Futebol Feminino Internacional / Selecções 2020/2021

anarcos

Sextou!

Seleção Brasileira Feminina goleia o Equador em jogo preparatório

Debinha marcou três vezes, enquanto Valéria, Duda e Rafaelle completaram a goleada brasileira em jogo que marcou também a estreia, com o pé direito, do novo uniforme da Seleção Feminina

Sextou com 's' de Seleção Brasileira Feminina ou se preferir com 's' de seis a zero. Depois de oito meses sem compromissos internacionais por conta da pandemia de Covid-19, o Brasil voltou a campo, na noite desta sexta-feira (27), e na Neo Química Arena goleou o Equador por 6 a 0, em jogo preparatório visando os Jogos Olímpicos de Tóquio, adiados para 2021.

Na próxima terça-feira (1), as duas seleções voltam a se enfrentar no Estádio Morumbi, às 21h30, também com transmissão exclusiva do SporTV. O duelo encerra o calendário da Seleção Brasileira no ano de 2020.

O jogo

Antes da bola rolar, as jogadoras respeitaram um minuto de silêncio em homenagem ao ídolo do futebol mundial, Maradona, e às vítimas da Covid-19. Depois do apito, o Brasil tomou conta do jogo. A primeira boa chance veio com a artilheira Debinha, que aproveitou a sobra após cobrança de escanteio, mas parou na goleira Morán, aos 13. Na sequência, Andressa Alves também assustou para a Canarinho. Já aos 20, o embate entre Debinha e arqueira equatoriana voltou a acontecer e de novo Morán fez grande defesa.

Mas a camisa 9 da Seleção teve mais uma chance, aos 33. E se a primeira e segunda tentativa não encontraram as redes. Na terceira, a atacante encheu o pé em mais uma sobra de escanteio e por pouco não abriu um buraco na meta adversária: 1 a 0. Cinco minutos depois, Bruna Benites de cabeça quase marcou o segundo do Brasil. Enquanto, aos 44, Andressa Alves fez o levantamento na área e novamente Debinha chegou com perigo.

Na volta do intervalo, a Canarinho manteve o controle do jogo, mas com dificuldades para furar o bloqueio equatoriano optou pelos chutes de fora da área com Andressa Alves e Adriana. Na marca dos 17, após jogada bem trabalhada pela direita, Valéria cruzou rasteiro, a bola passou na frente da meta e ninguém chegou para completar. Em lance parecido, aos 24, Duda fez o cruzamento e Debinha por centímetros não marcou o segundo dela na partida. No minuto seguinte, Andressinha experimentou o arremate de média distância, que passou rente à meta adversária.

Na reta final do segundo tempo, o Brasil voltou a ter o espaços e aproveitou. Aos 32, em jogada no melhor estilo brazuca, Formiga tocou para Nycole, que escorou para Debinha fazer 2 a 0. E não parou por aí. Um minuto depois, em mais uma boa troca de passes, Nycole deixou para Duda, a camisa 18 colocou a bola na área e Valéria mandou para o fundo do gol. Sem tirar o pé do acelerador, a Seleção chegou ao quarto com Rafaelle depois de cruzamento de Andressinha, aos 37. Não perca as contas, porque tem mais. Aos 39, Debinha de pênalti fez mais um. E, já aos 42, Duda bateu colocado da entrada da área para fechar a conta na Neo Química Arena: 6 a 0.

Brasil: Bárbara (Aline Reis), Bruna Benites, Erika, Rafaelle, Tamires (Jucinara); Andressa Alves (Valéria), Luana (Andressinha), Formiga, Adriana (Duda); Ludmila (Nycole) e Debinha. Técnica: Pia Sundhage.



https://www.cbf.com.br/selecao-brasileira/jogos/selecao-feminina/jogos-preparatorios-brasil-x-equador


Tim_CSC


anarcos

U.S. Women's National Team Tops Netherlands 2-0 in First Match in 261 Days

Final Match of the Year for the USWNT Features Stellar Rose Lavelle Goal to Open Scoring and Clincher from Kristie Mewis in Her First Appearance Since 2014

https://www.ussoccer.com/stories/2020/11/uswnt-2-netherlands-0-match-report-stats

https://www.youtube.com/watch?v=Pd6n9b4ibmY


GoldenState

Portugal esteve bastante bem.

Muito bom jogo da Carole e da Silvia. Ana Borges na frente claramente dar-nos-ia mais qualidade e poderíamos ter uma ala direita muito ofensiva com a Amado.

anarcos

[Video no link.]

Jaqueline e Ana Vitória falam sobre oportunidade na Seleção Feminina Principal

Concluindo seus ciclos na equipe Sub-20, a meia Ana Vitória e a atacante Jaqueline estão tendo a primeira oportunidade em jogos internacionais na equipe principal.



Para os jogos preparatórios diante do Equador, a técnica Pia Sundhage deu oportunidade para cinco jovens atletas que são nomes frequentes nas categorias de base. Concluindo seus ciclos na equipe Sub-20, a meia Ana Vitória e a atacante Jaqueline completam o grupo com a defensora Camila e atacante Nycole, que também estão tendo a primeira oportunidade em jogos internacionais na equipe principal. Além delas, a atacante Giovana, que tem idade para a categoria Sub-17,  também está convocada.

Um dos objetivos da comissão técnica é promover o intercâmbio de atletas de outras categorias na equipe principal e também já idealizar o trabalho de renovação na equipe principal. A estreante Jaque celebrou a chance de integrar o time, e além da experiência, conta como é o famoso "trote" nos primeiros dias com o grupo.

"Está sendo muito diferente, estou muito feliz pela oportunidade! Nos primeiros treinos já senti como é diferente estar aqui e espero poder vir mais vezes. Tudo é diferente, seja a relação com as meninas, o jeito de treinar. Passar pelo trote foi horrível (risos), fui toda errada, mas fico feliz que já passou", disse a atacante.

Para Ana Vitória essa é a segunda oportunidade com Pia, em novembro, a meia participou do período de treinos em Portugal e agora, vive a expectativa de atuar em seu primeiro jogo com a equipe principal. Feliz por estar com o grupo novamente, ela citou a importância da troca de experiências com as outras atletas.

"Eu fiquei muito feliz por ter mais uma oportunidade. Não esperava. A gente sempre trabalha muito para estar aqui, mas não espera por ser muito difícil. Fiquei muito feliz! Também senti a diferença de estar aqui, pois temos tudo do mais alto nível, inclusive os treinos e a competitividade nas atividades. É muito bom para nós que somos mais jovens podermos aprender com as jogadoras e a comissão tão experiente", afirmou a jogadora.



Na segunda oportunidade com Pia, a meia Ana Vitória acrescentou que conseguiu ver conceitos e ideias trabalhadas na Sub-20 sendo aplicadas nos trabalhos da Principal, fator que ajuda no processo de transição entre categorias.

"A gente traz muita coisa de fora e dentro de campo. As Seleções estão muito integradas, tudo que é trabalhado aqui na Principal ao menos já ouvimos falar ou iniciamos na Sub-20. Isso facilita bastante pra gente chegar aqui e conseguir corresponder fazendo o que se pede", completou a meio-campista.

O jogo contra o Equador faz parte da preparação do Brasil visando os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (adiados para 2021). A Canarinho volta aos gramados já nesta terça-feira (1º), novamente diante das rivais sul-americanas, às 21h30, no Estádio Morumbi.

https://www.cbf.com.br/selecao-brasileira/noticias/selecao-feminina/apos-fim-de-ciclo-na-sub-20-jaqueline-e-ana-vitoria-falam-sobre-oport

anarcos



anarcos


anarcos

Vote na sua Equipa do Ano Feminina do UEFA.com

Pela primeira vez vai poder votar na Equipa do Ano Feminina do UEFA.com.



Está aberta a votação para a eleição da primeira Equipa do Ano Feminina do UEFA.com, com 50 jogadoras disponíveis para a escolha do primeiro XI.

