Luisão

Defesa, 43 anos,
Brasil
Equipa Principal: 15 épocas (2003-2018), 538 jogos (47659 minutos), 47 golos

Títulos: Campeonato Nacional (6), Taça de Portugal (3), Supertaça (4), Taça da Liga (7)

+1benfiquista

Citação de: Vieri em 26 de Setembro de 2018, 09:16
Grande jogador, grandíssimo líder.

Do Luisão, além daqueles golos decisivos, guardarei acima de tudo aquele jogo no Belenenses, em 04/05, em que levámos 3, salvo erro.
Todos sonhavam com o campeonato, naquele jejum interminável, e aquele jogo foi uma pancada brutal.
No fim, quem dá a cara?
Um menino (teria uns 23 aninhos) de voz grossa, a garantir que seríamos campeões.
Ali, aquele menino tão determinado fez-me voltar a acreditar.
Prometeu e tinha de cumprir, como todos os grandes homens, nem que para isso tivesse de subir tão alto que o Ricardo ainda hoje deve achar que ele marcou com a mão. Não foi com a mão, Ricardo, foi com tudo!

Luisão foi um grande jogador, mas como líder, dentro e fora do campo, foi um dos melhores do mundo.
O jogador era inevitável perder, o líder não podemos perder, porque o homem tem muito a passar do que deve ser o Benfica.
Obrigado e até sempre, grande capitão!

Essa veio do baú dos grandes momentos :)
E sim, eu com 15 anos aprendi o que era festejar um título do Benfica à pala dessa cabeçada do grande Luisão. Só por isso fico-lhe eternamente grato.

Shoky

Citação de: Vieri em 26 de Setembro de 2018, 09:16
Grande jogador, grandíssimo líder.

Do Luisão, além daqueles golos decisivos, guardarei acima de tudo aquele jogo no Belenenses, em 04/05, em que levámos 3, salvo erro.
Todos sonhavam com o campeonato, naquele jejum interminável, e aquele jogo foi uma pancada brutal.
No fim, quem dá a cara?
Um menino (teria uns 23 aninhos) de voz grossa, a garantir que seríamos campeões.
Ali, aquele menino tão determinado fez-me voltar a acreditar.
Prometeu e tinha de cumprir, como todos os grandes homens, nem que para isso tivesse de subir tão alto que o Ricardo ainda hoje deve achar que ele marcou com a mão. Não foi com a mão, Ricardo, foi com tudo!

Luisão foi um grande jogador, mas como líder, dentro e fora do campo, foi um dos melhores do mundo.
O jogador era inevitável perder, o líder não podemos perder, porque o homem tem muito a passar do que deve ser o Benfica.
Obrigado e até sempre, grande capitão!

Subscrevo. Mas esse episódio foi depois dum Benfica 0-2 Beira-Mar na Luz.
2 golos de Tanque Silva.

https://www.youtube.com/watch?v=7tn1G7RiMyI

51:13

Festivus

Citação de: ChEsTeR em 26 de Setembro de 2018, 22:41
É verdade que vendemos jogadores cedo de mais mas também é verdade que conseguimos manter vários jogadores durante muitos anos no plantel, hoje em dia não nos faltam referências e isso é importantissimo, dificilmente alguem voltará a fazer 15 épocas (e em todas marcou golos!) tão cedo pelo Benfica ainda assim neste momento temos:

Jardel - 9
Salvio - 8
André Almeida - 8
Fejsa - 6
Jonas - 5
Pizzi - 5
Samaris - 5
Grimaldo - 4


Quando olhei para "Jardel - 9" fiquei tipo "WTF" inicialmente... mas depois lembrei-me que já cá chegou no mercado de Inverno de 2011 e que já não estamos em 2014. Caraças, o tempo voa. O Jardel já vai para a sua 9ª época cá O_o

Fenómeno

Citação de: hertz em 26 de Setembro de 2018, 21:14

É impressão minha ou está ali um troféu por desbloquear? ;D

Roy Kent

Falta aí os campeonatos de 2008/09, 2011/12 e 2012/13, e uma liga Europa.

nightcrowler

Citação de: Mikaeil em 26 de Setembro de 2018, 15:28


Esta mensagem é tanto mais importante quando analisamos o jogo em setubal, em que o Luisão manda tomar no cu o Katsouranis e este mostra o dedo do meio ao brasileiro, acabou tudo em castigo para o grego.

Depois dessa situação, ele vir escrever isto sobre o Luisão, mostra bem o que foi e o que representou no balneário do Benfica.

Festivus

Bem, finalmente vou dizer alguma coisa sobre isto.

