Vitor Baptista, o Maior

Avançado, (1948-10-18 - 1999-01-01),
Portugal
Equipa Principal: 7 épocas (1971-1978), 150 jogos (11957 minutos), 64 golos

Títulos: Campeonato Nacional (5), Taça de Portugal (1)

DEVILLICA

Gosto muito de esses tipos de reportagens. Parabens ao Expresso.
é simples, deixem falar quem lidava com ele.
é pena porque nunca terei noção de quem era o homem e de suas qualidades com a bola.
Essas ultimas fotografias mentem medo....

Lorne Malvo

Lenda do Benfica.

O George Best foi o Vítor Baptista do United.

L3GEND

Trabalho fabuloso nessa reportagem.

Infelizmente o Vitor Baptista foi vítima do seu próprio génio e loucura. Aquilo que o tornava especial e diferente, não foi devidamente controlado, o que fez com seguisse o pior dos caminhos.

Autenticamente como acontece e aconteceu com imensas "superstars" que tiveram o mundo aos seus pés, e não souberam aproveitar.

Hoje o nome Vitor Baptista podia ser ainda maior... apesar de ele ficar para sempre como O Maior.

Ainda assim, viveu a vida à sua maneira, e a 200%, logo e apesar do trágico fim, há certamente algum conforto de que ele fez as coisas desde o início ao fim, à maneira dele.

RedVC

Citação de: L3GEND em 25 de Maio de 2016, 15:15
Trabalho fabuloso nessa reportagem.

Infelizmente o Vitor Baptista foi vítima do seu próprio génio e loucura. Aquilo que o tornava especial e diferente, não foi devidamente controlado, o que fez com seguisse o pior dos caminhos.

Autenticamente como acontece e aconteceu com imensas "superstars" que tiveram o mundo aos seus pés, e não souberam aproveitar.

Hoje o nome Vitor Baptista podia ser ainda maior... apesar de ele ficar para sempre como O Maior.

Sempre é melhor do que ficar conhecido como o "Oh meu Deus!".
Disso ele safou-se  :smokin:

mandrake

Em 75-76 com Mário Wilson, depois da palestra e quando viu que ía para o banco, disse: - " Eu para o banco! Deve estar mas é maluco!" - saiu e foi para a bancada!

Em 77-78 esteve suspenso (caso jeans e chinelo de dedo), voltou e novamente suspenso (quando assinou pelo Setúbal), e o Benfica começa a perder o tetra com empates em casa com o Portimonense e Braga! Com Vítor Baptista disponível teria bastado para o tetra?

Zimmerman

Nasceu na altura errada mesmo.

Era um jogador à moda moderna e o futebol dos anos 70 não tinha como o acompanhar. Era preciso uma estrutura forte para não o deixar perder.

Viveu como quis, fez o que quis e fica para a Imortalidade.

Mais digo: O meu pai que nem gosta de futebol nem tão pouco liga, lembra-se do Vitor Baptista e fala dele como um génio louco. Para terem a noção do que ele era, uma figura incontornável, um autêntico mito urbano.

zefo

Nada mais que um violador, chulo e drogado que foi uma grande promessa.

Peço desculpa pelos modos mas quem o conheceu depois em Setúbal sabe que é verdade.

daniel.gomes

É dos jogadores da história do Benfica que tenho mais pena de não ter visto jogar, para além das grandes lendas, como Eusébio, Coluna, Torres, José Augusto, Simões, Humberto,  etc.
Tal como as estrelas dos anos 80, como Chalana, Diamantino, Sheu, etc.
Felizmente tive o prazer de ainda ver jogar Veloso, Mozer, Ricardo Gomes, Paneira, Rui Costa,  Isaías,  JVP, Valdo, Preud'homme, Poborsky e muitos mais dos craques que ainda fomos tendo nos anos 90 (principalmente nos primeiros anos). O que muitos dos foristas, nem esses (pela idade) conseguiram ver
O

The Horror

Citação de: zefo em 25 de Maio de 2016, 17:51

Peço desculpa pelos modos mas quem o conheceu depois em Setúbal sabe que é verdade.

7 épocas no Benfica, onde ganhou 5 campeonatos, marcou 50 golos e foi uma promessa?

O que foi na vida pessoal não sei, nem me interessa.