Tal como na versão masculina, a votação feminina de 2020 convida os adeptos a escolherem as suas 11 eleitas a partir de uma lista de 50 jogadoras de élite da Europa - cinco guarda-redes, 15 defesas, 15 médias e 15 avançadas.

Como funciona

Nomeadas

As nomeadas são propostas pela equipa editorial da UEFA antes de serem validadas pelo painel de Observadores Técnicos, com base nos seus desempenhos nas competições da UEFA e nas competições nacionais nas federações-membro da UEFA, de Janeiro a Dezembro de 2020.

Equipa vencedora

A Equipa do Ano Feminina do UEFA.com é escolhida para reflectir os votos dos adeptos paralelamente com os feitos das jogadoras ao longo do ano de calendário, moderadas pelo painel de Observadores Técnicos da UEFA.

https://toty.uefa.com/pt/women

O que pode ganhar

Os utilizadores que submeterem a sua equipa ficam habilitados a participar num sorteio de prémios:

• O primeiro prémio são dois bilhetes para as finais masculina e feminina da UEFA Champions League, incluindo viagem e alojamento.

• O segundo prémio é uma camisola autografada de um jogador integrante da Equipa do Ano Feminina.

• O terceiro prémio são cinco "vouchers" de €100 para usar na loja online oficial da UEFA.

As nomeadas

Guarda-redes: Sarah Bouhaddi (Lyon & França), Christiane Endler (Paris Saint-Germain & Chile), Hedvig Lindahl (Wolfsburg/Atlético & Suécia), Sandra Paños (Barcelona & Espanha), Sari van Veenendaal (Atlético/PSV Eindhoven & Países Baixos)

Defesas: Lucy Bronze (Lyon/Manchester City & Inglaterra), Kadeisha Buchanan (Lyon & Canadá), Paulina Dudek (Paris Saint-Germain & Polónia), Kathrin Hendrich (Bayern/Wolfsburg & Alemanha), Magdelena Eriksson (Chelsea & Suécia), Steph Houghton (Manchester City & Inglaterra), Dominique Janssen (Wolfsburg & Países Baixos), Sakina Karchaoui (Montpellier/Lyon & França), Mapi León (Barcelona & Espanha), Maren Mjelde (Chelsea & Noruega), Lena Oberdorf (Essen/Wolfsburg & Alemanha), Irene Paredes (Paris Saint-Germain & França), Wendie Renard (Lyon & França), Marta Torrejón (Barcelona & Espanha), Leah Williamson (Arsenal & Inglaterra)

Médias: Erin Cuthbert (Chelsea & Inglaterra), Daniëlle van de Donk (Arsenal & Países Baixos), Ingrid Engen (Wolfsburg & Noruega), Sara Björk Gunnarsdóttir (Wolfsburg/Lyon & Islândia), Kheira Hamraoui (Barcelona & França), Amandine Henry (Lyon & França), Svenja Huth (Wolfsburg & Alemanha), Ji So-yun (Chelsea & Coreia do Sul), Saki Kumagai (Chelsea & Japão), Kim Little (Arsenal & Escócia), Lina Magull (Bayern & Alemanha), Amel Majri (Lyon & França), Dzsenifer Marozsán (Lyon & Alemanha), Alex Popp (Wolfsburg & Alemanha), Alexia Putellas (Barcelona & Espanha)

Avançadas: Delphine Cascarino (Lyon & França), Kadidiatou Diani (Paris Saint-Germain & França), Beth England (Chelsea & Inglaterra), Cristiana Girelli (Juventus & Itália), Caroline Graham Hansen (Barcelona & Noruega), Pernille Harder (Wolfsburg/Chelsea & Dinamarca), Jenni Hermoso (Barcelona & Espanha), Marie-Antoinette Katoto (Paris Saint-Germain & França), Eugénie Le Sommer (Lyon & França), Vivianne Miedema (Arsenal & Países Baixos), Asisat Oshoala (Barcelona & Nigéria), Ewa Pajor (Wolfsburg & Polónia), Nikita Parris (Lyon & Inglaterra), Fridolina Rolfö (Wolfsburg & Suécia), Jill Roord (Arsenal & Países Baixos)

