Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

nightcrowler

Citação de: nfgl em 17 de Fevereiro de 2015, 16:03
Citação de: pcssousa em 17 de Fevereiro de 2015, 16:02
Citação de: nfgl em 17 de Fevereiro de 2015, 15:59
Citação de: Toronto_SLB em 17 de Fevereiro de 2015, 15:58
Citação de: nfgl em 17 de Fevereiro de 2015, 15:57
Eu não vou por verdades absolutas.
Aliás, o que eu tenho mais são dúvidas.
E tenho muitas dúvidas se com esta estrutura técnica e organizativa se consiga dar um salto efectivo relativamente ao que temos agora.
E esse salto correspondia a que exactamante em termos de resultados?

Uma presença mais assertiva na LC, por exemplo.

Eu acredito perfeitamente que o Benfica, bem orientado e gerido, tem capacidade para discutir troféus a esse nível.

Ganhar metade dos campeonatos em disputa, bem como metade das taças de Portugal.

Certo, outro bom exemplo.
Aliás, até 94, essa era a realidade para os campeonatos.

voltando à questão, se o JJ for campeão consegue obter a mesma média de campeonatos que o Benfica pré-1994. e isto quando, ao contrário do nosso histórico, não temos sequer o maior orçamento do campeonato.

é verdade que ao nível de liga dos campeões existe um desencanto com os resultados objectivos, de qualquer das formas, a chegada em 2 anos consecutivos à final da UEFA é algo que não é de menosprezar. nem de perto nem de longe. especialmente tendo em conta o nosso histórico dos últimos 20 anos.

VitorPaneira7

Citação de: pcssousa em 17 de Fevereiro de 2015, 15:53
Citação de: andre_diogo em 17 de Fevereiro de 2015, 15:30
Citação de: pcssousa em 17 de Fevereiro de 2015, 15:01
Houve uma altura em que o sporting dominava o futebol nacional. Que fez o Benfica, acomodou-se ou aumentou-se o grau de exigência de forma a resgatar-lhes o domínio?
Isso conseguiu-se a contratar bons jogadores e treinadores para cá. Duvido que passasse sequer pela cabeça daqueles senhores despedir homens que tinham contribuído significativamente para aumentar o nível competitivo da equipa.

Com isto não quero dizer que o Jesus deva ficar se não ganhar este ano...

Duvidas? Bem... Um dia despediu-se Otto Glória para se contratar um certo treinador húngaro... E o Benfica nunca mais foi o mesmo.
Benfica iniciou o caminho para o profissionalismo com  Otto Glória, até os melhores jogadores , Rogério e Arsénio, saíram com o facto dos atletas do clube terem de ser 100% dedicados ao futebol e não terem um segundo emprego, como era normal.
Após 4-5 anos Glória deu lugar a Guttman, mas cumprira o objectivo que foi a longo prazo, uma equipa profissional com a casa do jogador e uma estrutura com bases bem fortes e vincadas. Ou seja até tiveram de sair os melhores jogadores e para se dar o passo seguinte teve de se deixar sair o treinador.

Hoje a estrutura do Benfica até tem boas bases. Jesus subiu a equipa competitivamente, promoveu sempre uma base de jogadores experientes e identificada com o clube.Já Vieira aumentou o nivel económico das receitas após a recuperação de 2003-2007 e investiu na formação e estruturas . Contudo a estrutura  depende muito da personalidade e forma de trabalhar dos dois,se um deles sai de repente nota-se logo os buracos que iam tapando. O Benfica não pode depender assim tanto de duas pessoas e ambos deviam preocupar-se em criar um Benfica de futuro que sobreviva sem eles, um legado baseado numa estrutura forte e rigorosa onde as pessoas chegam e vão se embora, mas o Benfica permanece. Em poucas palavras falta mais bom senso do que exigência, porque julgo que ambos trabalham bastante e são exigentes nos seus objectivos , mas os momentos  de bom senso ,como LFV e a sua decisão da permanência de Jesus no final da época de 2012-13 ou a forma como Jesus preparou a época 2011-12  e os jogos mais importantes de ultima fase de 2013-2014, em vez de serem raros deviam ser a regra.