Ora bem, o Luisão chegou na época de 2003/2004 ao Benfica e no início demorou algum tempo a se adaptar ao futebol português e Europeu no geral. Daí eu e muitos outros o acharmos meio "tosco" e "desengonçado" no início. Quem não se lembra de jogadores como o Liedson e o Paíto o comerem? Mas rapidamente foi ganhando espaço na equipa e justificando a sua titularidade. Em 2004/2005 marcou um golo decisivo ao Ricardo na Luz, e em 2005/2006 marcou ao Liverpool na 1ª mão na Luz. Estes dois momentos continuam a ser memoráveis após estes anos todos.

O Luisão teve os seus altos e baixos, mas acabaria por verdadeiramente se tornar num grande jogador com a entrada de Jorge Jesus no comando técnico da equipa em 2009/2010. Com Jesus, o Luisão atingiu o auge da sua carreira. E fez uma excelente dupla de centrais com o Garay. Até hoje é a melhor dupla de centrais que vi no Benfica. Principalmente nas épocas de 2012/2013 e de 2013/2014. Aí sim comecei realmente a ver o Luisão como um Capitão com "C" grande.

Nas últimas épocas já lhe começou a pesar a idade, e sinceramente já se devia ter reformado há mais tempo, mas também já vi actos de gestão piores no Benfica, por isso...

Como capitão o Luisão cumpriu, e a sua longevidade no Benfica é de salutar nos dias de hoje. Até me admira o Vieira nunca o ter querido despachar tendo em conta que ele adora vender e que havia sempre novela "Luisão quer sair!" todos os Verões no Benfica... provavelmente muito disso era papel inventado pela imprensa para vender jornais.

Agora, não vos vou mentir. O Luisão não entra no meu top 5 de jogadores favoritos do Benfica que vi jogar, mas isso já é um gosto pessoal e isso não é para aqui chamado.

Luisão não foi perfeito, mas para os tempos actuais dum Benfica e futebol Europeu pós-Bosman foi uma mais-valia, principalmente a sua longevidade. Tão depressa não teremos um jogador chave a ficar cá umas 15-16 épocas seguidas... se é que mais alguma vez iremos ver tal coisa no nosso clube.

Concluindo; adeus, Luisão e o obrigado por tudo!  :bandeira1: :flagglorioso: :bandeiraslb2:


goscinny13

Citação de: daniel.gomes em 26 de Setembro de 2018, 17:08
"... cada vez que o Luisão abria a boca para falar dava-nos uma bronca enorme, as nossas orelhas ficavam a arder. As primeiras semanas com o capitão foram complicadas, foram muito difíceis, muitas broncas em cima de nós. Mas a verdade é que nesse ano ganhamos tudo..." - Siqueira

BragattiSlb

A devida homenagem ao nosso Capitão no momento da despedida (compilação de dedicatórias):

https://naomefodas.blogspot.com/2018/09/benfica-despedida-luisao.html

Abraço :bandeira2:

SonicYouth

15 anos não são 15 dias.
Apesar de alguns "baixos", é uma história impacável, de alguém que, nas horas necessárias, elevou sempre o símbolo do Maior.

Muito obrigado Luisão. Esta será sempre a tua casa e, para ti, as portas estarão sempre abertas.
Porque uma vez um de nós, para sempre um de nós!

hugo1904

Obrigado pelos 15 anos de águia ao peito. Mais de metade da minha vida. Tenho dificuldades, e ainda bem, em recordar-me do Benfica pré-Luisão.

Nem Cosme Damião foi consensual, dada a sua visão romântica quando a realidade já implicava profissionalização do clube.

Foram várias as ocasiões em que lamentei o comportamento do grande Luís, como atleta e Capitão do nosso clube. Contudo, nesta hora de retirada, pega-se na balança e pesa substancialmente mais o prato dos bons momentos. 15 anos e 20 títulos. Se atentarmos ao Benfica pós-90, não há currículo melhor.

Boa sorte nestas novas andanças!

Festivus

Onde meteriam o Luisão num top de lendas do Benfica? Top 20?

Archangel

Quão irónico é o facto de, no primeiro jogo após a retirada do Luisão (que "queria despedida em campo"), um dos centrais sair lesionado?

Naruto

Citação de: Archangel em 27 de Setembro de 2018, 21:54
Quão irónico é o facto de, no primeiro jogo após a retirada do Luisão (que "queria despedida em campo"), um dos centrais sair lesionado?
Já rescindiu?


É que se o jardel tiver lesionado para a próxima semana e com o conti suspenso era capaz de ainda dar jeito para fazer o favor. ...