao clube. Há dez anos, mudei de clube, de Liga, de país.»

«E aos 20, na verdade a dois meses de completar 20, tomei a decisão, num almoço em família, de travar o meu curso de farmácia e aceitar o convite do professor Donizetti, treinador do Guarani, de me tornar profissional, ele exigia quatro meses no clube e isso implicaria deixar a faculdade», recorda. «O meu sonho era chegar a um grande do Brasil, cheguei, e ainda cheguei a dois grandes da Europa. Caso não tivesse optado pelo meu sonho no futebol, teria, com certeza, obtido um diploma, de farmacêutico, já que decidi estudar esse ramo porque ajudava o meu irmão, farmacêutico, entregava os remédios na minha cidade, Taiúva, e lia as receitas já e tudo mas nunca gostei muito dessa área, sou mais do futebol ou, no máximo, da economia», diz. «Voltar a uma sala de aula? Hum, não, prefiro os meus cursos rápidos de economia.»

VIDA DE QUARENTÃO

«Jogar futebol? O corpo já não é mais o mesmo aos 40, sobretudo para quem foi profissional», ri Jonas, de cabelo (e às vezes barba) grisalho mas ainda o físico quase igual ao dos tempos de atleta. «Jogo só um pouco, a brincar, porque não posso abusar por causa de dores na coluna. Desporto só na televisão, não só futebol mas também ténis, sou fã do [Carlos] Alcaraz, gosto do [Novak] Djokovic, mas é como eu, temos de dar lugar aos novos...», ri.

«Aproveito também para estar presente em todos os passos da vida das minhas filhas, reuniões na escola, buscá-las no piano e na catequese, sobretudo da mais velha, porque a mais nova ainda é pequenina... Antes eu já procurava estar muito presente mas nem sempre podia por causa da vida de profissional, aos 40, o tempo e as prioridades de um ex-jogador mudam, essa é uma vantagem», explica o ex-internacional brasileiro.

João Almeida Moreira in A Bola

Eduardo Gomes

@B24PT

Jonas faz hoje 40 anos. Chegou ao Benfica a custo zero e já depois do fecho do mercado, saiu como uma lenda. 183 jogos, 137 golos, 35 assistências, 9 troféus. Jogador de culto.


diabo_bom

Não me esqueço, entra em campo, alguém manda um chutão para o ar, a bola vai a cair e Jonas domina a bola com toda a classe, ali ficou provado que sabia tratar a bola.

raio

Parabéns!

Um craque que tivemos a sorte de conseguir ver com as nossas cores.

BleedingHeart

Parabens grande Jonas, bom demais para ser verdade!!

2fenix2die

Parabéns Pistolas, que saudades tuas, foste o jogador com melhor rendimento e mais classe, que vi com a camisola do Benfica.

Contigo em campo, sabia que até ao arbitro apitar para o final, existia sempre a possibilidade de existir um golo, tu criavas golos, e oportunidades do nada, conseguias transformar os cruzamentos de "caca" do Almeidinhos em golos, ele dizia que nem precisava de cruzar com qualidade para ti, que tu mesmo a bola vindo para a canela, conseguias dominar e finalizar.

Contigo em campo, sabia que ia existir sempre um momento de magia, de classe, de qualidade no jogo, dava gosto ver o jogo, só para te ver jogar.

Eras um jogador à moda antiga, sem brincos, sem tatuagens, sem grande cabedal, que usava botas pretas, e que tinha um sorriso na cara, quando a bola te chegava aos pés.

A tua voz fininha, que se ouvia em campo a pedir a bola :rir:  , a tua alegria em jogar, o teu profissionalismo, a maneira que festejavas um golo com os adeptos, a maneira como fazias questão de partilhar e de agradecer aos teus companheiros quando te faziam uma assistência, só prova o enorme ser humano que eras.

Muitos Parabéns Jonas, se pudesse escolher um jogador para clonar dos que vi jogar com a camisola do Benfica, era sem sombra de dúvida tu.

Muita saúde Jonas.

slbenfever

Parabéns Jonas! Craque!

Abreu-jp

Não sou propriamente velho, portanto, para mim, é o melhor que já vi com o Manto, o que mais me apaixonou. Como jogador e como ser humano.

Que saudades deste craque.

Mpaq

Parabéns Lenda  :bow2:

Eduardo Gomes

@UEFAcom_pt

🔊 Jonas a fazer vibrar o Estádio da Luz! 🏟
@SLBenfica I #UCL

Spoiler