VitorPaneira7

Citação de: Toronto_SLB em 17 de Fevereiro de 2015, 16:08
Citação de: nfgl em 17 de Fevereiro de 2015, 16:03
Citação de: pcssousa em 17 de Fevereiro de 2015, 16:02
Citação de: nfgl em 17 de Fevereiro de 2015, 15:59
Citação de: Toronto_SLB em 17 de Fevereiro de 2015, 15:58
Citação de: nfgl em 17 de Fevereiro de 2015, 15:57
Eu não vou por verdades absolutas.
Aliás, o que eu tenho mais são dúvidas.
E tenho muitas dúvidas se com esta estrutura técnica e organizativa se consiga dar um salto efectivo relativamente ao que temos agora.
E esse salto correspondia a que exactamante em termos de resultados?

Uma presença mais assertiva na LC, por exemplo.

Eu acredito perfeitamente que o Benfica, bem orientado e gerido, tem capacidade para discutir troféus a esse nível.

Ganhar metade dos campeonatos em disputa, bem como metade das taças de Portugal.

Certo, outro bom exemplo.
Aliás, até 94, essa era a realidade para os campeonatos.
Nos campeonatos e nas tacas concordo. 

Agora na LC conseguir disputer o trofeu...nisso ja' e' preciso muito mais e nao acho que temos o potencial economico para la' chegar.  Esse esta' resguardado para os chelseas, psg's, e man city's da vida.  Clubes que podem "comprar" a LC.
Uma participação mais assertiva na champions não significa disputar o troféu, isso é utópico. Pretende-se antes que se chegue aos oitavos de final como tem chegado alguns clubes do 2º plano europeu . Jesus já o conseguiu em 2011-12 e até chegou a janeiro-fevereiro com champions passada, empate no dragão na primeira volta e primeiros classificados com 5 pontos de avanço. E nós sabemos como perdemos esse titulo, mistura cruel de erros do Benfica mas  com uma influência descarada da arbitragem que culminou com a maiconzada.

nightcrowler

Citação de: andre_diogo em 17 de Fevereiro de 2015, 15:30
Citação de: pcssousa em 17 de Fevereiro de 2015, 15:01
Houve uma altura em que o sporting dominava o futebol nacional. Que fez o Benfica, acomodou-se ou aumentou-se o grau de exigência de forma a resgatar-lhes o domínio?
Isso conseguiu-se a contratar bons jogadores e treinadores para cá. Duvido que passasse sequer pela cabeça daqueles senhores despedir homens que tinham contribuído significativamente para aumentar o nível competitivo da equipa.

Com isto não quero dizer que o Jesus deva ficar se não ganhar este ano...

Duvidas? Bem... Um dia despediu-se Otto Glória para se contratar um certo treinador húngaro... E o Benfica nunca mais foi o mesmo.

isso é verdade, mas dá para ambos os sentidos.
um dia despediu-se o Toni, com campeonato no bolso e meias finais da taça das taças para chegar o Artur Jorge. e o Benfica não foi mais o mesmo durante muitos anos.

10Baggio

Com o plantel do ano passado e sem concorrência qualquer treinador minimamente competente teria sucesso.

10Baggio

Se vencer este ano terá muito mais merito do que querem fazer parecer que teve o ano passado, que com um plantel daqueles é eliminado na fase de grupos da Champions.

