Kika Nazareth (Futebol Feminino)

Avançado, 21 anos,
Portugal
Estatísticas: 6 épocas, 128 jogos, 82 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (1), Taça da Liga (4), Supertaça (2), Campeonato Nacional II Divisão (1)

Gradinni

17 aninhos, tem tudo para ser a melhor jogadora portuguesa de sempre!

BlankFile

Citação de: Gradinni em 28 de Fevereiro de 2020, 19:26
17 aninhos, tem tudo para ser a melhor jogadora portuguesa de sempre!

Tem é que jogar com regularidade e evoluir num escalão acima. Tem que ser aposta firme no Benfica.

TeamRocket37

Citação de: Gradinni em 28 de Fevereiro de 2020, 19:26
17 aninhos, tem tudo para ser a melhor jogadora portuguesa de sempre!

Vai ser vendida por 12 Milhões de Euros para Atlético de Madrid.
Jorge Mendes faz a negociação.

Gradinni

Citação de: BlankFile em 28 de Fevereiro de 2020, 19:33
Citação de: Gradinni em 28 de Fevereiro de 2020, 19:26
17 aninhos, tem tudo para ser a melhor jogadora portuguesa de sempre!

Tem é que jogar com regularidade e evoluir num escalão acima. Tem que ser aposta firme no Benfica.
Nao pode passar o proximo ano a jogar com juniores ou mesmo numa eventual equipa B (se a decidirem criar) numa 3ª divisão. Tem de ser aposta na equipa principal ou ser emprestada a um Fofó  ou Estoril ou mesmo para Espanha

Citação de: TeamRocket37 em 28 de Fevereiro de 2020, 20:20
Citação de: Gradinni em 28 de Fevereiro de 2020, 19:26
17 aninhos, tem tudo para ser a melhor jogadora portuguesa de sempre!

Vai ser vendida por 12 Milhões de Euros para Atlético de Madrid.
Jorge Mendes faz a negociação.
Infelizmente não me admirava nada

JMiguel23

Eu apostava já para a equipa principal e não para um Estoril da vida.
Tem qualidade mais que suficiente para ter mais minutos na equipa principal.

Moikano


GoldenState

Pede-se muita cabeça e um Benfica atento.

Temos aqui ouro.

anarcos

Em 4 de Março de 2020, com 17 anos, estreia-se na Selecção A frente à Itália na Algarve Cup.

Gradinni

Foi dispensada da selecção por lesão

BlankFile


anarcos

"O Benfica é um clube com dimensão para estar na Liga dos Campeões"

Francisca Nazareth, uma das jovens mais promissoras do futebol feminino do Clube, em entrevista exclusiva ao jornal O Benfica.



Francisca Nazareth começou a jogar de águia ao peito, nas Sub-19, em 2018/19, ano de estreia absoluta do Benfica nas competições femininas de futebol. Uma das jovens mais promissoras foi entrevistada pelo jornal O Benfica!

Com apenas 16 anos, em abril de 2019, Francisca Nazareth – ou "Kika" como é carinhosamente conhecida – estreou-se na equipa principal, na 2.ª Divisão.

Em duas épocas de águia ao peito, a também já internacional portuguesa pela seleção A foi chamada à equipa sénior do Benfica em seis ocasiões e marcou quatro golos, mas é na formação que reinam os números mais interessantes: 24 jogos e 45 tentos apontados.



Fora das quatro linhas, que mais gosta de fazer?

Tudo o que tenha que ver com desporto. Nos tempos livres, quando não estou a jogar futebol, vou ter com os meus amigos e jogo padel. Não gosto de estar parada, prefiro ser ativa.

Como está a viver este tempo de confinamento devido à COVID-19?

Estou em isolamento há mais de 40 dias e tenho aproveitado para estudar, fazer exercício físico... e quando dou por mim já é noite. É chato, mas, depois de isto tudo passar, vou gastar todas as energias que tenho vindo a acumular. Estou no 12.º ano, tenho aulas online e prefiro este método porque, além de passar mais rápido, capta mais a minha atenção e sinto-me mais concentrada.



Como é a sua relação com os adeptos? É abordada na rua ou nas redes sociais?

Já aconteceu ter sido abordada na rua, mas acontece mais pelas redes sociais, que é onde me mandam mensagens de apoio, e gosto de responder... Sou tímida e, se uma pessoa me abordar na rua, confesso que fico sem jeito. É o impacto de jogar no Benfica. Estou apenas no início, sei que os adeptos acarinham muito todos os atletas neste clube.

Iniciou percurso no futsal e só depois mudou para o futebol. Como se desenvolveu este caminho até ao Benfica?

