Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Çula

Citação de: nfgl em 26 de Fevereiro de 2015, 23:29

Nem eu digo o contrário disso. Eu não descarto o papel do treinador.
Mas não é só o talento que conta.
A vontade, o compromisso, a disciplina, etc, etc.

Por isso é que para mim aquilo que o Cristiano faz numa era em que há Messi é qualquer coisa de extraordinário.

A vontade do jogador é sempre fundamental, nem sequer podem haver duvidas disso.
Depois é claro, é preciso ter sorte em encontrar o treinador na altura certa, e se falarmos em jogadores com tendência para a ronha ainda mais isso se nota.

Quem nos garante a nós que se o Paim tem encontrado um treinador que o espicaçasse não seria hoje um dos melhores do mundo? Talento tinha ele de sobra, mas lá está, talento não é tudo.

Olha este exemplo do Miguel.

Quando fomos chamados aos séniores o Jesus proibiu o mister Quaresma de nos pôr a jogar durante o primeiro mês. Que com os estímulos que íamos receber nos séniores não fazia sentido ir jogar aos juniores, que aqulio só nos ia trocar as ideias blá blá blá, pardais ao ninho.
Tudo bem, passado mês, mês e meio passámos a poder jogar pelos juniores e durante a semana treinávamos com os séniores.

Recebemos o Belenenses e o Miguel teve uma atitude de merda durante todo o jogo. Mal corria, não fechava nada, pressionava com os olhos, bolas no espaço tá quieto, queria tudo no pézinho, enfim uma bosta de atitude.

O Jesus estava a ver o jogo (como quase sempre) e no inicio do treino de terça feira cumprimenta toda a gente e quando o Miguel se aproxima e lhe estende a mão ele diz "tu aqui? tu não andas aqui a fazer nada companheiro. se depois de mês e meio a treinar a este nivel chegas ao juniores e fazes o que fizeste é porque alguma está mal, e se calhar sou eu que estou a fazer as coisas mal. a partir de hoje voltas a treinar com os juniores."

Assim foi. No fim de semana seguinte nem sequer foi convocado para o jogo dos juniores e começou a ver a vida a andar para trás. O mister Quaresma diz para o gajo se apresentar no gabinete do Jesus no dia X, que em conjunto tinham decidido que o melhor talvez fosse emprestá-lo no ano seguinte a uma equipa da IIªB e que era para se começar a trabalhar logo nesse dossiê.

O Miguel chega ao gabinete do homem e apertado com o que o Quaresma lhe tinha dito começa logo a pedir desculpas por isto e por aquilo, e para lhe darem outra oportunidade, etc.
O Jesus diz que aquela conversa é para ser tida no campo, à frente de toda a gente.

Mas em vez de se dirigir ao relvado leva-o em direcção ao pelado e interrompe o treino dos juniores "aos teus colegas e ao teu treinador dos juniores é que tens que pedir desculpa, porque foi com o trabalho deles que andaste a brincar. Depois disso apresentas-te ao nosso treino".

A partir daí voltou ao Miguel que sempre fora e no final da época ainda teve a oportunidade de se estrear pelos séniores e fazer dois ou três joguitos, no ano seguinte passou a ser aposta firme, acabando depois por assinar pelo Benfica.

No final do ano viemos a saber que aquele "susto" tinha sido orquestrado pelo Jesus.
"opá, jogando muito ou pouco, correndo mais ou correndo menos, os planos para o menino já estavam mais que feitos. Ele tinha era que levar um aperto e abrir a pestana, se não ainda se perdia p'raí."  ;D

Estes detalhes podem fazer toda a diferença na carreira de um jogador.

Aakeonan

O Jesus quanto a mim é um treinador de excelência, ou vá, muito bom. Já o disse inúmeras vezes: Gosto mesmo MUITO dele. Adoro o "boneco", o mau Português, as expressões lendárias, os "atão xau", adoro, juro. E embora não seja Benfiquista de Berço, é como o Manuel Fernandes do Sporting: Parecem. O Jesus é o típico Benfiquista Lisboeta, o do bairro, não sei se ele é ou não lagarto, nem me interessa, se é, não tem "genes" nenhuns deles, tem nossos. Jesus e Manuel Fernandes são como aqueles gajos/gajas que nasceram homens/mulheres mas no fundo sentem que são outra coisa.

Gosto dele. Depois acho que percebe muito disto, gosto da filosofia, gosto da paixão, da arrogância das suas equipas, gosto dos 2 PL (devia ser losango  >:( ) e sim, também tem coisas de que não gosto.

Por mim, ficava 20 anos no clube, se só a qualidade e o que penso dele mandasse.

Mas pá, não manda. Mandam os resultados. Por cruel e duro que seja, é assim que olho para o Benfica. E o Jesus anda no limbo entre o bom e o não aceitável, se perder este ano sou da opinião que é melhor seguir o seu caminho, e acreditem, vai-me doer pa crl, eu gosto mesmo dele, e admito, aterroriza-me a ideia que vá para um rival vencer...e aterroriza-me ainda mais estar a cometer um erro histórico,mas como disse, o Benfica tem de falar mais alto, os resultados têm de falar mais alto, eu pelo menos entendo o Benfica assim, sobretudo nesta fase onde temos dinheiro para gastar e basicamente só temos 1 adversário.

Ganhar ou perder, acaba por ser isto que me importa.

R3nas

Citação de: Çula em 27 de Fevereiro de 2015, 00:41

Por estas e por outras é que tenho o teu histórico de mensagens nos meus favoritos. O0

slb_always

Citação de: nfgl em 27 de Fevereiro de 2015, 00:01
Limitar o papel do Rui à prospecção no Benfica é estar longe da verdade.
É ver uma entrevista que o DSO deu aqui há uns 2 anos para entender que o papel do Rui é bem mais importante do que descobrir a próxima pérola.

Nao e de certeza absoluta.e muito mais do que isso.desde logo um garante para pessoas que nao sabem o que se passa la dentro de que quem la esta  tem trabalhado o melhor que sabe em prol do clube,e isso ja e muito.

mas se nao te incomodar diz la a que te referias.

slb_always

Citação de: Aakeonan em 27 de Fevereiro de 2015, 00:49
O Jesus quanto a mim é um treinador de excelência, ou vá, muito bom. Já o disse inúmeras vezes: Gosto mesmo MUITO dele. Adoro o "boneco", o mau Português, as expressões lendárias, os "atão xau", adoro, juro. E embora não seja Benfiquista de Berço, é como o Manuel Fernandes do Sporting: Parecem. O Jesus é o típico Benfiquista Lisboeta, o do bairro, não sei se ele é ou não lagarto, nem me interessa, se é, não tem "genes" nenhuns deles, tem nossos. Jesus e Manuel Fernandes são como aqueles gajos/gajas que nasceram homens/mulheres mas no fundo sentem que são outra coisa.

Gosto dele. Depois acho que percebe muito disto, gosto da filosofia, gosto da paixão, da arrogância das suas equipas, gosto dos 2 PL (devia ser losango  >:( ) e sim, também tem coisas de que não gosto.

Por mim, ficava 20 anos no clube, se só a qualidade e o que penso dele mandasse.

Mas pá, não manda. Mandam os resultados. Por cruel e duro que seja, é assim que olho para o Benfica. E o Jesus anda no limbo entre o bom e o não aceitável, se perder este ano sou da opinião que é melhor seguir o seu caminho, e acreditem, vai-me doer pa crl, eu gosto mesmo dele, e admito, aterroriza-me a ideia que vá para um rival vencer...e aterroriza-me ainda mais estar a cometer um erro histórico,mas como disse, o Benfica tem de falar mais alto, os resultados têm de falar mais alto, eu pelo menos entendo o Benfica assim, sobretudo nesta fase onde temos dinheiro para gastar e basicamente só temos 1 adversário.

e e assim mesmo que tem que ser.

Edu

Citação de: Çula em 27 de Fevereiro de 2015, 00:41
Citação de: nfgl em 26 de Fevereiro de 2015, 23:29

Nem eu digo o contrário disso. Eu não descarto o papel do treinador.
Mas não é só o talento que conta.
A vontade, o compromisso, a disciplina, etc, etc.

Por isso é que para mim aquilo que o Cristiano faz numa era em que há Messi é qualquer coisa de extraordinário.

A vontade do jogador é sempre fundamental, nem sequer podem haver duvidas disso.
Depois é claro, é preciso ter sorte em encontrar o treinador na altura certa, e se falarmos em jogadores com tendência para a ronha ainda mais isso se nota.

Quem nos garante a nós que se o Paim tem encontrado um treinador que o espicaçasse não seria hoje um dos melhores do mundo? Talento tinha ele de sobra, mas lá está, talento não é tudo.

Olha este exemplo do Miguel.

Quando fomos chamados aos séniores o Jesus proibiu o mister Quaresma de nos pôr a jogar durante o primeiro mês. Que com os estímulos que íamos receber nos séniores não fazia sentido ir jogar aos juniores, que aqulio só nos ia trocar as ideias blá blá blá, pardais ao ninho.
Tudo bem, passado mês, mês e meio passámos a poder jogar pelos juniores e durante a semana treinávamos com os séniores.

Recebemos o Belenenses e o Miguel teve uma atitude de merda durante todo o jogo. Mal corria, não fechava nada, pressionava com os olhos, bolas no espaço tá quieto, queria tudo no pézinho, enfim uma bosta de atitude.

O Jesus estava a ver o jogo (como quase sempre) e no inicio do treino de terça feira cumprimenta toda a gente e quando o Miguel se aproxima e lhe estende a mão ele diz "tu aqui? tu não andas aqui a fazer nada companheiro. se depois de mês e meio a treinar a este nivel chegas ao juniores e fazes o que fizeste é porque alguma está mal, e se calhar sou eu que estou a fazer as coisas mal. a partir de hoje voltas a treinar com os juniores."

Assim foi. No fim de semana seguinte nem sequer foi convocado para o jogo dos juniores e começou a ver a vida a andar para trás. O mister Quaresma diz para o gajo se apresentar no gabinete do Jesus no dia X, que em conjunto tinham decidido que o melhor talvez fosse emprestá-lo no ano seguinte a uma equipa da IIªB e que era para se começar a trabalhar logo nesse dossiê.

O Miguel chega ao gabinete do homem e apertado com o que o Quaresma lhe tinha dito começa logo a pedir desculpas por isto e por aquilo, e para lhe darem outra oportunidade, etc.
O Jesus diz que aquela conversa é para ser tida no campo, à frente de toda a gente.

Mas em vez de se dirigir ao relvado leva-o em direcção ao pelado e interrompe o treino dos juniores "aos teus colegas e ao teu treinador dos juniores é que tens que pedir desculpa, porque foi com o trabalho deles que andaste a brincar. Depois disso apresentas-te ao nosso treino".

A partir daí voltou ao Miguel que sempre fora e no final da época ainda teve a oportunidade de se estrear pelos séniores e fazer dois ou três joguitos, no ano seguinte passou a ser aposta firme, acabando depois por assinar pelo Benfica.

No final do ano viemos a saber que aquele "susto" tinha sido orquestrado pelo Jesus.
"opá, jogando muito ou pouco, correndo mais ou correndo menos, os planos para o menino já estavam mais que feitos. Ele tinha era que levar um aperto e abrir a pestana, se não ainda se perdia p'raí."  ;D

Estes detalhes podem fazer toda a diferença na carreira de um jogador.
Esta partilha é preciosa. Adoro ler estas coisas e dizem muito de um treinador.

guzzo

No teu POST estão as causas de muitos anos sem ganhar .

Mudar só para melhor , quando se muda por mudar normalmente em vez de acabar em segundo acabas em quarto

VALEBEM

Citação de: Theroux em 26 de Fevereiro de 2015, 23:11
Citação de: Jaime_PN em 26 de Fevereiro de 2015, 23:04
Citação de: Theroux em 26 de Fevereiro de 2015, 22:59
Citação de: Slb23 em 26 de Fevereiro de 2015, 22:50
Citação de: Soundwave em 26 de Fevereiro de 2015, 22:44
Porque em certos dias ninguém vê o Slb23 e o Theroux o que mostra que estão demasiado inquinados para uma discussão saudável, desculpem lá a sinceridade.
Sim, sim eu nunca estou aqui.

Aliás é ver-me escondido debaixo da cama com medo do bicho papão.

Sabes provavelmente nos dias em que não me vês aqui são os dias em que estou a apoiar o Benfica.

Abraço

Eu também só venho para aqui nas vitórias, daí ter 0 posts neste tópico entre Setembro de 2010 e Maio de 2014.

É um facto que a cada desaire do Benfica não apareces aqui.

Tens aí um excel sobre mim dos últimos 5 anos após cada derrota, é? Deve dar uma trabalheira controlar a minha actividade, gabo-te a paciência.

Mas já que insistes vou-te contar um segredo:

Quando o Benfica perde fico fodi** (eu sei, estranho) e não tenho grande paciência para entrar em conversas estúpidas como esta com pessoas que passam o seu tempo preocupadas em saber onde ando para me poderem atacar e provocar.

Eu também não tenho vontade de vir ao fórum nas (raras) vezes em que o Benfica perde. São maneiras de encarar as situações. Nenhuma está certa, e nenhuma está errada...

zefo

Quando o Benfica perde vir aqui malhar é terapia de grupo, pois no outro dia esta tudo a apoiar

Pedro Nunes 28

O Jesus depois do primeiro ano gozou de um crédito que nenhum outro treinador na história do Benfica teve...ficar 3 anos sem nada ganhar e continuar....no passado teria sido trucidado pelo 3º anel....

Nramos

Citação de: guzzo em 27 de Fevereiro de 2015, 02:48

No teu POST estão as causas de muitos anos sem ganhar .

Mudar só para melhor , quando se muda por mudar normalmente em vez de acabar em segundo acabas em quarto

O que é mudar para melhor? O que é mudar por mudar? Como se distingue cada uma das coisas antes de acontecer?

iloy

o JJ è um bom treinador e nada mais. sera um grande treinador se consegue dar uma vitoria europeia ao benfica ou dar o salto num clube estrangero de maior dimensao que luta para ganhar titulos.

VALEBEM

Portanto, é uma discussão nos penaltys que define se um treinador é bom ou mau?

pjmorce

Citação de: VALEBEM em 27 de Fevereiro de 2015, 10:37

Também. Foi assim que fomos eliminados em Braga quando ele se lembrou de pôr os centrais e o Roderick a marcar os penaltis.

iloy

Citação de: VALEBEM em 27 de Fevereiro de 2015, 10:37

sim porque daqui 10 anos toda a gente vai se lembrar do grande treinador portuguès que perdeu uma final de LE nos pénaltys contra o poderoso Sevilha de Beto...