Maxi Pereira

Defesa, 40 anos,
Uruguai
Equipa Principal: 8 épocas (2007-2015), 333 jogos (27269 minutos), 21 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (6)

Rigters

Parece que fui o único que gostei do Maxi, ontem...

pauloesteves

Citação de: slbenfica_croft em 30 de Abril de 2013, 16:49
O problema do Maxi é a cabeça.

Não tem a ver com a idade, até porque fisicamente ele é um jogador de uma resistência grande. Não terá problemas em jogar até aos 30 e tal anos a nível top em termos fisicos.

Na Turquia jogou com cabeça e provou mais uma vez que quando não entra em modo louco é um lateral super competente e fiável, mas para além de ter uma competitividade enorme como bom uruguaio que é.

O problema é que este ano anda louco na maioria dos jogos, parece meio lunático.

E isso custa-me porque ele já provou que é MUITO MELHOR que isso.
E sera que o Maxi n tem ordens por parte do Jesus para jogar da forma como tem jogado esta época

orlando77

Citação de: André Sousa em 30 de Abril de 2013, 22:13
Citação de: orlando77 em 30 de Abril de 2013, 16:41
laro que quando uma equipa não está em posse de bola, tem que fazer campo pequeno, e é evidente que o lateral contrário tem que fechar... nisso já te dei razão... mas acredita que o Melgarejo é bem pior do que o Maxi... pois o Melga não fecha mesmo quando a bola está na sua ala...
A questão está apenas que não vou dizer que a culpa é dele, pois antes de ser dele é de outro colega... ou outros... E tu próprio explicás-te e bem a função dos jogadores no meio campo defensivo... Não podemos é dizer que a culpa dos golos sofridos ou das oportunidades de golo do adversário são sempre dos defesas... pois para as bolas entrarem na defesa é porque o ataque e principalmente o meio campo não estão a fazer o seu trabalho de pressão na bola e fecho das linhas de passe...
Eu fui apenas mais um que ontem respirei de alívio quando vi aquela bola na área não dar nada, quando o Maxi já tinha sido ultrapassado... mas lá está... até o JJ tem que ser responsabilizado pois retirou um avançado para colocar mais um jogador com características defensivas, convidando o adversário a subir e a chegar mais facilmente à nossa área...
Ao não colocar o Maxi no grupo Salvio, Matic, Lima, Garay e Artur estou a dizer que a par da maioria também espero que o BENFICA contrate alguém com ainda mais capacidade de ser mais valia... contudo, continuo a dizer que o Maxi é de longe o melhor lateral que temos no plantel... mesmo sabendo que o AA tem melhorado muito...

O Melga não tem de fechar muito dentro quando a bola está no seu corredor. Porque, nesse caso, o lateral contrário, supostamente, deverá estar a fechar por dentro e a empurrar a linha defensiva para o lado dele, ou seja, aproximando o central do lateral, encurtando o espaço entre eles e permitindo ao Melgarejo encurtar o espaço para o extremo do seu lado de forma rápida, se ele receber a bola.

A culpa não tem de ser sempre do defesa, do médio, do avançado, do extremo, o que for. Tem de ser de quem erra. E o Benfica não pode estar habilitado a deixar de ter defesas em campo, porque os jogadores da frente não podem deixar chegar a bola ao sector do ataque, do adversário. Aliás, o Benfica está preparado para defender com poucas unidades atrás da linha da bola. E fá-lo bem. A questão é que a qualidade do adversário também tem peso nestas coisas e, por vezes, essa vence a competência defensiva. Não me chateia quando vejo um golo sofrido onde o adversário teve todo o mérito. Mas deixa-me pior que estragado quando vejo erros infantis deste tipo.