Sempre tive jeito para a bola. Quando surgiu o convite da equipa da escola [Os Torpedos], comecei a jogar futsal com rapazes, e isso deu-me uma dinâmica diferente. Até aos 12 anos, joguei futsal com rapazes e depois passei para o futebol feminino. Fui para o Fofó [Clube Futebol Benfica], onde estive uma época, mas depois de ter estado muito tempo lesionada, e como conhecia o Casa Pia, até porque a minha melhor amiga também lá jogava, as coisas proporcionaram-se... No ano em que o Benfica arrancou com as equipas femininas de futebol (formação e seniores), fui convidada para ingressar, e foi uma oportunidade diferente. É especial jogar com o símbolo do Benfica ao peito, ainda para mais sendo o clube do meu coração desde pequenina.



Apresenta uma relação com a bola que não é muito habitual ver em atletas com 17 anos. Há mesmo quem a compare com João Félix. Revê-se nessa comparação?

Gosto de ter os pés bem assentes na terra e sei aquilo que valho dentro de campo e que posso fazer. Sou humilde e não gosto de me gabar, mas compararem-me ao João Félix? Estamos a falar do João Félix. É uma comparação... que coloca alguma pressão e expectativa. Claro que me sinto muito lisonjeada por isso, mas apenas o futuro poderá mostrar a que nível poderei chegar.

Entre as caraterísticas que lhe destacam, as fintas e os movimentos de rutura chamam a atenção. É resultado do treino?

Muitas vezes nem preciso de pensar, porque as coisas saem. Tenho referências, mas quando vejo alguma abordagem de que gosto, tento fazer, porque sou uma pessoa que tenta repetir quando vejo algo que me interessa. Tento fazer certas coisas num jogo, não porque pensei que ia fazer isto ou depois aquilo, mas, sim, porque isso me sai naturalmente.



Quem são as referências no futebol, tanto no masculino como no feminino?

A nível de referência masculina posso dizer o João Félix. No feminino, eu gosto de pegar em certos pontos ou características de várias jogadoras. Por exemplo, a Darlene é a Darlene, mas depois também pegava em algumas coisas da [Andreia] Faria, da Pauleta... Não estou a dizer que sou um pouco delas todas, claro, mas há quem diga que poderei vir a ser uma atleta completa. Felizmente, estou num enquadramento privilegiado no Clube, rodeada de seniores de grande qualidade com quem quero muito aprender e crescer.

Fez com o Amora, em abril de 2019, a estreia enquanto suplente utilizada na equipa principal. Que recordações guarda desse dia?

Fui para o jogo com o objetivo de aproveitar a oportunidade e poder ajudar a equipa e, de certa maneira, também dar nas vistas. Fiz o golo [8-0] e fiquei muito feliz, foi emocionante. Todas as jogadoras apoiam normalmente as mais novas, foi um orgulho festejar com elas. Ver que fizeram questão de juntar-se a mim, os próprios adeptos a festejar nas bancadas, foi inesquecível. Marcar um golo na minha estreia na equipa principal foi muito bom.



Esta temporada também foi de estreia, tendo sido titular frente à A-dos-Francos, e apontou um hat-trick! Qual foi a sensação?

Nesse dia jogámos contra uma equipa que dá um pouco mais de liberdade para tentar fintar e rematar à baliza, e digo isto não querendo, claro, desrespeitar o adversário. Marcar três golos no primeiro jogo a titular deu-me confiança para outros encontros. É bom sentir a confiança do treinador Luís Andrade, mas as seniores têm um grupo muito forte, terei de trabalhar muito.

O ano 2020 estava a ser bom, e estreou-se na seleção A de Portugal, contra a Itália, na Algarve Cup. Estava à espera desta oportunidade, com 17 anos?

Não estava nada à espera de ser convocada e, quando o selecionador [Francisco Neto] me disse para ir aquecer nesse jogo, fiquei quase sem reação. A estreia pela seleção principal é uma coisa, de facto, incrível. Em pouco tempo, a formação deu títulos ao Clube.



Sente que estão reunidas as condições para apostar na projeção de jogadoras da formação para a equipa principal?

O Benfica proporciona-nos condições incríveis, dentro e fora dos treinos, na formação e na equipa sénior, e tudo isso faz com que nós, atletas, tenhamos vontade de aprender e evoluir cada vez mais, passando isso para dentro das quatro linhas. Resultado disso são as vitórias conquistadas até hoje, assim como títulos em vários escalões de formação e mesmo na equipa principal. Apostar na formação, acho que é um pensamento do Benfica transversal a todo o Clube, tanto no futebol como nas outras modalidades, mas nenhuma de nós pode dar algo por garantido. Tal como na formação masculina, há muitos anos, os olhos começam agora a virar-se para as raparigas. Sabemos que tanto treinadores como dirigentes acreditam muito em nós, mas o nosso foco tem de estar no trabalho e na humildade.

