Mantorras

Avançado, 43 anos,
Angola
Equipa Principal: 8 épocas (2001-2002, 2004-2010), 129 jogos (5080 minutos), 31 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1)

Strata

Parabéns, Pedro! :clap1:

Vem na capa do O Jogo: "Gosto que me chamem preto ou macaco". Ao que é que ele se refere? :huh:

Bola7

Strata

"Gosto que me chamem 'preto' ou 'macaco'"

E é assim mesmo o menino que um dia descalçou os chinelos e saltou para a relva; deixou a pobreza e explodiu no estrelato. Do problemático bairro de Luanda chamado Sambizanga saiu "um diamante em bruto" - as palavras são suas -, que se diz hoje "um símbolo do Benfica". Sempre olhos nos olhos, como gosta que o tratem, Mantorras reclama oportunidades. Tudo, vinca, porque não é coxo. Eis o outro lado do camisola 9, a face do pai que nunca conheceu, do marido, e do homem que poucos conhecem como... "Pedrito".

P | Como é viver mais um aniversário de águia ao peito?
R | Já carrego este emblema no peito há muitos anos, este é mais um, mas com certeza este será especial, porque é o nono ano como profissional, e o 9 é também o número da minha camisola.

P | E como será a comemoração?
R | Vou estar com a minha família, que é o mais importante para mim. Depois, vou estar com os meus colegas no balneário. Vai comprar-se um bolo, serão cantados os parabéns e... pronto.

P | Como é a sua relação com a sua mulher e os seus filhos no dia-a-dia?
R | Os jogadores não param muito em casa, e tenho uma parceira ideal em casa, que me ajuda em todas as etapas. A minha família é o mais importante que tenho no mundo. Está sempre ao meu lado.

P | E tem tempo para brincar com os seus filhos?
R | Há sempre um tempinho. Agora, por exemplo, eles estão de férias na escola, e aproveito os tempos livres para sair com eles e me distrair também. Quero ser um pai presente.

P | Sente que os seus filhos o vêem como um pai ausente?
R | Tenho essa noção. Às vezes, perguntam onde estou. Como não tive oportunidade de ter um pai com a idade deles - o meu pai morreu, quando eu era muito pequeno -, procuro estar sempre muito tempo a seu lado.

P | Como compensa as ausências?
R | Quando tenho tempo livre, vou buscá-los ao colégio, falo muito com eles e aproveito as câmaras do telemóvel para ver como estão.

P | Já disse que Luís Filipe Vieira foi como um pai para si. Como é hoje a sua relação com o presidente?
R | Muita gente diz que só estou no Benfica por ele. Mas não tem nada a ver. A minha família e a do Luís [Filipe Vieira] são muito próximas. Ele é como um pai para mim. Mas tenho mesmo qualidade para estar no Benfica. Se não tivesse encontrado o Luís, teria sido muito enganado, porque era muito ingénuo. Ele ensinou-me o que é a vida. Vim de África. Saí do chinelo para a relva. Mas sou o mesmo.

P | Como viveu essa passagem?
R | O Alverca fez de mim um homem. Deram-me tudo. O que tenho, não é por acaso, porque tudo foi bem feito. Venço tudo o que me aparecer à frente, porque sou ambicioso! Gosto quando me chamam "macaco" ou "preto". É um estímulo e até me dá gozo. Digo para mim mesmo: "Agora, vou mostrar-vos que não é como vocês pensam!"

És grande, Pedrito

ANA PROENÇA

Pedro Manuel não gosta de festas de aniversário. É Maria Júlia, mais conhecida por Nina, a companheira de mais de uma década e a mãe dos seus dois filhos, quem o garante. Pedro conheceu-a em Luanda, ainda adolescente, quando dava os primeiros passos como futebolista. No Santo Rosa, clube da terra, era Nina, a filha do presidente, que servia a comida aos jogadores. Nessa altura já Pedro Manuel era conhecido por Mantorras por se ter queimado numa panela de sopa em pequeno. Só bem mais tarde, já em Alverca, é que o nome adaptado da palavra torrar vai surgir estampado no seu equipamento.

