Lionel Carole

Defesa, 33 anos,
França
Equipa Principal: 1 época (2011-2011), 6 jogos (493 minutos), 0 golos

Equipa B: 1 época, 39 jogos, 1 golo

pauliter

Aos 19 anos aterrei na Bélgica para estudar, sozinho, com duas malas e sem saber falar um corno de francês...

Pois então tive de me desenrascar..

A necessidade faz a oportunidade, ao final de um mês já falava francês com algum à vontade sem ter aulas ou um professor particular que me pudesse ajudar.

Só para dar um exemplo de que para nos integrarmos num país novo, independentemente da idade e da nacionalidade, aprender o idioma é meio caminho andado para uma adaptação melhor.

Não estou com isto a dizer que o Benfica não deve acompanhar os seus jogadores jovens de outras nacionalidades mas também deve partir do jogador a vontade de fazer tudo para que a adaptação seja feita de forma natural e mais rapidamente possível.

De qualquer forma será boato possivelmente, do que tenho ouvido dizer o rapaz até já diz umas coisas em português.

slbenfica_croft

Citação de: Shoky em 10 de Maio de 2011, 03:00
Obvio que não tendo estado lá, nem visto...só pode ser boato para mim.
Li a história...e mesmo sendo verdade, o rapaz estava com um bloco de notas a comprar alimentos.

E?
Tenho um amigo alemão que morava no Porto, tinha mais que amigos e acompanhamento e andava de bloco para todo o lado a apontar palavras e expressões. Em 6 meses falava português fluente.

mas há pessoas que têm mais dificuldade. Conheci gregos e italianos e embora não falassem patavina de portugues, a sua postura descontraída associada à disponibilidade das pessoas fez com que se adaptassem bem a Portugal, mas curiosamente tenho primos emigrados no canadá, já nascidos lá, que qdo passam férias em Portugal, mesmo comigo a falar inglês nota-se que são mto retraídos com as outras pessoas, ambos são mto tímidos e tem medo de fazer perguntas, tirar dúvidas, às vezes até parecem perder o entusiasmo da novidade. Se não fosse eu, quase não falavam com ninguém.

Saveloy

O que não faltam são pessoas que se desenrascaram em condições bem piores que as do Carole. Mas também há muitos casos de quem tenha tido grandes dificuldades de adaptação a um novo país,por vezes inultrapassáveis.

Uma empresa pequena não dispensar certos cuidados a empregados estrangeiros, mas para o Benfica, tomar precauções para que não existam problemas fáceis de evitar é simplesmente obrigatório.

BC

Ok Shoky... se achas que o Carole andava com um bloco de notas, para poder também aprender português tudo bem.

Mas se os meus amigos não tivessem falado com ele, e não tivessem precebido que o Carole está cá mesmo ao deixar andar, não vinha aqui dizer ao serbenfiquista.

Agora, restao ao Carole saber dar luta e trabalhar arduamente para subir a pulso.

p.s Mas gosto quando dão exemplo de pessoas que sobem a pulso e não precisam de ninguém, que o Carole é maior de idade e tem mas é de se safar, é isso tudo. Boas ideias... não falassemos nós de um clube de futebol.

Sav1ola

Mas esta conversa toda é por o miúdo ter sido apanhado num supermercado com um caderno a fazer compras?? Ainda por cima pelo que percebi, por portistas que foram logo elevar o seu clube através de tal :P

O miúdo pode muito bem querer ser independente, querer aprender sozinho e desenrascar-se. Não ter que andar com ama secas para ir fazer compras.

Realmente não entendo o porquê de se falar tanto nisto, o miúdo é apanhado a fazer compras sozinho, já é razão para que o Benfica não acompanha os seus atletas mais novos e que no porco até punham os pais a trabalhar no clube xD

sardao

Citação de: pauliter em 10 de Maio de 2011, 03:00
Aos 19 anos aterrei na Bélgica para estudar, sozinho, com duas malas e sem saber falar um corno de francês...

A necessidade faz a oportunidade, ao final de um mês já falava francês com algum à vontade sem ter aulas ou um professor particular que me pudesse ajudar.

