Rui Águas

Avançado, 64 anos,
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (1985-1988, 1990-1994), 237 jogos (17340 minutos), 104 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (3)

pcssousa


Aloutre

Eish ó Sousa...

Acabei de almoçar, caramba ;D

Shoky


Shoky

Benfica 2-0 Belenenses | Taça de Portugal 1985/86


Shoky

Benfica 5-2 Boavista | Taça de Portugal 1992/93


Zlatan

José Rui Lopes Águas. Lisboa. 28 de Abril de 1960. Avançado.
Épocas no Benfica: 7 (85/88 e 90/94). Jogos: 237. Golos: 104. Títulos: 3 (Campeonato Nacional) e 3 (Taça de Portugal).
Outros clubes: Cultural da Pontinha, Sporting, Sesimbra, Atlético, Portimonense, FC Porto, Reggiana e Estrela da Amadora. Internacionalizações: 31.



Não é seguramente no futebol, pelo menos ao nível do alto rendimento, que o aforismo "filho de peixe sabe nadar" encontra maior espaço de afirmação. Já o mesmo nunca poderia dizer (ou talvez sentir) o malogrado José e o seu filho Rui, que, fazendo excepção à regra, transformaram a família Águas na mais emblemática do futebol luso. E com a vantagem adicional – inclua-se também o sobrinho/primo Raul, outro jogador do Benfica – de se revelar pródiga em comunicar no idioma predilecto dos fãs da causa da bola – o golo.

Rui cresceu com a imagem do pai a erguer a Taça dos Campeões. Daquelas que inspiram mais que um quadro de Picasso ou de outro dos imortais da tela. Por isso, aos 12 anos, era vê-lo nos infantis do Benfica. Foi assim durante duas épocas, seguindo-se o Cultural da Pontinha e o Sporting. Depois de uma pausa, com o voleibol a fazer em exclusivo as despesas da prática desportiva, Rui Águas, já sénior, defendeu as cores do Sesimbra, do Atlético e do Portimonense, ingressando no Benfica, aos 24 anos, corria a temporada de 84/85.



Ponta-de-lança nato, especialista no jogo aéreo, tinha mais intuição que escola. Mas tinha razão e coração. Mais ainda, tinha inteligência. O poder de salto e a execução técnica faziam o resto. E o resto eram golos, muitos golos. Um acervo deles. No total, fez 123 remates certeiros pelo Benfica, em 285 jogos, distribuídos por sete temporadas. Na época 90/91, sagrou-se mesmo o melhor marcador do Nacional. Conquistou três Campeonatos e outras tantas Taças de Portugal.

Durante dois anos (88/89 e 89/90) jogou no FC Porto, transferindo-se para o Norte, alegando que o Benfica "pagava mal". Em 31 ocasiões, vestiu a camisola das quinas, com o apreciável contributo de dez golos (seis pelo Benfica). Ainda disputou a final dos Campeões, em 87/88, frente ao PSV, mas não conseguiu imitar o italiano Paolo Maldini, vencedor do titulo europeu tal como o pai, Cesare Maldini, duas décadas atrás.


Abandonou o Benfica com o estatuto de campeão, no último grande triunfo da história centenária. Pese embora um número significativo de semelhanças, o mérito maior de Rui Águas foi libertar-se do estigma do pai, decerto o melhor cabeceador de sempre do futebol português. Ou talvez o mérito do Rui assentasse mesmo, donairosamente, em ter sido o filho do Águas que (também) sabia marcar.

Tópico: Memorial Benfica, Glórias
Autor: Ednilson
Link: http://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=22362.180

Shoky

Benfica 2-0 Steaua Bucareste | Taça dos Campeões Europeus 1987/88 - Meia Final (2ªMão)





RedVC

Tenho a impressão que este jogador gradualmente se transformará numa glória do nosso futebol. Hoje por hoje ainda é cedo para saber. O que é certo é que para além da nódoa que foi a sua ida para o Porto acabou por regressar e acabou por estar ligado a momentos de grande importância do nosso futebol. É uma pessoa inteligente e que diferencio de fulanos como Paulo Sousa pela postura diferente que assumiram depois de deixar de jogar. Tenho muita simpatia pela família Águas e claro a estatura imortal, cavalheiresca e de grande desportista que foi o seu pai, o grande José Águas. Também por isso Rui estará sempre no coração dos Benfiquistas. Talvez já fosse tempo de o elevar à estatura de imortal.

Shoky

Benfica 1-1 Bordéus | Taça das Taças 1986/87 - 2ªEliminatória (1ªMão)


Shoky

Benfica 5-0 Sporting | Taça de Portugal 1985/86 - Quartos de Final


Trezeguet

jogo cabeça era fenomenal

loftarasa

O meu 1º ídolo na vida  :ashamed:

RedVC

Mais um dos "saudosos pré-imortais". Merecia estar noutra secção. Grande jogador.

Shoky

Benfica 2-0 Sampdória | Taça das Taças 1985/86 - Oitavos de Final (1ªMão)


MrJohnny

Jogo de cabeça fabuloso.