Rui Vitória

Treinador, 54 anos,
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (2015-2019), 184 jogos (125 vitórias, 28 empates, 31 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (2), Taça da Liga (1)

Juan Mata

Citação de: Norris em 17 de Junho de 2015, 22:38
Ainda há quem ache que o Jorge Jesus é fortíssimo a nível táctico?

Aquelas autoestradas kamikaze no meio-campo de facto eram tacticamente geniais.
Quem percebe de futebol reconhece-lhe essa qualidade. Eu, que tenho\tinha o homem como um ídolo, vejo-o como um génio táctico. Génio do treino.

É relativamente fraco em tudo o resto. Na gestão de balneário, na leitura de jogo, no trato com os colegas de trabalho.

Agora dar a entender que o homem é fraco a nível táctico?

Norris

Citação de: Juan Mata em 17 de Junho de 2015, 22:46
Citação de: Norris em 17 de Junho de 2015, 22:38
Ainda há quem ache que o Jorge Jesus é fortíssimo a nível táctico?

Aquelas autoestradas kamikaze no meio-campo de facto eram tacticamente geniais.
Quem percebe de futebol reconhece-lhe essa qualidade. Eu, que tenho\tinha o homem como um ídolo, vejo-o como um génio táctico. Génio do treino.

É relativamente fraco em tudo o resto. Na gestão de balneário, na leitura de jogo, no trato com os colegas de trabalho.

Agora dar a entender que o homem é fraco a nível táctico?

E quem percebe de futebol sabe que não contaste a história toda.

O Jesus é bom tacticamente para um único plano - o seu plano A. E se der certo nos jogos então é excelente.

Mas se ele tiver de mudar o plano a meio do jogo, se tiver de ler o jogo, se tiver de compensar imprevistos ele é tacticamente uma desgraça.

Se isso é um génio...

Juan Mata

Ah, o teu post era relativo à não versatilidade do modelo do Jesus e da sua leitura de jogo. Pois, quem lê fica com outra ideia, amigo.

Edu

Eu até acho que limitam o seu conhecimento táctico de uma forma inacreditável, mas é tempo de deixar de falar dele é nos concentrarmos no Rui Vitória

Norris

Citação de: Juan Mata em 17 de Junho de 2015, 22:54
Ah, o teu post era relativo à não versatilidade do modelo do Jesus e da sua leitura de jogo. Pois, quem lê fica com outra ideia, amigo.

Então e isso não é táctica?

Como é que alguém que só domina umas partes da táctica pode ser considerado um génio da táctica?

Juan Mata

Citação de: Norris em 17 de Junho de 2015, 23:00
Então e isso não é táctica?

Como é que alguém que só domina umas partes da táctica pode ser considerado um génio da táctica?
'Aquelas autoestradas kamikaze no meio-campo de facto eram tacticamente geniais.'

E qual era o sentido disto?

Godescalco

O Jorge Jesus não jogou sempre com a mesma táctica. Jogou sempre foi com o seu modelo de jogo que foi sendo optimizado ao longo dos anos, especialmente a vertente defensiva.

O homem a mexer no jogo era realmente fraco, há "n" exemplos disso, mas em termos de treino e preparação táctica dos jogadores era realmente de topo.

Norris

Citação de: Juan Mata em 17 de Junho de 2015, 23:01
Citação de: Norris em 17 de Junho de 2015, 23:00
Então e isso não é táctica?

Como é que alguém que só domina umas partes da táctica pode ser considerado um génio da táctica?
'Aquelas autoestradas kamikaze no meio-campo de facto eram tacticamente geniais.'

E qual era o sentido disto?

Qual era o sentido disso? Mas tenho de te explicar? Chamas a isso ser um génio da táctica?

abar85

Citação de: PDias em 17 de Junho de 2015, 22:14
"Rui Vitória olha para o miolo"  ???


Que sentido faz isto??

Há Fejsa, Samaris, Cristante, André Almeida, Rúben Amorim, João Teixeira, Pizzi, Talisca, Djuricic, Taarabt...

Claro que nada impede de haver um ou outro reforço, mas para titular absoluto, e para isso tinha de haver saídas, e não poucas.

Faz sentido na cabeça de um jornalista que não pensa sequer no Samaris como um 8.
Quanto a mim tu tens razão ao contrario do jornalista.

Norris

Citação de: Gottschalk em 17 de Junho de 2015, 23:02
O Jorge Jesus não jogou sempre com a mesma táctica. Jogou sempre foi com o seu modelo de jogo que foi sendo optimizado ao longo dos anos, especialmente a vertente defensiva.

O homem a mexer no jogo era realmente fraco, há "n" exemplos disso, mas em termos de treino e preparação táctica dos jogadores era realmente de topo.

O modelo de jogo do Jesus era quase sempre o mesmo, no entanto ele variava às vezes a maneira como a equipa se movimentava em campo, é verdade.

No entanto, quase sempre que ele apanhava equipas de qualidade similar com treinadores espertos tacticamente o Jesus via-se sempre à nora e nunca tinha um plano B.

Ai desculpem, ele de facto tinha um plano B: tirar jogadores do meio-campo para pôr mais avançados...

Tacticamente genial.

PDias

Citação de: Norris em 17 de Junho de 2015, 23:05
Citação de: Gottschalk em 17 de Junho de 2015, 23:02
O Jorge Jesus não jogou sempre com a mesma táctica. Jogou sempre foi com o seu modelo de jogo que foi sendo optimizado ao longo dos anos, especialmente a vertente defensiva.

O homem a mexer no jogo era realmente fraco, há "n" exemplos disso, mas em termos de treino e preparação táctica dos jogadores era realmente de topo.

O modelo de jogo do Jesus era quase sempre o mesmo, no entanto ele variava às vezes a maneira como a equipa se movimentava em campo, é verdade.

No entanto, quase sempre que ele apanhava equipas de qualidade similar com treinadores espertos tacticamente o Jesus via-se sempre à nora e nunca tinha um plano B.

Ai desculpem, ele de facto tinha um plano B: tirar jogadores do meio-campo para pôr mais avançados...

Tacticamente genial.

Nao tinha plano B? Claro que tinha!

Vai Weldon!
Vai Nuno Gomes!
Vai Kardec!
Vai Derley!

Norris

Citação de: PDias em 17 de Junho de 2015, 23:09
Citação de: Norris em 17 de Junho de 2015, 23:05
Citação de: Gottschalk em 17 de Junho de 2015, 23:02
O Jorge Jesus não jogou sempre com a mesma táctica. Jogou sempre foi com o seu modelo de jogo que foi sendo optimizado ao longo dos anos, especialmente a vertente defensiva.

O homem a mexer no jogo era realmente fraco, há "n" exemplos disso, mas em termos de treino e preparação táctica dos jogadores era realmente de topo.

O modelo de jogo do Jesus era quase sempre o mesmo, no entanto ele variava às vezes a maneira como a equipa se movimentava em campo, é verdade.

No entanto, quase sempre que ele apanhava equipas de qualidade similar com treinadores espertos tacticamente o Jesus via-se sempre à nora e nunca tinha um plano B.

Ai desculpem, ele de facto tinha um plano B: tirar jogadores do meio-campo para pôr mais avançados...

Tacticamente genial.

Nao tinha plano B? Claro que tinha!

Vai Mantorras!
Vai Weldon!
Vai Nuno Gomes!
Vai Kardec!
Vai Derley!

Era pôr a carne todo no assador enquanto que ia destruindo o carburador.

Juan Mata

Citação de: Norris em 17 de Junho de 2015, 23:03
Qual era o sentido disso? Mas tenho de te explicar? Chamas a isso ser um génio da táctica?
Isto não faz sentido. Porque o buraco termina em 2011. E até aí, defendo com poucos elementos, éramos competentes na transição defensiva.

De 2011\2012 para a frente, com a adopção do duplo-pivot, tornámo-nos mais competentes do ponto de vista defensivo sem que isso descurasse o nosso poderio ofensivo.

E atenção, com o Rui Vitória eu até gostava que o Benfica tivesse uma abordagem ao momento defensivo um pouco à imagem do Atlético do Simeone. Recuar para o seu meio-campo, chamar o adversário a jogo e depois recuperar e tentar concretizar no contra-ataque.

Se o objectivo for permanecer com a pressão alta e a todo o terreno continuaremos a ser competentes.

Godescalco

Citação de: Norris em 17 de Junho de 2015, 23:05
Citação de: Gottschalk em 17 de Junho de 2015, 23:02
O Jorge Jesus não jogou sempre com a mesma táctica. Jogou sempre foi com o seu modelo de jogo que foi sendo optimizado ao longo dos anos, especialmente a vertente defensiva.

O homem a mexer no jogo era realmente fraco, há "n" exemplos disso, mas em termos de treino e preparação táctica dos jogadores era realmente de topo.

O modelo de jogo do Jesus era quase sempre o mesmo, no entanto ele variava às vezes a maneira como a equipa se movimentava em campo, é verdade.

No entanto, quase sempre que ele apanhava equipas de qualidade similar com treinadores espertos tacticamente o Jesus via-se sempre à nora e nunca tinha um plano B.

Ai desculpem, ele de facto tinha um plano B: tirar jogadores do meio-campo para pôr mais avançados...

Tacticamente genial.

Equipas com qualidade semelhante à nossa são sempre mais difíceis de bater. Para já não falar de equipas com melhor qualidade. Isso não tem a ver necessariamente com a incapacidade do treinador.

Porém, ao longo destes últimos 6 anos, batemos várias vezes o Porto e o Sporting, e lá fora as Juves, os Man Utds, os Barças e os Chelseas não nos comeram de cebolada nem pouco mais ou menos. Depende. Houve borrada dolorosa em algumas ocasiões de que todos nos lembramos bem, mas houve também sagacidade.

A principal falha dele, como já sublinhei, era ser fraco a mexer no jogo. E isso não é uma limitação sem si do seu conhecimento táctico do jogo. Mexer no jogo nunca é fácil ou tão óbvio como possa parecer e há muitos bons (e grandes) treinadores que não conseguem fazer a diferença aí. Esperemos que o Rui seja melhor que o Jorge nesta área.

Norris

Citação de: Juan Mata em 17 de Junho de 2015, 23:11
Citação de: Norris em 17 de Junho de 2015, 23:03
Qual era o sentido disso? Mas tenho de te explicar? Chamas a isso ser um génio da táctica?
Isto não faz sentido. Porque o buraco termina em 2011. E até aí, defendo com poucos elementos, éramos competentes na transição defensiva.

De 2011\2012 para a frente, com a adopção do duplo-pivot, tornámo-nos mais competentes do ponto de vista defensivo sem que isso descurasse o nosso poderio ofensivo.

E atenção, com o Rui Vitória eu até gostava que o Benfica tivesse uma abordagem ao momento defensivo um pouco à imagem do Atlético do Simeone. Recuar para o seu meio-campo, chamar o adversário a jogo e depois recuperar e tentar concretizar no contra-ataque.

Se o objectivo for permanecer com a pressão alta e a todo o terreno continuaremos a ser competentes.

O buraco no meio-campo acabou em 2011...? Não sei que jogos andaste a ver de 2011 para cá...