Só para dar um exemplo de que para nos integrarmos num país novo, independentemente da idade e da nacionalidade, aprender o idioma é meio caminho andado para uma adaptação melhor.

Não estou com isto a dizer que o Benfica não deve acompanhar os seus jogadores jovens de outras nacionalidades mas também deve partir do jogador a vontade de fazer tudo para que a adaptação seja feita de forma natural e mais rapidamente possível.

De qualquer forma será boato possivelmente, do que tenho ouvido dizer o rapaz até já diz umas coisas em português.

Atenção que o moço só trabalha 2 horas por dia num local que em nada se compara a uma universidade e o resto do dia está por conta dele.

Acresce o facto de não poder andar nos bares, cafés, tascas e afins, que é onde é mais fácil um gajo meter conversa com desconhecidos  ^-^

Saveloy

O problema não é só o Carole, o probema é se isto não será uma questão de (falta de) mentalidade e organização.

Como já disse, o exemplo dos jogadores que emprestamos fala por si.

slbenfica_croft

Ninguém diz, que as pessoas não têm que ir à luta e esforçar-se por se adaptarem, mas pergunto, tratando-se o BENFICA de um clube de futebol que investe dinheiro a sério em jogadores, que exige rendimento quase imediato, será que parte do papel do clube não passa por proteger e ajudar na adaptação dos recém chegados???

Até do pto vista empresarial faz sentido essa ajuda. Investe-se x dinheiro em alguém e não se ajuda de modo a retirar o melhor rendimento desse activo?

E não duvido do que o BC diz, por uma razão mto simples, é que as estórias são à mto faladas e acontecem à mto no BENFICA, mesmo nos anos 80.

Olhem basta dar o exemplo de jogadores que tenham vestido a camisola de BENFICA  e porto e quase todos eles dizem que foram melhor tratados no porto e mtas vezes nem era por terem ganho mais lá, era mesmo no tratamentos de toda a gente que facilita ao máximo a adaptação, para depois exigir.

pedroslb18

O problema, é que ele treina, vai pra casa, volta a sair pros treinos, e provavelmente para comprar algo pra comer etc.

Certamente nao sai, ja que provavelmente mantem uma boa conduta.

Vai conhecer pessoas onde?

Nas filas dos supermercados?

Se nao tem, alguma pessoa com quem falar, basicamente estará no pc grande parte do dia, a falar para os seus amigos.

pauliter

Citação de: sardao em 10 de Maio de 2011, 03:09

Atenção que o moço só trabalha 2 horas por dia num local que em nada se compara a uma universidade e o resto do dia está por conta dele.

Acresce o facto de não poder andar nos bares, cafés, tascas e afins, que é onde é mais fácil um gajo meter conversa com desconhecidos  ^-^

Atenção que em nada desvalorizo a sua situação e as dificuldades inerentes. Só acho que também tem de partir dos jogadores a vontade de absorver o máximo possível da cultura, idioma e tudo o resto de forma a facilitar a sua adaptação.

Se me perguntarem se o Benfica deveria de facto estar atento a estas situações, respondo sim sem sombra de dúvida mas claro que há situações em que os jogadores têm de ser homenzinhos e "ir à luta" até porque neste caso concreto não sabemos que tipo de apoio tem nos outros dias, nas outras horas livres do jogador.

slbenfica_croft

Citação de: pedroslb18 em 10 de Maio de 2011, 03:13
O problema, é que ele treina, vai pra casa, volta a sair pros treinos, e provavelmente para comprar algo pra comer etc.

Certamente nao sai, ja que provavelmente mantem uma boa conduta.

Vai conhecer pessoas onde?

Nas filas dos supermercados?

Se nao tem, alguma pessoa com quem falar, basicamente estará no pc grande parte do dia, a falar para os seus amigos.
houve tantos casos que foram exactamente isso que disseste, e que depois, qdo se foram embora disseram que não se tinham adaptado...

e mesmo lá fora em vários clubes isso acontece, não só no BENFICA.

a malta esquece-se que os brasileiros falam a nossa lingua, são extrovertidos quase que por natureza, juntam-se em grupinhos e tudo fica mais fácil. Os argentinos são extremamente apegados e tb por natureza própria mto chegados aos uruguaios...

Mas e um francês que cai cá de para-quedas?Um alemão?...

Saveloy

Citação de: pauliter em 10 de Maio de 2011, 03:13
Citação de: sardao em 10 de Maio de 2011, 03:09

Atenção que em nada desvalorizo a sua situação e as dificuldades inerentes. Só acho que também tem de partir dos jogadores a vontade de absorver o máximo possível da cultura, idioma e tudo o resto de forma a facilitar a sua adaptação.Se me perguntarem se o Benfica deveria de facto estar atento a estas situações, respondo sim sem sombra de dúvida mas claro que há situações em que os jogadores têm de ser homenzinhos e "ir à luta" até porque neste caso concreto não sabemos que tipo de apoio tem nos outros dias, nas outras horas livres do jogador.

Verdade,mas não somos todos iguais e para uns isso é muito mais dificil e menos natural que para outros. O que não me passa pela cabeça é que o Benfica não esteja a retirar o máximo rendimento possivel de um jogador porque ele é novo no país e tem dificuldades em se adaptar sentindo-se meio perdido (aqui não estou a falar especificamente do Carole).

Há quem esteja completamente perdido num país novo, a receber uma miséria e ainda assim saiba lutar para sair dessa situação. Mas o Benfica perder um jogador porque ele não esse tipo de mentalidade é amadorismo.

slbenfica_croft

O que o Pedroslb18 disse retrata mto estrangeiros no nosso país.

E nem precisam ser jogadores de futebol. Há pessoas que são mais fechadas sobre si mesmo, é preciso que outros se aproximem..., pode parecer quase redutor isto, mas é uma questão de personalidade.

Além disso, imaginem que o Carole faz exactamente a vida que o pedroslb18 retratou e acreditem que provavelmente não andará mto longe da verdade e que mtos no passado faziam exactamente isso. Será que se estivessem no lugar dele, iriam sentir-se bem?sentir-se-iam adaptados??

Os colegas devem tb eles puxar por ele, no final do treino perguntar-lhe para onde vai, se quer boleia, perguntar se quer almoçar ou jantar com eles...

são pequenos pormenores mto importantes e que de imediato surtem efeito na auto-estima das pessoas e na adaptação a uma realidade diferente.

A faculdade não é um exemplo com o qual se deva comparar. Por natureza é um loca de convivio. Num jogador isso não acontece. Faz os treinos e depois?se for argentino de imediato se junta aos restantes argentinos e uruguaios que são extremamente apegados (sei do que falo por experiência própria, de amigos argentinos em Portugal), se forem brasileiros de imediato estão nas sete quintas e tb eles se juntam em grupinhos...

Agora pergunto, imaginem estas circunstâncias que referi acima à vossa volta num país que não conhecem, não falando a língua local nem nada que se pareça, não havendo mais ninguém com cultura ou nacionalidade semelhante ou igual, fazendo exactamente estes horários, como é que se adaptariam?facilmente não seria e ainda pergunto outra coisa, se os colegas não puxarem pos vocês, que vida levam??

Eu por exemplo, assumo que nestas circunstâncias sentir-me-ia deslocado, desmotivado e com saudades de casa..., será crime?

Pensem nisto, porque às vezes achamos que simplesmente o que recebem para fazer o que gostam é obrigação para tudo.

pauliter

slbenfica_croft percebo perfeitamente o que queres dizer e respeito isso claro.

Da minha experiência ainda que não seja comparável, também eu tive dificuldades inicialmente de adaptação em que as saudades dos meus, do meu país eram imensas. Depois claro ficou mais fácil porque tinha mesmo de ficar mais fácil. É preciso procurar isso mas claro, depende exactamente da personalidade de cada um, aliás é um elemento crucial para uma melhor ou pior adaptação.

Estou em crer que o plantel do Benfica é unido ao ponto de estar do lado do jogador e tentar integrá-lo da melhor forma possível e acredito igualmente que isto foi apenas um caso isolado no Benfica actual e que foi apenas uma excepção no dia-a-dia do jogador.

Sei que antes isso era apontado como um problema mas espero realmente que hoje em dia já não o seja, pelo menos poucas vezes temos ouvido falar de casos semelhantes.

deiaaa

tantas drama queens que por aqui andam. :estrelas: