Ruben Amorim

Médio, 39 anos,
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (2008-2011, 2013-2015), 154 jogos (8638 minutos), 6 golos

Equipa B: 1 época, 2 jogos, 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Saveloy

Citação de: 30min à Benfica em 03 de Dezembro de 2024, 14:42
Citação de: Saveloy em 03 de Dezembro de 2024, 14:41
Citação de: Roy Kent em 03 de Dezembro de 2024, 13:48
Citação de: SousaLB em 03 de Dezembro de 2024, 12:33
Citação de: fdpdc666 em 03 de Dezembro de 2024, 12:31Treinadores de equipas de formação não devem ter autonomia total. Nem é assunto sequer.

Como é óbvio.

De caminho a equipa B e a principal também tinham que se adaptar à forma de jogar dele, não?

E isso ia ser mau, como se viu, fixe é comer com o yes man Vieirista/Mendes.

É suposto o Benfica vergar-se a exigências irrazoáveis de gajos com pouco mais que zero como currículo não vá calhar serem grandes treinadores?

Aliás, esta história é tão ridícula que até me custa acreditar que seja só isto.

Ter controlo sobre as camadas jovens são exigências irrazoáveis?

Eu não creio que seja.

Para o treinador dos sub-23?

Achas bem que o próximo tenha? Queres dar um dos maiores trunfos do Benfica nos últimos anos, na sua totalidade, a alguém sem experiência ou provas dadas?

O Paulo Lopes devia ter tido controlo total das camadas jovens? Sequer o Verissimo?

Aguia31

Quem tem o controlo da formação é o Mendes!

Fenómeno

Citação de: fdpdc666 em 03 de Dezembro de 2024, 12:31Treinadores de equipas de formação não devem ter autonomia total. Nem é assunto sequer.

Penso que estás a misturar as coisas.

Todos os clubes têm ( ou deveriam ter) um modelo de jogo determinado e, por isso, acabam por fazer as contratações/entrevistas com base num perfil pré-estabelecido. Logo, como disseste, e bem, não existe uma total autonomia do treinador, especialmente na forma de jogar. 

No caso do Amorim, pelo o que me foi dito, não foram essas restrições que o fizeram recusar. Foi sim a imposição de ter de jogar com o jogador X, Y e Z porque assim os seus empresários entendiam... e isso obviamente que não é normal.

Existem N treinadores que são despedidos por isso em Portugal. O Braga é um exemplo claro desta realidade, só treinadores com o "jogo de cintura" do Carlos Carvalhal para conseguirem lidar com estas influências externas.

Outro exemplo, ainda mais escandaloso, é a FPF, onde eu tenho a forte convicção que o atual selecionador da seleção teve aceitar/concordar com várias imposições da federação para ficar com o cargo.

peter_slb

Citação de: zefo em 03 de Dezembro de 2024, 14:40Este gajo é super inteligente... Que gestor de inteligência emocional. Com esta declaração abriu , escancarou a porta a um regresso ao Benfica. Os lagartos ficam sentidos mas acolhiam de volta...

a porta de um treinador com o nível do Ruben Amorim que em nenhum momento ofendeu o Benfica, estaria sempre escancarada, desde que tenhamos condições para o contratar, algo que não acontece desde que saiu do Braga e que não se perspetiva poder acontecer no futuro próximo.

Não precisa de reafirmar o Benfiquismo, que nunca negou, para escancarar essa porta.

fdpdc666

Citação de: 30min à Benfica em 03 de Dezembro de 2024, 14:42
Citação de: Saveloy em 03 de Dezembro de 2024, 14:41

Como é óbvio.

De caminho a equipa B e a principal também tinham que se adaptar à forma de jogar dele, não?

É suposto o Benfica vergar-se a exigências irrazoáveis de gajos com pouco mais que zero como currículo não vá calhar serem grandes treinadores?

Aliás, esta história é tão ridícula que até me custa acreditar que seja só isto.

Ter controlo sobre as camadas jovens são exigências irrazoáveis?

Eu não creio que seja.

Depende do que se queira dizer com controlo.
Não deve ser o treinador principal a estar encarregue da estratégia para as camadas jovens, seja ele quem for.

Terias dado esse poder ao Schmidt?

Se a estratégia que existe (ou a falta dela) não é a mais correta, é outro tema.

Rei

Citação de: zefo em 03 de Dezembro de 2024, 14:40
Citação de: Rei em 03 de Dezembro de 2024, 14:31
Citação de: DVP_SLB em 03 de Dezembro de 2024, 14:14Quer fazer as pazes!

Mas que pazes? Ele fez o que tinha a fazer, foi profissional.

Evidentemente que continua a ser benfiquista. Nada de surpreendente.
Tipo o jj

O JJ não era benfiquista. Além disso é um tipo muito diferente, nada a ver com o Amorim.

Roy Kent

Citação de: SousaLB em 03 de Dezembro de 2024, 14:32

Como é óbvio.

Não ia ser mau, ia ser estúpido.

Não há só duas alternativas.