Toronto_SLB

Citação de: 10Baggio em 17 de Fevereiro de 2015, 16:19
Com o plantel do ano passado e sem concorrência qualquer treinador minimamente competente teria sucesso.
Ja' este ano... ::)

clipper_slim

Citação de: nfgl em 17 de Fevereiro de 2015, 15:43
Citação de: luis.live em 17 de Fevereiro de 2015, 15:42
o JJ conquistou o ano passado os títulos todos a nível nacional, certo?   isso só foi conseguido porque um presidente com a 4 classe , resistiu a tudo e a todos e manteve o treinador contra tudo e contra todos,inclusive contra mim , que depois da derrota na taça de Portugal com o guimaraes escrevi aqui que ele (JJ) não tinha condições para continuar... 

E quem no seu estado normal dizia o contrário?

Eu acho que o problema está mesmo nesse ponto. Os adeptos vivem o clube de forma emocional e não racional. Quando perdem deixam que essa desilusão apague tudo o que de bom foi feito. Antes do empate contra o Estoril qual era o adepto que pedia a saida de JJ? Depois da derrota contra o Guimarães quantos adeptos queriam o JJ no Benfica?

Entre uma coisa e outra passaram 20 dias...

Ou seja o treinador competente passou a ser o pior do mundo por causa do resultado de 3 jogos...numa época que teve 56...

Apesar da tristeza que senti no final dessa época eu ohava para o trabalho que foi feito e acreditava que o continuando a trabalhar daquela maneira o sucesso não podia fugir para sempre. O facto é que o treinador ficou e ganhou no ano seguinte.

nfgl

Não me parece nada utópico pensar em disputar a LC.
Aliás, nem a mim nem ao próprio presidente.

Ninguém diz que é fácil. Agora garantidamente não é impossível.
E pensar que é utópico ou impossível é que garantidamente o vai tornar impossível de fazer.

10Baggio

Citação de: Toronto_SLB em 17 de Fevereiro de 2015, 16:20
Ja' este ano... ::)

Este ano terá mérito se o conseguir, embora tenha um excelente plantel para a qualidade do nosso campeonato. Obviamente que substituir 7 ou 8 jogadores não é fácil, embora a experiência do grupo ajude...

andre_diogo

Correctíssimo. Mas o Benfica vinha de dois anos sem ser campeão. Aqui fala-se em despedir um treinador depois de um bicampeonato, se acontecer.

É claro que para melhor muda-se sempre. Confiar no Vieira para isso é que é outra coisa!

nfgl

No plano teórico sim.
Na prática vemos que já tivemos no passado planteis melhores, com treinadores competentes, se calhar até mais, e mesmo assim não tivemos grande sucesso.

10Baggio

Citação de: andre_diogo em 17 de Fevereiro de 2015, 16:24
Correctíssimo. Mas o Benfica vinha de dois anos sem ser campeão. Aqui fala-se em despedir um treinador depois de um bicampeonato, se acontecer.

É claro que para melhor muda-se sempre. Confiar no Vieira para isso é que é outra coisa!

Fala-se em despedir treinador?

Ainda nâo vi ninguém dizer isso...

10Baggio

Citação de: nfgl em 17 de Fevereiro de 2015, 16:25

No plano teórico sim.
Na prática vemos que já tivemos no passado planteis melhores, com treinadores competentes, se calhar até mais, e mesmo assim não tivemos grande sucesso.

Considero o plantel do ano passado melhor que o de 92-93, e adoro as recordações da equipa desse ano, foi a minha primeira final de Taça no Jamor...

nfgl

Citação de: 10Baggio em 17 de Fevereiro de 2015, 16:27
Citação de: nfgl em 17 de Fevereiro de 2015, 16:25

No plano teórico sim.

Considero o plantel do ano passado melhor que o de 92-93, e adoro as recordações da equipa desse ano, foi a minha primeira final de Taça no Jamor...

Um plantel que tem Futre, na minha opinião, está acima do que quer que se tenha passado daí para cá.
Mas eu acho que o Futre foi o 3º melhor português a pisar o relvado.

Mas tenho toda a consideração pelas outras opiniões.