Lima

Avançado, 41 anos,
Brasil
Equipa Principal: 3 épocas (2012-2015), 144 jogos (10282 minutos), 70 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (2)

PsychoFan

O Gaitán lá fora será mais um. O Matic não, é mesmo dos melhores na sua posição. Top 3 praí.

André Sousa

Não tem nada a ver. O Matic era top mundial porque estava vários níveis acima, já jogando em Portugal.

O Fernando, o Javi, e outros que tais, também era muito bem cotados aqui em Portugal, só para dar dois exemplos da posição do Matic, e chegaram a outro lado e nota-se a diferença. É uma questão de exigência.

O que é que um Pastore não faria aqui em Portugal? Até choravam...

André Sousa

E não acho que o Gaitán seja mais um. Da mesma forma que o Enzo não o será, mas por ir para uma equipa como o Valência a coisa não será tão fácil. Mas sobre o Gaitán, a jogar sobre o corredor central, já seria mais um jogador a ter em conta no panorama internacional.

Still, a nível mundial, muito dificilmente seria de top.

Foka

Citação de: André Sousa em 28 de Dezembro de 2014, 19:20
Não tem nada a ver. O Matic era top mundial porque estava vários níveis acima, já jogando em Portugal.

O Fernando, o Javi, e outros que tais, também era muito bem cotados aqui em Portugal, só para dar dois exemplos da posição do Matic, e chegaram a outro lado e nota-se a diferença. É uma questão de exigência.

O que é que um Pastore não faria aqui em Portugal? Até choravam...
Eu percebo e concordo com o que estás a dizer. Os níveis de exigência são totalmente diferentes. Fernando superior ao Javi claramente e por isso mesmo vai sendo mais vezes opção do que o Javi foi.
Mas para mim o Gaitán é desse nível Matic ou Di Maria. Está claramente um passo à frente de todos os outros. Com outros colegas e outras ambições O0

PsychoFan

O Enzo não será mais um muito pela sua compreensão do jogo, excelente a ler os lances, a antecipar. A tal agressividade. Ele é mesmo top nisso.

Foka

Citação de: André Sousa em 28 de Dezembro de 2014, 19:21
E não acho que o Gaitán seja mais um. Da mesma forma que o Enzo não o será, mas por ir para uma equipa como o Valência a coisa não será tão fácil. Mas sobre o Gaitán, a jogar sobre o corredor central, já seria mais um jogador a ter em conta no panorama internacional.

Still, a nível mundial, muito dificilmente seria de top.
André o Gaitán tal como o James é um jogador de meio, só não vê quem não quer...

Foka

Citação de: PsychoFan em 28 de Dezembro de 2014, 19:25
O Enzo não será mais um muito pela sua compreensão do jogo, excelente a ler os lances, a antecipar. A tal agressividade. Ele é mesmo top nisso.
Nem Enzo nem Gaitán seriam mais um. Têm qualidades para os meter no topo

Leo_10

Citação de: Foka em 28 de Dezembro de 2014, 19:08
Eu não disse que o achava top mundial.
Top mundial no Benfica tens o Gaitán, o Enzo e talvez o Júlio César.

É um excelente jogador para a realidade que tem o Benfica. O Jonas é melhor? Sim, contudo isso não faz o Lima um jogador limitado. Teres um melhor não lhe retira as qualidades que queres fazer parecer que ele não tem. É um jogador inteligentíssimo na procura de espaços para os colegas, e o que dizes de ele procurar sempre o mesmo lado, não é de todo verdade. É normal que em transições rápidas acabe por definir a jogada mais vezes para um dos lados, contudo não é uma constante e quando estamos no processo ofensivo procura tanto um lado como o outro.

Para mim o Cardozo não era superior ao Lima. Melhor finalizador? Sem duvida! Melhor jogador? Nada disso...

O Lima é limitado porque nas coisas que mais importam num avançado é... tcharam, limitado. Todos os extras que ele tem têm a sua importância mas não têm o peso no jogo que as qualidades que realmente interessam num avançado têm.

Ele procura maioritariamente o mesmo lado. Eu vejo os jogos todos do Benfica e, perdoa-me a imodéstia, considero-me um bom analisador. Mas a questão nem é ser o mesmo lado. A questão é a fraca leitura que faz dos lances, fazendo menos vezes que o desejável, o que estes 'pedem'.

Pá, o Cardozo está anos luz acima. O Lima é jogador de decisões simples, não faz nada de extraordinário num campo. O Cardozo até em passes a rasgar era mestre. Percebia os timings de soltar a bola e trajectórias nesse movimento que o Lima nem em passes simples possui, passe o exagero. A nível de finalização nem há comparação, o Cardozo é em força, em classe, chapéu, até após dribles bonitinhos, com qualquer parte do pé, ... Resumindo, o Cardozo resolve problemas, o Lima não o consegue. Ok, o Lima defende mais e isso tem a sua importância ao nível global da qualidade da equipa. Eu troco essa maior consistência defensiva dada por avançados trabalhadores por um Cardozo que resolva e desequilibre ofensivamente. É um trade-off bastante lógico.