E sim, que venha um lateral direito. Já ando a pedir o Rafinha há anos e anos. Seria estrela para o nosso nível. Hoje em dia deve ser só impossível.
Mas o problema do Melga e isso já aconteceu em épocas anteriores com outros laterais esquerdos, é que ele leva com a movimentação do ala e com o lateral em posse de bola... ou seja 2 para 1.. sendo que o Gaitán defender táketo que dá trabalho... ou então que seja mesmo ordens que tenha... mas o que é certo é que o posicionamento do Melga em vez de ser fechar para convidar a bola a entrar na linha, fica aberto e leva com bolas entre ele e o central mesmo que o central se aproxime... e quem normalmente tem resolvido essas situações é o trinco... o Matic... que tem sido um bombeiro... ou seja, uma vez mais lá está a importância do aparecimento do meio campo defensivo...
Mas não nos esqueçamos que nessa zona (MDC) já existem adversários... e ter de auxiliar colegas por falta de acompanhamento de outros... isso nunca vou concordar...
Até nisso o Salvio é um exemplo... e permitir o Gaitán ficar com mais liberdade não faz qualquer sentido, uma vez que em nada é melhor que o Salvio... nada... por isso não tem que ter privilégios... tem que acompanhar o lateral contrário e mais nada... e não é defender com os olhos como costuma fazer... é pressioná-lo por forma a que ele não tenha tempo para pensar no que vai fazer... nem visão de jogo, nem linhas de passe até que naturalmente perde a bola...
Hoje no que respeita à pressão ao portador da bola... o jogo da LC foi um hino... possa... ehheh

André Sousa

Citação de: orlando77 em 30 de Abril de 2013, 22:38
Mas o problema do Melga e isso já aconteceu em épocas anteriores com outros laterais esquerdos, é que ele leva com a movimentação do ala e com o lateral em posse de bola... ou seja 2 para 1.. sendo que o Gaitán defender táketo que dá trabalho... ou então que seja mesmo ordens que tenha... mas o que é certo é que o posicionamento do Melga em vez de ser fechar para convidar a bola a entrar na linha, fica aberto e leva com bolas entre ele e o central mesmo que o central se aproxime... e quem normalmente tem resolvido essas situações é o trinco... o Matic... que tem sido um bombeiro... ou seja, uma vez mais lá está a importância do aparecimento do meio campo defensivo...
Mas não nos esqueçamos que nessa zona (MDC) já existem adversários... e ter de auxiliar colegas por falta de acompanhamento de outros... isso nunca vou concordar...
Até nisso o Salvio é um exemplo... e permitir o Gaitán ficar com mais liberdade não faz qualquer sentido, uma vez que em nada é melhor que o Salvio... nada... por isso não tem que ter privilégios... tem que acompanhar o lateral contrário e mais nada... e não é defender com os olhos como costuma fazer... é pressioná-lo por forma a que ele não tenha tempo para pensar no que vai fazer... nem visão de jogo, nem linhas de passe até que naturalmente perde a bola...
Hoje no que respeita à pressão ao portador da bola... o jogo da LC foi um hino... possa... ehheh

O Gaitán defende bem. Principalmente em organização defensiva. Em transição é que é piorzinho, por ser pouco disponível para o jogo, mas está longe de ser um problema nesse aspecto. O problema, nisso, é o Benfica ter um meio campo a dois. Não há mal nenhum em ver o Matic a formar um triângulo com o central e o lateral. O que tem de acontecer, é que o outro médio tem de responder a essa movimentação e juntar-se ao Matic, dando-lhe cobertura, e o Salvio tem de fechar na linha do segundo médio contrário. Basicamente, bascular toda para o lado da bola. Só que isto é muito desgastante e exigente.

O Gaitán é superior ao Salvio em muita coisa. Tecnicamente é mais forte e é bem mais criativo e imprevisível. Isto é uma boa parte do jogo. Mas estamos a falar de dois jogadores bem distintos. Um é jogador de corredor lateral e outro jogador de corredor central.