https://toty.uefa.com/pt/women

Estatísticas relevantes

•   O Lyon, vencedor da UEFA Champions League, tem o maior número de jogadoras nomeadas, com 13 escolhidas do plantel que disputou a fase final (incluindo Lucy Bronze, que deixou o clube a seguir), mais duas que o Wolfsburg, finalista vencido.
•   O campeão inglês Chelsea tem seis nomeadas, incluindo a contratação de Verão Pernille Harder, o maior contingente das formações que não disputaram a fase final da UEFA Womens Champions League, em Agosto.
•   Para além do domínio do Lyon, a França é a selecção com mais jogadoras nomeadas (10) e o campeonato mais representado (19).
•   A combinação mais comum de clube e selecção é Lyon & França, com sete jogadoras, seguida de Barcelona & Espanha, com cinco, Wolfsburg & Alemanha com quatro e Arsenal & Países Baixos, com três.
•   Todas as seis jogadoras do Chelsea nomeadas representam selecções nacionais diferentes, situação que tem apenas par no Lyon.
•   Cinco das seis confederações da FIFA têm pelo menos uma jogadoras nomeada.
•   As 50 jogadoras nomeadas têm uma média de idades de 27,30, muito próximo da lista masculina, que é de 27,28.
•   Lena Oberdorf, que faz 19 anos a 19 de Dezembro, é a mais jovem nomeada. A guardiã Hedvig Lindahl, com 37, a mais velha, com Steph Houghton, de 32 anos, a ser a jogadora de campo mais velha, sendo que 15 jogadoras da lista têm mais de 30 anos.

Nomeadas para a Equipa do Ano por clube

13 Lyon*
11 Wolfsburg*
8 Barcelona
6 Chelsea
5 Arsenal, Paris Saint-Germain
2 Atlético*, Bayern*, Manchester City*
1 Essen*, Juventus, Montpellier*, PSV Eindhoven*

Nomeadas para a Equipa do Ano por selecção

10 França
6 Alemanha, Espanha
5 Inglaterra, Países Baixos
3 Noruega,Suécia
2 Polónia, Escócia
1 Canadá, Chile, Dinamarca, Islândia, Itália, Japão, Nigéria, Coreia do Sul

Nomeadas para a Equipa do Ano por campeonato

19 Division 1 Féminine (França)*
14 Frauen Bundesliga (Alemanha)*
13 FA Women's Super League (Inglaterra)*
10 Primera División (Espanha)*
1 Eredivisie Vrouwen (Países Baixos)*, Serie A (Itália)

*Lucy Bronze, Sara Björk Gunnarsdóttir, Pernille Harder, Kathrin Hendrich, Sakina Karchaoui, Hedvig Lindahl, Lena Oberdorf e Sari van Veenendaal representaram dois clubes em 2020 – ambos estão aqui contabilizados.

https://pt.uefa.com/womenschampionsleague/news/0264-10fbfb2f4c59-066b8e970dec-1000--equipa-do-ano-feminina-lancada/

TeamRocket37

Portugal: Patrícia Morais, Joana Marchão, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Mónica Mendes, Cláudia Neto - Cap, Dolores Silva, Tatiana Pinto, Ana Borges, Carolina Mendes, Ana Capeta.

Suplentes: Inês Pereira, Rute Costa, Alícia Correia, Mélissa Gomes, Andreia Norton, Kika Nazareth, Fátima Pinto, Diana Silva, Vanessa Marques, Diana Gomes, Andreia Faria, Francisca Cardoso

Carolina Mendes e Monica Mendes titulares  ;D ;D ;D

Catarina Amado nem ao banco vai  ;D ;D ;D

anarcos

#236

j.j.

A Marchão enche-me as medidas...
pena ser lagarta.... :cry2:


EPluribusUnum

#239
Terminou 1-0, Capeta aos 57'.