Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Fernando Ferreira

Citação de: Jaime_PN em 04 de Setembro de 2015, 12:58
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:55
Citação de: Jaime_PN em 04 de Setembro de 2015, 12:54
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:53
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:48
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:46
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:45
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:38
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:36
São os jogadores e os treinadores que dizem que ele é uma inspiração. O próprio Guardiola o diz.

Então mas se ele é um treinador mítico, como dizes, porque é que nunca treinou um clube de topo? Há algo que não bate certo no teu argumento. Como é que um treinador com esse reconhecimento todo (que eu não acho que tenha) nunca treinou um clube de topo?

Isso é uma questão complicada de responder... Se o Guardiola não tem sido um jogador marcante do Barça, tinha começado logo pelo Barça?
Se tivesse começado num clube mediano teria tido o mesmo sucesso?
São questões que eu levanto no meu pensamento, mesmo que possam parecer absurdas. Para mim não são.
De resto, o fundamental do que escrevi é que o tipo de treinador que é Guardiola, pouco maleável e demasiado agarrado a uma filosofia, não me garantia sucesso à partida se viesse para o Benfica.

Aposta que depois justificou plenamente sendo o cérebro por detrás da melhor equipa de futebol de todos os tempos.

Qual é o treinador de topo que não é pouco maleável e demasiado agarrado a uma filosofia?

Depende. Há treinadores que, sem terem tanta Imprensa nem serem tão adorados, a meu ver sabem-se adaptar melhor a contingências diversas. Ancelotti e Mourinho, por exemplo.

O Mourinho? Há quantos anos joga o Mourinho com linhas baixas e contra-golpe?

E então? Não há vários caminhos para o sucesso?

Desde que surgiu o Guardiola parece que só se pode ganhar com 70% de posse de bola e com a linha defensiva no meio campo adversário. O mundo é bué de cenas, como diria alguém.

Apanhaste a conversa a meio: perguntei que treinadores de topo não eram pouco maleáveis. O Valebem respondeu-me o Mourinho.

Mea culpa, então. Mas não deixa de ser verdade o que disse.

Eu respeito isso, atenção. Se for organizado e bem treinado então, por mim tudo bem. Embora prefira de longe assumir o jogo sempre, independentemente do adversário. Por exemplo, eu só concebo o Benfica assim.  O0

J_PN

Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 13:03
Citação de: Jaime_PN em 04 de Setembro de 2015, 12:58
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:55
Citação de: Jaime_PN em 04 de Setembro de 2015, 12:54
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:53
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:48
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:46
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:45
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:38
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:36
São os jogadores e os treinadores que dizem que ele é uma inspiração. O próprio Guardiola o diz.

Então mas se ele é um treinador mítico, como dizes, porque é que nunca treinou um clube de topo? Há algo que não bate certo no teu argumento. Como é que um treinador com esse reconhecimento todo (que eu não acho que tenha) nunca treinou um clube de topo?

Isso é uma questão complicada de responder... Se o Guardiola não tem sido um jogador marcante do Barça, tinha começado logo pelo Barça?
Se tivesse começado num clube mediano teria tido o mesmo sucesso?
São questões que eu levanto no meu pensamento, mesmo que possam parecer absurdas. Para mim não são.
De resto, o fundamental do que escrevi é que o tipo de treinador que é Guardiola, pouco maleável e demasiado agarrado a uma filosofia, não me garantia sucesso à partida se viesse para o Benfica.

Aposta que depois justificou plenamente sendo o cérebro por detrás da melhor equipa de futebol de todos os tempos.

Qual é o treinador de topo que não é pouco maleável e demasiado agarrado a uma filosofia?

Depende. Há treinadores que, sem terem tanta Imprensa nem serem tão adorados, a meu ver sabem-se adaptar melhor a contingências diversas. Ancelotti e Mourinho, por exemplo.

O Mourinho? Há quantos anos joga o Mourinho com linhas baixas e contra-golpe?

E então? Não há vários caminhos para o sucesso?

Desde que surgiu o Guardiola parece que só se pode ganhar com 70% de posse de bola e com a linha defensiva no meio campo adversário. O mundo é bué de cenas, como diria alguém.

Apanhaste a conversa a meio: perguntei que treinadores de topo não eram pouco maleáveis. O Valebem respondeu-me o Mourinho.

Mea culpa, então. Mas não deixa de ser verdade o que disse.