orlando77

Citação de: André Sousa em 30 de Abril de 2013, 22:45
Citação de: orlando77 em 30 de Abril de 2013, 22:38
Mas o problema do Melga e isso já aconteceu em épocas anteriores com outros laterais esquerdos, é que ele leva com a movimentação do ala e com o lateral em posse de bola... ou seja 2 para 1.. sendo que o Gaitán defender táketo que dá trabalho... ou então que seja mesmo ordens que tenha... mas o que é certo é que o posicionamento do Melga em vez de ser fechar para convidar a bola a entrar na linha, fica aberto e leva com bolas entre ele e o central mesmo que o central se aproxime... e quem normalmente tem resolvido essas situações é o trinco... o Matic... que tem sido um bombeiro... ou seja, uma vez mais lá está a importância do aparecimento do meio campo defensivo...
Mas não nos esqueçamos que nessa zona (MDC) já existem adversários... e ter de auxiliar colegas por falta de acompanhamento de outros... isso nunca vou concordar...
Até nisso o Salvio é um exemplo... e permitir o Gaitán ficar com mais liberdade não faz qualquer sentido, uma vez que em nada é melhor que o Salvio... nada... por isso não tem que ter privilégios... tem que acompanhar o lateral contrário e mais nada... e não é defender com os olhos como costuma fazer... é pressioná-lo por forma a que ele não tenha tempo para pensar no que vai fazer... nem visão de jogo, nem linhas de passe até que naturalmente perde a bola...
Hoje no que respeita à pressão ao portador da bola... o jogo da LC foi um hino... possa... ehheh

O Gaitán defende bem. Principalmente em organização defensiva. Em transição é que é piorzinho, por ser pouco disponível para o jogo, mas está longe de ser um problema nesse aspecto. O problema, nisso, é o Benfica ter um meio campo a dois. Não há mal nenhum em ver o Matic a formar um triângulo com o central e o lateral. O que tem de acontecer, é que o outro médio tem de responder a essa movimentação e juntar-se ao Matic, dando-lhe cobertura, e o Salvio tem de fechar na linha do segundo médio contrário. Basicamente, bascular toda para o lado da bola. Só que isto é muito desgastante e exigente.

O Gaitán é superior ao Salvio em muita coisa. Tecnicamente é mais forte e é bem mais criativo e imprevisível. Isto é uma boa parte do jogo. Mas estamos a falar de dois jogadores bem distintos. Um é jogador de corredor lateral e outro jogador de corredor central.
Nisso estamos plenamente de acordo... e viu-se contra o sporting que apenas quando o Gaitán teve o Ola John e o Salvio dos lados a dar largura é que foi mais valia no centro... mas até aí tiro o chapéu ao Salvio... e sabes porquê? se o Salvio não faz a movimentação para interior para ser possivel a conhecida tabela... a jogada tinha sido semelhante a muitas outras que se perderam na ala... pois eu dou muito mais mérito a quem se movimenta sem bola... Um jogador quando corre demasiados metros com a bola nos pés é mau sinal...
Comparar Gaitán e Salvio é um crime... o Gaitán é de picos... o Salvio o homem é bom a tudo... possa... incomparável... e parece que é lento... ele tem uma mudança de velocidade impressionante... é coletivo, protege bem a bola, finaliza muito bem, defende, é humilde,... é um ídolo não só para mim mas para todos... lá está é daqueles que reune concenso...

Em relação ao Matic... nem sempre jogamos com outro médio tipo André Gomes que lhe pode fazer cobertura defensiva... na maioria das vezes temos o Enzo... e a ideia do JJ é quase sempre a mesma... pensa muito mais ofensiva do que defensivamente... por isso é que marcamos muitos golos, mas também temos sofrido alguns... pois a ideia do JJ é que os adversários não podem subir muito, em ataque organizado, pois se perdem a bola têm de se preocupar em marcar avançados, médios ofensivos e alas... Eu tiro o chapéu ao JJ na organização ofensiva da equipa pois tem "engordado" vários laterais e alas... e o volume ofensivo não é mera obra do acaso é trabalhado... mas em contrapartida custa-me ver o BENFICA a defender... muito partido... mas sei que é algo treinado... na prespetiva do ataque-rápido ou contra-ataque... só que como treinador defensivo que sou... custa-me que se caia sempre em cima dos mesmos... os defesas... daí ter saído um pouco em defesa do Maxi... apesar que ele nem precisava... heheh

Mas o modelo de jogo que devemos implementar numa equipa tem de ir ao encontro dos jogadores que temos... e claramente as nossas armas são ofensivas... basta ver que nas contratações é sempre uma porrada de alas e avançados... laterais e centrais que é bom tá keto... :(

Lima #11

Está aí uma boa discussão. Apenas li o último comentário, e só gostava de dar o meu contributo com o seguinte:

- Salvio: acho-o um grande talento. Daqueles que dentro de um ou dois anos será um jogador de topo mundial, ao nível do Matic. Agora, ele tem de trabalhar mais na decisão e no timing certo para combinar com os colegas. Muitas vezes agarra-se muito à bola, perdendo-se a oportunidade da linha de passe.

- Organização defensiva: o facto de sermos uma equipa que aposta mais nessa organização ofensiva, como referiram, não significa que tenhamos de descurar a defesa. Aliás, o Jesus se olhar bem para o exemplo do Barcelona, poderá descobrir o que o Benfica precisa para ser mais equilibrado a nível ofensivo e defensivo. Reparem que a equipa encarnada não consegue gerir a posse de bola, nem os ritmos de jogo. Está sempre a acelerar o jogo. E isso por vezes não é possível, pois parte da equipa vai precisar de respirar a certo momento de jogo.

André Sousa

Citação de: orlando77 em 30 de Abril de 2013, 23:04
Nisso estamos plenamente de acordo... e viu-se contra o sporting que apenas quando o Gaitán teve o Ola John e o Salvio dos lados a dar largura é que foi mais valia no centro... mas até aí tiro o chapéu ao Salvio... e sabes porquê? se o Salvio não faz a movimentação para interior para ser possivel a conhecida tabela... a jogada tinha sido semelhante a muitas outras que se perderam na ala... pois eu dou muito mais mérito a quem se movimenta sem bola... Um jogador quando corre demasiados metros com a bola nos pés é mau sinal...
Comparar Gaitán e Salvio é um crime... o Gaitán é de picos... o Salvio o homem é bom a tudo... possa... incomparável... e parece que é lento... ele tem uma mudança de velocidade impressionante... é coletivo, protege bem a bola, finaliza muito bem, defende, é humilde,... é um ídolo não só para mim mas para todos... lá está é daqueles que reune concenso...

Em relação ao Matic... nem sempre jogamos com outro médio tipo André Gomes que lhe pode fazer cobertura defensiva... na maioria das vezes temos o Enzo... e a ideia do JJ é quase sempre a mesma... pensa muito mais ofensiva do que defensivamente... por isso é que marcamos muitos golos, mas também temos sofrido alguns... pois a ideia do JJ é que os adversários não podem subir muito, em ataque organizado, pois se perdem a bola têm de se preocupar em marcar avançados, médios ofensivos e alas... Eu tiro o chapéu ao JJ na organização ofensiva da equipa pois tem "engordado" vários laterais e alas... e o volume ofensivo não é mera obra do acaso é trabalhado... mas em contrapartida custa-me ver o BENFICA a defender... muito partido... mas sei que é algo treinado... na prespetiva do ataque-rápido ou contra-ataque... só que como treinador defensivo que sou... custa-me que se caia sempre em cima dos mesmos... os defesas... daí ter saído um pouco em defesa do Maxi... apesar que ele nem precisava... heheh

Mas o modelo de jogo que devemos implementar numa equipa tem de ir ao encontro dos jogadores que temos... e claramente as nossas armas são ofensivas... basta ver que nas contratações é sempre uma porrada de alas e avançados... laterais e centrais que é bom tá keto... :(

As coisas também podem ser vistas de forma diferente. O Salvio e o Ola John só começaram a dar mais nas vistas quando tiveram alguém a distribuir bem o jogo para eles. O Gaitán não precisa do Salvio e do Ola John para brilhar. Nem de qualquer outro. Precisa, apenas, de encarar o jogo de frente, de aparecer no último terço, a partir do corredor central. É algo que muda toda a perspectiva que ele tem do jogo e permite trazer a sua imprevisibilidade ao de cima, e todos os recursos técnicos que tem.

O Salvio tem o bónus de aparecer bem nos jogos grandes. A par do Gaitán, já agora. Mas tem um defeito. Está um jogador algo previsível. Sempre muito vertical. Não que não tenha capacidade para mais, porque quando recebe a bola mais dentro, tem capacidade para criar algo diferente do típico movimento em direcção à linha de fundo. E reúne consenso não só pela qualidade que tem, mas muito pela atitude que mostra para o jogo. Essa é, também, uma das razões para o Gaitán não ser tão consensual entre os adeptos, ou o próprio Ola John. São pouco disponíveis fisicamente, embora o Gaitán tenha vindo a crescer nesse aspecto.

O Enzo é mesmo o complemento ideal para o Matic por isso mesmo. É muito inteligente e tem uma disponibilidade física muito, muito boa. Eu também não sou grande fã do nosso modelo de jogo, e acredito que era possível replicar toda a avalanche ofensiva com um sistema de jogo mais equilibrado, mas é a ideologia dele.

Se és um treinador defensivo, então, muito sinceramente, não percebo como é que não viste o erro do Maxi naquele lance contra o Sporting, que, repito mais uma vez, é de infantil. E sim, não foi o único erro na jogada.

ChEsTeR

Adoro Maxi mas acho que está em fim de ciclo no Benfica

Tsoukalos


orlando77

Citação de: André Sousa em 30 de Abril de 2013, 23:17
Citação de: orlando77 em 30 de Abril de 2013, 23:04
...
Se és um treinador defensivo, então, muito sinceramente, não percebo como é que não viste o erro do Maxi naquele lance contra o Sporting, que, repito mais uma vez, é de infantil. E sim, não foi o único erro na jogada.
Pelos vistos estamos de acordo em tudo... ou quase...
Se fores atrás, se calhar chegas à conclusão que tirás-te ilações precipitadas a meu respeito e lanças-te críticas à minha capacidade enquanto treinador que podias ter evitado...
Não há treinadores ideais... não há nenhum treinador ou jogador que reuna consenso universal... por isso é que gostamos de futebol... pois leva-nos ao debate de ideias... mas de preferência saudável... para ser possível estarmos em constante evolução... pois mais do que o que eu já sei... quero sempre estar a aprender... pois nunca se sabe tudo... nem eu nem ninguém...
Deixei esta citação para perceberes de uma vez por todas, que um treinador defensivo, quer todos os seus jogadores a defender... não se foca especialmente no trabalho defensivo da defesa... muito pelo contrário, quer o avançado e os alas a convidar os defesas contrários a fazer entrar a bola onde queremos que ela entre, e depois fazer entrar os jogadores que queremos nessa zona para ganhar a posse de bola e deixar os jogadores que queremos soltos para rapidamente a receber e sair a jogar...
Ou seja, eu vejo tudo numa prespetiva global, não devemos opinar em relação a um jogador isoladamente pois a bola circula pelo campo todo e todos são responsáveis...
Nada disto retira ao Maxi, aquilo que lhe é reconhecido esta época pela negativa, contudo de modo algum deve retirar o muito que ele tem contribuído pela positiva... (lembro-me do jogo com o Newcastle em casa que eu fui ver... e que quando ele entrou, a sua entrega e intensidade foram um contagio importante para os colegas e pela negativa para os adversários... até me ri numa bola que o lateral deles manda para fora porque pensava que o Maxi já estava em cima dele, mas nem estava... só que nas jogadas anteriores o Maxi tinha entrado com tudo... e adoro isso num jogador... adoro!)
Para acabar e indo mais uma vez ao encontro do que citás-te... é quase como um convidado ter partido alguma coisa mas nós batemos no nosso filho pois é mais fácil... ele não devia estar a brincar com a bola dentro de casa... a culpa também é dele... mas quem mandou um estoiro foi o outro... Eu prefiro apontar o dedo e falar com os jogadores que são os primeiros responsáveis... segundos e terceiros responsáveis claro que devem de perceber que podem e devem de ajustar procedimentos... mas quem vai à queima, quem não faz pressão, quem erra o passe, quem erra a recepção... isso sim são erros primários... tudo o resto são consequências desta primeira ação...

Star

vejo textos de 50 linhas, ate cansa so de olhar...saiam mais de casa gente ;)

orlando77

Citação de: Star em 01 de Maio de 2013, 13:53
vejo textos de 50 linhas, ate cansa so de olhar...saiam mais de casa gente ;)
bem observado... vou até ao campo dar uns toques... ehehhe ;)

André Sousa

Citação de: Star em 01 de Maio de 2013, 13:53
vejo textos de 50 linhas, ate cansa so de olhar...saiam mais de casa gente ;)

Ena. Tanto conteúdo num só post.

André Sousa

Citação de: orlando77 em 01 de Maio de 2013, 13:20
Pelos vistos estamos de acordo em tudo... ou quase...
Se fores atrás, se calhar chegas à conclusão que tirás-te ilações precipitadas a meu respeito e lanças-te críticas à minha capacidade enquanto treinador que podias ter evitado...
Não há treinadores ideais... não há nenhum treinador ou jogador que reuna consenso universal... por isso é que gostamos de futebol... pois leva-nos ao debate de ideias... mas de preferência saudável... para ser possível estarmos em constante evolução... pois mais do que o que eu já sei... quero sempre estar a aprender... pois nunca se sabe tudo... nem eu nem ninguém...
Deixei esta citação para perceberes de uma vez por todas, que um treinador defensivo, quer todos os seus jogadores a defender... não se foca especialmente no trabalho defensivo da defesa... muito pelo contrário, quer o avançado e os alas a convidar os defesas contrários a fazer entrar a bola onde queremos que ela entre, e depois fazer entrar os jogadores que queremos nessa zona para ganhar a posse de bola e deixar os jogadores que queremos soltos para rapidamente a receber e sair a jogar...
Ou seja, eu vejo tudo numa prespetiva global, não devemos opinar em relação a um jogador isoladamente pois a bola circula pelo campo todo e todos são responsáveis...
Nada disto retira ao Maxi, aquilo que lhe é reconhecido esta época pela negativa, contudo de modo algum deve retirar o muito que ele tem contribuído pela positiva... (lembro-me do jogo com o Newcastle em casa que eu fui ver... e que quando ele entrou, a sua entrega e intensidade foram um contagio importante para os colegas e pela negativa para os adversários... até me ri numa bola que o lateral deles manda para fora porque pensava que o Maxi já estava em cima dele, mas nem estava... só que nas jogadas anteriores o Maxi tinha entrado com tudo... e adoro isso num jogador... adoro!)
Para acabar e indo mais uma vez ao encontro do que citás-te... é quase como um convidado ter partido alguma coisa mas nós batemos no nosso filho pois é mais fácil... ele não devia estar a brincar com a bola dentro de casa... a culpa também é dele... mas quem mandou um estoiro foi o outro... Eu prefiro apontar o dedo e falar com os jogadores que são os primeiros responsáveis... segundos e terceiros responsáveis claro que devem de perceber que podem e devem de ajustar procedimentos... mas quem vai à queima, quem não faz pressão, quem erra o passe, quem erra a recepção... isso sim são erros primários... tudo o resto são consequências desta primeira ação...

Eu não tirei conclusão nenhuma. Só achei estranho, sendo tu treinador, não reconheceres o erro básico do Maxi. Apenas.

Eu também olho para as coisas de uma perspectiva global. E também defendo que não são apenas os defesas que devem defender. Só que há erros e erros.

Sobre o muito que o Maxi já contribuiu esta época... Pá, ele não tem contribuído praticamente nada. Uma coisa ali, outra acolá, e pouco sumo para espremer. Mas está visto que é uma forma diferente de ver as coisas, porque nunca na vida catalogaria aquilo que o Maxi fez contra o Newcastle como algo de grande relevo, pelo tempo que foi, e pelas ações que foram.

Não é um erro primário porque isso pode depender de outros factores, de outros colegas. O Maxi, ali, ainda nem o erro no meio campo tinha acontecido, e já devia estar exactamente no espaço onde a bola entrou, para o Elias rematar. É tão simples quanto isso.

vincitore

O Carlos Azelha também é capaz de escrever textos grandes  ;D O0