Mas dizer que profissionalmente foi apenas uma promessa, é absurdo.

Rodolfo Dias

Conhecia por alto a história do Vítor... mas ouvir relatos na primeira pessoa de quem privou com ele é assim só arrepiante. Parabéns ao Expresso pela excelente reportagem e pela lembrança.

RedVC

Opinião respeitável e com certeza assente na sua última fase de vida.

Quem de alguma forma na sua vida contactou com a miséria, a degradação humana que a droga traz talvez entenda um pouco melhor a tragédia que Vítor Batista viveu e as tragédias que causou. Quem viveu lado a lado com essa doença do corpo e da alma sofreu com os crimes, com o sofrimento, com a degradação dessas almas atormentadas, loucas, doentes ou criminosas. Vítor Batista praticou crimes e pagou por eles. As vítimas merecem todo o respeito.

Mas aqui neste fórum se deve lembrar antes de mais a sua parte luminosa. A alegria que causou nos Estádios e nas casas dos sadinos e Benfiquistas. Foi grande no Benfica. Foi o Maior. Era louco na vida e um génio no campo. O louco matou o génio. Perdeu ele, perderam as suas vítimas, perderam os seus Clubes e os seus amigos. Não há seres humanos completamente maus nem completamente bons.

Conforme disse, reafirmo:
Há quem diga que a genialidade se manifesta em formas que se associam à loucura. São homens e mulheres fora da norma e frequentemente com carácter destrutivo. Para o bem e para o mal. Algumas vezes associam essas características a traços de personalidade cativantes com manifestações carinhosas, desconcertantes, hilariantes. Por vezes são inesquecíveis e perduram na nossa memória. Mesmo que o fim seja cruel, doloroso, vergonhoso, trágico. Para eles e para nós.

zefo

Citação de: The Horror em 25 de Maio de 2016, 18:21

7 épocas no Benfica, onde ganhou 5 campeonatos, marcou 50 golos e foi uma promessa?

O que foi na vida pessoal não sei, nem me interessa.

Mas dizer que profissionalmente foi apenas uma promessa, é absurdo.

Não é absurdo do homem que poderia superar o Eusebio. Poderias falar também no tempo no Vitória. Foi uma promessa daquilo que poderia ter sido.

zefo

Citação de: RedVC em 25 de Maio de 2016, 19:18

Opinião respeitável e com certeza assente na sua última fase de vida.

Quem de alguma forma na sua vida contactou com a miséria, a degradação humana que a droga traz talvez entenda um pouco melhor a tragédia que Vítor Batista viveu e as tragédias que causou. Quem viveu lado a lado com essa doença do corpo e da alma sofreu com os crimes, com o sofrimento, com a degradação dessas almas atormentadas, loucas, doentes ou criminosas. Vítor Batista praticou crimes e pagou por eles. As vítimas merecem todo o respeito.

Mas aqui neste fórum se deve lembrar antes de mais a sua parte luminosa. A alegria que causou nos Estádios e nas casas dos sadinos e Benfiquistas. Foi grande no Benfica. Foi o Maior. Era louco na vida e um génio no campo. O louco matou o génio. Perdeu ele, perderam as suas vítimas, perderam os seus Clubes e os seus amigos. Não há seres humanos completamente maus nem completamente bons.

Conforme disse, reafirmo:
Há quem diga que a genialidade se manifesta em formas que se associam à loucura. São homens e mulheres fora da norma e frequentemente com carácter destrutivo. Para o bem e para o mal. Algumas vezes associam essas características a traços de personalidade cativantes com manifestações carinhosas, desconcertantes, hilariantes. Por vezes são inesquecíveis e perduram na nossa memória. Mesmo que o fim seja cruel, doloroso, vergonhoso, trágico. Para eles e para nós.

Perante tal resposta não posso contrapor. Mas para mim é impossivel separar a pessoa do desportista.
Como desportista do nosso clube merece estar nesta secção, como pessoa já disse que tinha a dizer.

nintendo1

Eu nunca vi o Victor a jogar e só tinha escutado falar do mito do Victor.
Acabei de ver a reportagem e estou sem palavras para descrever o que sinto, vieram me lágrimas aos olhos varias vezes na reportagem.

josantiago

Um enorme talento que não foi maior porque o próprio não quis