Abrindo perspetivas para o futuro, quais são os seus objetivos?

Uma delas posso dizer, sinceramente: gostava de acabar a carreira no Benfica. É o clube onde estou a começar, e também por ser o meu clube de coração. Para já, tenho é de treinar muito para poder ajudar a equipa. Quero jogar com regularidade, claro, mas aqui estamos no Benfica. Só trabalhando muito poderei sonhar em ser aposta regular na equipa principal e, quem sabe, um dia jogar numa Liga dos Campeões com esta camisola. A nível da seleção, é semelhante. Trabalhar, aprender, aguardar mais oportunidades para jogar, que é sempre difícil, pois há cada vez mais jogadoras de qualidade.



Por falar em Liga dos Campeões: considera que estão reunidas as condições para o Benfica conquistar uma competição europeia feminina?

Sem dúvida que o Benfica é um clube com dimensão para estar na Liga dos Campeões! Sei que a direção ambiciona esse objetivo, talvez não seja no imediato, mas acredito que o nosso clube lá pode chegar, é extremamente exigente. O Benfica tem mostrado muita qualidade, apesar de ter uma equipa com apenas dois anos. Está cada vez mais perto de marcar presença numa Liga dos Campeões, e acrescento que não será fácil para as outras equipas defrontarem um clube como o nosso. Atletas que estão a começar, como eu, poderão um dia ajudar nessa ambição, mas a nossa prioridade tem de ser aprender com a equipa técnica e com as colegas muito mais experientes que cá temos. Acredito sinceramente que existe potencial para um dia lutarmos com as melhores equipas da Europa, temos aqui condições raras, com apoio de profissionais nas várias áreas. Tudo virá a seu tempo. Queremos viver esse sonho, mas, para já, as jogadoras da minha geração têm de estar gratas pelo investimento que tem sido feito em nós. As seniores têm um grupo muito profissional e competitivo, todas querem jogar. Nós, as mais novas, temos de ser humildes e pensar apenas em trabalhar e mostrar qualidades. Crescer e evoluir primeiro, pensar no futuro depois.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/05/02/futebol-feminino-benfica-entrevista-jornal-o-benfica-francisca-nazareth-kika

Prometheus


nelsonandre

Citação de: Prometheus em 02 de Julho de 2020, 07:27
https://www.youtube.com/watch?v=LJ1suvwaMqs
Joga mais que muito junior dos masculinos.

Joga mais que muito SÉNIOR dos masculinos.
Já vi vários jogos dela desde os tempos do Casa Pia... é pérola mesmo... muita magia naqueles pés.

darkwolf


anarcos

Francisca Nazareth: "Vou dar o máximo, ainda tenho muito para crescer"

Conhecida por Kika no mundo do futebol, a avançada da equipa feminina do Benfica falou à BTV sobre as expectativas para a época 2020/21.



Francisca Nazareth já alinhou pela equipa principal feminina de futebol do Benfica – estreou-se ainda em 2018/19 e somou cinco presenças na época passada –, mas agora é oficialmente parte integrante do plantel.

A preparação da época 2020/21 arrancou no dia 1 de julho e, em entrevista à BTV, a avançada de 17 anos analisou a subida de degrau.

"É outro nível, é outro patamar. Jogar com jogadoras de Seleção A, de outras nacionalidades é mais à frente. Interajo bem com elas fora de campo e espero que o mesmo aconteça dentro de campo. Vou trabalhar e dar sempre o máximo para depois chegar dentro de campo e ser igual a elas. Vou tentar estar ao nível delas", afirmou Kika, como é conhecida no mundo do futebol.



Já internacional A portuguesa, confessou que espera crescer muito com as suas companheiras de equipa: "Tenho tempo, não preciso de ter pressa. Vou aprendendo com elas, porque ainda tenho muito para crescer."

Apesar de um início de época diferente devido à pandemia de COVID-19, Kika garantiu que a equipa está preparada para fazer o melhor dentro das quatro linhas.

"Foi um início diferente, com testes e hospitais, mas dentro de campo vai ser igual e vamos conseguir trabalhar da mesma maneira que nos anos anteriores. Vamos chegar ao Campeonato e ser a mesma equipa. Vamos conseguir trabalhar da maneira que o treinador nos pedir", perspetivou.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/07/04/futebol-feminino-benfica-declaracoes-btv-francisca-nazareth