Eu respeito isso, atenção. Se for organizado e bem treinado então, por mim tudo bem. Embora prefira de longe assumir o jogo sempre, independentemente do adversário. Por exemplo, eu só concebo o Benfica assim.  O0

Que achas do futebol do Simeone, por exemplo?

|OnE|

E já agora o ano passado o Carlo levou na pá de uma equipa inferior, do país dele com 2 golos de um jogador que dispensou.

Fernando Ferreira

Citação de: Jaime_PN em 04 de Setembro de 2015, 13:03
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 13:03
Citação de: Jaime_PN em 04 de Setembro de 2015, 12:58
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:55
Citação de: Jaime_PN em 04 de Setembro de 2015, 12:54
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:53
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:48
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:46
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:45
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:38
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:36
São os jogadores e os treinadores que dizem que ele é uma inspiração. O próprio Guardiola o diz.

Então mas se ele é um treinador mítico, como dizes, porque é que nunca treinou um clube de topo? Há algo que não bate certo no teu argumento. Como é que um treinador com esse reconhecimento todo (que eu não acho que tenha) nunca treinou um clube de topo?

Isso é uma questão complicada de responder... Se o Guardiola não tem sido um jogador marcante do Barça, tinha começado logo pelo Barça?
Se tivesse começado num clube mediano teria tido o mesmo sucesso?
São questões que eu levanto no meu pensamento, mesmo que possam parecer absurdas. Para mim não são.
De resto, o fundamental do que escrevi é que o tipo de treinador que é Guardiola, pouco maleável e demasiado agarrado a uma filosofia, não me garantia sucesso à partida se viesse para o Benfica.

Aposta que depois justificou plenamente sendo o cérebro por detrás da melhor equipa de futebol de todos os tempos.

Qual é o treinador de topo que não é pouco maleável e demasiado agarrado a uma filosofia?

Depende. Há treinadores que, sem terem tanta Imprensa nem serem tão adorados, a meu ver sabem-se adaptar melhor a contingências diversas. Ancelotti e Mourinho, por exemplo.

O Mourinho? Há quantos anos joga o Mourinho com linhas baixas e contra-golpe?

E então? Não há vários caminhos para o sucesso?

Desde que surgiu o Guardiola parece que só se pode ganhar com 70% de posse de bola e com a linha defensiva no meio campo adversário. O mundo é bué de cenas, como diria alguém.

Apanhaste a conversa a meio: perguntei que treinadores de topo não eram pouco maleáveis. O Valebem respondeu-me o Mourinho.

Mea culpa, então. Mas não deixa de ser verdade o que disse.

Eu respeito isso, atenção. Se for organizado e bem treinado então, por mim tudo bem. Embora prefira de longe assumir o jogo sempre, independentemente do adversário. Por exemplo, eu só concebo o Benfica assim.  O0

Que achas do futebol do Simeone, por exemplo?

Até ver? Horrível.  ;D
Mas este ano, com os intérpretes que tem, pode ser que melhore.

O-Rível

Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:53
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:48
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:46
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:45
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:38
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:36
São os jogadores e os treinadores que dizem que ele é uma inspiração. O próprio Guardiola o diz.

Então mas se ele é um treinador mítico, como dizes, porque é que nunca treinou um clube de topo? Há algo que não bate certo no teu argumento. Como é que um treinador com esse reconhecimento todo (que eu não acho que tenha) nunca treinou um clube de topo?

Isso é uma questão complicada de responder... Se o Guardiola não tem sido um jogador marcante do Barça, tinha começado logo pelo Barça?
Se tivesse começado num clube mediano teria tido o mesmo sucesso?
São questões que eu levanto no meu pensamento, mesmo que possam parecer absurdas. Para mim não são.
De resto, o fundamental do que escrevi é que o tipo de treinador que é Guardiola, pouco maleável e demasiado agarrado a uma filosofia, não me garantia sucesso à partida se viesse para o Benfica.

Aposta que depois justificou plenamente sendo o cérebro por detrás da melhor equipa de futebol de todos os tempos.

Qual é o treinador de topo que não é pouco maleável e demasiado agarrado a uma filosofia?

Depende. Há treinadores que, sem terem tanta Imprensa nem serem tão adorados, a meu ver sabem-se adaptar melhor a contingências diversas. Ancelotti e Mourinho, por exemplo.

O Mourinho? Há quantos anos joga o Mourinho com linhas baixas e contra-golpe?

Concordo contigo em relação a muitos dos méritos do Guardiola e deméritos do Mourinho, mas até consigo perceber o Zé. Não me parece que ele jogue só assim, mas o que vejo nas equipas dele parece-me ser feito em virtude de uma permanente gestão do esforço. A época é longa, e ele quer chegar o mais longe possível em todas as provas, portanto parece-me normal gerir a forma de jogar da equipa em função do resultado. Vejo a equipa baixar de forma compacta quando se vê a ganhar, a não pressionar tão alto, mas isso não significa que deixa de pressionar bem, de forma organizada, estabelecendo zonas de pressão mais recuadas. Vejo-a também a descansar com bola, a baixar o ritmo de jogo, e a aproveitar os erros do adversário para ampliar os resultados. Pá, é sensaborão ter os jogadores que ele tem e jogar de forma tão frugal? Claro que é. Mas não consigo censurar a estratégia que ele montou para ser competitivo em todas as frentes.

Deixa-me só terminar dizendo que é sempre bom ver uma discussão sobre treinadores com tanta qualidade. Não é algo que costume acontecer neste tópico... vá se lá saber porquê. É como estar a discutir a dificuldade da construção do Taipei 101 ou do Burj Khalifa, num tópico em que o que se discute normalmente é "como colar a cuspo umas chapas de zinco na minha barraca".

Livrinhos

Citação de: |OnE| em 04 de Setembro de 2015, 13:04
E já agora o ano passado o Carlo levou na pá de uma equipa inferior, do país dele com 2 golos de um jogador que dispensou.

Allegri > Carlo

Por falar em Allegri...  :2funny: :2funny: :2funny:

Fernando Ferreira

Citação de: O-Rível em 04 de Setembro de 2015, 13:06
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:53
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:48
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:46
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:45
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:38
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:36
São os jogadores e os treinadores que dizem que ele é uma inspiração. O próprio Guardiola o diz.

Então mas se ele é um treinador mítico, como dizes, porque é que nunca treinou um clube de topo? Há algo que não bate certo no teu argumento. Como é que um treinador com esse reconhecimento todo (que eu não acho que tenha) nunca treinou um clube de topo?

Isso é uma questão complicada de responder... Se o Guardiola não tem sido um jogador marcante do Barça, tinha começado logo pelo Barça?
Se tivesse começado num clube mediano teria tido o mesmo sucesso?
São questões que eu levanto no meu pensamento, mesmo que possam parecer absurdas. Para mim não são.
De resto, o fundamental do que escrevi é que o tipo de treinador que é Guardiola, pouco maleável e demasiado agarrado a uma filosofia, não me garantia sucesso à partida se viesse para o Benfica.

Aposta que depois justificou plenamente sendo o cérebro por detrás da melhor equipa de futebol de todos os tempos.

Qual é o treinador de topo que não é pouco maleável e demasiado agarrado a uma filosofia?

Depende. Há treinadores que, sem terem tanta Imprensa nem serem tão adorados, a meu ver sabem-se adaptar melhor a contingências diversas. Ancelotti e Mourinho, por exemplo.

O Mourinho? Há quantos anos joga o Mourinho com linhas baixas e contra-golpe?

Concordo contigo em relação a muitos dos méritos do Guardiola e deméritos do Mourinho, mas até consigo perceber o Zé. Não me parece que ele jogue só assim, mas o que vejo nas equipas dele parece-me ser feito em virtude de uma permanente gestão do esforço. A época é longa, e ele quer chegar o mais longe possível em todas as provas, portanto parece-me normal gerir a forma de jogar da equipa em função do resultado. Vejo a equipa baixar de forma compacta quando se vê a ganhar, a não pressionar tão alto, mas isso não significa que deixa de pressionar bem, de forma organizada, estabelecendo zonas de pressão mais recuadas. Vejo-a também a descansar com bola, a baixar o ritmo de jogo, e a aproveitar os erros do adversário para ampliar os resultados. Pá, é sensaborão ter os jogadores que ele tem e jogar de forma tão frugal? Claro que é. Mas não consigo censurar a estratégia que ele montou para ser competitivo em todas as frentes.

Deixa-me só terminar dizendo que é sempre bom ver uma discussão sobre treinadores com tanta qualidade. Não é algo que costume acontecer neste tópico... vá se lá saber porquê. É como estar a discutir a dificuldade da construção do Taipei 101 ou do Burj Khalifa, num tópico em que o que se discute normalmente é "como colar a cuspo umas chapas de zinco na minha barraca".

:)

Pessoalmente aquilo desagrada-me de sobremaneira. Como é evidente, reconheço-lhe méritos, atenção, e respeito que se procurem outras formas de alcançar o sucesso. Não me agrada, como disse.

Sobre a gestão de esforço, concordo e discordo. Se, por um lado, vemos que Hazard contribui quase nada defensivamente, tens jogadores como o Matic que são carregados e que fruto desse cansaço acumulam erros pouco comuns.

Defensivamente continua a ser Mou na organização da sua equipa: referências zonais bem definidas, blocos de pressão trabalhados, etc. Ofensivamente é a antítese do verdadeiro Mourinho e com matéria-prima para mais, muito mais. A mim desagrada-me sobretudo porque vejo treinadores fazer tanto mais com tão pouco; porque depois vês Fàbregas ali no meio, Óscar ali no meio e pouquíssimas referências ofensivas para tirar o melhor rendimento: o Diego Costa, por exemplo, sempre a procurar profundidade! E isso depois nota-se como se notou na Champions no ano passado: uma equipa sem ideias que não conseguia sequer criar perigo contra dez.

Por último, acaba por beneficiar por jogar num campeonato onde não há uma equipa capaz de ser regular. Imaginas isto na Alemanha, por exemplo?

E assim se discute, sim. :)

GoloDeLetra

Citação de: Benfica hoje e sempre em 04 de Setembro de 2015, 12:13
Citação de: GoloDeLetra em 04 de Setembro de 2015, 11:39
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 11:02
Se o Guardiola tem, como li acima, muitas lacunas defensivas, então muito provavelmente os restantes treinadores do planeta não sabem sequer organizar uma equipa ou dar um treino.
A verdade é que o Bayern na época passada sofreu muitos golos e até levou algumas goleadas

Foi a melhor defesa do campeonato.

"Algumas goleadas" resume-se a um 3-0 com o Barça e 4-1 com o Wolfsburg.
Os 3 do porto foi como se tivessem levado 5 ou 6

VitorPaneira7

Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:56
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:55
Ás vezes os génios são incompreendidos. Se calhar é o caso do Guardiola...
Se tivesse uma das equipas mais caras do Mundo, e fosse perder por 3 golos a um estádio de uma equipa periférica da Europa, e que nem sequer ganhou nada no seu país, se calhar teria que rever algumas coisas.
Mas o Guardiola está sempre certo, pronto...

Bem, vou almoçar! Agora, se me dessem a escolher para o Benfica, como «garantia» de títulos e de ser campeão, entre Mourinho e Guardiola, nem tinha dúvidas.

No ZeroZero diz que o Mourinho teve o pior arranque do Chelsea desde a década de 70. Bom almoço.

Mesmo quando o Chelsea descia e subia de divisão e tinha uma equipa mediana? Zerozero também deve ter tido um bom almoço.

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Chelsea_F.C._seasons

Quanto ao tema em si não se pode negar a influência de Guardiola no futebol. Bebeu e de que maneira os ensinamentos de Cruyff , e este já herdara num ciclo de conhecimento entre futebol total da Holanda de Michels e da Hungria com Kovacs (que treinou o Ajax nos anos 70), ainda acrescentou a sua cunha tirando proveito do estilo de jogo do futebol latino de bola no chão e passe curto. Não tendo o físico dos norte da europa e respectiva intensidade , aproveitou o melhor que havia e acrescentou aquela objectividade que faltava em momentos decisivos ao futebol espanhol e que costuma faltar ao nosso, que também prefere futebol de posse e passe curto,  a nível de selecções.Tanto a selecção espanhola como o Barcelona aproveitaram estas ideias.

Podia ser melhor na Alemanha? Julgo que sim falhou na champions e acho que tem sido fruto de um choque de ideias e de estilo de futebol praticado pelo Bayern e pelos alemães e o de Guardiola. Um baseado na posse de bola e outro mais directo, intenso e incisivo. Mesmo assim bons resultados a nível nacional, mesmo que se tenha aproveitado do enfraquecimento do Borussia de Dortmund e de não ter rivais à altura. Esse choque de ideias, e julgo que possível procura de equilibrio entre elas por parte de Guardiola, tem levado a experiências como Lahm e Alaba fora das sua posições e a exibições menos conseguidas.

Mas ao menos procura combinar o seu futebol com resultados. Já Mourinho tornou-se muito resultadista e as exibições não tem sido grande coisa. Quem viu aquele Chelsea entre 2004-2007 e o Inter e mesmo o Madrid (campeão com pontuação recorde na altura) e quem vê o Chelsea actual, parece algo de treinadores diferentes.

São os dois melhores, mas neste momento Guardiola parece procurar evoluir mais o seu jogo, ainda aquém no Bayern no plano europeu mas procura, e Mourinho muito preso. Guardiola na minha opinião podia pegar no jogo do Bayern de Van Gaal e Heynckes e acrescentar as suas ideias, mas parece que quer pegar no seu jogo e implementar muito pouco do futebol alemão e das características do futebolista alemão. Veremos como vai ser esta época.

Na escolha entre os dois? Neste momento prefiro Guardiola, tem melhor futebol e tem tido resultados. Mas escolheria mourinho se este fosse como o de 2002-2010 (6 titulos nacionais, 2 europeus em 8 anos fora o resto) e futebol dominante e agradável.O de agora não.

Fernando Ferreira

Citação de: VitorPaneira7 em 04 de Setembro de 2015, 13:40
Citação de: Fernando Ferreira em 04 de Setembro de 2015, 12:56
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:55
Ás vezes os génios são incompreendidos. Se calhar é o caso do Guardiola...
Se tivesse uma das equipas mais caras do Mundo, e fosse perder por 3 golos a um estádio de uma equipa periférica da Europa, e que nem sequer ganhou nada no seu país, se calhar teria que rever algumas coisas.
Mas o Guardiola está sempre certo, pronto...

Bem, vou almoçar! Agora, se me dessem a escolher para o Benfica, como «garantia» de títulos e de ser campeão, entre Mourinho e Guardiola, nem tinha dúvidas.

No ZeroZero diz que o Mourinho teve o pior arranque do Chelsea desde a década de 70. Bom almoço.

Mesmo quando o Chelsea descia e subia de divisão e tinha uma equipa mediana? Zerozero também deve ter tido um bom almoço.

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Chelsea_F.C._seasons

Tens toda a razão: tem o pior registo defensivo desde 1971, assim é que é.  O0

KBMASTER

Acerca da discussão que estavam aqui a ter sobre os treinadores, deixo aqui uma opinião:

"Para seres treinador do Real Madrid é preciso ter uma grande capacidade de adaptação, ser um autêntico camaleão, porque tens entre as mãos jogadores que nem sempre se complementam. Ancelotti é o melhor nesse tipo de circunstâncias e acho que Guardiola teria algumas dificuldades em Madrid."

"Não é fácil colocar a jogar em equipa os jogadores do Real. Não apenas a nível do caráter, mas também a nível do jogo. Quando ali estive (diretor de futebol), o aspeto psicológico era muito importante."

Declarações de Arrigo Sacchi.

Trezeguet

não é fácil treinar o Real do Florentino.

Pedro Nunes 28

Citação de: Johnny|SLB em 04 de Setembro de 2015, 12:59
Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 12:55
Ás vezes os génios são incompreendidos. Se calhar é o caso do Guardiola...
Se tivesse uma das equipas mais caras do Mundo, e fosse perder por 3 golos a um estádio de uma equipa periférica da Europa, e que nem sequer ganhou nada no seu país, se calhar teria que rever algumas coisas.
Mas o Guardiola está sempre certo, pronto...

Bem, vou almoçar! Agora, se me dessem a escolher para o Benfica, como «garantia» de títulos e de ser campeão, entre Mourinho e Guardiola, nem tinha dúvidas.

O Mourinho pode-te garantir títulos, mas o Guardiola 'criou' uma equipa que dominou o Mundo do Futebol durante anos, coisa que o Mourinho nunca fez e não é por haver falta de investimento nas equipas onde treinou.
O Mourinho tem vindo a perder qualidades....

VALEBEM

Realmente, é verdade... Dispensar alguém da qualidade da Eva Carneiro escapa da compreensão de qualquer um.

zefo

Citação de: VALEBEM em 04 de Setembro de 2015, 14:50
Realmente, é verdade... Dispensar alguém da qualidade da Eva Carneiro escapa da compreensão de qualquer um.

Medica ou fisica? :confused: