Estrangeiros na equipa B: Sim ou não?

RAFL

Citação de: Ramiro Lopes em 23 de Janeiro de 2014, 21:38
Citação de: André Sousa em 23 de Janeiro de 2014, 21:24
E espero que alguns dos jogos que temos vindo a fazer, com muita miudagem sem grande experiência, tenha servido para algumas pessoas ultrapassarem a ideia de que na segunda liga é preciso ter alguns elementos experientes, se não é o fim da macacada.

É que, até agora, não vi o Uros fazer mais que o João Teixeira, o Rojas fazer mais que o Hélder Costa, e mais alguns casos. Os jogadores que fizeram a diferença, foi apenas por terem uma qualidade superior e/ou com uma influência inferior estarem habituados a outros patamares competitivos, como é o caso do Mitrovic, Steven e André Gomes.

Chega de rodar centrais da equipa A. E só não digo "chega de Urreta" porque a nível de extremos não temos grandes alternativas, depois da passagem do Ivan para a equipa principal.

Mas, repito, sempre atento ao mercado. Para a equipa B, ainda mais do que para a equipa A, temos de jogar em antecipação.

Ainda no ano passado falei do Paulo Oliveira, do Josué e do Tini, do Vitória. Um é titular da equipa do Vitória e cobiçado por grandes clubes, falando-se de transferências no valor de alguns milhões, outro já chegou a um clube grande e o que teve menos sucesso estreou-se este ano na Supertaça contra o Porto, tendo voltado à equipa B.

Lembro-me de falar, também, do pack do Varzim. O Salvador Agra, Rui Coentrão e André André. Um já chegou ao estrangeiro, estando agora por Portugal, o outro está no Aves e o André André é titular no Vitória.

Como é óbvio, não podemos contratar isto tudo. Temos de observar bem, enquadrar dentro do contexto em que o clube/plantel se encontra, e avançar para um ou outro alvo que nos permita retirar algo dali.
Só para corrigir que o Coentrão está no Leixões, não no Aves. De resto, totalmente de acordo O0
e eu quero só acrescentar que nenhum desses 3 nomes tem qualidade para o Benfica, para isso prefiro os que estão na B actualmente

Saveloy

Para mim faz sentido, já que gostava que houvesse comunicação entre as equipas o que seria difícil se se começarem a pôr restrições na B.

Dito isto, também tem de haver uma ligação entre equipa B e formação.

Static[x]

Para mim a equipa B era simplesmente para jogadores da formação, que estivessem no 1º/2º ano de séniores, de modo a inseri-los no futebol "adulto", ai seria decidido qual o seu futuro dentro do clube, se continuava a evoluir na equipa A/B ou dava lugar a outro.

Aaron Nowakowski

Para mim, estrangeiros na equipa B, só em casos excepcionais, tais como aqueles que são craques já aos 18 anos. Como teria sido o Oblak, Rodrigo...

André Sousa

Isto tudo seria ligeiramente diferente se houvesse também uma equipa C. Essa sim, apenas com jogadores que deveriam ser utilizados com idade de formação ou 1º ano de sénior.

Seria útil para rodar alguns juniores e, numa perspectiva da época 14/15, jogadores como o Filipe Nascimento, que têm qualidades mas que estagnaram.

MonstroSagrado

Não me oporia a uma restrição de jogadores de outras nacionalidades. Mas penso que tal não deveria abarcar jogadores de nacionalidades onde o Benfica tem grande base de adeptos, como é o caso das ex-colónias, ou jogadores vindos de comunidades emigrantes (sendo que estes geralmente têm dupla nacionalidade).

À partida, será tão fácil a um cabo-verdiano, angolano, timorense, macaense, ou luso-francês vibrar com e sentir o Benfica, do que um português. Para além do que isso significa para os adeptos dessas comunidades.

No fim de contas, o Benfica é um clube transnacional e transcultural, que liga pessoas de várias nações e origens, e esse é um dos valores do meu clube que gostava de ver mais fomentado.

pmrpa

Citação de: André Sousa em 23 de Janeiro de 2014, 21:52
Isto tudo seria ligeiramente diferente se houvesse também uma equipa C. Essa sim, apenas com jogadores que deveriam ser utilizados com idade de formação ou 1º ano de sénior.

Seria útil para rodar alguns juniores e, numa perspectiva da época 14/15, jogadores como o Filipe Nascimento, que têm qualidades mas que estagnaram.

Em vez de uma equipa C acho que o Benfica deveria de emprestar jogadores a um clube da 2ª Divisão ou do Campeonato Nacional de Séniores, ou seja, o que o Chelsea faz com o Vitesse mas nós emprestavamos a clubes portugueses.
Neste caso, emprestavamos ex-juniores que se fossem para a B não teriam tantas oportunidades de jogar  O0

MonstroSagrado

Uma equipa C seria sempre melhor, pois permitiria que os jogadores pudessem jogar em qualquer das 3 equipas do clube.

pmrpa

Citação de: MonstroSagrado em 24 de Janeiro de 2014, 15:15
Uma equipa C seria sempre melhor, pois permitiria que os jogadores pudessem jogar em qualquer das 3 equipas do clube.

Eu concordo mas será que a FPF concorda  :confused: ?

Equipa A - Liga ZON Sagres
Equipa B - Liga 2 Cabovisão
Equipa C - Campeonato Nacional de Séniores

Blitzer

Nada contra estrangeiros na equipa B, desde que tenham o mínimo de qualidade como o Lolo, por exemplo.
Mas em numero reduzido.

E também concordo com o que já disseram aqui, sobre a criação de uma equipa C.

manuel amaro

Ter estrangeiros pode ser bom ou pode ser mau.
Mau é ter muitos estrangeiros asilados qd só se pode utilizar 8 na ficha de jogo.
Portanto, o máximo de estrangeiros na Equipa B, deve ser de 8.
Bom seria que fosse ZERO, mas o mundo não é assim...
Equipa C, talvez não justifique a Máquina necessária para o seu funcionamento.

insan

Não vejo este tema como uma questão de nacionalidade, vejo isto como uma questão de qualidade. Comprar estrangeiros jovens tudo bem, os que realmente demonstrem capacidade. Não paletes deles "a ver se dá"

VanHooijdonk

Estrangeiros sim, mas no máximo  8 e com o mínimo de qualidade.

Na primeira geração da B trouxemos o deco e outros 2. Acabaram todos por chegar a  primeira liga.

Equipa C tenho dúvidas. Mas concordo com um protocolo num campeonato estrangeiro onde pudéssemos colocar os melhores da B que n tivessem já no ponto para a A. Como o Sporting tem. Cancelo, f Cardoso, André Gomes / Ruben Pinto.

Os juniores podem evoluir na liga2, basta terem espaço. Dois ou três como no ano passado, depois tem a liga Europa tb para evoluir. O cm/s é mt sarrafeiro e representa um aumento de custos.

abar85

Nada contra estrangeiros, mas em numero baixo e que tenham mais qualidade que quem já cá está.

Android1974

Já fiz a pergunta noutro tópico, mas aqui tem mais piada: estrangeiros para quê se joga o Lindelöf ou o Huang Wei e temos o Rudinilson, que até é da selecção?