Começámos por falar de festas de aniversário... Pois bem, hoje, Mantorras completa 26 anos de idade e O JOGO, mesmo sabendo da aversão do atleta angolano a comemorações, preparou-lhe uma festa-surpresa, com a certeza de que desta ele irá gostar. Para isso, contámos com a cumplicidade e ajuda da mulher Nina e dos filhos Inacelma e Luís Filipe e convidámos ainda velhos conhecidos e alguns amigos próximos a deixar-lhe uma mensagem de felicitações (ver pág. 20).

É verdade que a vida de Mantorras não tem sido fácil. O pai morreu quando ele tinha apenas três meses. A mãe, vítima uma trombose, deixou-o também ainda jovem. Passou fome em criança e a tudo isto o destino juntou ainda uma grave lesão no joelho direito que lhe condicionou a carreira e o impede ainda hoje de fazer plenamente aquilo de que mais gosta: jogar futebol. "Treinei alguns dos melhores como o Figo ou o Maniche e não tenho dúvidas de que Mantorras seria efectivamente um dos melhores do Mundo, se não tivesse sofrido aquela maldita lesão", analisa a O JOGO Mariano Barreto, que foi preparador-físico do angolano no Alverca.

"A melhor prenda de anos que Mantorras poderia receber era jogar 90'. Aliás, se jogasse 45', já seria uma grande alegria", diz a mulher do camisola 9 do Benfica, Nina.

É por tudo isto que faz ainda mais sentido dizer "parabéns!" a Mantorras. Nenhum dos reveses da vida o conseguiu abater. Além disso, tem o que poucos têm: o carinho e a admiração de todos os que o rodeiam, pela forma de ser humilde, alegre e perseverante. - Jornal O Jogo

:)

.:VMPT:.

LFVL

Parabéns Patorras...

diabinho_in_love

Parabéns Mantorras, meu extremo direito de eleição nesta equipa  O0

BenfiquistaRSA

gosta que lhe chamem "preto" e "macaco"? :huh:

parabens rapaz :metal:

Bola7

Citação de: BenfiquistaRSA em 18 de Março de 2008, 11:49

ele não disse "isso"...gosta de ser espicaçado...

BenfiquistaRSA

Citação de: Bola7 em 18 de Março de 2008, 11:51
Citação de: BenfiquistaRSA em 18 de Março de 2008, 11:49

ele não disse "isso"...gosta de ser espicaçado...

aah  O0

cwally

Tenho que dar algumas palavras além de Parabéns.

Vejo as frases sobre ele no jogo e a entrevista...impressiona-me sempre a simplicidade e humildade com que o homem vive a vida. Grande Homem. É sem duvida o alguem que merece estar no plantel encarnado para compensar mta mentalidade de merda que anda por lá...

Diz a mulher dele ao "o Jogo" que o melhor presente de aniversário que ele queria ter era jogar 45' de seguida num jogo esta época. Só dou comigo a pensar quanto é que ele não merecia mais essa oportunidade que 80% do plantel encarnado que até envergonha a camisola. Até se jogasse pior que luis filipe ou o maxi pereira ou o nuno assis...o que nem anda perto da verdade. Parabens Pedro, tu sabes o que significa futebol.

46Rossi

Parabéns Mantorras!!! :clap1: :clap1:

pedriouf

O Mantorras sabe o q eu penso dele ...

Parabéns rapaz ... pena tenho eu de ti !! Conseguiram estragar.t a carreira ... e agora ainda ajudam mais  :-X

casiraghi

parabens grande mantorras, apesar de tantas lesoes das td o q tens em campo!
abraço

vitor.np

Feliz aniversario Mantorras , e que os 26 sejam melhores que os 25  O0 :bandeiraslb: :bandeiraslb2:

Strata

Citação de: cwally em 18 de Março de 2008, 12:01
Tenho que dar algumas palavras além de Parabéns.

Vejo as frases sobre ele no jogo e a entrevista...impressiona-me sempre a simplicidade e humildade com que o homem vive a vida. Grande Homem. É sem duvida o alguem que merece estar no plantel encarnado para compensar mta mentalidade de merda que anda por lá...

Diz a mulher dele ao "o Jogo" que o melhor presente de aniversário que ele queria ter era jogar 45' de seguida num jogo esta época. Só dou comigo a pensar quanto é que ele não merecia mais essa oportunidade que 80% do plantel encarnado que até envergonha a camisola. Até se jogasse pior que luis filipe ou o maxi pereira ou o nuno assis...o que nem anda perto da verdade. Parabens Pedro, tu sabes o que significa futebol.

O0