Ou então ia ser excelente. Mas temos o Lage, o amigalhaço.

fdpdc666

Citação de: Fenómeno em 03 de Dezembro de 2024, 14:50

Todos os clubes têm ( ou deveriam ter) um modelo de jogo determinado e, por isso, acabam por fazer as contratações/entrevistas com base num perfil pré-estabelecido. Logo, como disseste, e bem, não existe uma total autonomia do treinador, especialmente na forma de jogar. 

No caso do Amorim, pelo o que me foi dito, não foram essas restrições que o fizeram recusar. Foi sim a imposição de ter de jogar com o jogador X, Y e Z porque assim os seus empresários entendiam... e isso obviamente que não é normal.

Existem N treinadores que são despedidos por isso em Portugal. O Braga é um exemplo claro desta realidade, só treinadores com o "jogo de cintura" do Carlos Carvalhal para conseguirem lidar com estas influências externas.

Outro exemplo, ainda mais escandaloso, é a FPF, onde eu tenho a forte convicção que o atual selecionador da seleção teve aceitar/concordar com várias imposições da federação para ficar com o cargo.

Não faço ideia se foi isso que aconteceu. Se foi (e/ou ainda é) é errado.

O que quero dizer é que NUNCA deverá caber a um treinador definir a estratégia para as camadas jovens.

No caso de treinadores principais ainda menos sentido faz, porque são escravos dos resultados das suas próprias equipas e, em última análise, estão a (curto) prazo no Clube.

E não é por fazermos as coisas bem ou mal que a minha opinião muda em relação a esse aspeto especificamente.

Tem de haver uma estratégia clara e bem delineada, alguém da cúpula da estrutura do futebol responsável por ela, treinadores e restantes colaboradores competentes que sejam capazes de a por em prática e escrutínio dos resultados.

alves6

Respeito por este gajo! Espero um dia vê-lo a treinar o Benfica e não é por ter dito aquilo que disse!

Fenómeno

Citação de: fdpdc666 em 03 de Dezembro de 2024, 15:03
Citação de: Fenómeno em 03 de Dezembro de 2024, 14:50

Não faço ideia se foi isso que aconteceu. Se foi (e/ou ainda é) é errado.

O que quero dizer é que NUNCA deverá caber a um treinador definir a estratégia para as camadas jovens.

No caso de treinadores principais ainda menos sentido faz, porque são escravos dos resultados das suas próprias equipas e, em última análise, estão a (curto) prazo no Clube.

E não é por fazermos as coisas bem ou mal que a minha opinião muda em relação a esse aspeto especificamente.

Tem de haver uma estratégia clara e bem delineada, alguém da cúpula da estrutura do futebol responsável por ela, treinadores e restantes colaboradores competentes que sejam capazes de a por em prática e escrutínio dos resultados.

Repara que existem N clubes sem identidade ou com uma filosofia de jogo outdated a procurar treinadores com "novas ideias".

Em Portugal existem treinadores competentes que são despedidos por incompetência da direção. É prática recorrente...

Em Inglaterra, os treinadores têm muito mais autonomia, especialmente nos clubes sem identidade. São tratados como gestores e responsáveis pelo funcionamento de todos os departamentos.

O Manchester foi crescendo e consolidado a sua identidade com base no trabalho e na visão do Fergusson... Existem inúmeros casos, o Arsenal com o Wenger, o Chelsea com o Mourinho, o Liverpool com o Klopp, o City com o Pep... O Ajax com o Cruijff, entre outros.

kino

Um verdadeiro erro de casting de estrumetura que acha que pode gerir tudo e que os treinadores são meros fantoches.

Fica-lhe muito bem admitir o que sente o seu coração de verdade, viu a merda que esta no clube a seguiu a sua vida, não deixa de amar o clube porque o amor ao Benfica é algo que nasce e fica para toda a vida.

Fez no sporting aquilo que queria e devia ter feito no Benfica, quem sabe dentro de uns anos volte ao clube que ama.

d1keke

Nem é assunto discutível sequer isso do Amorim..

Seja o Amorim o Guardiola ou o papa não muda a estratégia do clube..

dsdsds44

15h42m e o rascord de lisboa continua sem acesso à comunicação social inglesa.

Alguém os avise...

slbenfica_croft

Nós sempre soubemos Rúben.

E doeu.

Mas atenção, fosses para o porto e não haveria perdão possível

slbenfever

Foi mais um erro histórico do rei do betão e dos pneus para a coleção.
Gostava dele como jogador, no entanto tenho um mix feelings em relação a ele não por ter estado nos lagartos e por ter reerguido um clube em cacos que antes dele praticamente nada ganhava, mas sobretudo por figuras que fez e algumas declarações desnecessárias que proferiu sobre nós como quando disse que "estava do lado errado" para cair no goto dos adeptos lagartos.
Agora o seu valor como treinador até à data é inquestionável. Mais uma vez tal como aconteceu com Mourinho fica provado que só damos tiros nos próprios pés e somos geridos há largas décadas por incompetentes sem nível para presidir o clube e para quem a prioridade não passa pelo sucesso desportivo.