PsychoFan

Citação de: Foka em 28 de Dezembro de 2014, 19:27
Citação de: PsychoFan em 28 de Dezembro de 2014, 19:25
O Enzo não será mais um muito pela sua compreensão do jogo, excelente a ler os lances, a antecipar. A tal agressividade. Ele é mesmo top nisso.
Nem Enzo nem Gaitán seriam mais um. Têm qualidades para os meter no topo
É a tua opinião. Pra mim o Gaitán, não é top mundial, é sim um muito bom jogador, apenas. Numa equipa de qualidade e num campeonato de qualidade, ele será mais um. Basta veres o rendimento do Gaitán contra equipas de igual ou superior valia. Contra o Porto, por exemplo. O Salvio então nem se fala, esse também considerado por muitos Top.

André Sousa

O Salvio e o Gaitán estão em patamares diferentes. E, além disso, o Gaitán está fora da zona onde poderá render mais, no futuro.

Falaram aí do James, e apesar de ter mais qualidade que o Gaitán, é um bom exemplo, de um jogador que jogava a partir da faixa, mas só aparecia no jogo quando recebia no meio. O Gaitán, não sendo igual, é um exemplo semelhante.

O James, a jogar numa ala, no Real, estaria em claro sub-rendimento. O Gaitán é igual. Num contexto mais exigente, pedes desequilíbrios individuais que outros dão. No resto até seriam competentes e acrescentariam algo ao jogo, mas faltaria sempre algo. No meio a conversa é outra.

Aliás, o próprio Gaitán, a nível de 1x1 e no nosso campeonato, a partir da esquerda, perde muito. Fica com o seu jogo limitado.

numaxaca

Existe aqui pessoal que pensa que aquela coisa oval é a bola com que se joga futebol. Haja paciência.

COPERNICUS

É mau que dói.

Até faz mal à vista.

BlankFile

Citação de: COPERNICUS em 28 de Dezembro de 2014, 22:02
É mau que dói.

Até faz mal à vista.

Tenho o mesmo sentimento em relação a alguns dos teus comentários.

Para não dizer praticamente todos.

miniMilk

Top Mundial no Benfica nos últimos anos, e enquanto andavam por cá, considero apenas o Matic e o Garay. Nas suas posições considero que são/eram dos melhores do mundo. O enzo vem um patamar um pouco mais a baixo. O Di ainda era um pouco imaturo quando saiu de cá.
My 2 cents.

Kampz

Citação de: cardosox em 28 de Dezembro de 2014, 22:39
Top Mundial no Benfica nos últimos anos, e enquanto andavam por cá, considero apenas o Matic e o Garay. Nas suas posições considero que são/eram dos melhores do mundo. O enzo vem um patamar um pouco mais a baixo. O Di ainda era um pouco imaturo quando saiu de cá.
My 2 cents.

Concordo, jogadores top 10 do Mundo na sua posição foram esses, Matic e Garay. Talvez o Coentrão também, mais pela escassez de laterais esquerdos de qualidade e por ser um jogador que estava, nessa altura, na sua melhor forma.

Jogadores com qualidade para o ser a curto prazo mas que sairam do Benfica antes disso tivemos Di María e Witsel. O primeiro confirmou-o, o segundo foi meter-se na Rússia. A estes podemos juntar Markovic e Oblak que, contudo, sairam cedo de mais e acho que isso os vai prejudicar.

Depois tivemos alguns jogadores com talento para serem muito bons mas limitações para serem top 10, nomeadamente Javi (a quem falta velocidade e agilidade), Ramires (a quem falta qualidade técnica) e David Luiz (a quem falta inteligência).

Também enquadrarei aqui, em termos de potencial, Rodrigo e André Gomes embora tenham saído ainda imaturos e para um patamar inferior, se bem que tenho um instinto de que o português, quando tiver 28/29 anos, se tiver tido bons treinadores/clubes, vá ser top mundial...

É talvez também neste grupo que se pode enquadrar um Gaitán (com um pé esquerdo fabuloso mas lacunas na tomada de decisão) e um Enzo (jogador completo mas a quem faltam argumentos para ser top).

Muita qualidade temos tido. Uma pena que não se tenha traduzido em títulos e/ou redução do passivo. Este tipo de "sorte" trabalha-se (antes e depois de o jogador cá chegar) mas também se pode esgotar... Basta olhar para o plantel actual.

P.S. - Tenho o feeling de que se o Cristante for aposta...